sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TOADA COMENTADA: BALANÇO POPULAR

O BALANÇO POPULAR QUE VEM DA ILHA


TOADA COMENTADA: BALANÇO POPULAR
(Adriano Aguiar, Lindolfo Moreira,  Felipe Sicsu)



Que ritmo é esse  que te prende, te alucina
Te arrepia se espalhando feito um facho de alegria
 Me contaram é um doce balanço de um boi.

Que ritmo é esse  que te prende, te alucina
Te arrepia se espalhando feito um facho de alegria
Apaixonante nosso jeito caprichoso quando chega contagia.

É um som tropical, de terreiro e quintal até a cordilheira, descendo em aldeia
Tocando em quilombos, carregando cuias acompanha o menino pelas ribanceiras.

É um bailado gostoso, é do povo  é do tronco tupi guarani,
É dos tupinambás, é dos Parintintin  ou é da Ilha Tupynambarana

É mestiço, é batuque  é  o sotaque, e a mistura do povo
É o sorriso o improviso sem medo,  é o antigo e o novo

É o sacode do norte que não escolhe Rico ou pobre qualquer uma aprende
É o encontro das tribos de todas as cores


De muitos Brasis e  muitos amores de crença em festa
De gente floresta, liberta a vaidade Vem brincar de boi

É boi-bumbá. Meu boi  É popular , meu boi
É o folclore da nossa Amazônia é dois prá lá dois prá cá.


Quem ouve essa toada aprende a gostar da mesma imediatamente, fica logo cheio de prozisse. Primeiro pelo seu balanço gostoso e se revela num ritmo que te prende de cara e te alucina de fato conforme veremos na letra.

Mas antes de adentrarmos no comentário geral da toada, mister se faz tecer alguns comentários:


A toada do boi-bumbá de Parintins não é um  ritmo criado do dia prá  noite., ela é fruto do dom do caboclo que com o passar do tempo foram  incorporados outros aspectos da cultura daquele povo que foram se transformando, culminando com a aceitação social.
No  cenário aristico nacional, as toadas do boi de Parintins, apesar de não ser tão massificada como no Norte,  já atravessou o oceano por meio do AMO DO BOI CONTRÁRIO TONY MEDEIROS E GRUPO AJURY NO FESTIVAL DE MONTREUX NA SUIÇA, NOS SHOWS FOLCLÓRICOS APRESENTADOS PELO  BOI GARANTIDO  E PELO BOI CAPRICHOSO, PELA CONSAGRAÇÃO MUNDIAL DA BANDA CARRAPICHO QUE APRESENTOU AO MUNDO O TIC TIC TAC DE BRAULINO (CABOCLO SIMPLES E HUMILDE, MAS COM GRANDE CAPACIDADE PARA COMPOR), POR ARLINDO JÚNIOR  QUE  EM PLENO REVEILON NA AVENIDA PAULISTA EM 1996 LANÇOU SEU CD PELA DC7 E POR DAVID ASSAYAGUE E FAFÁ DE BELÉM COM O SUCESSO DO GRANTIDO, A TOADA "VERMELHO" QUE GANHOU A EUROPA, PRINCIPALMENTE PORTUGAL SE TORNANDO HINO DO BENFICA.

PELO CAPRICHOSO FAFÁ GRAVOU 'PÁSSARO SONHADOR' , ''LAMENTO DE RAÇA'' do caboclo soberano EMERSON MAIA do BOI GARANTIDO e que é um verdadeiro hino pela sua preocupação ambiental e social com os povos indigenas retratado na letra, E  SUCEDERAM OUTROS SUCESSOS gravados NA VOZ DE LECI BRANDÃO, ARAKETU, ELYMAR SANTOS, JORGE ARAGÃO, BANDA CALYPSO, RAIZES CABOCLAS, O SAUDOSO RENIER E OUTROS ARTISTAS NACIONAIS.

Parintins além de ser rica em artistas plásticos, é rica em instrumentistas, maestros, com muitas bandas de forró, boi-bumbá., com o detalhe de que  nunca um caboclo ter precisado estudar musica, técnica musical ou vocal (foi o caso da cantora YANAIRA NO PROGRAMA IDOLOS QUE AO ENTOAR A TOADA "AMAZONAS", (de Chico da Silva) caiu na graça do jurado, sendo aprovada de plano em uma das eliminatóris porque nesta Ilha mágica já se nasce artista, é um vedaaeiro caldeirão cultural porque é um dom do povo.

VEJA O VIDEO DE YANAIRA: 

Uma constatação é que PARINTINS É A CIDADE DO MUNDO QUE TEM MAIS ARTISTAS POR METRO QUADRADO. Se voce for fazer uma visita nos barracões das Escolas de Samba de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e em outros Estados que tem Escolas de Samba com certeza irá encontrar um contingente de Parintinenses contratados pelas Escolas de Samba pelo seu potencial artisitico e tecnologia manual de dar vida às alegrias que se movimentam.

Se o Folclore nasce na informalidade sem um estudo dirigido e sem influencia da indústria e da mídia, A TECNOLOGIA MANUAL  DO PARINTINENSE É A PRIMEIRA CONSTATAÇÃO DO FOLCLORE PARINTINENSE, porque em Parintins os caboclos aprendem essa TECNOLOGIA em um grupo social de artistas na informalidade passando de geração a geração sem um ensino dirigido.

A REALIDADE É QUE  JÁ SE VÃO QUASE 20 ANOS QUE ESTES CABOCLOS INVADEM OS BARRACÕES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO E SÃO PAULO E AO QUE PARECE NENHUMA ESCOLA DESISTE DE CONTRATAR OS SERVIÇOS DOS MESMOS.

Há quem ouse a dizer que tem Carnaval no Boi, mas na verdade TEM BOI NO CARNAVAL E CADA ANO CHEGA MAIS. O BOI PODE ATÉ PARECER CARNAVALIZADO PELA SUA GRANDIOSIDADE, MAS SUA ESSENCIA O BOI DE PARINTINS É UMA FESTA INIGUALÁVEL, COM CARACTERISTICAS PRÓPRIAS.  COM UMA GAMA DE ARTISTAS PRÁ DAR E VENDER EM TODOS OS SEGUIMENTOS DA ARTE.

Ademais A ESCOLA DE SAMBA DESFILA COM UM SAMBA-ENREDO, SEM O DINAMISMO DO BOI-BUMBÁ QUE É COMO SE FOSSE UMA ÓPERA COM DIVERSAS MÚSICAS COM DETALHES A SEREM VISTOS EM UM GIRO DE 360 GRAUS., DAÍ O PORQUE A TV NÃO CONSEGUE MOSTRAR A FESTA DE FORMA REAL, PORQUE SÃO MUITOS DETALHES E FATOS ACONTECENDO AO MESMO TEMPO E QUANDO O VISITANTE ASSISTE AO VIVO PELA PRIMEIRA VEZ EM PARINTINS FICA ASSUSTADO PORQUE A TV NÃO CONSEGUIU PASSAR A EMOÇÃO QUE VOCE SENTE QUANDO ESTÁ NO BUMBÓDROMO.

Voltemos a falar dos artistas individualmente., Outro grande artista Parintinense que participava do grupo latino RAIZES DE AMÉRCIA era o compositor FRED GÓES que imortalizou a música CANTIGA DE PARINTINS na voz do grande SAMBISTA PARINTINENSE CHICO DA SILVA. DE MNEIRA MUITO INTELIGENTE, CHICO TAMBÉM  TRANSFORMOU A TOADA VERBENA do Mestre Ambrósio  EM SAMBA com sucesso grandioso em Manaus. Quem não lembra: ALÔ MORENA EU VIM FAZER SUA VERBENA...

VEJA CHICO DA SILVA CANTANDO ''CANTIGA DE PARINTINS"



Chico elevou o nome de Parintins e do Amazonas no cenário artistico nacional ao compor músicas para a cantora ALCIONE que estourou vários sucessos de norte a sul do país.

VEJA CHICO CANTANDO TEMPO DE MENINO  QUE FOI UM DE SEUS GRANDES SUCESSOS



VEJA AGORA A DIVA  MANAUARA LUCILENE CASTRO CANTANDO "SUFOCO" DE CHICO DA SILVA E QUE FOI SUCESSO NA VOZ DE ALCIONE



VEJA AGORA FAFÁ CANTANDO VERMELHO



VEJA GORA FAFÁ CANTANDO "PÁSSARO SONHADOR" , TOADA DO BOI CAPRICHOSO CANTADA NO CASSINO DE PÓVO EM PORTUGAL



O Regionalista PEDRINHO RIBEIRO, é outro PARINTINENSE FIEL À CULTURA POPULAR COM AS SUAS MÚSICAS CABOCLAS QUE FALAM DA VIDA DO HOMEM DO INTERIOR E DAS LENDAS  INSPIRADAS POR ADOLFO LORIDO.

 
Se formos elencar aqui os nomes consagrados do BALANÇO QUE VEM DA ILHA com toda certeza não nos cansaríamos de escrever porque são vários os seguimentos desde a moda mais simples a mais erudita.

Não podemos esquecer da influência do Paraíbano Ronaldo Barbosa que incluturou os  costumes da Ilha e com seu trabalho junto à FUNAI adquiriu conhecimento indigena compondo belas toadas para o boi Caprichoso., como: YAMÃ, TEMPLO DE MONÃ, SAGA DE UM CANOEIRO, PAINI PAJÉ, VALE DO JAVARI e tantas outras.

Paulinho Faria imortalizou as toadas tradicionais do Boi Garantido em um CD o qual é muito tocado e é o dono do famoso jargão: MAS QUEM É GARANTIDO LEVANTE O BRAÇO?  QUEM GOSTA DE TUCUMàQUE LEVANTE O BRAÇO E OUTRAS EXPRESSÕES COMO CABOCLO PÉ RECHÉ ALÉM DO FAMOSO LÊ, LÊ, LÊ, LÊ, LÊ, LÊ que segundos os comentários na Ilha dá muitos prejuízos ao povão do Garantido porque quando eles fazem esse grito de guerra muitos perdem até as suas dentaduras na galera. Brincadeira a parte, apesar da ausneica desse brilhante canto e compositor, a presença de Paulinho ainda é bastante sentida pela influência forte que Isarael Paulain recebeu deste.

J. Carlos Portilho, também Parintinense lançou um LP com músicas da MPB DE PARINTINS E DO BOI CAPRICHOSO, como PLANETA AZUL, música  COM FORTE APELO ECOLÓGICO numa época em que o Brasil se preparava para a ECO 92 e o Caprichoso QUE SEMPRE FOI UM BOM QUE RETRATAVA AS QUESTÕES SOCIAIS, POLITICAS E ECOLÓGICAS dizia: "ALÔ ALÔ TIO SAM, VEM CONVERSAR COMIGO, EU NÃO MEREÇO CASTIGO PRÁ VIVER MEU AMANHÃ", assim, essa toada se constituiu num grito ecológico e o caboclo já dizia ao mundo que ele queria resolver o seu amanhã., PORTILHO também tem música de sucesso cantada na Igreja., é a música AOS AMIGOS  na hora do ABRAÇO DA PAZ.

Carlos Paulain imortalizou a toada NINGUÉM GOSTA MAIS DO QUE EU, sendo que essa toada entrou no HIT DAS MÚSICAS MAIS TOCADAS DAS RÁDIOS DE MANAUS. Escute no link abaixo:




LEMBRO-ME DESSA TOADA QUANDO UMA FORTE CHUVA DESTRUIU AS FANTASIAS E ALEGORIAS DO CAPRICHOSO E QUANTO MAIS CHOVIA, MAIS A GALERA CANTAVA DEMOSNTRANDO SEU AMOR PELO CAPRICHOSO, PORQUE DE FATO O AMOR DO TORCEDOR DO CAPRICHOSO É TÃO GRANDE QUE NÃO TEM NO MUNDO NINGUÉM QUE AME ESSE BOI MAIS DO QUE EU.

ISSO TUDO É O RESULTADO DO FEITIÇO E DA MAGIA DA ILHA QUE FAZ QUALQUER PESSOA QUE ESCOLHE MORAR LÁ SE TORNAR UM GRANDE POETA, UM VERSADOR, UM CANTADOR:

VEJAMOS A TOADA: "AMAZÔNIA, CATEDRAL VERDE'' NA VOZ DE DAVID ASSAYAG, COMPOSTA POR RONALDO BARBOSA E ZEZINHO CARDOSO.



CANTE AGORA MAIS UMA VEZ  A TOADA "BALANÇO POPULAR":



ASSIM SENDO, APÓS ESSE COMENTÁRIOS PASSAMOS A COMENTAR A TOADA:

O RITMO DAS TOADAS DE PARINTINS ENTRARAM NO CIRCUITO  DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA PORQUE É UM RITMO CONTAGIANTE, UM VERDADEIRO BALANÇO QUE CONTAGIA O POVO, DAÍ SURGIR A TOADA BALANÇO POPULAR., COMO DIZ A MÚSICA É UM RITMO QUE ALUCINA, CONTAGIA, TRAZ UM FACHO DE ALEGRIA., MAS SÓ,  QUE ESSE RITMO CAPRICHOSO SÓ EXISTE POR CAUSA DE UM BOI QUE FAZ SURGIR UM  DOCE BALANÇO., ESTE BOI, LÓGICO É O BOI CAPRICHOSO!!!!!!!


ESSE BOI CABOCLO  QUE MISTURA TODA A RITMICA AMAZÕNICA DESCE DAS CORDILHEIRAS FAZENDO UM BARULHO CARACTERISTICO COM O BALANÇO DAS ÁGUAS (o nosso banzeiro),  INVADE TERREIROS DE BATUQUE, DE MAGIAS,  TERREIROS DE REGIÃO DE VÁRZEA  NUMA MISTURA TROPICAL MUITO FORTE, FAZ ECOAR E SE MISTURAR NO TERREIRO DOS QUILOMBOS (ESTANDO MAIS UMA VEZ AQUI A CULTURA POPULAR DO NEGRO) CUJA RIQUEZA RITMICA É INCONTESTÁVEL E SE FAZ PRESENTE NAS TOADAS DO BOI DE PARINTINS.


ESSE BALANÇO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE  NA PERCUSSÃO DAS CUIAS (aquelas cabaças ao qual tomamos o gostoso tacacá) , MISTURANDO-SE AO ECO DOS TAMBORES DAS TRIBOS ORIUDAS DOS TRONCOS TUPI GUARANI, DOS TUPINAMBÁ OU MESMO DA ILHA DE TUPINAMBARANA ONDE FICA O MUNICIPIO DE PARINTINS.


Assim, os autores querem que se  observe que a festa Parintinense é uma FESTA PLURAL onde NÃO HÁ ESPAÇO PRÁ PRECONCEITO ONDE UMA CULTURA FORMA UMA "UNIDADE NA DIVERSIDADE" QUE QUER DAR VIVA A UMA CULTURA QUE SE TRANSFORMA NUM DINAMISMO FREQUENTE.


TUDO  ISSO SOMADO A MISTURA DE RAÇAS., PORQUE O POVO DE PARINTINS É MESTIÇO ORIUNDO DO INDIO DO BRANCO, DO NEGRO E TAMBÉM DO ASIÁTICO  COMO É O CASO ( DOS JAPONESES) QUE FORAM MORAR NA VILA AMAZONIA (pequena Vila às margens do RIo Amazonas onde seria uma Colônia Agrícola japonesa, mas que foram expulsos no período da guerra)  E hoje reconhecidamente sabe-se que estes CONTRIBUIRAM MUITO COM A FORMAÇÃO CULTURAL DESSE POVO ATRAVÉS DESSE GRANDE HOMEM CHAMADO HIOTO OYAMA QUE CORAJOSAMENTE IMPLANTOU A JUTA NA AMAZONIA (ESPECIFICAMENTE PARINTINS TRAZENDO A SUA SEMENTE DA MALÁSIA ESCONDIDA NA BAINHA DA CALÇA) DEIXANDO UMA OUTRA SEMENTE QUE FOI A DA FORMAÇÃO JAPONESA NA AMAZONIA, ÉSPECIFICAMENTE PARINTINS.,  ESTANDO AÍ DESSA FORMA O MESTIÇO PARITINTIN QUE TANTO OS AUTORES DA TOADA FALAM.,

