segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GUARULHOS FOLCLÓRICA



GUARULHOS FOLCLÓRICA

Engana-se quem pensa que o Folclore se limita à TRADIÇÃO, LENDAS E COSTUMES., folclore é muito mais do que isso, pois o folclore está no dia a dia de cada um que é portador do folclore o ano todo estando presente no sentimento, na alma, no corpo no jeito informal de se viver e na espontaneidade.  O Folclore está  presente na maneira que uma família comemora o nascimento de um novo membro, na maneira como a familia festeja a Páscoa, o Natal, como a família realiza suas festas tradicionais passada de geração a geração, no jeito de se tomar um café, no jeito de se alimentar sendo tudo isso fruto de uma cultura espontânea que se incorporou ao jeito de ser  e sentir de cada um.

CULTURA ESPONTÂNEA é tudo que não é dirigido, que não tem influência dos meios de comunicação de massa., exemplo: AS PICHAÇÕES FEITAS POR UM DETERMINADO GRUPO DE JOVENS CUJOS CÓDIGOS SOMENTE AQUELE GRUPO INFORMAL ENTENDE., A COLA NA ESCOLA, O USO DE MATERIAL ARTESANAL PARA CONSTRUIR UMA ALEGORIA COMO É O CASO DOS ARTISTAS DE PARINTINS QUE USAM LUVAS CIRÚRGICAS PARA DAR MOVIMENTO AOS CARROS ALEGÓRICOS, OS LOGRADOUROS PÚBLICOS QUE TEM SEU NOME OFICIAL, MAS SÃO CONHECIDOS POR SEUS NOMES POPULARES. Outro Exemplo: APRENDER A FAZER UMA COMIDA EM PROGRAMA DE TV COM RECEITA, POR MAIS QUE A COMIDA SEJA CONSIDERADA TÍPICA  NÃO É FOLCLORE., AGORA SE É APRENDIDA NA INFORMALIDADE COM A MÃE, AVÓ SEM QUE HAJA NECESSIDADE DE UMA RECEITA PRONTA PODE SER CONSIDERADO UM FOLCORE. 


FOLCLORE É TUDO AQUILO QUE NÃO SE APRENDE NA ESCOLA E PORTANTO NÃO TEM INFLUÊNCIA DA MÍDIA, DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA. A ESCOLA PODE ATÉ ENSINAR O FOLCLORE, FALAR SOBRE ELE, PROJETAR E FAZER UM APROVEITAMENTO DE  FOLCLORE, MAS NÃPODE SER CONSIDERADO UM FOLCLORE, POIS FOLCLORE É A CIÊNCIA DE UM DETALHE QUE O CARCTERIZA COMO FATO FOLCLÓRICO.

AQUI NA NOSSA CIDADE TEMOS EXEMPLOS ONDE ESTÁ PRESENTE O FOLCLORE: VÁRIOS LUGARES QUE TEM SEU NOME OFICIAL, NOMES DADOS DE FORMA PÚBLICA,  MAS SÃO CONHECIDOS  NA INFORMALIDADE SÃO CONHECIDOS COM NOMES POPULARES, PORQUE FOI O POVO QUE ASSIM O IDENTIFICOU.

EXEMPLO:

E. E. VEREADOR ANTÔNIO DE RÉ – É conhecida como MACEDÃO pelo seu porte e por encontrar-se no Bairro do Macedo.

E. E. FRANCISCO ANTUNES FILHO – É conhecida como CHICÃO pelo seu porte e fica localizada no Bairro do CECAP.

E. E  MARIA LEONI - Os estudantes a identificam como MARIA MALOCA atribuindo esse nome de forma pejorativa à indisciplina dos alunos da Escola que é muito grande. Interessante observar que o termo MALOCA usado pelos estudantes acaba sendo pejorativo a um grupo indigena como se uma maloca fosse algo desorganizado, quando na verdade não é assim, pois uma maloca é um ambiente central onde há uma integração entre os povos indigenas. Lamentavelmente chamam de "maloqueiros" pejorativamente para os jovens me/ou adultos que vivem em condições de indisciplina e marginalidade. 

PRAÇA  IV CENTENÁRIO que tem esse nome em alusão aos 400 anos da cidade, mas ficou popularmente conhecida como BOBÓDROMO já que quando a mesma foi reformada em uma administração municipal os ônibus eram obrigados a passar por dentro da praça dando uma longa volta ficando as pesssoas com cara de bobos.

GINÁSIO POLIESPORTIVO PACHOAL THOMEU conhecido como THOMEUZÃO por ser uma quadra espotiva grande localizada no Bairro Bom Clima.

Temos ainda um prédio no centro de Guarulhos CUJO NOME OFICIAL QUASE NINGUÉM SABE, É  conhecido popularmente como TREME-TREME que é um conjunto de pequenos apartamentos que segundo as pessoas sempre tremeu com a trepidação dos trânsito.

Temos ainda uma Escola Estadual no Bairro Seródio conhecidas popularmente como GALINHEIRO, pois ali era uma antiga granja do Bairro.

Praça Cícero de Miranda, também conhecido como  Praça Lago dos Patos e Lago do Vila Galvão, trás uma grande área constituida por um lago e área verde, oferecendo passeios de pedalinhos, pista de cooper e aparelhos de ginástica.

Existe uma rua denominada RUA DO CANO que segundo depoimento de moradores, recebeu esse nome por ser uma rua muito  inclinada e o motorista que tivesse a infelicidade de passar por essa rua ENTRAVA PELO CANO, por isso que passou a chmar-se este nome: RUA DO CANO.  Seu nome oficial é RUA ROBERTO TADEU FORNAZARI.

Existem outros aspectos que ainda são muito presente nos moradores de Guarulhos e está relacionada a RELIGIOSIDADE POPULAR de nossos moradores onde muitos ainda tem o hábito de estenderem FAIXAS DE AGREDECIMENTO A SANTOS, COMO SANTO EXPEDITO E SÃO JUDAS TADEU PELAS GRAÇAS ALCANÇADAS E TAMBÉM MUITOS, PRINCIPALMENTE EM BAIRROS ANTIGOS MUITOS TEM NA FRENTE DE CASA UMA CAPELINHA EM HOMENAGEM AO SANTO PROTETOR, DEMONSTRANDO A SUA FÉ.

E assim, aprendamos que O FOLCLORE é algo vivo presente em um grupo social que vive de forma espontânea com uma riqueza de comportamento que contribui para com  caracterizaçõ do nosso povo com um jeito próprio de se viver em meio a uma cultura imposta, mas resistindo ao tempo e às propostas da cultura de massa.





SILVA, Arthur Cézar Ferreira e -  SOU UMA PESSOA QUE ADMIRO MUITO E GOSTO DE FALAR SOBRE A NOSSA CULTURA EM GERAL E A VALORIZAÇÃO DA MESMA PELAS NOVAS GERAÇÕES. NÃO SOU DAQUELES "SAUDOSISTAS DESCABIDOS", MAS SEI QUE O FUTURO DE NOSSA CULTURA ESTÁ NA IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS PARA QUE SIRVAM DE REFERENCIAL PARA AS FUTURAS GERAÇÕES E NA SUA CAPACIDADE DE AGREGAR NOVOS INGREDIENTES SEM PERDER A ESSÊNCIA DE SUA CULTURA. SOU PROFESSOR MULTIDISCIPLINAR DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS, PEDAGOGO, ADVOGADO MILITANTE EM SÃO PAULO E GUARULHOS, ANTROPÓLOGO AUTODIDATA, ESTUDIOSO DO FOLCLORE E DA CULTURA NACIONAL, PÓS-GRADUADO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, JÁ PARTICIPEI JURADO DO CARNAVAL EM ITÚ-SP, MARATONAS CULTURAIS EM FACULDADES E ESCOLAS, POSSUI INSERÇÕES EM JORNAIS DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E DE GUARULHOS-SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário