quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TOADA COMENTADA: MORCEGANJO

                          MORCEGANJO
             Ademar Azevedo / Maurício Filho



Waruã, Paranã, Mamuru, hei , hei
No lago encantado, Waruã
Flutuam as forças malditas de Anhangá

Da toca das feras ao cume da montanha
Na profundeza das cavernas
Onde a noite adormece os seres
Criaturas visajentas com asas
E dentes com língua de cobra
Vêm aterrorizar

Avante, guerreira Maraguá !
Avante, guerreira Maraguá !
Se prepare para a guerra ! Atacar !

Despertam as feras da noite
Morceganjos, Morceganjos
Voam , voam
Homem morcego feroz
Ataca a aldeia Maraguá
Na dança da guerra
O pajé vai lutar

Paini , Moangá , pajé Moangá
Paini , Moangá , Wasiry
Wasiry , filho de Monã
Dança e vence Pajé

ESSA TOADA RITUAL (ou não) PROMETE INVADIR O BUMBÓDROMO DE MORCEGOS, MORCEGANJOS, HOMENS MORCEGOS  EM  LAGOS ENCANTANDOS DENOMINADOS WARUÃ, PARANÃ E MAMURÚ E QUE SEGUNDO OS AUTORES LÁ FLUTUAM AS FORÇAS MALDITAS DE ANHANGÁ.


IMPORTANTE SALIENTAR QUE O ANHANGÁ É UM FEITICEIRO MUITO PRESENTE EM RITUAIS INDIGENAS NO BOI DE PARINTINS E NO FOLCLORE BRASILEIRO. NA CULTURA NEGRA ELE CORRESPONDE AO ABAÇAÍ.



SEGUNDO OS NARRADORES DE CRÔNICAS DATADAS DE EXPEDIÇÕES  DO TEMPO  DO DESCOBRIMENTO  E DE OUTROS MOMENTOS HISTÓRICOS COMO NA CRÔNICA DE FREI GASPAR DE CARVAJAL., OS INDIOS INVOCAVAM O ESPIRITO DO MAL (o anhangá ou anhanga para expulsar o homem invasor que queria tomar suas terras suas, riquezas).

ESSE HOMEM NA LINGUAGEM INDÍGENA SERIA O CARIUA.

INTERESSANTE COMO AINDA É MUITO FORTE A PRESENÇA DOS TERMOS INDIGENAS EM TODO O NOSSO PAÍS., É UMA PRESENÇA EM PRAÇAS, MONUMENTOS, NOME DE RUAS, LOGRADOUROS  A QUAL  ENTENDO QUE TEMOS QUE DESPERTAR NO CIDADÃO PARA QUE ESSA PRESENÇA SEJA BASTANTE NOTADA  E VALORIZADA PORQUE NO MUNDO GLOBALIZADO ESTAMOS RODEADO DE EXPRESSÕES QUE NADA TEM A VER COM A NOSSA LINGUAGEM E AOS POUCOS VAMOS SUBSTITUINDO NOSSA LINGUAGEM PELA LINGUAGEM GERAL DA GLOBALIZAÇÃO REPRESENTADA PELA LINGUA INGLESA. NÃO TENHO NADA CONTRA, ACHO QUE TEMOS ATÉ QUE APRENDER, MAS NÃO MUDARMOS A LINGUAGEM NO NOSSO PAÍS POR FORÇA DE UMA INVASÃO CULTURAL.


PRÁ MIM, ESSA É UMA DAS VALIOSAS CONTRIBUIÇÕES DO BOI DE PARINTINS., A DE RESGATAR ESSAS TEMINOLOGIAS INDIGENAS NAS TOADAS.

É A OPORTUNIDADE DE PROPORCIONAR PRÁ QUEM GOSTA OU VAI PRO FESTIVAL DE SE RECONHECER NA HISTÓRIA, DE VOLTAR À SUA ANCESTRALIDADE, DE SER MAIS CABOCLO, DE SER INDIO, DE SER AMAZÔNIDA.


DIGO ISSO PORQUE O TERMO ANHANGÁ SE FAZ PRESENTE AQUI EM SÃO PAULO,  MAS POUCOS SABEM DA SUA ORIGEM E QUANDO FALAMOS EM PALESTRAS AS PESSOAS FICAM SURPREENDIDAS: Basta vermos os termos VALE DO ANHANGABAÚ (vale de sangue ou dos demônios), pois ali já se derramou muito sangue em luta dos SILVICOLAS E O ANHANGUERA  QUE TAMBÉM É NOME DE RODOVIA (que deriva de Anhangá e quer dizer DIABO VELHO), ANHEMBI (que é um nome de um indio e de um ponto turistico na cidade).

VALE DO ANHANGABAÚ EM SÃO PAULO

VEJA A DIMENSÃO DA NOSSA FESTA, ONDE VOU BUSCAR EM PARINTINS UM SIMPLES TERMO QUE POSSO ARTICULAR COM A CIDADE ONDE MORO.

Mas, o  Anhagá é também conhecido como Protetor dos Animais. Segundo alguns mitos, era o protetor da caça nas florestas, protegendo os animais contra os caçadores.

Quando a caça conseguia fugir, os índios diziam que Anhangá as havia protegido e ajudado a escapar.

Os jesuítas catequizadores dos índios utilizaram o vocábulo Anhangá para se referir ao demônio cristão.



EMBORA NA TOADA OS AUTORES DENOMINEM OUTROS NOMES PARA DESIGNAR LAGOS QUE SEJAM LOCALIZADOS EM PARANÁ (NHENGATÚ) ou PARANÃ (NHEGAÍBA), O LAGO ENCANTADO É O DENOMINADO MAMURÚ CUJO NOME É TAMBÉM DE UMA COMUNIDADE  CHAMADA MAMURÚ NO MUNICIPIO DE PARINTINS.

NESSE LAGO, HÁ UM ENCANTAMENTO (e no folclore existem muitas histórias de encantamento) sendo que nesse lago flutuam SEGUNDO OS AUTORES as forças malditas de ANHANGA ALÉM DE  surgirem da toca das feras até o cume da montanha e nas profundezas das cavernas onde a noite adormece surgem os seres que segundo os autores são Criaturas visajentas com asas e dentes com língua de cobra  causando um verdadeiro terror.

VEJA QUE A HISTÓRIA DESSAS FIGURAS SE CONFUNDEM COM HISTÓRIAS DE BICHO PAPÃO, BOI DA CARA PRETA TUDO PARA ESPANTAR OU AMEDRONTAR ALGUÉM.

NA AMAZÔNIA ESSAS HISTÓRIA DE FAZER VISAGEM (assombração) É MUITO COMUM NO INTERIOR ONDE BICHOS VISAGENTOS COMO O BOTO SURGEM PRÁ FAZER AS MOÇAS LIBERAREM SEUS DESEJOS COMO NA LENDA DO BOTO E NA LENDA DA YARA, SENDO ESSA A VERSÃO FEMININA DO BOTO.

NA LINGUAGEM INDIGENA E CABOCLA DE PARINTINS ESSAS FIGURAS DE ENCANTAMENTO TAMBÉM SÃO CHAMADAS DE MIRANGA., OUTROS FALAM MIRAANGA.

EXISTE ATÉ UMA MÚSICA DO EX-GRUPO RAIZES CABOCLAS DE AUTORIA DE NATACHA ANDRADE QUE FALA MUITO BEM SOBRE ESSAS HISTÓRIAS DE ENCANTAMENTO E MEXEM COM QUALQUER CABOCLO QUE ESTEJA LONGE DE SUA TERRA, DE SUA CULTURA  E QUE EU ACHO SENSACIONAL A SUA LETRA E A SUA MÚSICA BEM REGIONAL.


MAS VOLTANDO À TOADA MORCEGANJO, APÓS SURGIREM TODAS AS FERAS E VISAGENS POSSIVEIS, OS AUTORES ORDENAM QUE UMA GUERREIRA DENOMINADA DE MARAGUÁ AVANCE PARA LUTAR COM TAIS ESPIRITOS E SE PREPAREM PARA A GUERRA (TAL GUERREIRA, DEPENDENDO DA ENCENAÇÃO PODERÁ SER REPRESENTADA PELA CUNHÃ-PORANGA) ORDENANDO QUE ATAQUE.

É NESSE MOMENTO QUE AS FERAS DA NOITE DESPERTAM DENOMINADAS PELOS AUTORES DE MORCEGANJOS, APARENTEMENTE UMA MISTURA DE HOMENS MORCEGOS QUE TAMBÉM TEM A FORMA DE ANJOS QUE ATACAM A ALDEIA MARAGUÁ.

AO QUE TUDO INDICA É O MAL TRAVESTIDO DE BEM QUE ATACAM A ALDEIA MARAGUÁ QUE TEM UMA GUERREIRA TAMBÉM ASSIM DENOMINADA.

OS HOMENS MORCEGOS FEROZES ATACAM A ALDEIA COMO QUE EM MEIO A UMA DANÇA DE GUERRA O PAJÉ QUE É O LIDER ESPIRITUAL, PROTETOR E QUE INVOCA O ESPIRITO DO BEM PARA EXPULSAR O MAL FAZ A SUA DANÇA DE GUERRA PARA LUTAR PELA SUA COMUNIDADE TANTO QUE ELE É CHAMADO DE PAINI (PROTETOR, PAI, PODEROSO, O MOANGÁ (TAMBÉM CHAMADO DE PODEROSO PAJÉ, O GRANDE FILHO PAI DO DEUS DOS DEUSES) QUE VENCE TODA E QUALQUER GUERRA QUE VENHA QUERER PREJUDICAR A SUA TRIBO, A SUA COMUNIDADE.

COM TODA CERTEZA, MORCEGANJO PROMETE SER UM GRANDE RITUAL (ou não) COM MUITA INTERATIVIDADE, MISTICISMO, SABEDORIA CABOCLA, PERFORMACE IMPECÁVEL DO PAJÉ, DA CUNHÃ PORANGA E DOS DEMAIS INTENS DO CAPRICHOSO E QUE COM CERTEZA AS FERAS ENCARNADAS DO MAL QUE ESTÃO DO OUTRO LADO PERDERÃO ESSA BATALHA MAIS UMA VEZ COMO PERDERAM QUANDO O BOI CAPRICHOSO DE FORMA BASTANTE ORIGINAL MOSTROU OS MORCEGOTÉRIOS AMAZÔNICOS NA TEMÁTICA AMAZÔNIA QUATERNÁRIA  E FEZ FERVER A ARENA DO BUMBÓDROMO.

HÁ POSSIILIDADE DA PRESENTE TOADA TAMBÉM CONCORRER A LENDA DEVIDO A LENDA DO ANHANGÁ. VAMOS ESPERAR PRÁ VER O QUE VAI ACONTECER.








Um comentário: