sábado, 4 de fevereiro de 2012

TOADA COMENTADA: PAIKICÉS MUNDURUKU

PAIKISÉS MUNDURUKU
Composição de Ademar Azevedo / Mauricio Filho

    
Pajé Munduruku , hei , hei , hei , hei
Pajé Munduruku , hei , hei , hei , hei
Flechas incandescentes
Cortavam o céu da Mundurucânia.
Flautas , tacapes , cantos , danças
Trombeta de guerra , gritos , lâminas de bambu
Paikicés ! Paikicés ! Munduruku ! MunduruKu !
Formiga de Fogo
Mumificação na grande aldeia
Todo os guerreiros
Se enfeitam de algodão
Vai começar o ritual
Pariuaté Ran , hei , hei !
Pariuaté Ran , hei , hei !
Pariuá , Pariuá , Pariuá
É o transe do pajé
“Pajé Munduruku hei , hei , hei , hei”

A MUNDURUKÂNIA É A REGIÃO  DOS POVOS ONDE TAMBÉM ESTÁ INSERIDO O MUNICIPIO DE PARINTINS QUE COMEÇA NO RIO MADEIRA E VAI ATÉ O RIO TAPAJÓS. ELES  GANHAM DESTAQUE TODOS OS ANOS NO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS, POIS A INFLUENCIA DESSE POVO AINDA É MUITO GRANDE EM TODA A EXTENSÃO DAS LOCALIDADES ONDE ESSES POVOS PRIMITIVOS PASSARAM. 


MUITO RARAMENTE UMA TOADA NÃO FALE NESSES INDIGENAS BRASILEIROS CUJA ORIGEM O POVO DE PARINTINS TEM ORGULHO E NUNCA TEVE VERGONHA DE DECANTAR. ESSA TOADA JÁ INICIA REVERENCIANDO O PAJÉ E ASSIM INICIA: Pajé Munduruku , hei , hei , hei , hei Pajé Munduruku , hei , hei , hei , hei E NARRA QUE MUITAS FLECHAS INCANDESCENTES SOBREVOAVAM OS CÉUS DESSA REGIÃO, ASSIM Flechas incandescentes Cortavam o céu da Mundurucânia. NÃO SEI SE OS AUTORES LERAM ALGUMA CRÔNICA DE D'ACUNHA  OU DA VIAGEM DE CARVAJAL QUE NARROU QUE HAVIA TANTOS INDIOS NESSA BEIRA DE RIO QUE SE CHOVESSEM AGULHAS DO CÉU NENHUMA CAIRIA NO CHÃO., ASSIM PENSO QUE TAL PARTE DA MÚSICA DEVE TER LIGAÇÃO COM AS CRÔNICAS DOS CONSQUISTADORES. 

ALÉM DISSE SURGIRAM Flautas, tacapes, cantos, danças  Trombeta de guerra , gritos , lâminas de bambu TODOS OS AMULETOS E SIMBOLOGIAS REPRESENTATIVAS PARA A SUA CULTURA OCORRENDO O QUE OS AUTORES CHAMAM DE Paikicés ! Paikicés ! Munduruku ! MunduruKu !  ALÉM DE INVOCAREM A TUCANDEIRA DO RITUAL SATERÊ MAWÉ QUE É UMA Formiga de Fogo.

ESSE PARKISÉS REPRESENTA UMA ESPÉCIE DE Mumificação na grande aldeia  E Todo os guerreiros  Se enfeitam de algodão PORQUE Vai começar o ritual  Pariuaté Ran , hei , hei !  Pariuaté Ran , hei , hei !  Pariuá , Pariuá , Pariuá QUE REPRESENTA A INCORPORAÇÃO ESPIRITUAL DO PAJÉ QUE ENTRA EM TRANSE, ASSIM: É o transe do pajé!  SEGUINDO DO REFRÃO “Pajé Munduruku hei , hei , hei , hei”

PARKISÉS MUNDURUKÚ NADA MAIS É DO QUE UMA DANÇA DE GUERRA NA ALDEIA ONDE OS INDIOS ENFEITAM AS CABEÇAS PARA O RITUAL PARIUATÉ-RÃ E OS INDIOS MUNDURUKÚ USAM UM TIPO DE PINTURA QUE CAUSA MUITO  MEDO, MUITO TERROR ONDE HÁ INLUSIVE CABEÇAS DEGOLADAS DOS INIMIGOS DOS MUNDURUKUS QUE SÃO APRESENTADAS COMO TROFÉUS ESPETADAS NAS LANÇAS DESTES INDIGENAS SENDO OS MESMOS CHAMADOS DE CORTADORES DE CABEÇA.

6 comentários:

  1. Salve mano! Teu blog é realmente um achado para apaixonados pela cultura indigena e pela cultura dos Bois de Parintins. Estava aqui preparando um trabalho do qual havia escolhido trabalhar duas letras de toadas: "Paikicéis Munduruku" e "Gladiadores da Mundurukânia", sendo que este trabalho consiste em uma pesquisa antropológica sobre uma etnia indígena e escolhi os Mundurukus, povo guerreiro que sempre lutou contra o conquistador e aqueles que ousaram adentrar seus domínios. Pensei primariamente em usar a Toada Pariuaterã, mas como esse ano o Caprichoso retoma a temática Mundurukú em seus rituais optei pela mais recente. Queria te pedir uma força sobre material sobre essa etnia e o significado de um termo existente na letra da toada "Gladiadores da Mundurukania", que é "Oipaigup" que já busquei muito e não consigo achar em lugar nenhum o significado. Também gostei muito da parte sobre o uso das temáticas em sala de aula, sendo que serei professor de História a partir do ano que vem, sempre acreditei nessas novas formas de se abordarem as matérias. Desde já abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ MEU CARO. OBRIGADO POR NOS PRESTIGIAR E ACIMA DE TUDO SER UM DE NOSSOS SEGUIDORES DA NOSSA PROPOSTA DE TRABALHAR O FESTIVAL DE PARINTINS DE FORMA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA. O TERMO O QUAL VC BUSCA SIGNIFICADO REFERE-SE A UM HOMEM LAGARTO QUE RECEBE O NOME DE OIPAIGUP QUE TINHA UMA INDOLE RUIM, MÁ. NESSA TOADA ELE RESSURGE, SURPREENDE PORQUE OS MUNDURUKUS HERDARAM TAL HERANÇA DESSE HOMEM LAGARTO. Não sei se me fiz entender., espero que sim.

      Não sei se vc tem acesso, mas o escritor Parintinense Tonzinho Saunier tem livros que fala nos MUNDURUKUS., dependendo prá quando vc quer essa pesquisa eu posso me prontificar de buscar algo no museu etnográfico da USP., fiz um curso de pré-história da Amazônia lá e tenho certeza que lá tem muita coisa. Vou tbm mexernos meus documentos e com certeza te enviarei algo. Procure também comprar livros do INDIO DANIEL MUNDURUKU., (pesquise sobre ele na INTERNET)., ele é ótimo e acredite., vim conhecê-lo aqui em Guaurlhos dando palestras prá professores., ele sempre vem aqui e é muito festejado.

      Excluir
  2. Salve!
    Estive justamente dando uma olhada no trabalho de Daniel Munduruku e quantos títulos hein! Deu vontade de adquirir só todos, kkk... Vou pesquisar sobre o escritor Tonzinho Saunier conforme você disse. Esse trabalho será apresentando por volta do dia de 10/06 do corrente e se tudo der certo ainda vou cantar na sala uma das duas todas, ainda estou decidindo qual. Aproveitemos as possibilidades que os novos recursos audio-visuais nos trazem para criar um verdadeiro "êxtase xamânico" e transpor as paredes das salas de aula, despertar novamente nas crianças seu maior trunfo: Imaginação!
    Mais uma vez te agradeço pela ajuda e fico anciosamente no aguardo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então rapaz., e encontrei gladiadores da mundurukania no youtube em 3D. Acehi muito legal. Não se vc sabe ou se lembra da toada MUNDURUKANIA que foi gravada pelo Carrapicho., gosto com o KLINGER ARAÚJO E O ZEZINHO, mas não encontro na NET. É muito dez tbm. É isso aí, faça um bom trabalho e aproveitemos esses subsidios para dinamizar a aprendizagem., aqui em SAMPA percebo que as crianças absorvem bem essa mensagem de PAJELANÇA que na minha visão é bem melhor do que incentivarmos HALOWEN QUE NÃO TEM NADA A VER COM A NOSSA CULTURA (QUE EU NEM SEI ESCREVER) RSRSRSSRSR.

      Excluir
  3. Salve mano!
    Eis que volto em fase de conclusão do TCC, na verdade para fazer uma pequena observação na letra da canção, quando citado "formigas de fogo", o autor fala diretamente do significado do termo Munduruku, que foi dado pelos Parintintim como identificação à etnia, pois atacavam velozmente e em grande quantidade (como um ataque de formigas vermelhas ou de fogo). A etnia Munduruku se auto-identifica como Wuy-Jugu (nossa gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano, muito obrigado pela informação. Muito legal os comentários, pois eles trazem informações para os interessados no tema e podemos crescer muito com isso. Valeu!!!!!

      Excluir