quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ITEM: AMO DO BOI, O REPENTISTA, TIRADOR DE VERSOS DO BOI-BUMBÁ



EDILSON SANTANA - amo do boi Caprichoso
O AMO DO BOI É UM DOS ITENS JULGADOS NO FESTIVAL DE PARINTINSÉ A FIGURA DO DONO DA FAZENDA, É O SENHOR DA SENZALA DO PERÍODO COLONIAL, DONO DO BOI DE ESTIMAÇÃO CUJA LINGUA FOI TIRADA POR PAI FRANCISCO PARA SATISFAZER O DESEJO DE CATITA, CATARINA OU CATIRINA.
A FUNÇÃO DO AMO DO BOI É FAZER VERSOS, MUITAS VEZES ATÉ DE IMPROVISO SAUDANDO TODOS OS ITENS, A GALERA, A TEMÁTICA PROPOSTA. ENFIM O AMO PODE FAZER QUALQUER TIPO DE VERSO, POIS DEVIDO SEU CONHECIMENTO PLURAL ESTE TEM A CAPACIDADE DE VERBALIZAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO.

O AMO  (O TIRADOR DE VERSOS) ACIMA DE TUDO É UMA HERANÇA QUE O  NORDESTINO TROUXE PARA  A AMAZÔNIA, POIS SOMOS SABEDORES QUE O NORDESTINO É UM BRILHANTE REPENTISTA E QUE EM SUA MAIORIA, APESAR DE NÃO POSSUIREM UM CONHECIMENTO FORMAL, POSSUEM UM CONHECIMENTO UNIVERSAL E TEM FACILIDADE PRA PRODUZIR RIMAS E PRODUZIREM MÚSICA, VERSOS E LITERATURA DE CORDEL.

O CABOCLO DA AMAZÔNIA DEVE TAL CONHECIMENTO E CULTURA AO NORDESTINO QUE SAIU DA SECA PARA TRABALHAR NOS SERINGAIS E INFELIZMENTE SOFRER NAS MÃOS DOS DONOS DE SERINGAIS, MAS TROUXERAM PARA O SEU NOVO HABITAT TODA A SUA CULTURA QUE SE INCORPOROU AO ELEMENTO CABOCLO E INDIGENA CRIANDO UMA VARIAÇÃO LINGUISTICA E DEMAIS EXPRESSÕES QUE HOJE SÃO MUITO IMPORTANTES NA FIGURA DO BOI DE PARINTINS ONDE AS GERAÇÕES MAIS NOVAS COM UMA NOVA FORMAÇÃO CULTURAL O ASSUMEM SEM  PERDER AS SUAS CARACTERISTICAS PORQUE SABEM  DA IMPORTÂNCIA DESSA FIGURA., TANTO QUE EM PARINTINS OS CURUMINS DESDE CRIANÇA JÁ COLOCAM VERSOS NAS SUAS RODAS DE CONVERSA E FAZEM TOADAS PARA OS SEU BOI.

MEU PAI, JOÃO CARDOSO, HOJE COM 71 ANOS CONTA E CANTA MUITOS  VERSOS QUE APRENDEU QUANDO CAPRICHOSO E GARANTIDO SE ENCONTRAVAM NAS RUAS DE PARINTINS E FAZIAM OS VERSOS DE DESAFIO.

Só para exemplificar escreverei alguns e deixarei mais versos pra uma nova postagem

Verso do Caprichoso:

QUEM ENCONTRAR UM CABOCLO, 
FEIO E BARRIGUUUUDO,
PODE CONTAR QUE ELE É DO SÃO JOSÉ.
SÃO UNS CABOCOS VARZEIROS, 
SÃO UNS CABOCOS METIDOS.
PODE CONTAR QUE ELE É 
LÁ DO CURRAL DO GARANTIDO.

Verso do Garantido:

(Esse verso foi colocado por mestre Ambrósio na época em que o apresentador FLÁVIO CAVALCANTE TINHA O PROGRAMA "BOA NOITE, BRASIL!", pois o Boi Caprichoso tinha uma toada que dizia que ia se apresentar no famoso programa:

CONTRÁRIO TU NUM TE MANCA, 
BUIZINHO DA CORDOVIL
CONTRÁRIO VUCÊS FALARAM 
QUE VÃO AO BUA NUITE BRASIL
CONTRÁRIO FICA NA TUA 
QUE EU TAMBÉM FICO NA MINHA-BIS
É MELHOR QUE VOCÊ VÁ
AO PROGRAMA DO CHACRINHA
QUE TÚ GANHA UM ABACAXI
E AINDA LEVA A BUZINA.


Observe que a escrita corresponde à pronúncia do Caboclo que troca o "O" pelo "U".


JOÃO BATISTA MONTEVERDE, FILHO DO FUNDADOR DO BOI GARANTIDO,  UM DOS ÚLTIMOS VERSADORES COM ESSE LINGUJAR CABOCLO COLOCOU ESSE VERSO PARA O SEU BOI GARANTIDO:

BUA NOITE PUVO AMIGO
ESTE  PUVO QUE ME UVE
BUA NUITE TODA CIDADE
BUA NOITE A RÁDIO CLUB
BOA NUITE R´DIO ALVORADA
EU VIM TRAZER O GARANTIDO
COM AS SUAS LINDAS TUADAS.


VEJAMOS AGORA ESSA TOADA DO CAPRICHOSO QUANDO O GARANTIDO FOI A PRIMEIRA VEZ PRÁ MANAUS PARA UMA APRESENTAÇÃO NA PRAÇA DA BOLA DA SUFRAMA:

Foram prá Manaus, 
sem lenço e sem documento
Era tanto caboco matuto com fome, 
dormindo ao relento.
Essa atitude não há quem considere
Quem levou o mão mole foi o Paulo Pinto Nery
Faltou comida, foi a maior calamidade
Era tanto caboco querendo voltar prá sua cidade
Ainda disseram que houve consideração
Eles viajaram no curral do sapatão.

Resposta do Garantido:

Contrário,  será que você não entende 
que eu brinco em qualquer lugar
Sem lenço e sem documento eu já fui à capitar
Sei que você tem inveja, 
mas isso não é prá quem quer
No curral do sapatão você nunca põe os pé.
Lá não viaja preto prá não sujar com a marinha
Todos tem o seu lugar
Lugar de preto e na cozinha
Vocês são da sociedade, mas não saem da Cordovil
Respeita minha qualidade que eu represento todo o Brasil.


Verso para o Garantido:

A VACA MÃE DO GARANTIDO, 
ERA UMA VACA MALHADA
DAVA CEM LITROS DE LEITE
E UM CAMBURÃO DE COALHADA!


Verso do Caprichoso:

Deus te defenda contrário se eu fosse marvado
Quando eu passei no teu curral ano passado.
Se eu fosse marvado ia me prevalecer
Eu matava o teu boi
Queimava tua casa
E ainda dava em você
Deus te defenda contrário, pela luz divina
O meu boi te atacou, o meu boi te abalou
Apagou a lamparina.

Resposta do Garantido

É mentira que a lamparina num apagou - bis
É mentira tua, tú não te impavula
No meio da rua
Nego indecente no meio de gente.

Resposta do Caprichoso

Eu escutei a tua toada na parada
Aonde você me cham de nego indecente - bis
Mas com tudo isso contrário
Eu não posso crer
Eu te dou um doce se o teu pai te conhecer
Tú não me ofende que eu não ou te ofender,

Resposta do Garantido

O contrário falou que eu não conheci meu Pai - bis
Olha contrário, tú me obedece
A minha fama se estende e cresce
Pois o meu Pai a tua mãe é quem conhece.

Verso para do Caprichoso:

Azul é paz, é bonança,
Encontro da natureza,
Vermelho é guerra, é vingança
É fogo causando tristeza.
Vermelho é guerra, é vingança
É fogo causndo tristeza!


OBS: Na época desses desafios em que havim as respostas de improviso não havia luz na cidade e eram feitos encontros à luz da lamaparina.,  e nenhum boi poderia adentrar no terreno do outro e os bois se  enontravam na fronteira da Avenida Amazonas com a Cordovil onde a cidade eram tradicionalmente dividida sendo a disputa só nos versos de desafio. Muitas vezes se sucediam muitas brigas e muita violência.


HOJE O AMO DO BOI VAI PARA O BUMBÓDROMO PARA CONCORRER A TAL ITEM JUNTAMENTE COM  A GALERA E OS DEMAIS  ITENS DO BOI, COMO A SUA FILHA SINHAZINHA DA FAZENDA, O LEVANTADOR DE TOADAS, PAI FRANCISCO, MÃE CATIRINA, MÃE MARIA, GAZUMBÁ, OS BONECOS DO BOI QUE SÃO TRADIÇÃO E TODO O CONJUNTO FOLCLÓRICO DO AUTO DO BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃ NUMA NÍTIDA HOMENAGEM A ESTES ARIGÓS QUE VIERAM PRÁ AMAZÔNIA DISSEMINANDO A CULTURA NORDESTINA COMO O BAILADO, REIZADO E TANTAS OUTRAS MANIFESTAÇÕES CONFORME VEREMOS NESTE VIDEO ABAIXO BASTANDO CLICAR NO LINK:


No ano de 2003, O Boi Caprichoso gravou na faixa 13 de seu CD um mix de toadas antigas contendo versos de desafios. Vale a pena conferir. Essa é uma marca do boi de Parintins que constroi o seu presente sem esquecer do seu passado. Escute pelo link abaixo:



Também o boi Garantido sempre faz um mix do TOADAS ANTIGAS, porém o mais original ficou na voz de Paulinho Faria que infelizmente não está disponível na Internet e quem tiver a oportunidade de ouvir procure ouví-lo porque Paulinho Fari fez um belo trabalho com as toadas do Encarnado e Branco.


UM GRANDE AMO DO BOI CAPRICHOSO FOI REY AZEVEDO, QUERO DEIXAR AQUI MINHA HOMENAGEM A ESTE CABOCLO  QUE MUITO DIGNIFICOU O BOI CAPRICHOSO TOCANDO AQUELE BERRANTE E AQUELA CHAMADA DA DÉCADAS DE 80 E 90 QUE NINGUÉM ESQUECE: Oi vaqueiro, traz o meu boi prá dançar...


UM DE SEUS VERSOS QUE TAMBÉM NÃO DÁ PRÁ ESQUECER: Quem quiser ver o touro preto, vai ter que viajar, ele é a vitória-régia, é o clarão do luar. É o sol que brilha de dia prá ver a lua passar.

REY sucedeu o CUMPADRE MACHADO que era um amo bem caboclo e deixou seu no registrado no Caprichoso.

O contrário que tanto se gaba de sua tradição também não pode deixar de lado as figuras de JOÃO BATISTA, o próprio MESTRE LINDOLFO, EMERSON MAIA e tantos amos que já passaram pela facção.


Elaborado por: SILVA, Arthur Cezar Ferreira, Amazonense, descendente de Parintinenses, Pedagogo, Professor Multidisciplinar do Ensino Municipal em Guarulhos/SP há 15 anos, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior,. Advogado Militante em Guarulhos e São Paulo, Antropólogo Autodidata, Estudioso do Folclore e da Cultura Brasileira, possui pequenos textos publicados nos jornais do Município de Guarulhos como: A RELIGIOSIDADE DO POVO DE GUARULHOS, O HINO Á GUARULHOS, GURULHOS INDIGENA, GURULHOS FOLCLÓRICA, entrevistas em Jornais como: GAZETA MERCANTIL falando sobre o FESTIVAL DE PARINTINS/AM.

O texto pode ser publicado na sua integra ou partes desde que seja citado o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário