sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O HINO DE GUARULHOS E A IMPORTÂNCIA DE ENTOAR UM HINO

Sempre fui um defensor ferrenho da Execução do Hino Nacional, do Estado e do Municipio nas escolas sejam em atividades culturais, esportivas, na culminância ou na bertura de um projeto, enfim nas atividades solenes que as escolas venham realizar.

Infelizmente ao que tudo indica, entoar um Hino na Escola caiu em desuso limitando-se quando muito à Semana da Pátria. A alegação dos educadores é que os jovens não estão nem aí e  a indisciplina é grande. Há outros que dizem que não ´da tempo em vista do "conteúdo" que tem que ser ministrado senão o aluno vai sair prejudicado pedagogicamente.

Precisamos resgatar o costume e a interpretação de nossos hinos onde podemos passar para nossos alunos verdadeira lições de cidadania, postura, respeito e amor à Pátria e acima de tudo alimentar o amor aos nossos costumes, folclore e cultura  por meio do CONCEITO DE NAÇÃO.

Com a palavra, os senhores educadores!

Abaixo, você poderá ler um pequeno texto que foi publicado no JORNAL OLHO VIVO DE GUARULHOS E NO PORTAL OLHÃO NO ANO DE 2002 QUE FALA DESSE MAGNIFICO HINO DA CIDADE QUE ME ACOLHEU E AO QUAL TENHO O ORGULHO DE TER FIXADO MINHAS RAÍZES E COMO BOM DESCENDENTE DE PARINTINENSE AMANTE DA ARTE E DA CULTURA CONSIGO FAZER UMA VIAGEM À AVESSAS PORQUE APESAR DE ESTARMOS DISTANTE E TERMOS UMA LINHA DE TEMPO DIFERENCIADA TEMOS MUITO A VER NA NOSSA HISTÓRIA ESPECIALMENTE NA NOSSA HISTÓRIA INDIGENA.


VEJAMOS A LETRA DO NOSSO HINO E FAÇAMOS UMA VIGEM NAS NOSSAS PRAÇAS, MONUMENTOS E DEMAIS IMGENS DA NOSSA CIDADE FAZENDO UMA LEITURA IDEOGRÁFICA DO MESMO.


A TITULO DE SUGESTÃO PARA EDUCADORES, O HINO PODE SER TRABALHADO EM ATIVIDADES QUE ENVOLVAM FORMAÇÃO DE PALAVRAS, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS, NA MATEMÁTICA PODEMOS OBSERVAR A GEOMETRIA DE NOSSAS PRAÇAS, LEITURA DE PLACAS DE SINALIZAÇÃO QUE ENVOLVAM NÚMEROS, PODEMOS FAZER UM TRABALHO CRITICO EM CIÊNCIS DE COMO VAI I SISTEMA DE SAÚDE NA CIDADE, ENFIM EM TODAS AS CIÊNCIAS TEMOS UMA SÉRIE DE ASSUNTOS A SEREM DISCORRIDOS DE FORMA MULTIDISCIPLINAR PROCURANDO TAMBÉM CONHECER ASPECTOS DA CULTURA, DA HERANÇA INDIGENA, DE NOSSA FORMAÇÃO DE RAÇAS, DO FOLCLORE DA CIDADE E DO FOLCLORE DO DIA-A-DIA DO NOSSO POVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário