sábado, 11 de fevereiro de 2012

DENÚNCIA: "CAPRICHOSO DESTRÓI A FAUNA PARA CONFECCIONAR FANTASIAS"


ERA DÉCADA DE 80 E O GRANDE APRESENTADOR DO CONTRÁRIO, PAULINHO FARIA (ao qual nutro uma profunda admiração) QUE É EXPERT EM CRIAR  HISTÓRIAS PARA O SEU BOI OBJETIVANDO INDUZIR OS VISITANTES  E A CABEÇA DOS JURADOS PARA GANHAR O FESTIVAL  SAI COM UMA DESSAS:

''Senhores jurados, nosso boi é um boi que se preocupa com a natureza, com o meio ambiente, o boi contrário pagou para capiturarem garças e pássaros promovendo a matança de animais para fazerem suas fantasias, destruindo a natureza". (lógico que não foram bem com essas palavras, mas o sentido era esse).

NOSSA! OUVIR UMA DESSA DO OUTRO LADO É COMPLICADO, MAIS COMPLICADO AINDA É NÃO PODER RESPONDER NO EXATO MOMENTO JÁ QUE O CAPRICHOSO JÁ HAVIA SE APRESENTADO. AS REAÇÕES COM CERTEZA VIRIAM NO OUTRO DIA, MAS O ESTRAGO TERIA SIDO FEITO E RESPONDER À ALTURA ERA UM POUCO COMPLICADO NESSA ÉPOCA.

É QUE PAULINHO FARIA, MUITO COMPETENTE NA APRESENTAÇÃO DE SEU BOI SEMPRE FOI EXPERT NA ARTE DE APELAR E CRIAR FATOS, FATOS QUE COM CERTEZA CONTRIBUIRAM PARA O CRESCIMENTO DA RIVALIDADE ENTRE GARANTIDO E CAPRICHOSO.

Na verdade, tanto um Boi quanto outro na maioria das  vezes se apresentava com penas, escamas de peixe naturais, pois naquela época ainda não havia de fato uma consciência ambiental e nem era crime. Essa consciência e preocupação com o meio ambiente passou a ser maior com o rigor das leis a partir da Constituição de 1988.

Inegavelmente esse talento, esse jeito criativo de provocar o nosso boi Caprichoso que só Paulinho Faria sabe fazer e que em parte foi absorvido por seu clone Israel Paulain merece muitos aplausos, pois Paulinho não é somente a cara do contrário., ele é a cara do povo da Ilha com um linguajar tipicamente do caboclo Parintinense. É uma pessoa muito respeitada, um idolo muito querido e admirado. O fato deste não apresentar mais o seu boi  não o deixou no anonimato porque ele ditou regras e costumes deixando uma legião de admiradores que o imitam e mantém o jeito contrário de ser.

Sua familia foi sempre fiel ao encarnado e branco, sua mãe é sem sombra de dúvidas uma torcedora que ajuda a manter a tradição do contrário (infelizmente a faixada da casa vermelha e branca assumiu a cor verde perdendo um pouco daquela atração turistica da Ilha). Não sabemos como está por dentro! Ainda bem que tiramos fotos quando de nossa ida em 2011). A inimizade e os insultos são somente no Bumbódromo porque acima de tudo o que está em jogo é a cultura Parintintin.

Com base nessa denúncia de Paulinho que também o seu boi se insere, pois este também contratava caboclos para comprar penas,  o  poeta do Boi Caprichoso HÉLIO OMAR CONCEIÇÃO FEZ ATÉ UMA POESIA FALANDO DESSA MATANÇA DE ANIMAIS PARA ADORNAR O BOI BUMBÁ.


                                   AS MINHAS PENAS
                                 (Hélio Omar Conceição)

Lá vai a galça avoando com a tesourinha no pé.
Prá cortar a lingua dos home que falam mal das mulhé.

Aprendi esses versinho na margem do Igarapé.
No igarapé das ciganas ladeado de Igapós.
Esconderijo dos peixes, patos, marrecos e socós.
Assustado dos Caurés   e dos Gavióes Tawatós.

Farão manzer os floridos de arvores e catauaris.
O pousido dos cupídos escondidos nos muris.
Cadê os filho de caba que alimentavam os bem tivi

A modo que os home de hoje não quer mais que os bicho avoem.
Hoje nem garça, nem nada, tudo aquilo já se foi.
Dante Igapó, hoje manada de búfalo ou de boi.
Disque isso é progresso. Eu progunto, quando já?
Será que é progresso parente, os nossos bicho escarnegar?
Se isso é progresso num presta, prifiro atrasado ficar!
Tordia se inchiam os olhos de bicho avoando no ar,
Quem tinha pena voava, quem tinha escama ia nadar.
Hoje escama só do gelo e pena só no Boi Bumbá!

Será que illusão parentE?
Aluí tanto animal, deixando triste o Igapó.
E os home passando mal?
Para ajudar a pecuária e 3 dias de Festival?

Lá vai a galça avoando num capacete original
E o meu povo delirando numa alegria infernal.
É o artificio ultrajando  a beleza natural.
Me dá pena dessas penas que hoje são deleite.
Deixar a fauna falida pára servir de enfeite...
Oxossi, Oh Deus da floresta!!!
Amaldiçoai os capacetes!!!


PARTE CANTADA

Vejo só terras caídas
Até tú meu rio mar de lágrimas
Nas restingas do amor te conheci
Quando já, quando já!
Ah, se essa ilha fosse minha,
Eu mandava boi bumbá.
Para brincar por toda esquina,
Da América, latina, América!

Os vilões da história chegaram aqui.
E a história nos conta que eram heróis,
Colombo, Pizarro, Cabral!
Olha já, olha já!!!!!
Tú não é mais Tupi,
Tú não és mais Tupac,
Tupac, tupac,
Tupac Amaru!!!!

Sem sombra de dúvidas uma belissima poesia  de Helio Omar que tem toadas ontológicas no nosso Boi Caprichoso como I TABUJO e SOU BRINCADOR DE BOI  além de outras.,

 
Mas PAULINHO NÃO CRIOU APENAS ESSA HISTÓRIA NÃO, PAULINHO ERA UM GÊNIO EM CRIAR HISTÓRIAS DESDE A DÉCADA DE 70 QUANDO COMEÇOU A APRESENTAR O SEU BOI ATRAVÉS DE UM CARRO DE PROPAGANDA VOLANTE DA EMPRESA DE SEU PAI E ABUSAVA DO LINGUAJAR CABOCLO  PARA ABOCANHAR O TITULO NO BUMBÓDROMO. VEJA OUTRAS PÉROLAS DE PAULINHO:

O nosso boi Garantido  é do povão!!

Caprichoso é o boi da sociedade, o boi da Elite.

Quem gosta de tucumã que levante o braçco?

Quem é pé reché que levante o seu braço?

Nosso boi brinca de boi bumbá e não faz carnaval não.

Quem gosta de bodó que levante o braço?

Mas quem é Garantido levante o braço?

Olhem para cima! (quando acontecia algum erro na alegoria do contrário).

Mais um bocadinho, mais um tiquinho,  tiquitinho!!!!!

A massa humana canta comigo!

Essa é a nossa criação que o contrário imita!!!!!

Lê, lê, lê, lê, lê, lê - (obs. DIZEM ESSE GRITO DE GUERRA LEVOU MUITOS CABOCLOS DA BIXA A PERDEREM SUAS DENTADURAS DURANTE AS PRESENTAÇÕES E AO FINAL D PRESENTAÇÃO FICAVAM PROCURANDO NA GALERA. Não sei se é piada, mas é o que comentam na Ilha).

O "nh" de Paulinho Faria é tipicamente Parintinense, do tipo: FAROFINHA DE FARINHA FININHA.

PAULINHO, O GAROTO DE OURO DO CONTRÁRIO PRÁ MIM TEM MUITO VALOR CULTURAL., QUANDO ELE CANTA AS TOADAS ONTOLÓGICAS NÃO TEM QUEM NÃO SINTA UMA FORTE EMOÇÃO. NÃO SE TRATA DE SAUDOSISMO DESCABIDO NÃO., É PORQUE DE FATO SEU NOME ESTÁ DEFINITIVAMENTE MARCADO NA HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ E TUDO O QUE O CONTRÁRIO FIZER PARA MANTER VIVA ESSA TRADIÇÃO ELES NÃO FAZEM MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DELES SE É QUE QUEREM MANTER A BANDEIRA DA TRADIÇÃO.

ESTÁ NA HORA DO CONTRÁRIO INVESTIR MAIS UMA VEZ EM PAULINHO PARA QUE ESTE GRAVE OUTRAS TOADAS ONTOLÓGICAS. TOADA NÃO FALTARÁ, VEJA XEMPLOS  SÓ DO REFRÃO DE ALGUMAS:

  • Tun, tun, tun,  tun, tun É A BATIDA DO MEU CORAÇÃO! BALANÇO NA ONDA DA MINHA EMOÇÃO.

    • Canta rouxinol do alto da colina para ver boi Garantido beber água na campina.

    • Navegar é preciso neste rio Amazonas, muquear na maromba, conhecer Iracema cabocla mais linda da beira do rio.

    • Amor e Magia é o meu grito de guerra, guerra com balas de flor. Quanta explosão multicor! Boi Garantido chegou, chegou, chegou...

    • Voa, voa, voa passarinho. Traz o seu ninho e  faz o que o mestre mandou. Leva no bico esa mensagem pro meu povo e vai dizer que o Boi Grantido já chegou.

    • Na baixa do São José eu brinco boi. Cato a minha toada pro povo da Ilha brincar. Meu amo já falou e tá falado. Vamos brincar como foi ano passado.

    • Já icei minha bandeira, na poreira do curral...

    • De gente humilde nasceu meu boi Garantido...



    VALEU PAULINHO! SAUDAÇÕES AZULADAS PRÁ VC. SINTO SAUDADE DAQUELA ÉPOCA EM QUE VOCE IA APRESENTAR O PELADÃO E DEPOIS SE REUNIA COM OS PARINTINENSES NA CASA DE MEU PAI NO JAPIIM EM MANAUS (ALIÁS ISSO ACONTECIA TODOS OS FINAIS DE SEMANA) PARA FAZERMOS AQUELA FESTA ENCARNADA E AZUL ONDE PELO MENOS 300 PARINTINESES SE REUNIAM PARA CANTAR E BAILAR AS TOADAS DE PARINTINS,  COMO: NAZARÉ LEITÃO, MERCINHA, JOÃO DO CARMO, ADERALDO REIS,  MARCOS SANTOS, CHICO DA SILVA, SÉRGIO VIANA, ADELMO, CANDINHO, ARCANGELO, FLÁVIO ( os falecidos PELÉ, ODALEA E DOMINGOS) e tantos outros E QUE DEPOIS DE UM TEMPO PASSARAM A SE REUNIR COM FINS COMERCIAIS NO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA NA ICA PARA ANGARIAR FUNDOS PARA O BOI EM MANAUS E DEPOIS FORAM PAR A TVLANDIA E HOJE ESSA LOUCURA QUE É O SAMBÓDROMO.

    KEYNES BREVES, ESSA PARTE FINAL VC NÃO SABIA E O MOVIMENTO MARUJADA TEM  SUAS RAMIFICAÇÕES NESSAS FESTAS QUE O MEU PAI (UM PARINTINENSE PORRETA)  PROMOVIA NA FAIXA, PRECISAMOS REVER ESSA HISTÓRIA DO MM (TESTEMUNHAS NÃO FALTAM E TODAS DE PESO!).  VALEU!!!!!



                       DONA MARIA ANGELA FARIA, ARTHUR E CIDA





    Um comentário:

    1. meu pai e um dos de seus amigos foram um dos compositores de uma das toadas antológicas.

      voa voa passarinho ...

      ResponderExcluir