terça-feira, 10 de janeiro de 2012

LÁ VEM O GRANDE PAJÉ, VEM DANDO SEU GRITO DE GUERRA!!!!!


WALDIR SANTANA - PAJÉ DO CAPRICHOSO


                     CLICK AQUI PARA VER O VIDEO



NA FESTA DO BOI DE PARINTINS O PAJÉ (chefe espiritual) DA TRIBO TEM A FUNÇÃO DE, POR MEIO DO RITUAL TIRAR O ESPIRITO MAL QUE ASSOLA A TRIBO., O PAJÉ É O GRANDE CURANDEIRO., É COMO SE ELE FOSSE NO BUMBA-MEU-BOI O PADRE, O CURANDEIRO QUE VEIO PARA RESSUSCITAR O BOI.


NO BOI DE PARINTINS O PAJÉ CLAMA PELO BEM DE TODAS AS COMUNIDADES INDIGENAS. ELE RETIRA O ESPIRITO DO MAL, ELE TRAZ ESPERANÇA PARA OS POVOS DA FLORESTA E NESSA LUTA DO BEM CONTRA O MAL ELE SAI VENCEDOR PORQUE ELE REPRESENTA O BEM., ESSE BEM QUE HISTÓRIA DA HUMANIDADE SEMPRE TRIUNFOU.

SERIA NUMA VISÃO POLITICAMENTE CORRETA DO BOI DE PARINTINS O PAJÉ QUE EXPULSA O HOMEM BRANCO INVASOR (o cariua na lingugem indígena) QUE VEM EM BUSCA DO ELDORADO PARA DESTRUIR TODA UMA CULTURA TENDO EM VISTA A SUA AMBIÇÃO.


PARA INCORPORAR OS ESPÍRITOS, O PAJÉ USA AS ERVAS PSICOTRÓPICAS E SE DISFARÇA EM ANIMAL E EM OUTROS SERES MITOLÓGICOS DA AMAZÔNIA PORQUE ELE É UM ANJO FEITICEIRO QUE DESTRÓI AS TREVAS, LUTA PELA JUSTIÇA, PELA PAZ, PELO AMOR, PELA FARTURA POR ISSO A SUA ORAÇÃO TEM UM GRANDE PODER.


O PAJÉ PODE INTERAGIR COM TODOS OS ITENS, COM A CUNHÃ-PORANGA, COM O BOI-BUMBÁ QUE RECEBE TODAS AS ENERGIAS DO PAJÉ JUNTAMENTE COM A GALERA, QUE SE CURA DE TODOS OS MALES COM OS CHÁS, COM AS ERVAS, SUPERTIÇÕES QUE FORAM PASSADAS PELOS SEUS ANCESTRAIS.


O CABOCLO REZADOR, CURADOR DA AMAZÔNIA RECEBEU A HERANÇA DESSA SABEDORIA POR MEIO DO PAJÉ QUE DEU ESSA HERANÇA PARA QUE ESTE DISTRIBUA A JUSTIÇA, A PAZ, A IMORTALIDADE PARA  TODOS OS POVOS DA FLORESTA., ESSA FLORESTA QUE HOJE É TÃO AMBICIONADA POR SER O ÚLTIMO ELDORADO DO MUNDO.

.

INTERESSANTE QUE O BOI DE PARINTINS PASSA UMA GRANDE LIÇÃO COM RELAÇÃO AO PAJÉ JÁ QUE ELE É UM AUTORIDADE QUE DEVE SER RESPEITADO POR TODOS DA TRIBO., UMA HIERARQUIA QUE É RESPEITADA., ENFIM UMA GRANDE LIÇAO PARA A SOCIEDADE BRANCA QUE PERDEU O RESPEITO PELA HIERARQUIA DE UMA FAMILIA, DE UMA COMUNIDADE.

A OBEDIÊNCIA NA TRIBO É UMA QUESTÃO DE VALOR, DE RESPEITO QUE SE APRENDE EM UM RITO DE PASSAGEM, DE INICIAÇÃO E QUE DEVE SER RESGATADO PELA SOCIEDADE BRANCA.


O PAJÉ, SEGUNDO ESTUDOS ANTROPLÓGICOS INCORPORA TODOS OS ESPEIRITOS AUXILIADOS PELOS ALUCINÓGENOS DA FLORESTA ELE INCORPORA TODO E QUALQUER ESPIRITO, DE QUALQUER RAÇA E GENERO,  SEJA MASCULINO, FEMININO, INDEPENDENTE DA OPÇÃO SEXUAL, ENFIM TODOS OS ESPIRITOS, POIS ELE TEM OS PODERES AO BEBER NA CUIA SAGRADA DE RECEBER SEUS ANCESTRAIS PREPARANDO CAUIM OU QUALQUER IPO DE ALUCINÓGENO PARA TAMBÉM ELEVAR A SUA ORAÇÃO.


NOS DIA DE HOJE, NAS ESCOLAS SE DISSEMINA MUITO A CULTURA DO DIA DAS BRUXAS ONDE SE PROMOVEM FESTAS SENDO QUE, NA VERDADE ESTA FESTA É DE ORIGEM AMERICANA NÃO TENDO NADA A VER COM A NOSSA CULTURA. TIVE UMA EXPERIÊNCIA ENSINANDO O KUARUP PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA  DE ENSINO INFANTIL AUXILIADO PELA TOADA DO BOI BUMBÁ DE PARINTINS E O RESULTADO FOI MARAVILHOSO ONDE OS ALUNOS SE APROPRIARAM DA QUESTÃO DA OBEDIÊNCIA NA SOCIEDADE TRIBAL E INCORPORARAM TODA A HISTÓRIA DO KUARUP.


SERIA MUITO BOM SE TODOS OS EDUCADORES PROPORCIONASSEM AS NOSSAS CRIANÇA E JOVENS O CONHECIMENTO DO MODO DE VIDA, RESPEITO E HIERARQUIA NA SOCIEDADE TRIBAL, OS RITOS DE INICIAÇÃO.

SERIA MUITO BOM, POIS OS ALUNOS CONSEGUEM INCORPORAR TAIS ENSINAMENTOS E SE APROPRIAM FACILMENTE.  PRIMEIRAMENTE POR SER ALGO MISTERIOSO E, TUDO O QUE É MISTERIOSO CHAMA ATENÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM. NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO SE DEVE IGNORAR A FESTA DAS BRUXS, MAS ACHO QUE TEMOS QUE FALAR MAIS DA NOSSA RIQUEZA ANCESTRAL PARA QUE NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS APRENDAM MAIS SOBRE A SUA CULTURA E SE EDUQUEM ATRAVÉS DA MESMA E QUE COM CERTEZA  SE TORNARÃO CIDADÃOS PREPARADOS PARA VIVER NA DIVERSIDADE RESPEITANDO A CULTURA DO OUTRO.

Farei um post sobre  a atividade já que a mesma foi toda registrada.


Elaborado por: SILVA, Arthur Cezar Ferreira, Amazonense, descendente de Parintinenses, Pedagogo, Professor Multidisciplinar do Ensino Municipal em Guarulhos/SP há 15 anos, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior,. Advogado Militante em Guarulhos e São Paulo, Antropólogo Autodidata, Estudioso do Folclore e da Cultura Brasileira, possui pequenos textos publicados nos jornais do Município de Guarulhos como: A RELIGIOSIDADE DO POVO DE GUARULHOS, O HINO Á GUARULHOS, GURULHOS INDIGENA, GURULHOS FOLCLÓRICA, entrevistas em Jornais como: GAZETA MERCANTIL falando sobre o FESTIVAL DE PARINTINS/AM.

O texto pode ser publicado na sua integra ou partes desde que seja citado o autor.















Nenhum comentário:

Postar um comentário