quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O CARNAVAL BRASILEIRO

A História do Carnaval


VOCE JÁ DEVE TER OUVIDO ESSES SAMBAS:


"Bumbum paticundum prucurundum, nosso samba, nossa gente é isso aí, é isso ai..."


"O carnaval é a maior caricatura, na folia o povo esquece a amargura..."

O carnaval é considerado no mundo uma das festas populares mais animadas, expressiva e representativas com as mais diversas variações e a cada ano ganham ingredientes diferentes. É carnaval, é folia e nestes dias ninguém chora..., assim já se isse em um samba enredo.

O Carnaval é originário do entrudo português, onde, no passado, as pessoas brincavam de jogar uma nas outras, água, ovos e farinha fazendo uma verdadeira algazarra organizda, o importante era brincar, fazer coiss diferentes. Tal brincadeira denominada entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, durante esse período anterior à  Quaresma havia os execessos em nome de uma liberdade, em nome de ser dono de si e depois da Quaresma seria um tempo de recolhimento, tempo de profunda reflexão, um tempo de se preparar para a Ressurreição de JESUS CRISTO que culmina com a Páscoa e que no sentido da Evangelização é a VERDADEIRA ALEGRIA, LIBERDADE, e FELICIDADE. 

A Igreja sempre apoiou as manifestações populares como cultura popular, porém com o tempo, com os interesses do mercado, da mídia, muitas coisas mudaram e continua a apoiar, porém só não se admite os excessos e o desvirtuamento, tanto que grande parte de nossas manifestações culturais estão ligadas ao calendário Cristão. 

Importante observar que o termo CARNAVAL vem de CARNE VALE, tendo em vista que nas festas da liberdade a carne era liberadas, se cometiam execessos na alimentação e na bebida. Por isso se diz CARNE VALE. Daí também a existência do DEUS BACO onde se liberava a bebida. Daí após esse período de Carnaval o porque que a Igreja propõe o recolhimento após o CARNAVAL e se o Cristão puder, ele deve abster-se da carne alimentando-se de comidas leves.

Com o tempo esse conceito foi mudando e aliou-se o carnaval a uma festa do prazer da carne tanto no sentido sexual como no sentido de fazer uso de tudo o que se dá prazer, o que fere a origem real do que seria o Carnaval e sua origem.

O entrudo, outra forma de como o carnaval é conhecido chegou ao Brasil por volta do século XVII sob influencia das festas carnavalescas que eram realizadas na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria com UM DESFILE DE MÁSCARAS como té hoje acontece em VENEZA.

No nosso país surgiram a figura da colombina, o pierrô e o Rei Momo, apesar de sua origem ser Europeia.

Na cidade de Manaus, surgiu A KAMÉLIA (uma boneca negra em estilo Bahiano) cujo baile era um dos mais tradicionais no Olimpico Club, bem coimo os blies tradicionais no Atlético Rio Negro Club, Nacional, Luso Sportong Club.

Em nosso país, no final do século XIX, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos" começaram a surgir. Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX.

As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No Rio de Janeiro temos várias bandas de Rua no Carnaval mais popular: BANDA DO LEME, BANDA DO CORDÃO DO BOLA PRETA, BANDA DE IPANEMA ONDE AS PESSOAS BRINCAM LIVREMENTE, CRIANDO DUAS PRÓPRIAS FANTASIAS, SUAS MARCHAS  SEM QUE HAJA NECESSIDADE  DE DESGASTAR-SE  FINANCEIRAMENTE COMPRANDO FANTASIAS CARAS PARA DESFILAR, nas Escolas de Samba e no ingresso dos bailes nos Clubes.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado, como: MAMÃE EU QUERO, UM PIERROT APAIXONADO, AS ÁGUAS ÃO ROLAR, INDIO QUER APITO, ALALAÔ, MARIA SAPATÃO e tantas outras.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. Existem ESCOLAS DE SAMBA espalhads por todo o Brasil, no RIO GRANDE DO SUL, MANAUS, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO e outras cidades do Brasil.

 

Bonecos gigantes em Olinda e Recife

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu, HOJE SOB A INFLUÊNCIA DE CHICO SCIENCE DA NAÇÃO ZUMBI (já falecido) com a versão do MARACATÚ ATÔMICO.


BLOCO BACALHAU DO BATATA - FONTE: internet

O  BLOCO GALO DA MADRUGADA é o bloco de rua mais famoso do CARNAVAL PERNAMBUCANO além de ser o maior do mundo, além do BACALHAU DO BATATA, O HOMEM DA MEIA NOITE E OUTROS.
.
GALO DA MADRUGA- MAIOR BLOCO DO MUNDO-Fonte:INTERNET

Os desfiles de bonecos gigantes, são muito famosos em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval sendo que os foliões saem correndo atrás dos bonecos, dançando e pulando na Rua, ao som de MUITO FREVO, MARACATÚ, REIZADO E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA NORDESTINa sendo que cada um tem uma história prá contar.


FOTOS/FONTE:internet

Em Salvador, existem os trios elétricos, onde cantores e dançarinos que representam o AXÉ MUSIC embalam os fã  por músicas dançantes com muitas coreografias. A origem dos trios está ligada aos Bahianos ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR que não são mais tanto festejados, mas que exercem uma importância muito grande na história dos trios de Salvador. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi. Eses grupos hoje são considerados marginalizados porque só tem espaço no circuito onde o AXÉ MUSIC toca os que tem esquema com o mercado fonográfico e a grande mídia. (foto, fonte: FACEBOOK)


 
FOTO, FONTE: editora abril/internet

No Rio de Janeiro, as Escolas de Samba dão um verdadeiro show de samba no pé, luxo, riqueza cultural e riqueza em alegorias e fantasias com a presença de ARTISTAS DO BOI DE PARINTINS QUE FAZEM AS ALEGORIAS QUE SE MEXEM E DÃO UM EFEITO ESPECIAL.


Vejamos os Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :


1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2010 - Unidos da Tijuca
2011 - Beija-Flor

A Escolas de Samba de São Paulo a cada ano desenvolvem um trabalho criativo e profissional com belissimas Escolas de Samba cuja mão de obra é em sua grande de artistas do BOI DE PARINTINS QUE FAZEM ALEGORIAS E ADEREÇOS COM UM TECNOLOGIA DE MOVIMENTOS DE FAZER INVEJA. Vejamos as Escolas Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:

1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
2010 - Rosas de Ouro
2011 - Vai-Vai

TEXTO ADAPTADO DO SITE:






  • www.suapesquisa.com/carnaval




































  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário