sábado, 25 de fevereiro de 2012

CAPRICHOSO MATA A SAUDADE DOS PARINTINTINS COM O BOI DE RUA


O AZUL E BRANCO É DO POVO, A PORONGA NÃO PODE APAGAR!


No final de década de 80 já bem no inicio da década  de 90 paticipei de uma espécie de boi de rua em Parintins., na verdade era uma passeata no dia 28 de Junho onde todos os torcedores e visitantes eram chamados para conhecer como o boi brincava na ruas de Parintins. Uma das toadas era essa:

Alô, vou desfilando na cidade
O meu boi é da mocidade
É boi bonito de verdade
Alô morena vem ver
Vem ver prá acabar de crer - bis

Foi um momento muito bonito, de grande emoção quando as toadas mexiam mais com o saudosismo, com a alma do torcedor com a batida cadenciada  das caixinhas e  dos tambores.

O Caprichoso ia até o limite da Rua Cordovil, lugar onde este também brincou muito ao som de várias toadas antigas e novas e seguia nas demais ruas até chegar no seu curral.


Momento esperado pelos torcedores do Caprichoso que acontecerá no próximo dia 4 de Março quando o Caprichoso vai às ruas de Parintins e dança na frente das casas de seus admiradores onde CURUMINS e CUNHANTÃS  fazem a festa


Importante observar que antigamente a aparição do Boi Caprichoso ficava restrita aos ensaios dessa brincadeira  porque o boi em Parintins começava os ensaios logo após a semana santa em respeito ao período da quaresma que é um período para recolhimento, reflexão e terminava logo após a Festa de Nossa Senhora do Carmo com a matança do boi Garantido e a fuga do Boi Caprichoso.


As ruas de Parintins são do Boi Caprichoso como o céu é do avião. 
TODO MUNDO QUER SER TRIPA DE SEU BOI


Nos dias atuais com o crescimento da festa, com os interesses econômicos da cidade., com a profissionalização dos artistas que são chamados a prestar seus serviços em todo o Brasil.,  com os eventos realizados em Manaus como o BOI MANAUS e o CARNABOI, ESCOLAS DE SAMBA DE TODO O  BRASIL., o Boi de Parintins na verdade,  A FESTA DO BOI-BUMBÁ começa praticamente 8 meses antes do Festival sob a influência também do Festival de Toadas realizado em Parintins.


Mais do que nunca nos dias de hoje criou-se mais uma evento paralelo que é a gravação dos DVDs ao vivo, o que de fato impulsiona a economia da cidade e causa um acesume nos brincantes que querem fazer eventos superiores ao do outro boi para se projetarem melhor.


Prá mim, essa é uma das vantagens desses eventos em Parintins, pois faz com que quem goste de boi vá até a cidade de Parintins, pois é ali QUE SE BRINCA DE BOI, É ALI QUE SE RESPIRA A CULTURA DO LUGAR e é o lugar ideal para os eventos, pois é lá que está enraizada a cultura popular, a verdadeira história dos bois e propicia uma participação mais efetiva do filho da terra.


Houve uma época em que se cogitou até QUE O BOI DE PARINTINS ESTAVA SE MUDANDO PARA MANAUS, mas na verdade não era nada disso, pois A COLÔNIA PARINTINENSE EM MANAUS É  DISCUNFORME DE GRANDE E A BRINCADEIRA SÓ SE TORNOU UM EVENTO NO CALENDÁRIO TURÍSTICO DA CIDADE DE MANAUS PELA CAPACIDADE DOS PARINTINESES EM FAZER FESTAS E PELO TALENTO DESTES. AFINAL, UMA CIDADE QUE PROJETOU CHICO DA SILVA NO CENÁRIO NACIONAL E TINHA COMO FILHOS ILUSTRES  O JORNALISTA BENÉ GÓES, WANDER GÓES NO JORNAL A CRITICA, ALÉM DE ALGUNS QUE ESTAVAM INICIANDO COMO MARCOS SANTOS E O POPULAR JJ LÓGICO QUE O BOI DE PARINTINS SE PROJETARIA EM MANAUS DE FORMA GRANDIOSA COMO É GRANDIOSA A SUA FESTA MAIOR.


RUAS DE PARINTINS - UM MAR AZUL!!

Assim mediante tantos eventos e a projeção da festa se fez cumprir uma profecia de um jornalista de Manaus que há mais de 20 anos publicou na manchete de um jornal: "AGORA NO AMAZONAS, TUDO VAI ACABAR EM BOI". De fato, tudo passou a girar e até nos dias atuais gira em torno do Boi, esse boi que é A SINTESE DA AMAZÔNIA, um boi que mostra o seu povo com um grau de complexidade incrível, POIS DENTRO DA FESTA TEM OUTRAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ONDE O BOI É O CARRO CHEFE, mas que acima de tudo quer mostrar o seu valor como pessoa, como portador de uma cultura própria dentro de uma cultura nacional variada e que respeita a diversidade.


Neste primeiro BOI DE RUA não faltarão  caravanas de Manaus, das cidade do interior e demais cidades vizinhas do Estado do Pará que com certeza inundarão a cidade de Parintins na cores azul e branca mostrando essa força azul da galera do Caprichoso.

Assim, esse evento denominado BOI DE RUA ressurge objetivando resgatar a brincadeira antiga do Boi e para agregar-se aos demais eventos já citados colocando o Boi Caprichoso na linha de frente rumo à vitória já que em pleno mês de março o Caprichoso desafia o contrário para brincar no seu local de origem que são as ruas de Parintins.


Uma das figuras do BOI DE RUA é o LAMPARINEIRO, pois O BOI CAPRICHOSO BRINCAVA NAS RUAS DE PARINTINS ALUMIADO PELA LAMPARINA, PELOS MURRÕES ACESOS já que antigamente não havia luz elétrica 24 horas na cidade.


LAMPARINEIROS TRAZENDO O BOI CAPRICHOSO NAS RUAS DE PARINTINS EM ALUSÃO À ÉPOCA EM QUE OS BOI BRINCAVAM SOB A LUZ DA LAMPARINA


O BOI CAPRICHOSO tinha um personagem de nome LIOCA que na verdade era um brincante folcloricamente conhecido que perguntavam prá ele., LIOCA DE QUE VOCE VAI BRINCAR NO BOI., ENTÃO ELE RESPONDIA: VOU BRINCAR DE LAMPARINA.


Tal resposta deu origem a uma TOADA no ano de 1988 ou 1989 que era assim:


TRAZENDO A CHAMA DA PAZ
ENCHENDO MEUS OLHOS DE ESPERANÇA
EM CADA RUFAR DO TAMBOR
CLAREANDO MINHA INFÂNCIA
SONHOS DE UM SONHADOR

ALUMIA O TERREIRO LIOCA
PARA O BOI CAPRICHOSO DANÇAR
PÕE MURRÃO NA LAMPARINA
QUE A MORENA QUER BAILAR - BIS

VAI BAI BAILANDO, EMBALANDO, ENCANTANDO
SONHO DE UM SONHADOR.

Brincar de Boi à luz de Lamparina era uma necessidade da época até porque não havia luz elétrica disponível por 24 horas na cidade, mas nem por isso a brincadeira deixava de existir mantendo-se até nos dias atuais pela força do Parintinense., por isso que CHICO DA SILVA DISSE NA POESIA OS PESCADORES:  VESTE A FANTASIA DE NOVO, O AZUL E BRANCO É DO POVO, A PORONGA NÃO PODE APAGAR" numa nítida alusão à época das lamparinas porque enquanto houver uma poronga, uma lamparina acesa a festa nunca deixará de existir.


É que quem é Caprichoso de verdade sente saudade de seu boi o ano todo e não se cansa de cantar:


Chega já meu boi
Vem matar a saudade
Chega já meu boi
Que eu já quero bailar

Eu quero bailar prá ti
Pois eu sei que tú bailas para mim
Chega já meu bumbá Caprichoso
Prá matar a saudade dos Parintintin.


CAPRICHOSO BRINCA AO REDOR DA FOGUEIRA JUNTO COM PAI FRANCISCO

Parintins se enfeita de azul e branco, no domingo (04) para receber o Boi Caprichoso que com certeza sairá às ruas arrastando uma multidão no domingo à noite e que com certeza entrará pela madrugada brincando de boi. A festa que poderá sair do Curral Zeca Xibelão ou da Francesa onde os torcedores se concentrarão, terá Junior Paulain, Edilson Santana e David Assayag aquecendo a galera.

Podem ter certeza que não faltarão sátiras ao boi contrário durante o trajeto. Não faltarão toadas antigas   e as mais recentes.,  Triciclos enfeitados  com toda certeza conduzirão caixas de som e gente feliz onde se misturarão junto às crianças, jovens e adultos.

A estrela da festa, o Boi Caprichoso com certeza será conduzido pelo Tripa Marquinhos, e sairá garboso e  rodeado de vaqueiros, juntamente com Pai Francisco e Catirina, gigante, dona Aurora e será alvo de homenagens dos torcedores que com toda certeza acenderão fogueiras, enfeitarão suas  casas com badeirolas, faixas e balões para saudar o Touro Negro. Com certeza o Caprichoso que esse ano dá viva à cultura popular não deixará de visitar seus antigos padrinhos.



OS VAQUEIROS COM OS CAVALINHOS TAMBÉM NÃO FALTARÃO


O Imperador David Assayag deverá ir  junto a Marujada de Guerra e caminhará pelas ruas acompanhado de Edilson Santana e Junior Paulain que cantarão toadas antológicas, de desafio ao contrário como a nova toada APLICA PETHÉ, BOI BEGE, TOADA DA PIRAPITINGA,     CONTRÁRIO PÁVULO, com chance de cantar outras toadas antológicas e as toadas do Cd VIVA A CULTURA POPULAR que é um dos  mais acessados e que já embalou a nação azul e branca com record de acesso junto ao site do Boi Caprichoso.


O evento também com certeza servirá de cenário para a gravação do documentário que o Caprichoso irá produzir para comemorar o  CENTENÁRIO DO TOURO NEGRO onde se faz necessário o máximo de informações para que o mesmo seja um documentário bastante rico em infirmações e cultura. 

 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário