Infelizmente ao que tudo indica, entoar um Hino na Escola caiu em desuso limitando-se quando muito à Semana da Pátria. A alegação dos educadores é que os jovens não estão nem aí e a indisciplina é grande. Há outros que dizem que não ´da tempo em vista do "conteúdo" que tem que ser ministrado senão o aluno vai sair prejudicado pedagogicamente.
Precisamos resgatar o costume e a interpretação de nossos hinos onde podemos passar para nossos alunos verdadeira lições de cidadania, postura, respeito e amor à Pátria e acima de tudo alimentar o amor aos nossos costumes, folclore e cultura por meio do CONCEITO DE NAÇÃO.
Com a palavra, os senhores educadores!
Abaixo, você poderá ler um pequeno texto que foi publicado no JORNAL OLHO VIVO DE GUARULHOS E NO PORTAL OLHÃO NO ANO DE 2002 QUE FALA DESSE MAGNIFICO HINO DA CIDADE QUE ME ACOLHEU E AO QUAL TENHO O ORGULHO DE TER FIXADO MINHAS RAÍZES E COMO BOM DESCENDENTE DE PARINTINENSE AMANTE DA ARTE E DA CULTURA CONSIGO FAZER UMA VIAGEM À AVESSAS PORQUE APESAR DE ESTARMOS DISTANTE E TERMOS UMA LINHA DE TEMPO DIFERENCIADA TEMOS MUITO A VER NA NOSSA HISTÓRIA ESPECIALMENTE NA NOSSA HISTÓRIA INDIGENA.
VEJAMOS A LETRA DO NOSSO HINO E FAÇAMOS UMA VIGEM NAS NOSSAS PRAÇAS, MONUMENTOS E DEMAIS IMGENS DA NOSSA CIDADE FAZENDO UMA LEITURA IDEOGRÁFICA DO MESMO.
A TITULO DE SUGESTÃO PARA EDUCADORES, O HINO PODE SER TRABALHADO EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM FORMAÇÃO DE PALAVRAS, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS, NA MATEMÁTICA PODEMOS OBSERVAR A GEOMETRIA DE NOSSAS PRAÇAS, LEITURA DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO QUE ENVOLVAM NÚMEROS, PODEMOS FAZER UM TRABALHO CRITICO EM CIÊNCIS DE COMO VAI I SISTEMA DE SAÚDE NA CIDADE, ENFIM EM TODAS AS CIÊNCIAS TEMOS UMA SÉRIE DE ASSUNTOS A SEREM DISCORRIDOS DE FORMA MULTIDISCIPLINAR PROCURANDO TAMBÉM CONHECER ASPECTOS DA CULTURA, DA HERANÇA INDIGENA, DE NOSSA FORMAÇÃO DE RAÇAS, DO FOLCLORE DA CIDADE E DO FOLCLORE DO DIA-A-DIA DO NOSSO POVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário