domingo, 15 de janeiro de 2012

TOADA COMENTADA: SABEDORIA ANCESTRAL


Sabedoria Ancestral
(Cesar Moraes)

ACOMPANHE A A TOADA NO LINK ABAIXO:


A SABEDORIA DO CABOCLO ESTÁ LIGADA À SUA GENÉTICA RECEBIDA DE SEUS PAIS, AVÓS, BISAVÓS, TATARAVÓS, PORTANTO ESTÁ ASSOCIADA À SUA ANCESTRALIDADE. É UMA HERANÇA QUE ESTE FAZ QUESTÃO DE ENFATIZAR NAS TOADAS DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS., TODOS OS ANOS NÃO HÁ UMA LETRA DE TOADA QUE NÃO FALE DESSA HERANÇA GENÉTICA, DESSE DOM, DESSE VALOR QUE O CABOCLO POSSUI E QUE O FAZ SER O QUE É NOS DIAS DE HOJE.

ASSIM, DESSA FORMA ELE NÃO PERDE O RUMO DE SUA HISTÓRIA DE VIDA. ESSA VALORIZAÇÃO DO QUE OS NOSSOS ANCESTRAIS NOS DEIXARAM E NOS ENSINARAM É UM BELO EXEMPLO DO BOI DE PARINTINS QUE EM FORMA DE MÚSICA, REPRESENTAÇÃO, ARTESANATO E DISCURSO ALEGÓRICO RESGATA O RESPEITO PELOS SEUS ANTEPASSADOS PARA QUE OS CURUMINS E CUNHÃS DE PARINTINS, DA FLORESTA E DA AMAZÔNIA CONSTRUAM O SEU FUTURO SABEDORES E CONSCIENTES DA SUA FORMAÇÃO INDIGENA E CABOCLA E A TENHAM COMO REFERENCIAL PRÁ TODA A VIDA E PARA AS FUTURAS GERAÇÕES., POIS NOS GRANDES CENTROS ONDE A IMPOSIÇÃO DE UM MUNDO GLOBALIZADO HÁ UMA IMPOSIÇÃO DE UMA CULTURA QUE FAZ COM QUE O HOMEM ENTRE NUMA CRISE DE IDENTIDADE E PERCA O RUMO DE SUA HISTÓRIA.

SABEDORIA ANCESTRAL, DO CABOCLO CESAR MOARES VEM PRÁ VALORIZAR A TECNOLOGIA MAIS IMPORTANTE QUE O CABOCLO POSSUI: A SUA TECNOLOGIA MANUAL QUE CONSISTE EM MANIPULAR AS MÃOS DE MANEIRA ARTISTICA E FAZER UM ARTESANATO COM AQUILO QUE A NATUREZA LHE OFERECE SEM DESTRUÍ-LA. IMPORTANTE FRISAR QUE ESSA É A NOSSA PRIMEIRA TECNOLOGIA. QUANDO SE FALA EM TECNOLOGIA IMAGINA-SE LOGO MÁQUINAS, COMPUTADORES., MAS NA VERDADE TODOS NÓS SOMOS TECNOLOGIA E DEPENDE MUITO COMO NÓS A MANIPULAMOS.

O AUTOR LOGO DE INICIO JÁ FALA QUE É DESSA TERRA LONGIVA, DESTE SOLO FÉRTIL, SINÔNIMO DE ABUNDÂNCIA E FARTURA, QUE ELE TIRA O SEU SUSTENTO. SOMOS SABEDORES QUE É DE LÁ QUE O CABOCLO TIRA A ALIMENTAÇÃO BÁSICA PARA SUA FAMILIA, PARA ALIMENTAR SEUS CURUMINS E SUAS CUNHANTÃS. 
É DESSA MATA QUE ELE GANHA O SEU PÃO, POR ISSO QUE O CABOCLO DA AMAZONIA TEM UMA RELAÇÃO DE AMOR DEVIDO ESSA GRATUIDADE QUE A NATUREZA LHE OFERECE E É POR ISSO QUE ESSE CABOCLO PARINTINENSE CRIADO NA BEIRA DO RIO TAMBÉM LUTA PELA PRESERVAÇÃO DESSE SOLO E DECANTA ESSA RIQUEZA NO SEU BOI-BUMBÁ.

DO VERDE DA MATA ELE TIRA O ARTESANATO, NAS FIBRAS DA NATUREZA MORTA, NAS CASCAS DE MADEIRA, NAS RAÍZES, NAS SEMENTES, NOS FRUTOS SECOS.

SOMOS SABEDORES QUE  É DESSA MAGIA, DESSA SABEDORIA ANCESTRAL ADQUIRIDA NO GRUPO FAMILIAR OU NA COMUNIDADE CHAMADA BOI-BUMBÁ QUE MUITOS CABOCLOS HOJE SE SUSTENTAM LEVANDO SUA ARTE PARA TODO ESSE PAÍS, ELABORANDO ARTE E ARTESANATO QUE ELE APRENDEU POR MEIO DE SUA CULTURA POPULAR DENTRO DE SEU BOI-BUMBÁ.

ALÉM DESSES ASPECTOS, CESAR MORAES AO FINAL DA MÚSICA ELENCA  QUE É NAS MATAS E NESSE RIO QUE O CABOCLO USA ESSA SUA ÚNICA ESTRADA PARA ESCOAR AQUILO QUE PRODUZIU NA PESCA, NA CAÇA, NA CONFECÇÃO DO ARTESANATO.

É NESSE RIO, TÃO BEM EXPLICITADO  NA OBRA DE LEANDRO TOCANTINS  "O RIO COMANDA A VIDA''  QUE  O  CABOCLO EXERCE O SEU DIREITO DE IR E VIR, É ELE QUE É A  VERDADEIRA ESTRADA ONDE O CABOCLO REMA HORAS E HORAS LEVANDO SUA PRODUÇÃO, SUA ESPERANÇCA PRÁ GANHAR A VIDA ., É UM RIO QUE É PAI E MÃE DA GENTE, QUE É UMA DÁDIVA PARA O CABOCLO TAL COMO O NILO ERA PARA OS EGIPICIOS, DEVIDO O HUMUS QUE ELE CRIAVA E FERTILIZAVA A VÁRZEA PARA PLANTAÇÃO. ASSIM É O RIO PARA O CABOCLO QUE NUM ROMANCE LOUCO BEBE DA SUA FONTE DE VIDA.

MORAES AFIRMA QUE "É DESSA MATA QUE AS SEMENTES SÃO COLHIDAS E VÃO BRILHAR EM OUTRO CHÃO"., SENDO QUE TAL AFIRMAÇÃO É A MAIS PURA VERDADE PORQUE AS SEMENTES DE AÇAI, JARINA, BALATA, AS CASCAS DE ÁRVORES, A SERINGUEIRA, AS FIBRAS DE ARUMÃ  E TANTOS OUTROS ARTESANATOS DA AMAZONIA VÃO EMBELEZAR OUTROS AMBIENTES NAS CIDADES DO BRASIL E DO EXTERIOR PRODUZIDO POR UM CABOCLO ONDE ESTÁ IMPLICITA PARA QUEM CONSOME  A HISTÓRIA DE SEUS ANCESTRAIS QUE TAMBÉM JÁ TIVERAM ESSE CONTATO COM A FLORESTA E JÁ ESTABELECERAM ESSE RELACIONAMENTO DE AMOR COM A NATUREZA.

MAS O MAIS IMPORTANTE PARA O CABOCLO É QUE ESSE ARTESANATO GUARDA UMA RELAÇÃO COM A  SUA FACÇÃO FOCLÓRICA, O BOI  CAPRICHOSO, ONDE  TODOS OS ANOS FLUI MAIS AINDA A CRIATIVIDADE DO CABOCLO QUE FAZ DE TUDO PARA MOSTRAR SUA ARTE NO SEU BOI DE CORAÇÃO QUE É A VERDADEIRA CULTURA POPULAR DE PARINTINS.

SEGUNDO O AUTOR, NO PANEIRO DE MiRITI  (UMA FIBRA DA FLORESTA) ELE COLHE CASTANHA, QUE HOJE É PRODUTO DE EXPORTAÇÃO PRA TODO O MUNDO RICA EM VITAMINA "E', NELE O CABOCLO ARTESÃO TAMBÉM CARREGA O AÇAI, FRUTO QUE GANHOU O BRASIL PELO SEU PALADAR SABOROSO E PELA SUA   RIQUEZA VITAMINICA.

ELE TAMBÉM FALA NA PENEIRA DE CARANÃ (OUTRA FIBRA MUITO RESISTENTE) ONDE SE FAZEM OUTROS CESTOS DE FIBRA, BOLSA DE FIBRA.
 
PANEIROS DE MIRITI COM AÇAÍ

ELE NOS FALA TAMBÉM DO TIPITI QUE É UM ARTESANATO EM FORMA DE CILINDRO ONDE SE COLOCA A MANDIOCA RALADA PRA SE TIRAR O TUCUPI (LIQUIDO AMARELO DA MANDIOCA) COM FORTE PODER DE PRESSÃO QUE SERVE PARA SE FAZER O TACACÁ (frize-se  que o tacacá de Parintins é o melhor da região) E FAZER  MOLHO DE PIMENTA E TAMBÉM COMO TEMPERO NO PATO NO TUCUPI


ARTESANATO DENOMINADO TIPITI
.

CUIA DE TACACÁ COM O TUCUPI (esse liquido amarelo)

O FORNO DE BARRO E PANELA PARA FAZER O GOSTOSO TACACÁ, QUE É UMA HERANÇA INDIGENA, ONDE OS INDIGENAS SEMPRE MANIPULARAM MUITO BEM A ARGILA FAZENDO FORNO E PANELAS, PRATOS E DEMAIS ARTESANATOS DA CULTURA TAPAJÔNICA  QUE É VIZINHA DA CIDADE DE PARINTINS E DA CULTURA MARAJOARA TAMBÉM DO PARÁ.

PANELA DE BARRO - HERANÇA DA CULTURA INDIGENA


FORNO A LENHA
AO FINAL O CABOCLO FALA QUE NÃO SE PODE FALTAR O PRATO PRO TAMBAQUI, ESSA DELICIA DE PEIXE  QUE É SERVIDO DAS MAIS VARIADAS FORMAS: FRITO, EM FORMA DE CALDEIRADA, ASSADO DE
FORNO, ASSADO NA BRASA.


Tambaqui

AO FINAL O POETA DIZ QUE BASTA ELE TAMBÉM TER UM REMO, ESTE REMO QUE É O FAMOSO PURANTIN DOS INDIOS SATERÉ MAWÉ TAMBEM GUARDA UMA RELAÇAO COM O POVO DE PARINTINS PORQUE ENQUANTO O REMO GUARDA UMA RELAÇÃO DE  SACRALIDADE COM OS SATERÉ., ELE É FUNDAMENTAL PARA QUE O CABOCLO AVANCE A SUA ESTRADA QUE É O RIO AMAZONAS E SINGRE O RIOS EM BUSCA DE SUA VIDA DIGNA DE SER VIVIDA EM SEU HABITAT.

DESSA FORMA, O BOI CAPRICHOSO FOI MUITO FELIZ NA ESCOLHA DESSA TOADA QUE FALA DA IMPORTÂNCIA DO CABOCLO ARTESÃO QUE VIVE DA NATUREZA, PORQUE ELE SABE O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE SEJA EXPLICITO OU IMPLICITO, PORQUE A SUA SABEDORIA ANCESTRAL DEU-LHE COERÊNCIA, DEU-LHE ENSINAMENTO PARA SABER SE RELACIONAR COM A SUA MAIOR RIQUEZA., O SEU HABITAT.

ENFIM, UMA BELA TOADA PRÁ CONCORRER A FIGURA TIPICA REGIONAL: O ARTESÃO PARINTINTIN, QUE COM CERTEZA IRÁ MEXER COM A ANCESTRALIDADE DE MUITAS PESSOAS NO BUMBÓDROMO PORQUE O ARTESANATO DO CABOCLO PARINTINENSE DO BOI CAPRICHOSO NÃO É UM ARTESANATO QUALQUER´, ELE É UM ARTESANATO QUE TEM UM ESTÉTICA CABOCLA QUE COMBINA COM A ÉTICA CABOCLA PORQUE A SUA SABEDORIA ANCESTRAL NÃO PERMITE QUALQUER TIPO DE DESLIZE QUE FIRA ESSE PRINCIPIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário