quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O BANHO DE CHEIRO., CHEIRO CHEIROSO DA AMAZÔNIA

O Boi Contrário popularizou a figura de um boi gigante que espalha essências da Amazônia como o CHEIRO DO PATCHOULI OU CHEIRO DO PARÁ, PAU D'ANGOLA, CUMARÚ, JASMIN que adentra ao Bumbódromo espalhando um aroma das essências Amazônicas.  Para aqueles que não sabem o que é, busquei fotos aqui na NET, mas não encontrei impossibilitando a ilustração.

Paulo Faria apresentava o Banho de Cheiro e assim falava: ESSA É ACAJILA DO BOI GARANTIDO! que é um termo usado no Amazonas, segundo o dicionário Aulete que quer dizer: QUE TRAZ SORTE, FELICIDADE"., assim sendo, mais uma terminologia que o Festival de Parintins populariza para todos os que admiram a festa e que podem com tal referencial conhecer uma linguagem classificada no Folclore como LINGUAGEM DE MINORIA.

Dizem alguns caboclos entendidos da Ilha que alí no BANHO DE CHEIRO há até um certo "fitiço" encomendado prá que o Boi Contrário ganhe o Festival. Verdade ou não, é sempre bom tomar cuidado! porque como já disse numa postagem, até feiticeiro da cidade de Faro no Pará o contrário já contratou e dizem que ele é tão bom que ATÉ CHOCOU UM CAROÇO DE TUCUMÃ.

Se essa história é Folclore ou não, é melhor tomar cuidado! se resguardar.

Para muitos torcedores do Caprichoso esse banho de cheiro levado pelo contrário CHEIRA A DETEFON, CAUSA RENITE E MUITOS INCLUSIVE ABANAM O NARIZ OU TAPAM PORQUE NÃO AGUENTAM O CHEIRO., reações naturais e que DEMONSTRAM O JEITO FOLCLÓRICO DE REAGIR DO TORCEDOR MAIS FANÁTICO.,  mas parece que a galera encarnada não concorda e quando este adentra ao bumbódromo desde o Anfiteatro Messias Augusto é muito bem recebido pela galera encarnada.

Essa figura desse boi Gigante denominado de Banho de cheiro também foi denominado por Paulinho Faria como "O BELEZÃO",  "O CHEIRO CHEIROSO DO CONTRÁRIO'' e Paulinho gravou uma de suas primeiras toadas voltadas para ele no seu CD ontológico:

BANHO DE CHEIRO
VEM, VEM, VEM, VEM,
VEM TOMAR BANHO DE CHEIRO
GARANTIDO VEM CHEGANDO,
PERFUMANDO O POVO INTEIRO
É BOI BRINQUEDO, É BRINQUEDO DE SÃO JOÃO
É BRINCADEIRA QUE A GENTE
TANTO ESPERA COM EMOÇÃO
MESTRE CHICO TIRE A LINGUA
FAZ A SUA OBRIGAÇÃO
BALANÇA VAQUEIRO A LANÇA,
MOSTRA O QUE É VERDADEIRO
GARANTIDO É O BOI MAIS LINDO
DO FOLCORE BRASILEIRO.

O poeta conclama toda a galera encarnada e branca a tomar esse banho de cheiro declarando que trata-se de uma brincadeira que o Parintinense espera o ano todo prá brincar com o seu melhor brinquedo que é o boi de pano e essa brincadeira se dá com a figura do Pai Francisco ou Nego Chico que tem a obrigação de tirar a lingua do Boi para que a festa exista de fato com o apoio dos vaqueiros que cortejam o boi porque o contrário, segundo os autores da toada é o Boi mais lindo do Folclore Brasileiro.

Eu só acho que o contrário, que defende tanto a bandeira da tradição (que não é o único paradigma mais importante prá delimitarmos o campo de atuação do Foclore) deveria levar mais  frequentemente o banho de cheiro para o Bumbódromo, pois não é sempre que esta figura vai pra a Festa. Ao contrário do Caprichoso que sempre leva os bonecos conhecidos como GIGANTE e DONA AURORA até porque estes fazem parte da cultura popular de Parintins.

Fred Góes, brilhante compositor do Contrário e também integrante do Conselho de artes fez uma toada para pro banho de cheiro e que eu gosto muito:

ESSE ANO EU VIM PREPARADO
FALEI COM MEU ORIXÁ - BIS

TRAGO ROSA E PAU D'ANGOLA
PRO MEU BOI TE PERFUMAR - BIS

VEM TOMAR BANHO DE CHEIRO
DA CASCA DO PAU MULATO,
VEM TOMAR BANHO DE CHEIRO
PRÁ TIRAR O MAU OLHADO - BIS

DA CASCA DO PAU BRASIL
PREPAREI BANHO DE CHEIRO
PRÁ TRAZER FELICIDADE, PAZ E AMOR
AO MUNDO INTEIRO

ESSE É O MEU BOI GARANTIDO
MEU TOURO BRANCO FORMOSO
NO ANO DE 89 VAI SER CAMPEÃO DE NOVO.

Conforme observamos na letra da toada, o contrário reforça a questão do "fitiço" já  falado acima para ganhar o festival, misturando termos Afro, como ORIXÁ, fala em PAZ, AMOR E FELICIDADE para todo o mundo, misturando com a nossa essência INDIGENA. Fala nas superstições como: MAU OLHADO como se o Caprichoso colocasse esse mau olhado nas coisas do contrário.

Até o histórico Pau Brasil entra na letra da toada, esta planta que foi responsável de nos dar o nome de nossa nacionalidade: BRASILEIRA, já que aqueles que trabalhavam na estração do PAU BRASIL eram denominados de BRASILEIRO, portanto ante de ser nacionalidade era  uma profissão.

OUTRA TOADA QUE FALA NO BANHO DE CHEIRO É A TOADA "CHEGOU A HORA", VEJAMOS:

Alô, alô chegou a hora
Chegou a hora do auê
Canto eu canta meu povo
Quero ver cantar você
É a força do rio que sustenta meu povo
É a forte emoção que baila no ar
É um cheiro de mato cheiroso
Um aroma de selva gostoso
É um banho pra te perfumar
Auê, auê, auê
É a festa do meu boi bumbá
Auê, auê, auê
Sou índio guerreiro sou Tupinambá

A TOADA AFIRMA QUE  É  MUITO ALEGRE BRINCAR NO CONTRÁRIO E QUE TODOS OS POVOS CANTAM COM UMA FORÇA QUE VEM DAS CORRENTEZA DAS ÁGUAS DO RIO AMAZONAS E COM UMA EMOÇÃO QUE BAILA NO AR COM UM CHEIRO CHEIROSO QUE PERFUMA A TODOS NA MAIOR FESTA FOLCLÓRICA DO PAÍS REALIZADA PELOS INDIOS PARINTINTIN QUE SÃO GUERREIROS E DESCENDENTES DOS TUPINAMBÁS.

MAS DE FATO, DE ONDE É QUE VEM ESSE BANHO DE CHEIRO -  SEGUNDO NOSSAS PESQUISAS  no site: (Postado em:http://thaisquaresma.blogspot.com/2009/06/e-viva-sao-oao.html) ESSES BANHOS DE CHEIRO SÃO MUITO COMUNS NA REGIÃO DE BELÉM E NAS CIDADES DO INTERIOR DO PARÁ, VEJAMOS:

Tradicional Banho de Cheiro



O Banho de Cheiro é tradicional durante a Quadra Junina, principalmente no Pará, onde esse lado da tradição é mais forte. Segundo tal tradição, o Banho de Cheiro atrai bons fluidos, boas energias, saúde, paz, harmonia, até sorte dizem que dá. Como boa paraense que sou, estou prevenida que vou tomar o meu banho de cheiro para levar essas boas energias durante o ano todo, até o próximo São João. E pra quem pensa que é feito de mato' , ou de qualquer erva, ta muito enganado, essas são muito cheirosas.

Caso lhe interesse, você pode fazer com as ervas de Pripioca, Pataqueira, Manjericão, Esturaque, Chama, Catinga de Mulata, Vindicá Pajé, Trevo do Mar, Trevo São João, Trevo Cumaru, Patchouli, Cipó Uíra, Cipó Catinga, Cipo Curimbó, Alecrin D’angola. Abre Caminho, Oriza e Casca de Cedro. É só misturar bem e passar em você de baixo pra cima, não esqueça! E como boa Paraense eu digo: o cheiro é bom! é garantido ;)
 Então, mesmo que você não more aqui em Belém, mas se quer atrair todas essas energias boas e positivas, além de dar mais um atrativo pra sua festa junina, o banho de cheiro de São João é o maior sucesso !
'Diga, freguesa. Olha o banho!'. Essa saudação é a aposta das erveiras e erveiros da feira do Ver-o-Peso para chamar atenção dos clientes para as ervas amazônica.


Espero este ano ver o  banho de Cheiro no Bumbódromo e que ele venha exalando bastante o cheiro da floresta para que o visitante fique embriagado com a nossa cultura, como o nosso jeito de ser caboclo, com essa essência Amazônica que é exportada para todo o mundo transformado até em PERFUME FRANCÊS como se fosse um produto único e exclusivamente produzido na França, mas que na verdade nestes contém a nossa essência, parte do cheiro da Amazônia que é vitima de um contrabando de produtos regionais ESPECIALMENTE PAU ROSA  e que fazem parte de matéria prima de produtos  supostamente 100% importados e que voltam para o consumo interno com um preço muito alto com o rótulo de chic porque é Francês, porque é produzido na Alemanha, na Inglaterra e em outros lugares.




Um comentário: