quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

SINHAZINHA LINDA DO MEU BOI, ROSTINHO DE ANJO

Conhecida no Boi-bumbá como a filha do Amo do Boi e que tem muito carinho pelo seu brinquedo de estimação que é seu boi mais amado, querido e mais bonito, seja o Boi Garantido ou o Boi Caprichoso.

Há pesquisadores que criticam o Boi-bumbá (principalmente jurados formado por estudiosos da cultura)  porque entendem  que a Sinhazinha da Fazenda traz  uma lembrança de uma classe social dominadora que humilhava os trabalhadores da Senzala, especialmente os ESCRAVOS DA FAZENDA (o que não deixa de ser verdade, mas se constitui em um papo de intelectual e que muitas vezes depende até da formação e da raça deste jurado e também de sua linha de pesquisa).

Polêmicas a parte A SINHAZINHA NO AUTO DO BOI É UMA FIGURA CARISMÁTICA, AMADA PELOS EMPREGADOS DA FAZENDA PELA SUA DELICADEZA E SEMPRE FOI PROTEGIDA PELAS AMAS  EMPREGADAS DA FAZENDA POR SER UMA CRIANÇA DOCE E EDUCADA. Ora, se o drama acontece dentro de uma Fazenda do período em que havia uma dominação Européia, nada mais justo que haja a presença de tal personagem dentro da história do folguedo, pois sabe-se que a história do BUMBA-MEU-BOI é de origem Européia não se sabendo precisar se seria uma COMÉDIA ou um DRAMA.

Além de representar a FILHA DO SENHOR FAZENDEIRO, a SINHAZINHA DA FAZENDA ou RAINHA DA FAZENDA (como era chamada antigamente) é uma figura do período Colonial e acaba por relembrar o período mais clássico DA RIQUEZA DA BORRACHA (na história do Amazonas) quando a cidade de Manaus se transformou na PARIS DOS TRÓPICOS., por isso em algumas apresentações a mesma já interagiu com ALEGORIA DO TEATRO AMAZONAS com seu vestido rendado de tecido importado de forma tradicional como a mesma se vestia na Fazenda.

A criatividade do artista Parintinense muitas vezes dá à SInhazinha da Fazenda uma nova roupagem com uma roupa luxuosa ou rica em artesanato com palhas, fibras, pedaço de madeira, arte plumária em uma indumentária que enriquece a Festa.


Ela deve se apresentar, evoluir de forma graciosa, delicada, angelical e com muita alegria deve esbanjar simpatia e felicidade, exibindo sua roupa ou  indumentária que representa e relembra  toda a pujança dos vestidos das sinhás dos tempos coloniais conforme já dissemos anteriormente, reverenciando as influências da cultura do homem branco, importante na formação do povo parintinense, amazonense e do povo brasileiro cuja formação Européia é inegável.

A Sinhazinha interage com o Boi, dá capim e sal para o mesmo comer, recebe versos de seu Pai, entra e sai de alegoria com já aconteceu  em certo ano ela saiu das portas do Teatro Amazonas. As vezes é trazida em uma alegoria de um pássaro da Amazônia ou pelo próprio Boi CANTANDO, DANÇANDO E BAILANDO DE FORMA MUITO GRACIOSA.

O fato é que a Sinhazinha da Fazenda já está incorporada  e inculturada no Boi de Parintins gostem ou não os intelectuais, pois as crianças de Parintins já absorveram e cresceram com esse elemento (personagem)  que é muito amado por que sonham um dia ser a SINHAZINHA DO SEU BOI.

Se o Folclore está no corpo e na alma, no jeito de agir e de sentir., se é algo que envolve sentimento, a SINHAZINHA DESPERTA ESSE SENTIMENTO NO POVO DE PARINTINS E ESTÁ TOTALMENTE INTEGRADA NA BRINCADEIRA não hevendo porque se preocupar com o que pensam os intelectuais que são chamados para julgar a festa PORQUE A ACEITAÇÃO SOCIAL DEVE SER DO POVO PORQUE A FESTA É FEITA POR ELE., SE FOLCLORE É FESTA DO POVO, VIVA A SINHAZINHA DA FAZENDA QUE TEM ACEITAÇÃO SOCIAL INDEPENDENTE DO QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA.

Um fato  interessante e que deve servir de exemplo é que NO BOI DE PARINTINS NÃO EXISTE A FIGURA DE CELEBRIDADES BRINCANDO NO BOI OU CONCORRENDO NO ITEM. Como dizem na Ilha CELEBRIDADE É O CABOCLO, É O FILHO DA TERRA, É GARANTIDO E CAPRICHOSO.  

Tanto a Sinhazinha bem como Cunhã-poranga, Estandarte,  Rainha do Folclore, nunca foram representadas por personalidades famosas., porque O CABOCLO NÃO ACEITA QUE TAIS ITENS SEJAM REPRESENTADOS POR ARTISTAS OU MODELOS DA TV.

O caboclo tem orgulho dos itens nativos que amam de verdade o seu boi, da mulher que tem a beleza nativa, cuja sensualidae não é forçada e nem tem força apelativa.

A verdade é que Boi-bumbá tem que ser representado pelo caboclo e pela cabocla sem intromissão de artistas e caso venha um dia ocorrer com certeza o povão não vai aceitar, porque tem consciência de que a festa só será bela com a participação do povo nativo que tem a ver com a cultura do lugar.

ASSIM SENDO, CUMPRE AOS EDUCADORES, PESQUISADORES E INTERESSADOS NO ASSUNTO FAZER UMA LEITURA CRITICA DO MOMENTO HISTÓRICO, MAS NÃO QUERER PROIBIR OU CRITICAR POR CRITICAR UM ELEMENTO QUE JÁ ESTÁ INCORPORADO NA CULTURA DE UM POVO POR QUE O BOI-BUMBÁ, COM DIZ CHICO DA SILVA "É TRADIÇÃO E NASCEU DA CULTURA POPULAR, CRIAÇÃO DO CABOCLO INTELIGENTE, UNIVERSO BRILHANTE DO LUGAR."



SINHAZINHA DO BOI CAPRICHOSO COM INDUMENTÁRIA TOTALMENTE FEITA COM MATERIAL (artesanato) DA CULTURA CABOCLA COM FIBRAS DA FLORESTA, VEGETAÇÃO, CUIA ONDE TRAZ O SAL, FLORES SECAS DA AMAZONIA. É A VALORIZAÇÃO DA ARTE CABOCLA PARINTINTIN QUE TRAZ A CRIATIVIDADE DOS ARTESÃO DE PARINTINS.

ASSISTA O VIDEO ABAIXO DA SINHAZINHA DA FAZENDA DO BOI CAPRICHOSO






ASSISTA ABAIXO O VIDEO DA SINHAZINHA DA FAZENDA DO GARANTIDO




NA FOTO ANTES DO VIDEO VOCE VÊ A SINHAZINHA DA FAZENDA DO BOI GARANTIDO DANÇANDO NO TERREIRO, NO CURRAL DO BOI EM APRESENTAÇÃO ESPECIAL ANTES DO FESTIVAL SEJA NO DIA DE SÃO JOSÉ OPER´RIO QUANDO O GARANTIDO FAZ A SUA TRADICIONAL ALVORADA OU QUANDO CONTECEM OS EVENTOS BOI DE RUA, OPORTUNIDADE EM QUE O BOI DE PARINTINS SAI NAS RUAS PARA DANÇAR NO TERREIRO DE SEUS TORCEDORES E AO REDOR DA FOGUEIRA COMO ANTIGAMENTE.

Assim, discorremos sobre essa personagem do Boi de Parintins que é apresentada com muita criatividade com bailado caracteristico e com muita riqueza nas suas indumentárias.



Elaborado por: SILVA, Arthur Cezar Ferreira, Amazonense, descendente de Parintinenses, Pedagogo, Professor Multidisciplinar do Ensino Municipal em Guarulhos/SP há 15 anos, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior,. Advogado Militante em Guarulhos e São Paulo, Antropólogo Autodidata, Estudioso do Folclore e da Cultura Brasileira, possui pequenos textos publicados nos jornais do Município de Guarulhos como: A RELIGIOSIDADE DO POVO DE GUARULHOS, O HINO Á GUARULHOS, GURULHOS INDIGENA, GURULHOS FOLCLÓRICA, entrevistas em Jornais como: GAZETA MERCANTIL falando sobre o FESTIVAL DE PARINTINS/AM.

O texto pode ser publicado na sua integra ou partes desde que seja citado o autor.
As fotos foram extraídas dos sites das Associações Folclóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário