sábado, 4 de fevereiro de 2012

TOADA COMENTADA MAI MARAKÃ

MAI MARAKÃ
Composição de Geovane Bastos / Adriano Aguiar

Ao som do Aray, a canção visão, o culto sobrenatural
Aos grandes Mai, canibais, deuses celestiais
Fantasmagórico canto, cauim aos espíritos, 
oferendas para o ritual Araweté
Os deuses desceram em busca das almas prometidas
na canção visão
Mai decã , Marakã , Mai decã
Ywikatihã , gigante das águas , na busca faminta,
  o instinto do ataque letal
O grande xamã , o senhor Aray
Olha nos olhos da fera e enfrenta a garganta voraz
Eu sou Kãñipaye-ro , o grande pajé , não temo a morte
O sangue que corre em minhas veias é Araweté
Ousas me desafiar , sou o Deus Canibal
Eu sou sua morte , eu quero sua alma
Tenho fome , sou imortal
Vou devorá-lo !
No banquete tribalesco , canibalesco
No teu desespero
Teu sangue , tua carne desejo
Eu vou devorá-lo
No rito canibalismo
Teu desatino é meu destino
Sou devorador

ESSA TOADA FEITA ESPECIALMENTE PARA UM DOS RITUAIS DO BOI CAPRICHOSO REVELA MAIS UMA VEZ UM RITUAL EM QUE O INDIGENA BUSCA UMA ESPIRITUALIDADE MAIS FORTE ATRAVÉS DE SUA CANÇÃO ONDE A CITAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS  SÃO CITADOS SENDO CERTO QUE POR MEIO DA MUSICALIDADE É PROPORCIONADO AO POVO  INDIGENA  VISÕES DE ESPIRITOS   CULTUANDO OS MISTÉRIOS.,  O SOBRENATURAL CITANDO TAMBÉM A PRÁTICA  DO CANIBALISMO E A OFERTA AOS ESPIRITOS EM UM RITUAL DENOMINADO ARAWETÉ.

ASSIM DIZEM OS POETAS: Ao som do Aray, a canção visão, o culto sobrenatural.  OS AUTORES AINDA DIZEM QUE O RITUAL É OFERTADO Aos grandes Mai, canibais, deuses celestiais REVELANDO MAIS UMA VEZ O RELACIONAMENTO ESPIRITUAL DO POVO INDIGENA COM SES DEUSES., ESPIRITUALIDADE ESTA  TÃO IMPORTANTE PARA QUALQUER SOCIEDADE QUE TENHA A SUA CRENÇA.

OBSERVA-SE QUE O INDIGENA VALORIZA MUITO A ENERGIA CÓSMICA PRESENTE NOS RITUAIS INDIGENAS APRESENTADOS PELOS BOIS DE PARINTINS ONDE A LUA, AS ESTRELAS, O SOL, ENFIM OS ASTROS EXERCEM UMA GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE A TRIBO INDIGENA.

OS AUTORES DA TOADA AFIRMAM QUE OS CANTOS ADVINDOS DESSE RITUAL É UM Fantasmagórico canto, OU SEJA APARECEM COISAS VISAGENTAS, MIRANGAS NA LINGUAGEM INDIGENA OU MIRAANGA NA LINGUAGEM DOS INDIOS  ONDE SE OFERECE A BEBIDA INDIGENA DENOMINADA cauim aos espíritos,   TUDO ISSO SERVE DE oferendas para o ritual Araweté. A OFERENDA DE BEBIDAS INDIGENAS EM RITUAIS COMO CAXIROMBA, CAIUM, SAPÓ, TARUBÁ E MAIS UMA INFINIDADE DE BEBIDAS QUE SÃO ALUCINÓGENAS E  SÃO ABSLOUTAMENTE NORMAIS PARA OS POVOS INDIGENAS., POIS ESSAS BEBIDAS SÃO COM ESTIMULANTES PARA SE INCORPORAR OUTROS ESPIRITOS E EXPULSAR O MAL.

APÓS RECEBEREM TODAS ESSAS OFERENDA Os deuses desceram em busca das almas prometidas na canção visão CITANDO ESPIRITOS DO MAL COMO: Mai decã,  Marakã   Mai decã Ywikatihã, gigante das águas, na busca faminta, o instinto do ataque letal. POIS AO QUE TUDO INDICA ESSES ESPIRITOS DO MAL  VEM PARA DESTRUIR TODAS FORÇAS DO BEM EM UM GRANDE ATAQUE.

MAS AINDA BEM QUE NO RITUAL INDIGENA O BEM VENCE O MAL, PORQUE O grande xamã, o senhor Aray Olha nos olhos da fera e enfrenta a garganta voraz PORQUE O CURANDEIRO, O PAJÉ ESTÁ PRONTO PRA DESAFIAR ESSE MAL  QUE EXISTE EM TODA A SOCIEDADE TANTO BRANCA COMO INDIGENA., MAS O BEM SEMPRE TRIUNFA SENDO O MAL EXTIRPADO. 

ASSIM, O GRANDE PAJÉ ANUNCIA PARA O MAL QUE ELE É: Eu sou Kãñipaye-ro , o grande pajé , não temo a morte,
O sangue que corre em minhas veias é Araweté, OU SEJA EU SOU UMA FORTALEZA PELO MEU POVO., MINHA FORTALEZA ESTÁ NO MEU SANGUE, NA MINHA ORIGEM, NOS MEUS ANCESTRAIS SE VOCE Ousas me desafiar, EU QUERO QUE VOCE SAIBA QUE EU  sou o Deus Canibal  EU TENHO O PODER DE TE DESTRUIR PORQUE Eu sou sua morte, EU QUERO OU SEU CORPO E EU eu quero sua alma, SINTO UMA FORTE VONTADE DE DESTRUIR A TUA MALDADE., COMO DEUS CANIBAL Tenho fome,  TE DESTRUO., sou imortal!!!!!!!

POR ISSO EU VOU DEVORÁ-LO EU Vou devorá-lo !  No banquete tribalesco , canibalesco., No teu desespero, Teu sangue, tua carne desejo  Eu vou devorá-lo  No rito canibalismo
Teu desatino é meu destino Sou devorador.

VEJO QUE NESSA TOADA ESTÁ IMPLICITO O DESEJO DO BOI CAPRICHOSO DEVORAR "NO BOM SENTIDO"  O BOI  CONTRÁRIO QUE COM SUA COR ENCARNADA REPRESENTA O MAL E O AZUL DO CAPRICHOSO QUE REPRESENTA O BEM COM TODA CERTEZA PRETENDE DIZER PRO CONTRÁRIO QUE ELE RESPEITE O BOI CAPRICHOSO QUE É O VERDADEIRO BOI DE PARINTINS PORQUE O sangue que corre nas veias dos Marujeiros, da galera, de todos os brincantes É ARAWETÉ. É UMA FORMA DO CAPRICHOSO REAGIR ÀS MALDADES E INJUSTIÇAS ARQUITETADAS PELO CONTRÁRIO.





3 comentários:

  1. HÁ UM EQUÍVOCO NA NTERPRETAÇÃO DA TOADA. O DEUS CANIBAL, DEVORADOR NÃO É O PAJÉ Kãñipaye-ro, MAS SIM Ywikatihã, O GIGANTE DAS ÁGUAS QUE VEM EM BUSCA DA ALMA DO PAJÉ, QUE AO ENTOAR A CANÇÃO-VISÃO, PROMETE SUA ALMA AOS DEUSES PARA QUE POSSA RENASCER REJUVENECIDO.

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    1. OBRIGADO PELA OBSERVAÇÃO. ESSA TOADA É COMPLEXA E SUA INTERPRETAÇÃO NOS DA MULTIPLAS INTERPRETAÇÕES.

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