sábado, 11 de fevereiro de 2012

O REINO DAS CUNHÃS

JÁ FOI FALADO AQUI NESTE BLOGGER QUE ANTIGAMENTE PELOS MENOS ATÉ A DÉCADA DE 50, A MULHER QUE BRINCASSE NO BOI SERIA MAL FALADA, POIS A BRINCADEIRA ERA FORMADA APENAS DE HOMENS SENDO QUE A ÚNICA MULHER QUE ERA CATIRINA ERA UM HOMEM VESTIDO DE MULHER DESDE A SUA RAIZ NORDESTINA., POR ISSO QUE MUITOS PESQUISADORES NÃO CONSEGUEM DIZER SE O BUMBA MEU BOI É UMA COMÉDIA OU UM DRAMA.

PARA ESSE ANO DE 2012, O CAPRICHOSO ACENA COM UMA CATIRINA MULHER NÃO SE SABENDO SEU REAL MOTIVO JÁ QUE COMO FALAMOS, HISTORICAMENTE A CATIRINA NO AUTO DO BOI SEMPRE FOI UM HOMEM TRAVESTIDO DE MULHER.

O BOI DE PARINTINS, COMO JÁ FALAMOS EM OUTRA POSTAGEM TEVE A SUA PRIMEIRA MULHER BRINCANDO COM UMA ROUPA RENDADA  E QUE RENDEU ATÉ TOADAS DE DESAFIO. DE LÁ PRÁ CÁ, A MULHER OCUPOU SEU LUGAR NA BRINCADEIRA DE FORMA MAIS EFETIVA, PRINCIPALMENTE DEPOIS QUE FAMILIAS PASSARAM A APADRINHAR O BOI.

NÃO HAVIA COMPETIÇÃO PELA BELEZA PLÁSTICA COMO HOJE CONCORRE A FIGURA DA CUNHÃ PORANGA., SOMENTE NA DÉCADA DE 70 QUE ESSES INGREDIENTES COMEÇARAM A SER MAIS FREQUENTES, POIS O TERMO USADO NÃO ERA CUNHÃ, MAS SIM "MISS DO BOI", POIS NAQUELA ÉPOCA O PADRÃO DE BELEZA ERA MEDIDO POR MEIO DOS CONCURSOS DE MISSES. A MISS ENTRAVA NO TABLADO (TERMO USADO A ANTIGOS LUGARES ONDE O BOI DANÇAVA, DESFILAVA COMO SE FOSSE UMA MISS MESMO, JOGANDO BEIJINHOS E DANDO TCHAU MEXENDO A MÃOS E OS DEDINHOS).

ERA O PADRÃO DE BELEZA DA ÉPOCA, ERA A ESTÉTICA, O APELO DA ÉPOCA ERA ESSE, POIS SER MISS TAMBÉM ERA SINÔNIMO DE MUITA PUREZA, INTELIGENCIA E NOBREZA.  NOS CONCURSOS DE MISS NÃO HAVIA APELO ERÓTICO, NÃO HAVIA ESSE EXACERBO QUE LEVA AO ESNOBISMO, QUE LEVA AO APELO ERÓTICO DAS "MODELOS" DOS DIAS ATUAIS CUJO ÚNICO OBJETIVO É ENRQUECER A INSDÚSTRIA DO PRAZER FINANCIADA PELAS REVISTAS, MODAS E PRODUTOS ERÓTICOS.

O GARANTIDO QUE SE DIZ TÃO FOLCLÓRICO E ORIGINAL LEVOU ATÉ UMA EX-MISS BRASIL ATRAVÉS DE JÚNIOR MAIA QUE A TROUXE DE BRASILIA CONTRARIANDO A SUA PRÓRIA TRADIÇÃO PORQUE EXCLUIU A CABOCLA DE PARINTINS PRÁ COLOCAR UMA PESSOA DE FORA, MAS QUE SUA GALERA NÃO ENGOLIU FAZENDO COM QUE O GARANTIDO  NUNCA MAIS FIZESSE ISSO.

COM O PASSAR DO TEMPO, OS CONSURSOS DE MISSES FORAM PERDENDO CREDIBILIDADE, OS VALORES FORAM MUDANDO, POIS SER MISS VIROU UMA COISA CARETA, A MULHER SE LIBEROU DEMAIS EM TODOS OS SENTIDOS E O BELO PASSOU A TER UMA OUTRA CONOTAÇÃO MAIS SENSUAL, MAIS APELATIVO E PORQUE NÃO DIZER COM O PASSAR DO TEM "MAIS VULGAR" FRUTO DA EXACERBAÇÃO DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL SENDO ABANDONADA ESSA COISA DE MISS DO BOI.

OS INGREDIENTES INDIGENAS E CABOCLOS FORAM FALANDO MAIS ALTO., A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E AMBIENTAL FOI SE TORNANDO MAIS FORTE E CONSISTENTE NO REINO DO BOI BUMBÁ., FOI QUANDO OS BOIS DECIDIRAM QUE O ITEM MISS DO BOI DARIA ESPAÇO PARA A CUNHÃ PORANGA QUE COM CERTEZA É UM TERMO QUE TEM MUITO MAIS A COM A FESTA E A REGIÃO.


CUNHÃ PORANGA QUER DIZER MOÇA BONITA NO TUPI E CONCORRE AO ITEM NÃO SÓ PELA SUA BELEZA PLÁSTICA, MAS PELA BELEZA DE SUA INDUMENTÁRIA, PELA SUA DANÇA, PELA SUA GARRA. MOSTRA A BELEZA DA MULHER CABOCLA GERALMENTE DE PELE MORENA, CABELOS NEGROS, LISOS E GROSSOS, LÁBIOS CARNUDOS.

ESSA BELEZA MORENA  QUE É MARGINALIZADA DEVIDO A DITADURA DAS LOIRAS VEM PARA VALORIZAR A MULHER AMAZÔNICA QUE DEVE SE RECONHECER NA SUA BELEZA INDIGENA, NA RUA ORIGEM MESTIÇA, NA SUA ORIGEM CABOCLA CHEIRANDO A LAMA DA BEIRA DO RIO, CHEIRANDO AO TUCUMÃ, AO CUPUAÇÚ, COM A PELE DA COR DO FRUTO DO AÇAÍ  DEIXANDO A NAÇÃO CAPRICHOSO OU CONTRÁRIO EM UM GRANDE FRENESI. ELA DEMOSNTRA A MULHER GUERREIRA, RELEMBRA A INDIA CONORI DA TRIBO DAS AMAZONAS, TRIBO DE MULHERES ENCONTRADAS POR FRANCISCO ORELLANA QUANDO DE SUA EXPEDIÇÃO QUE SEGUNDO MÁRIO DE ANDRADE SÃO HERDEIRAS DAS INDIAS GREGAS DA CAPADÓCIA E QUE AMPUTAVAM O SEIO PARA MELHOR FLECHAR.


ESTANDARTE  É OUTRO ITEM FEMININO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PORQUE É NESSE ESTANDARTE QUE ESTÁ A SINTESE DA PROPOSTA DO GRUPO FOLCLÓRICO PARA AQUELA NOITE. A PORTA ESTANDARTE NÃO APENAS SEGURA O ESTANDARTE, MAS DEFENDE A PROPOSTA COM SUA DANÇA, SUA BELEZA PLÁSTICA E SUA INDUMENTÁRIA INDIGENA. ELA DEVE DEMONSTRAR FIDEDIGNIDADE AO TEMA, POIS ALI NAQUELE ESTANDARTE É CONDENSADA A PROPOSTADO BUM BÁ.


  

RAINHA DO FOLCLORE - REPRESENTA A MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE UM POVO, AS CORES, A INFORMALIDADE, A ESPONTANEIDADE QUE TRADUZ O FOLCLORE EM CORES, MOVIMENTOS, MAGIA.

REPRESENTA A ALEGRIA DA NOSSA CULTURA, A NOSSA DIVERSIDADE EM UM PAÍS TÃO GRANDE, MAS QUE VIVE A "UNIDADE NA DIVERSIDADE", ELA É A COMPLEXIDADE DE MUITAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE SE TRANSFORMARAM E SE ADAPTARAM AO TEMPO DE ACORDO COM CADA GERAÇÃO EM ASSUMIR A SUA  CULTURA GRAVADA NO SEU INCONSCIENTE CULTURAL E QUE SE MANIFESTA NOS ATOS SIMPLES DO DIA A DIA MANTENDO A TRADIÇÃO, A ARTE DE FOLCLOREAR, DANDO VIVAS A CULTURA POPULAR.

SUA INDUMENTÁRIA PRESTIGIA TODAS AS FORMAÇÕES CULTURAIS DO NOSSO PAIS, O NEGRO, BRANCO, O INDIO E HOJE MAIS DO QUE NUNCA O ASIÁTICO QUE TEVE SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO CULTURAL DO PARINTINENSE COM OS JAPONESES DA VILA AMAZÔNIA.


AS VEZES EU FICO ME QUESTIONANDO SE ALGUM DIA ESSES ITENS FOREM SUBSTITUIDOS POR CELEBRIDADES GLOBAIS, TELEVISIVAS PARA ATENDER AOS APELOS DA MÍDIA E DA MASSIFICAÇÃO DO EVENTO.

POR OUTRO LADO, ACHO QUE ISSO NUNCA VAI ACONTECER POIS SE FORMOS CONVERSAR COM O POVO O MESMO DISCORDA DISSO LITERALMENTE E NÃO ACEITA QUALQUER INTROMISSÃO DE PESSOAS QUE NÃO TEM NADA A VER COM A CULTURA DO LUGAR.

MAS FIQUEMOS VIGILANTES PORQUE A REDE GLOBO CONSEGUIU TIRAR OS ARTISTAS LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES DA PAIXÃO DE CRISTO NA CIDADE CENOGRÁFICA EM NOVA JERUSALÉM (PERNAMBUCO) COLOCANDO THIAGO LACERDA, SILVIA PFEIFER E CIA DESPRESTIGIANDO O VALOR LOCAL CAUSANDO REVOLTA NA POPULAÇÃO LOCAL.

A VERDADE É QUE NÃO HÁ NO BRASIL UM LUGAR TÃO RICO EM CULTURA E FOLCLORE DO QUE PARINTINS., NÃO HÁ UM LUGAR TÃO FESTIVO NO BRASIL COMO EM PARINTINS, NÃO HÁ UM LUGAR TÃO ARTÍSTICO COMO PARINTINS PORQUE ALI É A TERRA DA CULTURA, A TERRA DOI BOI BUMBÁ QUE VALORIZA TODAS AS RAÇAS, TODAS AS TRIBOS, TODOS OS POVOS.

IMPORTANTE FRISAR QUE OS 3 ITENS NOS DIAS ATUAIS TEM UMA PARTICIPAÇÃO MUITO ATUANTE NA SUA FORMA DE APRESENTAÇÃO NO BUMBÓDROMO, POIS ESTES FAZEM PARTE DE UMA CÊNICA QUE INTERAGE COM AS ALEGORIAS, ARRASTANDO-SE NO CHÃO EM FORMA DE ANIMAIS DA FLORESTA, SURGINDO NO MEIO DA GALERA, CABO DE AÇO SUSPENSOS ITERAGINDO COM O PAJÉ, COM O AMO DO BOI, COM OS VAQUEIROS, NO MEIO DAS TRIBOS, ENFIM DE FORMA INTEGRADA.




SER CUNHÃ OU MUSA?

EU ACHO GRAÇA DAS REVISTAS VOLTADAS PARA O GLAMOUR, PARA O EXIBICIONISMO PARA A EXPLORAÇÃO DO SENSUAL DE FORMA IMORAL.

ELES FAZEM CADA TIPO DE MATÉRIA COM TANTO APELO ERÓTICO E SENSUAL QUE DÁ ATÉ PRA RACHAR O BICO. ELES USAM A MESMA FÓRMULA DO CARNAVAL PRÁ MOSTRAR AS NOSSAS CABOCLAS COMO SE ESTAS TIVESSEM DISPONÍVEIS.

POR ISSO QUE A TRANSMISSÃO NA TV É UM FRACASSO, POIS ESSA FÓRMULA É SUPERADA E CANSATIVA. O POVO DO SUL E DO SUDESTE QUER VER O CABOCLO E A CABOCLA COMO ELES SÃO DE FATO, ELES NÃO QUEREM APELAÇÃO E NENHUM TIPO DE IMAGEM COPIADO DE MODELOS JÁ CONHECIDOS.

MUSA É FIGURA QUE SE TORNOU VULGAR QUE SÓ APARECE NO CARNAVAL E DEPOIS NAS REVISTAS MASCULINAS.

DESSA FORMA NOSSOS ITENS TEM QUE ESTAREM ATENTAS A ISSO, POIS  A FORMA QUE A MÍDIA MOSTRA TEM O ÚNICO OBJETIVO DE APELAR, USAR SUA IMAGEM PRÁ VENDER O SEU CORPO E NÃO A SUA ARTE. 

A PERSONAGEM QUE AS CUNHÃS REPRESENTAM NÃO TEM ESPAÇO PARA O VULGAR, PARA O FORTE APELO SENSUAL E ERÓTICO, MAS PARA A DOCILIDADE (AS CRIANÇAS INOCENTES AMAM ESSES ITENS) E PARA O COMPROMISSO COM A CULTURA SENDO CERTO QUE AQUELA QUE NÃO PREENCHER TAIS REQUISITOS DEVERÁ SER SUBSTITUÍDA.























Nenhum comentário:

Postar um comentário