sábado, 18 de fevereiro de 2012

JUAREZ LIMA DEIXA SUA MARCA NAS ESCOLAS DE SÃO PAULO

AS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO ESTÃO CADA VEZ MAIS CONSOLIDADAS EM TERMOS DE PROFISSIONALISMO, CRIATIVIDADE, ARTE, CULTURA E OUSADIA.

COM TODA CERTEZA, ELAS DÃO UM ESPETÁCULO APENAS COMPARADO ÀS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO QUE É GRANDIOSO PORQUE É OUSADO, IRÔNICO FAZENDO IRREVERÊNCIA NAS SUAS TEMÁTICAS.

 Carro abre-alas da Mancha Verde é visto por trás antes de entrar no Anhembi. O braço de uma caveira frontal do carro alegórico chegou a quebrar na concentração.
carro abre-alas da E. S. MANCHA VERDE EM 2012

SEGUNDO TEREZA SANTOS (estudiosa da Cultura Popular Brasileira do Museu do Folclore de São Paulo e ex-jurada de Festivais como o de Parintins), O CARNAVAL DE SÃO PAULO É MAIS SIZUDO, TÉCNICO, RESIDINDO AÍ A GRANDE DIFERENÇA ENTRE AS ESCOLAS DAS DUAS CIDADES. O MAIS BELO DO CARNAVAL EM GRAL É TER A CAPACIDADE DE SER PLURAL E SER UM CELEIRO DE MUITA DIVERSIDADE.

SÃO PAULO É CONHECIDA COMO O TÚMULO DO SAMBA E TEM EM ADONIRAN BARBOSA UM DE SEUS MAIORES REPRESENTANTE COM A FAMOSA MÚSICA: Não posso ficar, nem mais um minuto com você, sinto muito amor, mas não pode ser., moro em Jaçanã, se eu perder esse trem que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã. 
ADONIRAN BARBOSA representa o SAMBA DE SÃO PAULO QUE TEM A FAMA DE SER ''O TÚMULO DO SAMBA''

AS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO ATINGIRAM UM NIVEL DE PROFISSIONALIZAÇÃO TÃO GRANDE QUE GANHARAM DO PREFEITO KASSAB A LIBERAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM SONHO MUITO GRANDE QUE É A CONSTRUÇÃO DE GALPÕES AO LADO DO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI QUE SERÁ INAGURADO EM 2014.

O goleiro 'São Marcos' foi destaque de carro alegórico da Mancha Verde.

O goleiro Marcos e sua familia, símbolo de humildade e da gratidão na lenda Africana apresentada pela Mancha Verde


NESTA NOITE DE SEXTA-FEIRA (17), O DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO QUE FOI TRANSMITIDO PARA O BRASIL E MAIS DE 150 PAÍSES MOSTROU A BELEZA DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ONDE FORAM EXPLORADOS OS MAIS VARIADOS TEMAS:

Quem abriu a noite de desfiles do Carnaval paulistano foi a agremiação Camisa Verde e Branco, que apresentou o enredo “É o Amor”, e teve o desfile marcado por uma queda na harmonia para evitar o atraso das últimas alas

.Comissão de frente da Mancha Verde dá inicío ao desfile. Escola é a última se apresentar no primeiro dia de carnaval.

                             ORIXÁS, A RELIGIOSIDADE POPULAR DOS AFRICANOS
                                              NO DESFILE DA MANCHA VERDE

Em seguida, a Império de Casa Verde apresentou um enredo sobre óculos, usando telas de LED para dar destaque a um dos seus carros alegóricos.

A X-9 Paulistana cantou a história do “Brasil Sertanejo” e misturou Rali dos Sertões e Semana de Arte Moderna entre suas alas.

A Vai-Vai ficou marcada pela homenagem as mulheres brasileiras.

O desfile da Rosas de Ouro sobre a história de um REI HUNGARO, sendo representado pelo publicitário Roberto Justus.

Antes da Mancha Verde, última escola da madrugada, a Acadêmicos do Tucuruvi apresentou um enredo sobre a África, investindo em materiais naturais em suas alegorias.

A Mancha verde também apresentou  um tema relacionado à cultura negra, ao Candomblé aliado a expressão de gratidão que todos deveriam ter pela terra e levou em seu último carro o mundo transformado, amado pelo homem e como forma de gratidão levou o GOLEIRO MARCOS como agradecimento e exemplo de pessoa de gratidão por tudo o que ele fez pelo seu time do coração: O PALMEIRAS.

Modelo Juju Salimeni, uma das musas da Mancha Verde.
PASSISTA REPRESENTANDO MARIA PADILHA -
A POMBA GIRA NA E. S. MANCHA VERDE

AS ESCOLAS TROUXERAM MUITAS CELEBRIDADES QUE USARAM E ABUSARAM DA SENSUALIDADE OFUSCANDO MUITAS VEZES O VERDADEIRO SAMBISTA DA COMUNIDADE, AQUELE QUE DÁ A VIDA PELA SUA ESCOLA O ANO TODO.

NA VERDADE ISSO JÁ É COMUM NO CARNAVAL DAS ESCOLS DE SAMBA QUE SERVE DE PROMOÇÃO PARA AS MUSAS E ARTISTAS QUE PASSAM O ANO NO ANÔNIMATO E APARECEM NO CARNAVAL PARA DAR UM DE SAMBISTA.

AINDA BEM QUE O POVO SABE DISSO E NÃO SE DEIXA MAIS ENGANAR PELAS "MUSAS", SUPOSTAS "MANEQUINS E MODELOS" QUE APARECEM NESTE MOMENTO PARA SUPOSTAMENTE SAMBAR NA AVENIDA.

.Musa da Mancha Verde esbanja simpatia.
show das mulatas, verdadeiras sambistas



IMPORTAÇÃO DE ARTISTAS DE PARINTINS



DESDE 1996 QUE O CARNAVAL DE SÃO PAULO IMPORTA ARTISTAS PARA TRABALHAR EM SEU CARNAVAL. OS CABOCLOS DE PARINTINS (no Amazonas) QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS  LOTAM OS BARRACÕES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO E PASSAM PELO MENOS 7 MESES NA CIDADE PREPARANDO O CARNAVAL JUN TAMENTE COM OS CARNAVALESCOS.



A PARTIR DE 1997 COM A VITÓRIA DA ESCOLA DE SAMBA X-9 PAULISTANA QUE FOI CAMPEÃ PELO MÉRITO DO ARTISTA DO CAPRICHOSO JUAREZ LIMA, AS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO NÃO PARARAM DE CRESCER E A CADA ANO IMPORTAM MAIS E MAIS A TECNOLOGIA DOS CABOCLOS DE PARINTINS PARA FAZEREM O QUE É CONSIDERADO O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA EM TERMOS DE ESCOLA DE SAMBA.



JUAREZ DEFENDEU NESTA ESCOLA O TEMA "AMAZÔNIA, A DAMA DO UNIVERSO" CUJO REFRÃO INVADIU O SAMBÓDROMO DO ANHEMBI:

Mãe d'agua eh, mãe d'agua,
Mostra o caminho desse meu navegar
Foi curumim que me contou
O segredo desse guaraná...

É boi bumbá, olha o boi, olha o boi
Esse boi é Garantido e Caprichoso
Descendo o rio de Manaus à Parintins
Tudo isso é Maravilhoso...

JUAREZ LIMA E A PRES. DO CAPRICHOSO MÁRCIA BARANDA

DESDE QUANDO JUAREZ E UM GRUPO DE ARTISTAS DE PARINTINS GANHARAM O CARNAVAL DE SÃO PAULO, AS ESCOLAS NÃO FORAM MAIS AS MESMAS SOFRENDO UM CONSEQUENTE GIGANTISMO E GRAU DE PROFISSIONALISMO QUE A CADA ANO SE AMPLIA. JUAREZ ESTÁ COM SEU NOME ESCRITO NA GALERIA DOS CAMPEÕES DO CANAVAL PAULISTANO.


O VIDEO ACIMA MOSTRA AS IMAGENS DE 1997 DA ESCOLA DE SAMBA X-9 PAULISTANA ONDE O TALENTO DOS INDIOS PARINTIN CHEFIADO POR JUAREZ LIMA DERAM O CAMPEONATO PARA A ESCOLA TRANSFORMANDO O CARNAVAL DE SÃO PAULO. O DESFILE DA X-9 CHEGOU A SER COMPARADO AO DE KIZOMBA, A FESTA DA RAÇA DEFENDIDO PELA E. S. VILA ISABEL NOS COMENTÁRIOS DE LECI BRANDÃO QUE DURANTE TODO O COMENTÁRIO NÃO POUPOU ELOGIOS PARA OS PARINTINENSES JÁ QUE NA ÉPOCA LECI TAMBÉM HAVIA GRAVADO 2 TOADAS DE TONY MEDEIROS E CONHECIA BEM A NOSSA FESTA.



HOJE, NESTE SÁBADO GORDO DE CARNAVAL.,  O SAMBÓDROMO DO ANHEMBI VOLTA A FERVER COM MUITAS ALEGORIAS FEITAS POR CABOCLOS DE PARINTINS QUE SEM SOMBRA DE DÚVIDAS SÃO PEÇAS FUNDAMENTAIS NO CARNAVAL DE SÃO PAULO. AS ESCOLAS QUE DESFILARÃO HOJE SÃO:

1- Dragões da RealSamba-Enredo: Mãe, ventre da vida e essência do amor

2- Pérola Negra
Samba-Enredo: A Pedra que Canta Também Samba - Itanhaém, hoje a Pérola é você

3- Mocidade Alegre
Samba-Enredo: “Ojuobá - No Céu, os Olhos do Rei... Na Terra, a Morada dos Milagres... No Coração, Um Obá Muito Amado!”

4- Águia de Ouro
Samba-Enredo: “Tropicalismo - O movimento que não acabou”

5- Unidos de Vila Maria
Samba-Enredo: “A força infinita da criação: 'Vila Maria feita à mão'”

6- Gaviões da Fiel
Samba-Enredo: “Verás que o filho fiel não foge à luta - LULA o retrato de uma nação”

7- Tom Maior
Samba-Enredo: Paz na Terra e aos homens de Boa Vontade






Nenhum comentário:

Postar um comentário