Esse mestiço que se incorporou em Parintins criou um  sotaque próprio  e sendo a mistura do povo criou um linguajar peculiar da região com expressão de pronúncia do "x" exacerbado, com a troca de letras como é o caso do "O" pelo "U"., EX.''Toma bença do teu avú", Minha canua furú" e outras pronúncias como é o caso do "NH' bem acentuado, como FAROFINHA DE FARINHA FININHA" e outras expressões como: MAS OLHA JÁ!, MAS QUANDO JÁ, PARESQUE que quer dizer PARECE" e assim por diante.


Assim, os autores da toada foram muito felizes em citar essa pronúncia do CABOQUÊS e que apesar de hoje estar inserido em uma linguagem universal dos meios de comunicação de massa quer manter essa tradição da sua lingua, do seu sotaque.
Os autores falam do sorriso do Parintinense que é o povo mais animado do Norte, além de ser um mestre no  improviso (vejam os versos do amo do boi) e acima de tudo corajoso por que ele é um caboclo sem medo,  ele é um caboclo que não tem medo do novo por isso é dono de uma criatividade que o faz ser conhecido em todo o mundo, ele sabe articular o antigo e o novo para projetar o futuro, por isso que os autores dizem É O ANTIGO, É O NOVO., uma renovação saudável que não perde a essência da sua CULTURA POPULAR apesar de vivemos numa CULTURA GLOBALIZADA, e sendo assim este caboclo consegue ser regional para se lançar no cenário mundial sendo reconhecido no mundo todo como um homem criativo pela sua origem Parintintin, pela sua festa.
Os autores usam a expressão É O SACODE DO NORTE porque a toada sacode todas as pessoas, ninguém fica parado prá brincar de boi, A MULHER DEIXA O MARIDO, O ALEIJADO SE LEVANTA, O PADRE ESQUECE DA IGREJA, onde todos reunem para sacudir não apenas o Bumbódromo, mas o mundo todo porque TODOS ENTRAM NA DANÇA, SEJA RICO OU POBRE., É O ENCONTRO DE TODAS AS TRIBOS, DAS PESSOAS QUE AMAM E AMAM A CULTURA POPULAR, É A PRRSENÇA DE VÁRIOS BRASIS, DE MUITAS CULTURAS EM BUSCA DA UNIDADE NACIONAL QUE SE RESPEITAM ATRAVÉS DAS CRENÇAS (pluralidade religiosa) e ORIUNDOS DE UM ENSINAMENTO DA RELIGIOSIDADE POPULAR., HABITANTES DA FLORESTA E ATÉ PESSOAS VAIDOSAS SE ABREM AO BALANÇO POPULAR DA TOADA ASSUMINDO A SUA CULTURA ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DO BOI QUE ABRANGE UMA SÉRIE DE EXPRESSÕES CULTURAIS., pois O BOI DE PARINTINS CHEGA MUITAS VEZES ATÉ A CAUSAR CONFLITOS E CIÚMES  ENTRE ANTROPÓLOGOS E FOLCLORISTAS por isso O BOI DE PARINTINS É UM BALANÇO POPULAR, NÃO É PORTANTO UMA CULTURA DE ELITE, MAS UMA CULTURA ONDE TODOS TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA MOSTRAR O FOLCLORE DA  AMAZÔNIA QUE É O ÚLTIMO TEMPLÁRIO DO MUNDO E QUE PRECISA SER PRESERVADO NÃO PENAS PARA CONTEMPLAÇÃO DE OUTRAS NAÇÕES, MAS PARA QUE O SEU POVO TENHA UMA VIDA DIGNA COMO QUALQUER OUTRO CIDADÃO E QUE SEJA ARTIFICE DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA  ANIMADOS PELO DOIS PRÁ E NO DOIS PRÁ CÁ, PELO AZUL DO BOI CAPRICHOSO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário