sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O DISCURSO ECOLÓGICO DOS BOIS DE PARINTINS

1992 - As imagens dos videos abaixo datam de 20 anos quando a Rede Amazônica de Televisão transmitia o Festival pelo Amazon Sat. 

Sem sombra de dúvidas, foram momentos mágicos de muita alegria de um forte apelo ecológico por parte do Boi Caprichoso abrangendo questões sociais, politicas, étnicas. O contrário se voltou prá uma temática mais cabocla, indigena e regionalista sem tanto apelo ecológico.

Frise-se que nessa época não havia os metais e nem os instrumentos como órgão., era tudo na base da CAIXINHA, do TAMBOR. Na transmissão se percebe bem mais a batida do tambor sem os comentários excessivos que hoje se faz nas transmissões prejudicando o entendimento por parte do telespectador.

O amo do Boi Caprichoso era o CUMPADRE MACHADO e o encerramento era bem mais longo abrindo possibilidade para se brincar mais com a galera e ser mais pé no chão, dava bastante tempo pro brincante interagir com a galera, brincar mesmo. Talvez pelo tempo que era de 3 horas de apresentação ao contrário que nos dias de hoje são apenas 2 horas e meia fazendo o boi acelerar no bumbódromo. 

Vez por outra sugem idéias absurdas de redução do tempo, geralmente por pessoas que nada tem a ver com a festa e que dão essa idéia para satisfazer seus interesses, (ex: patrocinadores que transmitem o evento).

Penso que os bois tem que ter uma autoridade maior sobre a festa prá que esses intereses externos não prejudiquem o evento, especialmente prá quem é filho da terra e vive a tradição.

Gosto muito de ver os videos antigos para fazer comparações respeitando cada época, cada momento, cada geração sem cair naquele saudosismo de achar que antigamente era melhor, pois como disse cada época é uma epoca, cada geração é uma geração, mas temos que ter o referencial sim para constuirmos um novo bem articulado e coerente com a cultura verdadeira.

A toada desse encerramento com a veaueirada, tuxauas e itens era PLANETA AZUL (José Carlos Portilho) que era mais ou menos assim:

O MUNDO PAROU, REFLETIU E SENTIU
A NECESSIDADE DE ZELAR PELO PLANETA
A HUMANIDADE DEU AMOR À INSENSATEZ
E A ECOLOGIA AO PROGRESSO DEU A VEZ
E A ECOLOGIA AO PROGRESSO DEU A VEZ

QUEM CLAMA É A VOZ DO POVO
DESPERTANDO AO MUNDO INTEIRO
NO CENTRO DA GRANDE AMAZÔNIA
QUEM CHORA É O INDIO GUERREIRO - BIS
 
ALÔ, ALÔ TIO SAM
VEM CONSEVRSAR COMIGO
EU NÃO MEREÇO CASTIGO
PRÁ VIVER MEU AMANHÃ - BIS

EU QUERO MEU PLANETA AZUL
A MATA E O CÉU GLORIOSO
EU QUERO ALEGRIA NO MUNDO
E FESTA DO BOI CAPRICHOSO

Eu acho essa mensagem ecológica do Boi de Parintins muito importante onde o próprio caboclo em forma de poesia fala que quer decidir o seu amnhã, onde ele também usa e abusa de seus termos indigenas e caboclos para mostrar quem é de fato colocando prá fora  todo o seu sentimento cultural.

O caboclo e o indio não destroem a natureza, eles vivem da mesma sem causar mal algum porque eum destrói são os interesses dos países ricos e suas multinacionais. Antigamente, nessa época dessa toada o caboclo era o vilão da história e  nessa época o Estado não tinha politicas públicas voltada para os povos da floresta como BOLSA FLORESTA, DEFESO. Todas essas coisas forma conquistadas a passos largos e que com certeza o Festival de Parintins contribuiu com isso pela sua mensagem ecológica.

O sonho de um Planeta Azul é o sonho de toda humanidade comprometida com o meio ambiente sadio e equilibrado, mas infelizmente esse planeta azul prá muitas nações dependem de acordos internacionais como O PROTOCOLO DE KYOTO onde nações ricas não querem assinar com medo de se comprometerem porque são países que mais poluem o mundo e tem medo de págar caro caso não cumpram o protocolo que tem penalidade duras.

O planeta azul sonhado pelo poeta só terá sentido se houver festa do Boi Caprichoso, esse boi ecológico, preservacionista, caboclo, indígena, ambientalista, plural, multicultural, antropológico, folclórico que retrata através de sua arte a magia dos povos da floresta.

Mais belo ainda desse video do Caprichoso e ouvir o Amo do Boi com seu linguajar tipicamente caboclo recheado de "X" colocando o verso:

ESSE É O INDIO GUERREIRO
COM SEU BAILADO FACEIRO
TRAZENDO O ARCO NO PEITO
DA SANTA CLARA TRADIÇÃO.
VERDADEIRO PÉ NO CHÃO,
CAPRICHOSO É O CAMPEÃO
TODO MUNDO JÁ CONHECE
CAPRICHOSO É O CAMPEAO.

OUTRO MOMENTO EMOCIONANTE DO VIDEO É VER O ARTISTA JUAREZ LIMA SENDO HOMENAGEADO EM CIMA DO JACARÉ-AÇÚ SENDO CARREGADO PELOS INTEGRANTES DO CAPRICHOSO ALÉM DO PAJÉ WALDIR SANTANA VIR EM CIMA DA COBRA GRANDE.



O VIDEO ABAIXO MARCA O ENCERRAMENTO DO BOI GARANTIDO CANTANDO UMA TOADA QUE EU GOSTO MUITO:

NOSSO BOI TAÍ, 
CHEGOU LEVANTANDO A GALERA,
BOI GARANTIDO, DA BAIXA DO SÃO JOSÉ.
ESSE BOI IRMÃO, MORA NO MEU CORAÇÃO,
VEM BRINCAR DE BOI,
VEM PRÁ SER O CAMPEÃO.

ILHA TUPINAMBARANA, 
TÚ TENS O ENCANTO TÃO LINDO PRÁ DAR
MAS O MEU BOI GARANTIDO 
CARREGA COM ELE O SEU PATUÁ.

A NOSSA MORENA MAIS BELA
BAILA COMIGO, COR DA PERFEIÇÃO
SE LIGA POVO DO CONTRÁRIO
QUE EU VENHO PRÁ SER O CAMPEÃO - BIS

BOI CAMPÃO, BOI CAMPEÃO
EU VENHO PRÁ SER O CAMPEÃO!!!


Ocorre que esse ano o Boi Garantido perdeu do Boi Caprichoso sendo que também nesse ano a Boi juntamente com o seu tripa caiu de uma forma bem brusca e na passeata da vitória não faltou paródia, como: NOSSO BOI CAIU DE CARA PRÁ SUA GALERA...

Interessante nessas imagens e vocês podem observar O BOI GARANTIDO TINHA MUITAS MARCAS CINZAS NO SEU CORPO. Prá quem fala que o Boi Caprichoso sofre de crise de identidade, está aí uma prova de que o Boi Garantido também passa por isso, pois há muitas marcas cinzas no seu corpo. O torcedor mais fanático diria até que SERÀ QUE O CONTRÁRIO TOMOU O REMÉDIO DO MICHAEL JACKSON PRÁ FICAR BRANCO? 

Na época diziam que o Garantido era assim de tanto o Caprichoso montar nele. rsrsrsrsrsr  (TAL AFIRMAÇÃO É LOGICO QUE É UMA BRINCADEIRA E FAZ PARTE DA DISPUTA). 

Brincadeira a parte, esse encerramento foi bastante apoteótico e animado com JOÃO BATISTA MONTE VERDE colocando um verso de dificl compreensão, mas que está sendo estudado para reproduzirmos na sua integralidadem e é mais ou menos assim:

A COBRA E O JABUTI
SE ENCONTRARAM EM CIMA DA ARENA
 .......(parte que falta)
POIS ELE VIVE ATOLADO 
NO QUARTO DE UMA SEREIA.

Deixando de ironizar o contrário, quero dizer que as imagens desse encerramento são tão belas quando a do Boi Caprichoso com forte APELO REGIONALISTA, COM FORTE APELO CABOCLO E INDIGENA, o boi contrário dá o seu recado para o mundo de que A ILHA TUPINAMBARANA, SEU POVO, SEU BOI DO CORAÇÃO QUER BRINCAR DE BOI, QUER MOSTRAR QUE É AMAZÔNIDA, QUER MOSTRAR SUAS RIQUEZAS QUE O SEU POVO NÃO DESTRÓI E QUE A MORENA BELA EMBELEZA A NOSSA FESTA COM TODA A SUA PERFEIÇÃO.

SÓ NÃO FEZ JUS À ÚLTIMA PARTE DA TOADA PORQUE O CAMPEÃO FOI O BOI CAPRICHOSO.

UMA IMAGEM BELÍSSIMA DESSE MOMENTO APOTEÓTICO É A VAQUEIRADA COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM CADA ESTRELA QUE COM CERTEZA DEIXA O PARINTINENSE DEVOTO DE NOSSA MUITO FELIZ. SEM SOMBRA DE DÚVIDAS  PRO PARINTINENSE QUE VIVE A FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO ESSA HOMENAGEM REVESTE-SE DE MUITO SIGNIFICADO PARA A RELIGIOSIDADE DAQUELE POVO.

TAÍ MAIS UM RECADO DO BOI DE PARINTINS PARA TODO O MUNDO, SEU DISCURSO PLURAL, ECOLÓGICO E TRIBAL FASCINA QUALQUER UM QUE ESTEJA INTERESSADO EM APRENDER COMO VIVE O CABOCLO NOS TEMPOS MODERNOS E DE QUE FORMA ELE ARTICULA ESSAS TRANSFORMAÇÕES PARA MANTER VIVA A SUA TRADIÇÃO. QUE ESSE DISCURSO QUE ENVOLVE AS LENDAS, OS COSTUMES, OS TIPOS HUMANOS  SEJA A CADA ANO MAIS REFORÇADO PARA QUE TODOS SAIBAM DE FATO O QUE É  A NOSSA REGIÃO E OS POVOS DA FLORESTA SEJAM VISTOS COMO PESSOAS NORMAIS, CIDADÃOS DE BEM QUE MERECEM RESPEITO E VIVER EM PAZ NO SEU HABITAT. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, BASTA  QUE MOSTREMOS A NOSSA CARA COMO SOMOS DE FATO SEM IR NA ONDA DE COPIAR MODELOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário