sábado, 11 de fevereiro de 2012

LENDA DO ELDORADO NO BOI BUMBÁ DE PARINTINS

DESDE QUE O HOMEM É HOMEM, ESTE SEMPRE BUSCOU AMPLIAR SUAS RIQUEZAS OBJETIVANDO O ACUMULO DE CAPITAL, O GANHO FÁCIL, O ACÚMULO DE NUMERÁRIOS., OU SEJA DOMINAR O OUTRO POR MEIO DO PODER, DO TER., ISSO DESDE OS TEMPOS PRIMITIVOS.

MUITAS NAÇÕES INDEPENDENTES QUERIAM AMPLIAR SEUS MERCADOS, CRESCER DESCOBRINDO OUTROS LUGARES, EXPLORANDO AS RIQUEZAS EXISTENTES E SAIAM A MANDO DOS MONARCAS PARA TOMAREM POSSE DE OUTRAS TERRAS COLONIZANDO SEU POVO, OU SEJA NA VERDADE ESCRAVIZANDO AS PESSOAS PARA PRODUZIR RIQUEZA PARA ESTES. AS GRANDES NAVEGAÇÕES TINHAM ESSE OBJETIVO, A BUSCA DE MUITA RIQUEZA, O PODER, O DOMINIO SOBRE OUTROS POVOS, LUGARES, RIQUEZAS.

A LENDA DO ELDORADO REPRESENTA ESSA AMBIÇÃO, ESSE DESEJO DE EXPLORAR RIQUEZAS EM UMA CIDADE IMAGINÁRIA COBERTA DE OURO, UMA CIDADE TÃO DOURADA QUE ATÉ AS PESSOAS ERAM BANHADAS DE OURO.

VEJA QUE ESSA LENDA REPRESENTA DE FATO UMA AMBIÇÃO DOS CONQUISTADORES PARA AMPLIAR OS SEUS MERCADOS.  NOS DIAS ATUAIS, O ELDORADO PARA OS EUA PODE SER REPRESENTADO PELO PETRÓLEO DO IRÃ, PELA EXPLORAÇÃO DA AMAZÔNIA, PELA ABERTURA DO MERCADO EM CUBA E POR OUTROS INTERESSES MERCANTIS.

OBSERVE QUE NO MOMENTO POLITICO EM QUE VIVEMOS ATUALMENTE  ESSA AMPLIAÇÃO DOS MERCADOS ESTÁ PRESENTE POR MEIO DE FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS, POR MEIO DE GRUPO DE PAÍSES RICOS, EM DESENVOLVIMENTO E PAÍSES POBRES, ENFIM POR UMA POLITICA DE GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA QUE SÓ NÃO CONSEGUE SER GLOBAL NAS CONDIÇÕES DE VIDA DE SEUS CIDADÃOS ONDE O RICO CADA VEZ FICA MAIS RICO E O POBRE CADA VEZ FICA MAIS POBRE.

ASSIM, O ELDORADO CONTINUA A SER PROCURADO PELAS GRANDES NAÇÕES QUE AMBICIONAM A TODO CUSTO AMPLIAR SUAS RIQUEZAS SEM LEVAR EM CONTA VALORES ÉTICOS, ÉTNICOS, SOBERANIA, LIBERDADE E OUTROS VALORES CONSAGRADOS CONSTITUCIONALMENTE.

TANTO O BOI CAPRICHOSO E O BOI CONTRÁRIO  JÁ LEVARAM PARA O BUMBÓDROMO DE PARINTINS A PRESENTE LENDA COM RELEITURAS E COM ELEMENTOS COMPARATIVOS PARA OS DIAS ATUAIS COM FOCOS PARA A AMAZÔNIA QUE É O CARRO CHEFE DO FESTIVAL DE PARINTINS.

A LETRA DA TOADA ELDORADO DE AUTORIA DO GRUPO CANTO DA MATA  E INTERPRETADA POR ARLINDO JUNIOR FALA DOS BRAVOS GUERREIROS DA AMAZÔNIA (NOSSOS POVOS INDIGENAS)  QUE LUTARAM, DERRAMARAM LÁGRIMAS NO CHÃO CONTRA AQUELES QUE BUSCARAM NA AMAZÔNIA UM ELDORADO., UM LUGAR PARA ENRIQUECER, PARA SE GANHAR A VIDA, PARA SE EXPLORAR., SEM OFERECER NADA EM TROCA PARA OS SEUS VERDADEIROS DONOS.  ESSAS PESSOAS SÃO OS COLONIZADORES, OS VILÕES DA HISTÓRIA QUE NOS CONTA QUE ERAM HERÓIS. A FORÇA DO COLONIZADOR ERA BELIGERANTE, MUITO FORTE ALÉM DE SEREM TIRANOS.


O AUTOR NOS FALA QUE ESSES EXPLORADORES ENTÃO APROARAM PARA O NORTE E QUERIAM TER A SORTE COM A BUSCA DE SEU ELDORADO., EM BUSCA DE MUITA RIQUEZA. OS AUTORES DA TOADA IMPLICITAMENTE FALAM QUE  TAL FATO MARCA A VIAGEM DE FRANCISCO ORELLANA, CONQUISTADOR ESPANHOL QUE VEIO A SERVIÇO DO REI PARA DOMINAR E EXPLORAR RIQUEZAS TOMANDO PARA  SI MUITAS RIQUEZAS ENCONTRADAS NA FLORESTA, NARRANDO FATOS, DANDO NOME A LOCAIS, ENFIM NOTICIANDO TUDO O QUE VIA. TUDO O QUE ERA VISTO ERRA NARRADO E ANOTADO EM UMA CRÔNICA PARA QUE O REI SOUBESSE COMO ERA O LOCAL A SER EXPLORADO.


OCORRE QUE, COMO JÁ FALAMOS, ESSE ELDORADO SE ESTENDE ATÉ NOS DIAS ATUAIS ONDE TEMOS DE FORMA ESCANCARADA A EXPLORAÇÕES DE NOSSAS RIQUEZAS COMO NOSSO OURO QUE É APROPRIADO DE FORMA ILICITA PELAS MINERADORAS, A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA POR MEDEIREIRAS E O CONTRABANDO NA FRONTEIRA DO BRASIL COM O PERÚ, SENDO QUE  A FALTA DE VIGILANCIA DE NOSSAS FRONTEIRAS TORNA O NOSSO CHÃO O ELDORADAO PARA MUITAS PESSOAS QUE VEM EXPLORAR NOSSAS RIQUEZAS ANIMAIS, MINERAIS E VEGETAIS SEM DAR NADA EM TROCA PARA OS VERDADEIROS DONOS DA TERRA.

AO FINAL OS AUTORES DIZEM QUE NOSSO OUTROS ESTÁ PERDIDO E QUE AS PESSOAS, ESSES AMBICIOSOS NÃO DESTRUAM ESSE CHÃO QUE É NOSSO, NÃO DESTRUAM A NOSSA RIQUEZA., NOSSA REGIÃO É O ÚLTIMO TEMPLÁRIO, UM SOLO SAGRADO DE MUITO RIQUEZA, COM MUITA ÁGUA., UMA BIODIVERSIDADE INVEJÁVEL, POR ISSO NÓS CABOCLOS TEMOS QUE NOS ARMAR COM MUITA CORAGEM PRÁ LUTAR PELO QUE É NOSSO QUE TEM QUE SER EXPLORADO DE FORMA RACIONAL EM BENEFICIO DA HUMANIDADE, ESPECIALMENTE EM BENEFICIO DO INDIO, DO CABOCLO E DE TODOS OS POVOS DA FLORESTA.

VEJAMOS A TOADA NO LINK ABAIXO:

http://www.4shared.com/mp3/TvhCXg2J/Arlindo_Junior_11_Eldorado.html?refurl=d1url

Eldorado 

(Canto da Mata)

Batalhas sangrentas de bravos guerreiros
  Beligerante o seu coração...
  A era de um povo de braços fortes

A tirania ô ô ô
Aproaram para o norte
Eldorado minha sorte, a desvendar.
  Colonizaram essa terra
  Grão de areia feito pérolas, desafiar.

Nosso ouro está perdido, ô ô ô
  Não destrua nossa chão.
Amazônia é tão rica
armados de coragem
  A lutar,  avançar!!!

O BOI GARANTIDO TAMBÉM TEM UMA BELA TOADA FALANDO DA CIDADE DOURADA CHEFIADA PELO IMPERADOR ATAHALPA COM BASE NA LENDA DO ELDORADO. INTERESSANTE OBSERVAR QUE O CONTRÁRIO CONSEGUE ATRAVÉS DA TOADA TRAZER  OS ELEMENTOS CABOCLOS E ANDINOS DA FRONTEIRA DA AMAZÔNIA PRÉ-COLOMBIANA FICANDO CLARO E TRANSPARENTE A COMPLEXIDADE  DOS TEMAS EXPLORADOS NO BOI DE PARINTINS EM VISTA DE TERMOS FORTES INFLUÊNCIAS DE NOSSAS FRONTEIRAS COM DIVERSOS GRUPOS LINGUISTICOS, MAS QUE PERTENCEM E DESCENDEM DO MESMO GRUPO ETNICO COMO OS INDIOS TUCANOS BRASILEIROS E PERUANOS.


NA TOADA O BOI CONTRÁRIO FALA  QUE ELE É O VERDADEIRO ELDORADO, QUE ELE É O VERDADEIROS TESOURO. INEGAVELMENTE O BOI DE PARINTINS SE REVELOU EM UM VERDADEIRO ELDORADO PARA MUITOS ARTISTAS, ADERECISTAS, ESCULTOR, POIS OS ARTISTAS DE PARINTINS SÃO REFERÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DE ALEGORIAS EM FESTAS ONDE TENHAM DECORAÇÃO E ESCOLAS DE SAMBA OU EVENTOS. É ATRAVÉS DO BOI QUE SE GARANTE A SUBSISTÊNCIA ADQUIRIDA POR MEIO DESSE DOM QUE É O DE CRIAR E RECRIAR.

O CABOCLO VEM BUSCANDO O SEU ELDORADO. ASSIM ACONTECEU NO PERÍODO DA BORRACAHA QUANDO MUITOS NORDESTINOS MIGRARAM PARA A AMAZONIA FUGINDO DA SECA E EM BUSCA DO OUTRO NEGRO QUE ERA A BORRACHA LEVANDO A SUA CULTURA POR MEIO DO BOI BUMBÁ., A ZONA FRANCA DE MANAUS REPRESENTOU UM OUTRO ELDORADO QUE LEVOU MUITOS IMIGRANTES NORDESTINOS E DAS CIDADES VIZINHAS  CAUSANDO UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS COM AS MAIS DIVERSAS CULTURAS QUE HOJE INTERAGEM, SE TORNAM COMPLEXAS, MAS BUSCAM UMA IDENTIDADE, UM JEITO DE SER CABOCLO ATRAVÉS DESSA CULTURA DO BOI-BUMBÁ.


NA TOADA FICA CLARO QUE PARA O POVO INCA, EXISTIA UM REINO, UMA CIDADE COBERTA DE OURO COMANDADA PELO IMPERADOR ATAWALPA E QUE GEOGRAFICAMENTE FICAVA NA FRONTEIRA AO NORTE DO BRASIL PRÓXIMO DO PICO DA NEBLINA,  SERRA DO PARIMA E NAS REGIÕES INDIGENAS DE MATURACÁ E JAUARETÊ. NESTE RITUAL APRESENTADO PELO CONTRÁRIO O CORPO DE ATALWALPA E A CIDADE É ENCONTRADA TODA COBERTA DE OURO SENDO QUE ESSA HISTÓRIA ARRASTA-SE POR SÉCULOS E SÉCULOS SENDO QUE NOS DIAS ATUAIS TRAZENDO PARA A NOSSA REALIDADE, ESTABELECE-SE UM PARADOXO DA LENDÁRIA CIDADE DA LENDA DO  ELDORADO COM A CIDADE DE ELDORADO DE CARAJÁS QUE PARA MUITOS BRASILEIROS É CONSIDERADA UM "ELDORADO" REPLETO DE PESSOAS QUE SONHAM COM O SEU SUSTENTO, COM O SEU GANHA PÃO, ONDE MUITOS PAIS DE FAMILIA FIXAM MORADIA DEIXANDO SUAS FAMÍLIAS PARA TRABALHAR NO GARIMPO SE EXPONDO AO RISCO DE DOENÇAS E MAZELAS QUE ESSE TIPO DE AVENTURA PODE PROPORCIONAR. É A BUSCA DA SOBREVIVENCIA, DO GANHAR PARA SE DAR BEM NA VIDA E QUEM SABE FICAR RICO.

OUÇAMOS A TOADA NO LINK ABAIXO:

http://www.4shared.com/mp3/szRTrGR7/boi_garantido_1997_-_04_eldora.html?refurl=d1url

Eldorado

Boi Garantido

Montanhas cobertas de ouro
Estradas do Eldorado
Sol do Inca, do reino encantado-bis
 
  Atawalpa, Imperador imortal
Valeu rios de ouro, no tempo colonial-bis

  Pico da Neblina, Ye'pa Oa'kêe
Parima, Pacaraima, Maturaca, Jauaretê-bis

  Misterioso ritual guataviana
Do homem que virou ouro
Na era pré-colombiana


  Mina de metal precioso
A história secular, esta no ar
É o paradoxo sem terra
Do Eldorado Karajá

O nosso ouro é o Garantido
Nosso tesouro é o Garantido
O Eldorado, é Garantido!

                                        
A LENDA DO ELDORADA  O Eldorado é uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização das Américas. Falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas de ouro maciço e cujos tesouros existiriam em quantidades inimagináveis.

Acreditou-se que o Eldorado fosse em várias regiões do Novo Mundo: uns diziam estar onde atualmente é o Deserto de Sonora no México.

Outros acreditavam ser na região das nascentes do Rio Amazonas, ou ainda em algum ponto da América Central ou do Planalto das Guianas, região entre a Venezuela, a Guiana e o Brasil (no atual estado de Roraima).

O fato é que essas são algumas — entre as várias — suposições da possível localização do Eldorado, alimentadas durante a colonização do continente americano.

Apesar da lenda, muito ouro e prata foram descobertos nas Américas, em territórios como o Alto Peru, Sudeste do Brasil (Minas Gerais) e nas regiões onde viviam as civilizações azteca, inca e maia.
O termo Eldorado significa O (homem) dourado em espanhol; segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela, que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada.


RECENTEMENTE, O BOI CAPRICHOSO DEFENDEU A AMAZÔNIA COM O TEMA '' O ELDORADO É AQUI'', VEJAMOS A TOADA ABAIXO E OBSERVEMOS QUE A FORÇA DA CULTURA, DA MÚSICA PARINTINTIN É TÃO FORTE QUE AO CANTAR A TOADA O INTÉRPRETE DESSE VIDEO FAZ UMA EXPLANAÇÃO DA MESMA EM UM EVENTO DE CORAIS NO PARANÁ:



O Eldorado é aqui

Boi Caprichoso

Sonho Dourado
Águas grandes caminhando
Amazonas se estirando
Correntezas no meu peito
Icamiabas bravas índias guerreiras
São encantos pela beira
Mistérios do seu leito
Sonho dourado da cobiça de Orellana
É esse verde que emana
Vim dar ar ao mundo inteiro
Pena não caiba nas gavetas do saber
O sol faz florescer as mãos que regam canteiros
O Eldorado é minha floresta encantada
Pelo rio emoldurada
O capricho de amor
É Parintins brincando de ser criança
Banzeirando na esperança a criação do criador (2x)
É ouro o grande rio estrada ancestral
É ouro a biodiversidade santuário natural
É ouro Parintins nossa pátria cultural
O Eldorado é aqui
O brilho caprichoso diamante mais formoso
O conquistador do mundo
Oh, Oh, Oh,....Oh!


ESTE É O BOI BUMBÁ DE PARINTINS, FOLCLOREANDO, FAZENDO  CRITICA SOCIAL, FAZENDO ARTE, VALORIZANDO A NOSSA CULTURA, SE FIRMANDO A CADA ANO COMO CULTURA POPULAR, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO DA ILHA DE PARINTINS, DO AMAZONAS E DO BRASIL E FAZENDO PARTE DE UMA DIVERSIDADE BELA QUE É A NOSSA CULTURA BRASILEIRA.

A LENDA TAMBÉM PODE SER TRABALHADA DE FORMA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA NUMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR. SE HOUVER INTERESSE DE ALGUM EDUCADOR, É SÓ POSTAR UM RECADO QUE CONSTRUÍMOS UM PROJETO PARA SER TRABALHADO EM SALA DE AULA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário