quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O MODERNISMO NO CARNAVAL DA ESTÁCIO DE SÁ EM 1982 - NOSSA HOMENAGEM AO FOLCLORISTA MÁRIO DE ANDRADE

PAULICÉIA DESVAIRADA

(ESTÁCIO DE SÁ)

Eu vi (ai meu Deus eu vi)
O arco-íris clarear
O céu da minha fantasia
No brilho da Estácio a desfilar
A brisa espalha no ar
Um buquê de poesia
Na Paulicéia desvairada lá vou eu
Fazer poemas, e cantar minha emoção
Quero a arte pro meu povo
Ser feliz de novo
E flutuar nas asas da ilusão

Me dê, me dá, me dá, me dê
Onde você for eu vou com você

Lá vem o trem do caipira
Prum dia novo encontrar
Pela terra, corta o mar
Na passarela a girar
Músicos, atores, escultores
Pintores, poetas e compositores
Expoentes de um grande país
Mostraram ao mundo o perfil do brasileiro
Malandro, bonito, sagaz e maneiro
Que canta e dança, pinta e borda e é feliz
E assim transformaram os conceitos sociais
E resgataram pra nossa cultura
A beleza do folclore
E a riqueza do barroco nacional

Modernismo movimento cultural
No país da Tropicália
Tudo acaba em carnaval...


ESTAMOS  EM PERÍODO PRÉ-MOMESCO ONDE O CARNAVAL BRASILEIRO TOMA CONTA DE TODO O PAIS COM AS MAIS VARIADAS FORMAS DE EXPRESSÃO DA ALEGRIA DO NOSSO POVO NA SEGUNDA-FEIRA E TERÇA-FEIRA GORDA DE CARNAVAL ATÉ A CHEGADA DA QUARTA-FEIRA INGRATA.

NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MANAUS, RIO GRANDE DO SUL AS ESCOLAS DE SAMBA DÃO UM SHOW A PARTE E NARRAM ENREDOS HISTÓRICOS, SOCIAIS, POLITICOS, ECONÔMICOS QUE FALAM DA VIDA E NOSSO POVO, NOSSA FORMAÇÃO CULTURAL E NOSSO DIA-A-DIA.





JÁ QUE ESTAMOS NAS COMEMORAÇÕES DOS 90 SEMANA DA ARTE MODERNA,CONHECIDA COMO SEMANA DE 22 OU O MOVIMENTO DENOMINADO "modernismo" QUERO COMPARTILHAR COM TODOS VOCÊS  ESSE VIDEO EM QUE A ESCOLA DE SAMBA ESTÁCIO DE SÁ HOMENAGEOU OS 70 ANOS DESSE MOVIMENTO CULTURAL MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA CULTURA ONDE MÁRIO DE ANDRADE SE REVELOU UM ADMIRADOR DO FOLCLORE E O REVELOU PRA O BRASIL, ONDE TARSILA DO AMARAL GANHA NOTORIEDADE COM SEUS QUADROS  E A ARTE BARROCA TAMBÉM GANHA DESTAQUE PARA O BRASIL E O MUNDO ALÉM DO MOVIMENTO TROPICALISTA QUE TRANSFORMOU A NOSSA MÚSICA.,  VEJAMOS:



MÁRIO DE ANDRADE FOI UM DOS ESCRITORES QUE PROJETOU MUITO O FOLCLORE BRASILEIRO, VALE A PENA SABER ALGO SOBRE ELE EM MEIO A TANTOS ESCRITORES QUE COLOCARAM O BRASIL NO TOPO DA LITERATURA MUNDIAL. PRÁ NÓS QUE AMAMOS O FOLCLORE E AS LENDAS DA AMAZÔNIA, VALE A PENA CONHECER SOBRE ESTE GRANDE HOMEM QUE  NARRA EM UMA DE SUAS OBRAS QUE AS INDIAS AMAZONAS ERAM INDIAS HERDEIRAS DA CIDADE GREGA DA CAPADÓCIA. ESSAS INDIAS AMPUTAVAM O SEIO PARA MELHOR FLECHAREM. Vejamos  quem foi Mário de Andrade amparado pelas informações do site clickeducação.com.br


     Mário de Andrade (1893-1945)


O escritor paulista, autor de livros como Macunaíma, não se considerava um folclorista, mas um apaixonado pelo tema. Seu maior interesse era a música – é considerado um dos primeiros musicólogos brasileiros –, principalmente os ritmos nordestinos. Apesar disso, Mário de Andrade incentivou todo o Brasil para o estudo e pesquisa científica do folclore.

Descobrimento do Brasil

Em 1924, Mário de Andrade realizou sua 'Viagem do Descobrimento do Brasil', visitando as cidades históricas de Minas Gerais. Em 1927, fez sua primeira viagem etnográfica, ou seja, em busca de informações sobre os costumes e cultura regionais, percorrendo o Amazonas e o Peru. Essa pesquisa resultou no lançamento da obra O turista aprendiz. Um ano depois, realizou sua segunda viagem etnográfica, dessa vez ao Nordeste brasileiro. O objetivo? Pesquisar os ritmos nordestinos, que tanto o encantavam.


Centro de pesquisas folclóricas

Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo entre 1937 e 1938, Mário de Andrade incentivou e orientou as primeiras expedições científicas do folclore brasileiro. Entre os temas pesquisados na ocasião estavam os tabus alimentares (superstições e crendices), a cura do tersol pelo anel e a origem e as características de algumas danças. Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore de São Paulo e o Centro de Pesquisas Folclóricas, primeiro museu de folclore de São Paulo. Em 1946, os pesquisadores do Centro publicaram em jornais paulistas um questionário sobre mitos. A pesquisa conseguiu reunir 33 mitos, com numerosas variantes, entre eles o da Mãe de Ouro, da Porca dos Sete Leitões, do Curupira, da Caipora e do Boitatá. Dois anos depois, a entidade promoveu um questionário sobre festas religiosas em São Paulo. Entre as obras de Mário de Andrade sobre folclore estão: Ensaio sobre música brasileira, Danças dramáticas no Brasil e Música de feitiçaria no Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário