domingo, 15 de janeiro de 2012


TORCEDORA DO BOI-BUMBÁ CAPRICHOSO DISSEMINOU PASTORINHAS EM PARINTINS

Morena me apixonei pelo rufar
Dos tambores do teu boi-bumbá
Tú és a macunaíamdo meu boi
Tú tens as cores do olhos de Sila Maçá

Quando passares na frente do boi, eh boi
Dá um sorriso prá mim
Que eu vou ficar na galera
Vendo as pastoras passar
Traznedo boi Caprichoso
Mundo de Sila Maçá

QUEM NÃO LEMBRA DESSA TOADA INTERPRETADA POR REI AZEVEDO? ELA FLA DA TORCEDORA MAIS ILUSTRE DO CAPRICHOSO: DONA SILA MARÇAL, DONA SILOCA ou SILA MAÇÁ. GRAÇAS A ELA A BRINCADEIRA DE PASTORINHA EXISTE EM PARINTINS.


No dia dia 06 de janeiro, o Boi Caprichoso fez uma justa homenagem  às Pastorinhas de Parintins, uma das mais tradicionais manifestações culturais do município, onde se sabe que uma das Pastorinhas famosas era a de DONA SILA MARÇAL, mãe de RAIMUNDINHO DUTRA (VERSADOR E COMPOSITOR DO TOURO NEGRO) E TORCEDORES DO CAPRICHOSO.

A brincadeira de Pastorinha é prá homenagear o nascimento de Jesus e é secular brincadeira sendo realizada no mês de Dezembro nas Festas Natalinas se estendendo até o dia de  Santos Reis quando encerra as comemorações de Natal.


Os integrantes como GALEGO, BORBOLETA, CIGANA e outros,  vão  de porta em porta, com pandeiros, castanholas e violinos os grupos saem às ruas para reviver a brincadeira de tirar esmola.

Uma das músicas cantada por meu pai João Cardoso é esta quando a cigana pede uma esmola:

DÊ-ME UMA ESMOLA PELO AMOR DE DEUS
QUE A CIGANA HOJE AINDA NÃO COMEU
SEJA BENDITA A CIGANA FORMOSA
ELA VEM COBERTA CHEIA DE ROSA.

Como bom caboclo e criativo, o Parintinense gosta de fazer paródias. Conta-se que certa vez  que  a cigana de uma das pastorinhas de Parintins  foi pedir uma esmola prá um cidadão de nome João Puxa Faca., João tinha uma fissura nos lábios e falava um pouco fanhoso. Acigana cantou  pedindo uma esmola dele e ele disse que só dava a esmola se ela colocasse um verso prá ele, então a Cigana prontamente fez uma paródia do verso acima:

DE-ME UMA ESMOLA MEU JOÃO QUERIDO
É TÃO BONITINHO, MAS TEM O BEIÇO PARTIDO
SEJA BENDITA A CIGANA FORMOSA
ELA VEM COBERTA CHEIA DE ROSA

Brincadeiras a parte a verdade é que Parintins tem muita coisa a oferecer em termos de cultura e comportamento, causos, de vida informal, por isso  neste ano de 2012 o Boi Caprichoso irá exaltar a tradição da cultura popular de Parintins e de todo o Brasil, na qual se incluem as Pastorinhas que com o tempo se ajusta ao processo de modernidade sem perder a essência dos cantos, da dança e dos versos que exaltam o nascimento do menino Jesus.

Outra música de Pastorinha que aprendi com meu é assim:

JOGUEM FLORES QUE VAMOS EMBORA
NÃO PODEMOS ESPERAR
NÓS VIEMOS TRAZER AS LINDAS FLORES
PARA O DEUS MENINO OFERTAR
ADEUS EU JÁ, ADEUS EU JÁ VOU
ATÉ PARA O ANO NÓS VIVOS FOR.

Registre-se que em Parintins há o Festival de Pastorinhas realizado em Dezembro e está inserido na proposta politica de  industrialização da cultura e do turismo fazendo parte do calendário oficial de eventos do município, resistindo a um processo de modernização fazendo com que as gerações assumam a brincadeira com o referencial do antigo e do novo como se diz na toada BALANÇO POPULAR.

No Brasil, a pastorinha é uma cultura popular tradicional, de origem ibérica predominante no nordeste do país, mas é no Norte, em Parintins que são registrados o maior número de grupos do gênero que chegaram através de Sila Marçal, uma torcedora apaixonada do Boi Caprichoso.
Para entendermos melhor a Pastorinha é uma dançca com Bailados folclóricos com dramatizações coloridas, danças e cantos que retratam o ciclo natalino na Amazônia. Ela foi Introduzida no século 16 pelos jesuítas para evangelizar os índios, as pastorinhas ganharam destaque nacional e internacional por meio do artigo “Entre o popular e o massivo: como as pastorinhas de Parintins repercutem seus processos comunicacionais”. da mestranda Soriany Simas Neves, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam). A pesquisa foi apresentada durante o II Colóquio Bi-Nacional Brasil–México de Ciências da Comunicação, em São Paulo, na primeira quinzena de abril, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
POSTORINHAS NO CURRAL ZECA CHIBELÃO DO BOI CAPRICHOSONO DIA 06 DE JANEIRO QUANDO O BOI HOMENAGEOU AS PASTORINHAS DE PARINTINS-FONTE: http://www.boicaprichoso.com/ 

Enfim, é motivo de honra para o Caprichoso homenagear a cultura popular onde está inserida a Pastorinha com histórico tão rico em termos de resitência e mais do que nunca, ter disseminado essa cultura por meio de uma torcedora sua em Parintins, como DONA SILA, OU DONA SILOCA como diz CHICO DA SILVA na musica CANTIGA DE PARINTINS.

O TEXTO TEVE COMO REFERENCIAL A MATÉRIA EXTRAÍDA DO SITE DO BOI CAPRICHOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário