segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

COREOGRAFIA COMENTADA: SABEDORIA ANCESTRAL


COREGRAFIA COMENTADA:
"Sabedoria Ancestral"



NÃO SOU NENHUM ESPECIALISTA EM DANÇA.,  NEM QUERO TECER COMENTÁRIOS DA TÉCNICA DO DANÇARINO. MEU OBJETIVO É PERCEBER OS MOVIMENTOS ALIANDO À LETRA DA TOADA OBSERVANDO SE O CÓDIGO DO MOVIMENTO CONDIZ COM A TOADA.


AS COREOGRAFIAS REALIZADAS NO BOI-BUMBÁ DATAM DE POUCO MAIS DE 20 ANOS. SABE-SE QUE O BOI-BUMBÁ COMO DANÇA POPULAR NÃO SE LIMITA APENAS A UMA DANÇA ENSAIADA PORQUE COMO VÁRIAS TOADAS  DIZEM, BRINCAR O BOI-BUMBÁ É BRINCAR NO BAILADO DO DOIS PRÁ LÁ E NO DOIS PRÁ CÁ.

ANTIGAMENTE A DANÇA DAS TRIBOS SE LIMITAVAM A FORMA CIRCULAR OU SE FAZIA UM GRANDE ENCONTRO DE TRIBOS QUE BAILAVAM DE FRENTE UMA PRA OUTRA (DANÇA DABACURY - DANÇA DA FARTURA) EM FORMA DE ENCONTRO DE TRIBOS. 


QUEM CRIOU ESSA COISA DE COREOGRAFAR TRIBOS FORAM OS PRÓPRIOS JOVENS EM SEUS GRUPOS OBJETIVANDO SE DIVERTIR E DAR UM TOM ARTISTICO DE SHOW DE FORMA SINCRONIZADA E AS TRIBOS DOS BOIS QUE MUDARAM SEU FORMATO DE APRESENTAÇÃO DANDO UM SHOW A PARTE.


LEMBRO-ME DA COREOGRAFIA "PESADELO DOS NAVEGANTES'' QUE PRÁ MIM ERA UMA COREOGRAFIA MUITO PERFEITA E RETRATAVA MUITO BEM A LETRA DA TOADA E ERA MUITO DANÇADA NO BAR DO BOI DA TVLÂNDIA POR VÁRIAS GALERAS JOVENS.


LEMBRO-ME TAMBÉM QUE O BOI CONTRÁRIO COREOGRAFAVA O ''BAILADO CORRIDO'' (isso na década de 80) ONDE OS CABOCLOS VINHAM COM LAMPARINAS NO CHAPÉU DE PALHA, CALÇA PESCADOR BRANCA E CESTO NA COSTA, TERÇADO NA MÃO E PAULINHO FARIA DIZIA INTELIGENTEMENTE: São os caboclos voltando da roça!!!!

A VERDADE É QUE AS COREOGRAFIAS FEITAS EM GRUPO FIZERAM A CABEÇA DA GERAÇÃO JOVEM QUE PASSOU A GOSTAR DE BRINCAR DE BOI ATRAVÉS DAS COREOGRAFIAS ABSORVENDO A SUA LETRA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS CORPORAIS. ACHO QUE É AÍ QUE RESIDE A ACEITAÇÃO SOCIAL DA TURMA JOVEM PARA BRINCAR DE BOI ATRIBUINDO NOVOS INGREDIENTES À MOVIMENTOS DE COMO GOSTARIA DE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA.


ESSA COREOGRAFIA ''SABEDORIA ANCESTRAL'' É UMA FORMA DE DEMONSTRAR OS MOVIMENTOS DO CABOCLO AO CARREGAR UM PANEIRO DE MIRITI, UM PRATO PRÁ COMER UM PEIXE, O MODO DE SE MEXER UMA PANELA DE GOMA PRO TACACÁ, UM REMO E UMA CANOA PRÁ SINGRAR O RIO., ENTENDER O FORMATO DE UM FORNO DE BARRO, COMO O CABOCLO  SE SUSTENTA, COMO ELE AGE COM O SEU CHÃO, COMO ELE ESCOA A PRODUÇÃO.


TODOS OS GESTOS DO DANÇARINO REVELAM OS MOVIMENTOS DOS CABOCLOS NO SEU DIA A DIA, NO SEU TRABALHO, NO MEIO DO MATO, NO RIO, NO SEU TRABALHO.


ESSES GESTOS TERÃO UM EFEITO DEPENDENDO DA ROUPA E DAS INDUMENTÁRIAS  QUE  SERÃO UTILIZADAS CAUSANDO UM EXCELENTE VISUAL NÃO SOMENTE DE CORES, MAS DE MOVIMENTOS DEVENDO PORTANTO A ROUPA DO BRINCANTE ESTAR ADEQUADA PARA OS MOVIMENTOS DA COREOGRAFIA.


RESTA SABER SE ESSA COREOGRAFIA É APENAS PARA ANIMAR O BAR DO BOI E OS ENSAIOS EM PARINTINS OU SE DE FATO SERÁ FEITA ALGUMA APRESENTAÇÃO DOS DANÇARINOS QUE REPRESENTAM OS ARTESÃOS VESTIDOS A CARÁTER EM  ALGUMA APRESENTAÇÃO.


ASSIM, A PRESENTE COREOGRAFIA DÁ O SEU RECADO MUITO RICO EM GESTOS, EXPRESSÃO CORPORAL, ESTÉTICA E ÉTICA CABOCLA  E DEVERÁ ANIMAR MUITO OS AMANTES DE DANÇAS COREOGRAFADAS.


SE O CORPO É INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E POSSUI UMA LINGUAGEM PRÓPRIA, UMA LINGUAGEM QUE PODE SER CONSIDERADA POPULAR,  A COREOGRAFIA ATINGIU SEU OBJETIVO ALÉM DE TRANSMITIR UM BELO BAILADO ESTÉTICO FEITO POR UM CABOCLO QUE NÃO DOMINA TODA UMA TÉCNICA DE DANÇA COMO COREÓGRAFO PROFISSIONAL, MAS QUE CRIA UMA FORMA DE COMUNICAR EM GESTOS AS LETRAS DAS TOADAS DE SEU BOI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário