sábado, 4 de fevereiro de 2012

COMENTÁRIOS DE DESAFIOS 2012 - MAS QUANDO JÁ E TÚ TÁ SERÁ LESO

O GRANDE POETA DO BOI CONTRÁRIO MENCIUS MELO, CONHECIDO COM SUAS BELAS TOADAS DECAMERON  e APOCALYPSE CARAJÁ APÓS UM PERÍODO  DE 15 ANOS AUSENTE DO ELENCO DE TOADAS LANÇOU NESTE ANO DE 2012, UMA TOADA DE DESAFIO DE NOME MAS QUANDO JÁ!

A LETRA DA TOADA ESTÁ LOGO ABAIXO. DIFERENTE DAS TOADAS CITADAS ACIMA. NÃO SE TRATA DE UMA TOADA INTELIGENTE E COMO SEMPRE O CONTRÁRIO QUE É ESPECIALISTA EM INVERDADES PUXA PARA SI ALGUNS MÉRITOS QUE O GRANDE POVÃO SABE QUE NÃO É VERDADE, ESPECIALMENTE QUANTO  AO SEU SURGIMENTO.

MEU PAI JOÃO CARDOSO QUE HOJE TEM 72 ANOS FALA QUE O  QUE ELE OUVIA FALAR ERA QUE O CONTRÁRIO  NASCEU DE UMA BRIGA DO BOI GALANTE E QUE ESSA É A TRADIÇÃO DELES, SÓ BRIGAR POR ISSO QUE ELES ATÉ HOJE SÃO ASSIM.

VEJA AS INVERDADES:

SOU REI DA TOADA (Qual o boi que tem na sua galeria de compositores como: RAIMUNDINHO DUTRA, RONALDO BARBOSA, CARLOS PAULAIN, J. CARLOS PORTILHO, HORÁCIO, MAILZON MENDES, ALEX PONTES, PAULINHO DU SAGRADO, HELIO OMAR, SILVIO CAMALEÃO, CHICO DA SILVA (que apesar de fazer toadas pro contrário é Caprichoso de nascimento)  CESAR MOARES, HUGO LEVI, E MAIS DO QUE NUNCA NOS DIAS DE HOJE TEM UMA SAFRA DE COMPOSITORES NOVOS FRUTOS DA ESCOLINHA DE ARTE COMO GUTO KAWAKAMI, GEOVANE BASTOS, ADRIANO, SUAMI PATROCINIO  E OUTROS.

TALVEZ VC NÃO SAIBA MENCIUS, MAS EM UMA GRANDE ENCHENTE, ACHO QUE NA DÉCADA DE 50 OU 60  O CAPRICHOSO COLOCOU ESSE VERSO, POIS A BAIXA DA XANDA ALAGOU LITERALMENTE:

Pelas ruas da cidade,
Vejo a morena chorando,
Pela ruas da cidade,
Vejo a morena chorando,
O São José tá no fundo
E o touro branco nadando,
Seu amo cortando Pau
E o Vavázinho amarrando.

E OLHA MENCIUS QUE AINDA TEMOS OUTROS DESAFIOS COMO A "TOADA DA PIRAPITINGA'' QUE VC CONHECE MUITO BEM O SEU REFRÃO: É água na baixa, é água no Taguatinga, campeão do S. José vai virar Pirapitinga... 

ISSO FOI SÓ PRÁ MOSTRAR QUE O REI DA TOADA É O BOI CAPRICHOSO.

ASSIM CONTRÁRIO, ESSA É A PRIMEIRA PARTE DE UMA INVERDADE SUA NESSA TOADA MAIS MENTIROSA QUE JÁ EXISTIU.

CELEBRAÇÃO DO FOLCLORE SOU A TRADIÇÃO - O contrário mais uma vez viaja com essa expressão porque celebrar o folclore é coisa séria. O FOLCLORE COMO CIÊNCIA É INFORMALIDADE SENDO QUE A TRADIÇÃO NEM É TÃO IMPORTANTE PARA O FOLCLORE COMO É A INFORMALIDADE E A ESPONTANEIDADE. ASSIM QUERER DIZER QUE É FOLCLÓRICO PORQUE É TRADIÇÃO NÃO ACRESCENTA EM NADA. A TRADIÇÃO DO CONTRÁRIO É CONTAR VANTAGEM, SER DESONESTO, SER GABOLA, QUERER SER O QUE NÃO É. ENFIM, O CONTRÁRIO  CAGA UMA GOMA, MIJA UM TUCUPI E NÃO UM PÉ DE MANIVA.

SOU O VERDADEIRO BOI DE SÃO JOÃO - Todos sabem que o boi de São João chama-se BOI CAPRICHOSO, é ele que sai ás ruas de Parintins já agora em Março prá dançar nas calçadas e nos terreiros dos caboclos. Se São Jão Batista fosse tão importante pro contrário porque eles infinitas vezes desrespeitaram o filho do suposto fundandor do Contrário JOÃO BATISTA MONTE VERDE. Prá mim, isso não é tradição!!!! RIMA MAIS COM TRAÍÇÃO.

EU SOU TRÍ EU SOU TETRA EU SOU PENTA COMIGO O CONTRÁRIO NÃO AGUENTA É A MINHA GALERA QUE ARREBENTA! - O contrário se gaba de seus campeonatos na década de 80 e 70, mas sabemos que são campeonatos TODOS SUSPEITOS e um campeonato não foi para o Caprichoso, mas o contrário ganhou do Campineiro. Pois nesse ano o Caprichoso fez seu próprio festival no Parque das Castanholeiras. Assim, mais uma vez o contrário mente. A DÉCADA DE 90 E 2000 FOI A DÉCADA DO EQUILIBRIO ONDE A VIGILÂNCIA E MUDANÇA NO REGULAMENTO TROUXE UM POUCO MAIS DE EQUILIBRIO E O CAPRICHOSO CORRIGE ALGUMAS DISTORSÕES, PORÉM O CONTRÁRIO CONTINUOU APLICANDO NOS JURADOS COMO ACONTECEU NO ANO EM QUE UM DOS JURADOS TINHA SIDO PROFESOR DE MÚSICA DO SEU AMO. AGORA O CONTRÁRIO INVESTE MAIS UMA VEZ EM JURADOS TRAZENDO PARA PARINTINS, FAZENDO FESTINHAS TUDO PARA QUEM SABE UM DIA TER UM TRÁFICO DE INFLUÊNCIA DESRESPEITANDO O FESTIVAL E O POVO DE PARINTINS.

EU NÃO SOU FILHO DA “OUTRA” EU TENHO FUNDADOR O MESTRE LINDOLFO FOI QUEM ME CRIOU EU NÃO CHORO DERROTA EU TENHO O MEU VALOR - Dentre todas as mentiras contadas pelo Contrário até agora, essa é a pior mentira!!!!!!!! O CONTRÁRIO TEM APENAS 93 ANOS E PONTO. Quando o Contrário supostamente foi abortado., Mestre Lindolfo tinha apenas 11 anos e jamais faria uma promessa prá um Santo. Só se o contrário era um órfão e deve ter sido adotado por Lindolfo AOS 18 ANOS., mesmo assim fica a dúvida quanto ao seu suposto centenário. Tudo bem contrário! Como você fala muito em folclore e que vc é original, é raiz EU ACHO QUEM NEM A MATEMÁTICA FOLCLÓRICA PODERÁ AJUDÁ-LO A SE DESCOBRIR E SABER DE FATO DE ONDE VC VEIO., QUAL A DATA DE SEU NASCIMENTO E SE O SEU DNA É VERDADEIRO OU DUVIDOSO. SÓ SE VOCES INSISTIREM EM FAZER O QUE ESTÃO FAZENDO: UMA VERDADEIRA MATEMÁGICA!!!!

Como nem tudo na vida é negativo, prbns ao Mencius ao valorizar Rosiane e Paulinho., figuras excepcionais, são contrários de verdade e que precisam ser mais valorizados pelo Boi que tanto se gaba que é tradição e tudo mais. Amo de paixão os dois que com certeza merecerão aqui neste blog uma homenagem da minha parte como Parintinenses de muito valor apesar de serem do contrário, assim como você Mencius também é, mas pelo visto "estava será leso" quando fez essa toada? (rsrsrsrsr).

VEJAMOS A LETRA DA TOADA DE DESAFIO

*Mas quando já!!!!!!! É UMA EXPRESSÃO CABOCLA DO PARINTINENSE QUE SIGNIFICA SURPRESA, DÚVIDA, INCERTEZA COM ALGO. O CABOCLO EXPRESSA-SE DE BOCA CHEIA COM BASTANTE ENFASE: MAS (com o som bem forte do x) QUANDO JÁ!!!!!!


MAS QUANDO JÁ!
(Mencius Melo)

SOU O BOI GARANTIDO REI DA TOADA
EU VENHO DAS CAMPINAS TRAGO A VAQUEIRADA
DEIXO A ARQUIBACANDATODA EMOCIONADA

E DO LADO DE LÁ? MAS QUANDO JÁ!

CELEBRAÇÃO DO FOLCLORE EU SOU A TRADIÇÃO
EU SOU O VERDADEIRO BOI DE SÃO JOÃO
DE SAÕ JOÃO BATISTA EU TENHO A PROTEÇÃO

E DO LADO DE LÁ? MAS QUANDO JÁ!

EU SOU O FINO DA BAIXA SOU A ALEGRIA
SOU ROSIANE NOVO PAULINHO FARIA
EU TENHO MUITO MAIS TROFÉU NA GALERIA

E DO LADO DE LÁ? MAS QUANDO JÁ!

EU SOU TRÍ EU SOU TETRA
EU SOU PENTA COMIGO O CONTRÁRIO
NÃO AGUENTA
É A MINHA GALERA QUE ARREBENTA!

E DO LADO DE LÁ? MAS QUANDO JÁ!

EU NÃO SOU FILHO DA “OUTRA”
EU TENHO FUNDADOR O MESTRE LINDOLFO
FOI QUEM ME CRIOU
EU NÃO CHORO DERROTA
EU TENHO O MEU VALOR

E DE LADO DE LÁ?...

RESPOSTA DO DESAFIOO "Pethe", citado no desafio, é um personagem do Municipio de Parintins, conhecido por ser o maior contador de mentiras da cidade. Daí a comparação com o contrário, que ultimamente tem roubado até a tradição e a fama do Pethé.

TÁ SERÁ LESO CONTRARIO?

Escute inda manozinho
o contrário falou que nasceu primeiro
e que nunca copiou
Será??
Aplica Pethé!!!!!!!!!

Olha já parente
o contrário falou que é um brinquedo especial
e que nunca mudou nem de fazenda ou de curral
Aplica Pethé
Aplica Pethé

Tá será leso contrário
Tu tá será doido
Tu saiu atolado da baixa foi morar no brejo

Tá será leso contrário
Tu tá será doido
Todo mundo viu, tu mudando pra ponta da fabril

Mas olha já parente
O contrário falou que nunca foi de copiar
E que foi o primeiro a brincar nesse lugar

Aplica Pethé
Aplica Pethé

Tá será leso contrário
Tu tá será doido
Copiastes a dança das tribos
e as toadas do boi CAPRICHOSO

Tá será leso contrário
Tu tá será doido
em 1913 o teu "mestre" era um garoto

Aplica Pethé
Aplica Pethé

Sou do boi CAPRICHOSO, campeão do lugar
Me respeita contrário, hoje eu vou te mostrar
Eu sei que tu não aguenta a nossa galera te desafiar
Eu sei que tu não aguenta a nossa galera te desafiar
Pois é, diz que inventaram tudo e mais alguma coisa
Contrário! Eu conheço teu passado!

Sem sombra de dúvidas, se tivesse o item desafio, o Caprichoso ganharia, pois essa toadas é bem mais inteligente que a do contrário e MATA A COBRA E MOSTRA O PAU.

A toada começa com um diálogo de um caboclo que usa do jeito Parintinense de falar, proporcionando ao visitante uma visão da linguagem do Parintinense que é muito particular e que se faz presente no Festival nas TOADAS, NA NARRATIVA DAS ALEGORIAS E LENDAS. VEJAMOS ALGUMAS EXPRESSÕES:

Parente: Aqui é utilizado não somente para designar familiaridade/parentesco, mas também para pessoas próximas. O mesmo que amigo, conhecido, colega, companheiro. Corresponde à expressão: MEU PEIXE.

Olha já: Termo para chamar a atenção ou para expressar surpresa. É USADA MAIS NAS FORMAS EXCLAMATIVAS OU INTERROGATIVA COM A BOCA BEM ABERTA E FALANDO DE FORMA BEM CONTUNDENTE.

Aplica Pethé: Termo  utilizado pelos parintinenses sempre que alguém tenta aplicar uma mentira em vista da fama do Pethé.

Tu tá será leso/doido: Expressão, linguajar popular para "Será que tu estás leso/doido?" O mesmo que você falar no sudeste: Deixa de ser bobo!!!!! Vc não está girando bem!!!!

Ponta da Fabril: Local afastado, na área baixa da cidade, alagadiço, várzea onde ficava a FABRIL JUTA. Por isso diz-se que o contrário mora num brejo e sempre tem que fazer Maromba prá brincar no São João.

Contrário também diz ser de 1913, mas o "criador" do contrário, nascido em 1902, tinha apenas 11 anos de idade. Contudo sabe-se que foi bem após os 18 anos, após servir o exército, que o rapaz "criou" o contrário. Tanto que eles tem essa toada: BOI GARANTIDO, É HISTÓRICO E SABIDO QUE MESTRE LINDOLFO MONTEVERDE AOS 18 ANOS DE IDADE CONTIGO SONHOU.

Contrário diz nunca copiar, não indo muito distante, as coreografias das tribos importadas de Juruti/PA foram 100% copiadas das tribos do Caprichoso dos anos anteriores (Não haviam participantes parintinenses nas tribos do contrário). A cênica utilizada na lenda do boto, foi a mesma cênica utilizada pelo CDC em Manaus em 2010, e pelo próprio Caprichoso em 2012, na arena. Ademais, essa coisa de Tribo se arrastar no chão como as de Juruti fizeram no Bumbódromo no ano passado é criação do Caprichoso que COM A TOADA AMAZÔNIA QUATERNÁRIA TROUXERAM OS PALEOÍNDIOS (indios primitivos) DA AMAZÔNIA PRÉ-HISTÓRICA.

Contrário também copia o projeto de arena do Caprichoso, montando sua apresentação baseada e inspirada em nosso projeto, com toda certeza principalmente quando da transformação do bumba meu boi em boi bumbá.

Contrário também copia idéia de projetos de campanha dos candidatos do Caprichoso que foi uma Idéia de Rossi Amoedo gravar um (CD/DVD ao vivo).

Contrário copia quando o SABÁ faz cênica, quando na verdade ARLINDO JÚNIOR TAMBÉM FAZIA, portanto é uma inovação do Caprichoso.

O Contrário copiou o cabo de aço que o Caprichoso sempre usou levando a CÃO ERA, A CUNHÃPORANGA, O BOI., porém tragicamente causaou acidente com a sua cunhãporanga.

O Contrário copiou os teclados no Festival.

O Contrário copiou o BAR DO BOI DA  TVLANDIA criando o O BAR DO BOI NO OLIMPICO EM MANAUS.

Ei Contrário, tu tá será doido? tá sim, de fato!

9 comentários:

  1. Eu fico é rindo, se as toadas são tão boas porque é que a galera azul foge para ouvir e dançar as toadas do Garantido? Os ensaios de vocês têm sido um fiasco, só está dando um pouco de gente estes dias porque não está tendo ensaio vermelho. Mesmo o Davi não consegue empolgar com estas toadas de ninar, e este desafio de vocês de baixa estima não foi para o CD porque é mal feito e não empolga, parece toada de compositor amador. E se eu for descrever o que vocês já copiaram do Garantido, não vai mais ter espaço virtual neste blog para publicações, Boi Melancia! Vermelhinho por dentro! Sem contar que a cidade toda está sabendo que vocês estão importando tribos de Juruti porque o CDC não dá conta, é fraquinho. Ah! O amo de vocês é paraense, rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia esquecendo... vocês não sabem e nem tem certeza da origem deste boi duvidoso, o pobre do Roque Cid está levando a culpa e nem é o pai.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei também que antes o Caprichoso tinha um diamante na testa, agora é estrela, rsrs. Isso é crise de identidade, talvez pelo fato de não ter origem definida. E Boi de São João o azul nunca foi, nem tinha esta tradição. Foi de uns tempos pra cá, por questões políticas, que ele virou boi de rua para agradar certos poderosos, e claro, não perder a oportunidade de copiar o Garantido. Sem contar que ele nasceu xerox do Caprichoso de Manaus, ó triste sina!

    ResponderExcluir
  4. Que eu saiba, tanto o contrário quanto Caprichoso eram bois de rua., se vc ver as postagens de toadas de desafio I E II eu até cito alguns que o meu pai canta e que eram feitas na rua quando os bois se encontravam e que fazem eu lagrimar. Eu até gostaria que se fosse possível vc conversasse com pessoas antigas que lembram de toadas ntigas prá fazermos as postagens., será bom prá todos e para a cultura. Obrigado pelos comentários., acho legal vc se lembrar de coisas importantes, mas a estrela do Caprichoso na testa de fato é recente, data de 20 anos mais ou menos. Não se trata de crise de identidade não, são as adaptações que são feitas com o passar dos anos e a partir do momento que há aceitação social fica dificl de mudar e as estrelas sempre tiveram presentes nas toadas, na vaqueirada, no bum meu boi e nos rituais indigenas. O CAPRICHOSO, assim como o contrário reflete muitas coisas da identidade Parintinense sim.

    ResponderExcluir
  5. Caprichoso o Boi da estrela na Bunda... pq nao manteram???

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ESSA EU NÃO SABIA!!!!!!!!!!!!! Mas valeu o comentário., Vamos aprofundar a pesquisa e saber se isso procede., afinal, o Caprichoso sempre teve o titulo de o BOI DA ESTRELA e O DIAMANTE NEGRO

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Arthur. Seus comentários são os raros que leio na internet sobre os bois .... o resto é farofa vencida, kkkkkkkk ! Quanto à nossa superioridade, acredite ! , isso é um problema para nosso Boi Caprichoso pois quanto mais pobre (de criatividade e não de dinheiro !!) na arena, mais rico (de astúcia) é o contrário na hora de dobrar os jurados. Por conta disso, o Festival tem perdido muito brilho pois quando o Caprichoso perde chacoalham na internet ecos de todo o Brasil se indignando com a vitória do Garantido. Até chego a desconfiar que a derrota do Caprichoso é arquitetada para o Festival ter graça ...... mas cá entre nós, o Garantido não tem a menor chance de ganhar do nosso boi .... é só constatar o excesso de incompetência e miséria criativa para chegar a essa conclusão. Só mesmo os talibans lá do Afeganistão (e de uma ilha amazônica) que concordam com isso, kkkkkkkkk !

    ResponderExcluir
  8. AGRADEÇO PELOS COMENTÁRIOS. A SUPERIORIDADE DO CAPRICHOSO EM MUITOS ANOS É INCONTESTÁVEL SIM E SEMPRE OBSERVEI ISSO., QUANDO MAIS SOMOS INJUSTIÇADOS NUNCA FAZEMOS FEIO NO ANO SEGUINTE EM RESPEITO AO VISITANTE E AO TORCEDOR. SEJA PERDENDO OU GANHANDO O CAPRICHOSO QUER MESMO É FOLCLOREAR., LOGIO QUE SE GANHAR SERÁ MELHOR. COMO A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS, É NATURAL VER NA INTERNET COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER O RESULTADO EM FAVOR DO CONTRÁRIO MUITAS VEZES REPETITIVO, SEM OUSAR. SERÁ SE O CONTRÁRIO TERIA ESTRUTURA PRÁ PEDER 5 VEZES DIREITO DO CAPRICHOSO???? SE VC FOR VER NÓS NUNCA PERDEMOS 5 VEZES POR QUE UMA ANO ELES GANHARAM DO CAMPINEIRO., OUTRO ANO NÓS FOMOS TETRA NA ARENA E PERDEMOS PRO REGULAMENTO., ENTÃO NA VERDADE O CONTRÁRIO CHEGOU A SER TRI E NUNCA PENSA COMO ELES FALAM. O CAPRICHOSO SIM CHEGOU A SER TETRA NA ARENA, MAS ACABOU PERDENDO PORCAUSA DO REGULAMENTO, ACHO QUE EM 1997.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKK o caprichoso e acostumado a copiar né kkkkk e ainda não admite.

    ResponderExcluir