segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A HISTÓRIA DO GRANDE TUXAUA




EM TERMOS DE BOI-BUMBÁ DE PARINTINS, DE CULTURA AMAZÔNICA E CABOCLA SOU FAVORÁVEL QUE FAÇAMOS DE TUDO PARA QUE  AS PESSOAS SAIBAM  E CONHEÇAM AQUILO QUE CANTAM, AQUILO QUE VÊEM, AQUILO QUE OUVEM POR MEIO NA NARRATIVA, AQUILO QUE APRENDEM POR MEIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E NA INFORMALIDADE. INFELIZMENTE O HOMEM É MUITO VISUAL E PRECISA MERGULHAR EM UMA LEITURA MAIS APROFUNDADA PARA COMPREENDER AS COISAS QUE SE EXPRESSAM POR MEIO DE ALEGORIAS, NARRATIVAS E POESIAS.


NOSSA FESTA TEM UMA RIQUEZA MUITO COMPLEXA, TEM DETALHES, TEM COISAS PLENAMENTE JUSTIFICÁVEIS QUE NÃO SERÁ UMA CRÍTICA DE UM PESQUISADOR, CIENTISTA, FOLCLORISTA (principalmente aqueles que são saudosistas descabidos ou defendem o uso de uma cartilha prá cultura nacional) QUE IRÁ DESMERECÊ-LA.
ACHO IMPORTANTE PORQUE SEMPRE CONSIDEREI O FESTIVAL UM RECURSO PEDAGÓGICO DETENTOR DE UMA MENSAGEM DE INCULTURAÇÃO MUITO FORTE. DAÍ O PORQUE CRIAMOS ESSE BLOGGER OBJETIVANDO CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO DA NOSSA BRINCADEIRA QUE ENCANTA A TODOS PELO SEU GIGANTISMO, PELA SUA ESTÉTICA, MAS QUE PRECISA SER ENTENDIDA, ABSORVIDA E NÃO APENAS SER COMPARADA COM OUTROS EVENTOS COM MUITA ESTÉTICA E GLAMOUR. AS PESSOAS PRECISAM ENTENDER QUE PRÁ MAIORIA DO POVO PARINTINENSE ESSE BOI AINDA RESPIRA MUITA VIDA. 


MUITO SE FALA EM CURRAL ZECA XIBELÃO, PORÉM QUASE NINGUÉM SABE QUEM FOI ESTE CABOCLO. XIBELÃO FOI HOMENAGEADO NO BUMBÓDROMO DE PARINTINS COM ESSA BELA TOADA, VEJAMOS A LETRA:

O PRIMEIRO TUXAUA PARTIU
NUM CAPACETE ALADO SUBIU
FOI PARA O CÉU TODO AZUL
JUNTAR-SE AOS SEUS ANCESTRAIS
FUMAR CAXIMBO DA PAZ
COM NOSSO DEUS CRIADOR
MINHA GALERA CHOROU
MAS VAI ENXUGAR O SEU PRANTO
NA CAMISA AZUL E BRANCA
NO CAPECETE ESPELHADO
NO PASSO CADENCIADO
QUE XIBELÃO ENSINOU

VIVI ESSE GRANDE MOMENTO EM MINHA VIDA NO BUMBÓDROMO DE PARINTINS NA DÉCADA DE 80 CANTANDO NA GALERA DO CAPRICHOSO ESSA BELA TOADA EM HOMENAGEM AO SENHOR JOSÉ MONTEIRO DE SOUZA, CONHECIDO POPULARMENTE COMO “ZECA XIBELÃO” E QUE O CAPRICHOSO ORGULHOSAMENTE POR RECONHECER O MÉRITO DESTE BRINCANTE FEZ UMA HOMENAGEM AO DAR O NOME DESTE GRANDE TUXAUA, O PRIMEIRO DO BOI CAPRICHOSO AO SEU CURRAL QUE É O LOCAL ONDE O CAPRICHOSO REALIZA SEUS ENSAIOS SENDO ASSIM UM PONTO TURISTICO MUITO VISITADO NO FESTIVAL E FORA DA ÉPOCA DO FESTIVAL.
OS TUXAUAS SÃO FIGURAS QUE DEMONSTRAM A LIDERANÇA DOS CHEFES DAS TRIBOS, A LIDERANÇA DOS MORUBIXABAS. SÃO CHEFES ADMINISTRATIVOS DIFERENTE DOS PAJÉS QUE SÃO CHEFES ESPIRITUAIS.

EM PARINTINS, OS TUXAUAS REPRESENTAM A GRANDEZA DE NOSSA CULTURA INDIGENA POR ISSO ELES SE VESTEM COM ROUPAS MONUMENTAIS COM BASTANTE RIQUEZA DA FLORESTA COMO: A JUTA, O TIPITI, O ABANO, A MALVA, A JARINA, AS FIBRAS DE ARUMÃ, OS PEIXES EMPALHADOS ENFIM, TODA A NATUREZA MORTA DA FLORESTA INCLUINDO A ARTE PLUMÁRIA.

A TEMÁTICA DOS TUXAUAS REPRESENTAM TODA A RIQUEZA DAS NAÇÕES INDIGENAS TANTO VEGETAIS COMO MINERAIS  E O ARTESANATO CABOCLO ESTANDO PRESENTE AÍ UM FATO FOLCLÓRICO INTERESSANTE JÁ QUE O COMPONENTE DA CRIATIVIDADE, DA INFORMALIDADE E DA ESPONTANEIDADE SE FAZEM PRESENTE POR MEIO DA MANIPULAÇÃO DESTES PRODUTOS EXTRAIDOS DA FLORESTA, DESTES PRODUTOS REGIONAIS.

OS TUXAUAS PARA QUEM CONHECE BEM O FESTIVAL DE PARINTINS DEMONSTRAM EM UMA LEITURA IDEOGRÁFICA., UMA TEMÁTICA CABOCLA E INDIGENA QUE INTERAGEM DE FORMA BASTANTE DINÂMICA VALORIZANDO A FIGURA DO HOMEM DA TERRA, O CABOCLO, O INDIO EM TODOS OS SEUS MOMENTOS DESDE OS MOMENTOS MAIS PRIMITIVOS AOS DIAS ATUAIS.

O CAPACETE DE TUXAUA MAIS FAMOSO DE XIBELÃO, QUE TINHA UMA CONOTAÇÃO RELIGIOSA FOI  CONSIDERADO GIGANTE PARA A ÉPOCA E  NÃO ESCANDALIZOU A IGREJA QUE SEMPRE VIU NO BOI DE PARINTINS UMA FORMA DO POVO EXTERNAR O SEU AGRADECIMENTO POR TUDO O QUE A MESMA FEZ PELO SEU POVO E PELAS GRAÇAS QUE NOSSA SENHORA DO CARMO DERRAMA SOBRE ESTE SÁBIO POVO.

ZECA XIBELÃO ERA AZUL E BRANCO POR INTEIRO ASSIM COMO SUA FAMÍLIA., ERA PRIMO DOS  RADIALISTAS RUBEN DOS SANTOS (EX-PRESIDENTE DO CAPRICHOSO) E MARCOS SANTOS (APRESENTADOR DO CAPRICHOSO POR PELO MENOS 6 ANOS) E EM UM DE SEUS CAPACETES DE TUXAUA NO SEU BOI AMADO, HAVIA A IMAGEM DA PADROEIRA DE PARINTINS, NOSSA SENHORA DO CARMO.

DETENTOR DE  UM BAILADO CADENCIADO, BRINCAVA O BOI COM LEVEZA POR ISSO NA POESIA ACIMA SE DIZ QUE ELE SUBIU PARA O CÉU TODO AZUL EM UM CAPACETE ALADO.

INTERESSANTE COMO O POETA MISTURA AS CRENÇAS NA TOADA SEM PERDER A RELIGIOSIDADE DE XIBELÃO QUE ERA CATÓLICO E FAZ UMA MISTURA DE CRENÇAS, MAS QUE FICA BELO SEM QUE SE DISCUTA DOUTRINAS. NA POESIA DIZ QUE ELE FOI PARA O CÉU TODO AZUL JUNTAR-SE AOS SEUS ANCESTRAIS E FUMAR CAXIMBO DA PAZ COM NOSSO DEUS CRIADOR. DESTA FEITA O POETA QUIS DIZER QUE XIBELÃO QUE ERA UM HOMEM DE PAZ FOI PARA O CÉU VIVER A DIREITA DE DEUS PAI ONDE NÃO SENTE NEM CHOROS E NEM GEMIDOS COMO DIZ A FÉ CRISTÃ.

OUVE-SE FALAR MUITO QUE RONALDO BARBOSA É O RESPONSÁVEL PELA INTRIDUÇÃO DA INDIO NA NOSSA BRINCADEIRA, MAS OS REGISTROS NÃO MENTEM PORQUE ZECA XIBELÃO É TAMBÉM  NO FESTIVAL DE PARINTINS UM DOS RESPONSÁVEIS PELA INTRODUÇÃO DE ELEMENTOS INDIGENAS NA FESTA, ELEMENTOS ESTES MUITO CRITICADOS PELO CONTRÁRIO, MAS QUE AOS POUCOS FOI ACEITO E COPIADO PELO MESMO. RONALDO É SIM O MAGO DAS TOADAS INDÍGENAS TENDO TODOS OS MÉRIITOS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS.

AS ROUPAS INDIGENAS DE XIBELÃO TINHAM MAIS ELEMENTOS DE APACHE DA AMÉRICA DO NORTE DO QUE ELEMENTOS DE INDIOS BRASILEIROS., MAL SABIA ELE QUE AS PESQUISAS ANTROPOLÓGICAS E ARQUEOLÓGICAS AVANÇAVAM PARA NUM MOMENTO MAIS RECENTES DESCOBRIRIAM QUE NA AMAZONIA HÁ RAMIFICAÇÕES DE INDIOS DESCENDENTES DOS OMÁGUAS, DOS APACHES FORMANDO UMA SOCIEDADE COMPLEXA., POIS OS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS NÃO MENTEM DEMONSTRANDO QUE A AMAZÔNIA ERA UMA ROTA PARA ELES QUE TAMBÉM PASSAVAM PELOS POVOS INCAS NOS ANDES.

VEJA QUE NA POESIA SE FAZ PRESENTE A FÉ CRISTÃ ABSORVIDA PELO CABOCLO EVANGELIZADO PELA RELIGIOSIDADE POPULAR E A FÉ DOS POVOS INDIGENAS EM SEUS DEUSES.

ESTE FATO CULTURAL E FOLCLÓRICO VEM MOSTRAR A RELAÇÃO DO PARINTINENSE COM A IGREJA CATÓLICA TÃO IMPORTANTE NO INCENTIVO E NO RESPEITO À CULTURA POPULAR COMO FORMA DE EVANGELIZAÇÃO E NO RESPEITO À DIVERSIDADE QUE SEMPRE FOI UMA BANDEIRA DA IGREJA.

MAIS UMA VEZ A IGREJA CATÓLICA SE FAZ PRESENTE NA CULTURA PARINTINENSE E NA VIDA DE XIBELÃO SENDO QUE O PRIMEIRO TUXAUA DO CAPRICHOSO GANHOU O APELIDO (XIBELÃO) DO GRANDE BISPO DOM ARCÂNGELO CÉRQUA, POR TER UM ROSTO ARREDONDADO, COM A APARÊNCIA DE QUEM SE ALIMENTA DE XIBÉ, ALIMENTO PREPARADO À BASE DE FARINHA DE MANDIOCA.

DOM ARCANGÊLO CÉRQUA, O BISPO INESQUECÍVEL DE PARINTINS É AUTOR DO AGORA HINO OFICIAL DO MUNICIPIO DE PARINTINS QUE DEU MUITAS DISCUSSÕES, PORÉM SENDO ESTE HOMEM DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A CULTURA PARINTINTIN TODOS OS SETORES COERENTES E PREOCUPADOS COM O REFERENCIAL HISTÓRICO E CULTURAL DESTE MUNICIPIO QUE RESPIRA CULTURA TANTO O BOI CAPRICHOSO COMO O CONTRÁRIO VOTARAM PELA OFICIALIZAÇÃO DO MESMO NESTE ANO DE 2012 NA CÂMARA DE PARINTINS.

A RÉPLICA DO CAPACETE DE XIBELÃO COM O TITULO  "A EXALTAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO" FOI MOTIVO DE HOMENAGENS PELO BOI CAPRICHOSO EM 2002 SENDO CONFECCIONADO PELO ARTISTA OTÁVIO MUNIZ, AJUDANTE DE XIBELÃO EM UM EVENTO QUE HOMENAGEOU MUITAS FIGURAS DO BOI CAPRICHOSO QUE CONTRIBUIRAM PARA O ENGRANDECIMENTO DO EVENTO.


VAMOS FICAR DE OLHO PORQUE O BOI CONTRÁRIO SEM UMA JUSTIFICATIVA COERENTE TENTA A CADA DISCUSSÃO DO REGULAMENTO ABOLIR DE VEZ O JULGAMENTO DESSE QUESITO "TUXAUA" E QUE O ITEM PERMANEÇA SEM NECESSIDADE DE JULGAMENTO. O BOI CAPRICHOSO ACHA UM AFRONTA À TRADIÇÃO E POR ISSO NÃO ACEITA TAL PROPOSTA DO CONTRÁRIO.





















                                                             



































Nenhum comentário:

Postar um comentário