segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

TOADA COMENTADA: VIVA A CULTURA POPULAR


VIVA A CULTURA POPULAR
(Gustavo Kawakame/Geovane Bastos e Adriano Aguiar)

Viva a cultura popular!
Viva o boi de parintins
Viva o folclore brasileiro
Caprichoso é a raiz
É boi-bumbá o ano inteiro.

A nossa festa, nosso ritmo, nossa dança
Nossa toada tocada e cantada de um jeito caboclo
Apaixonado brincando de boi

Caprichoso é raiz, é folclore, é tradição
É cultura popular, é herança dos povos
É Bumba-meu-boi Boi Bumba

Tem batuque de negro
É Afro o rufar dos tambores
Sagrados da terra é nativo
Ameríndio tribal ( o som da floresta)
É toada de boi, é caboclo
É azul esse amor Caprichoso

Viva o som desse povo guerreiro!
Viva a força do folclore brasileiro!

Sou a arte, a fé dessa gente
A essência de brincar de boi
Sou a cultura popular
Nossa folclore é a cara desse povo mais feliz, é


A primeira parte dessa toada do boi-bumbá Caprichoso já inicia com o seu tema para o ano de 2012: “VIVA A CULTURA POPULAR!!!!!!!!”.

O Caprichoso deixa logo claro que se objetivo é dar VIVA À CULTURA POPULAR no seu contexto mais amplo, porém quer celebrar a cultura forte do povo de Parintins., da Ilha Tupynambarana, do povo da Ilha como é conhecido carinhosamente.

Mas o que é cultura? CULTURA é tudo o que o homem acumulou de conhecimento e transformou durante a história., ou seja é um processo dinâmico de transformação no jeito de agir, sentir, na alma, no corpo daquele cidadão que herda os costumes, crenças, tradições, questões informais, formais e transmite para os mais novos muitos fatos de sua história de vida, da sua ancestralidade, do seu, passado em busca da construção de um futuro. 


O termo POPULAR, como o próprio tema sugere vem do povo, das pessoas que formam aquele lugar, aquela comunidade. Há quem faça a diferença de que a cultura popular vem das pessoas mais simples que contraria a cultura de elite cujos objetivos são diferentes.

A verdade é que em se tratando da Festa do Boi de Parintins existem ingredientes da Cultura Popular e da Cultura de Massa., que interagem sem que se perca a essência CABOCLA E TRIBAL DA FESTA com grande participação popular em meio ao APELO ÉTNICO, ÉTICO, ECOLÓGICO, DE CIDADANIA, DIVERSIDADE E RESPEITO ÁS QUESTÕES RACIAIS.

O Boi é o grande anfitrião que faz despertar no cidadão o sentimento de NAÇÃO e faz fluir todo um comportamento que o define como portador de uma cultura CABOCLA que quer mostrar ao mundo suas RIQUEZAS CULTURAIS ADQUIRIDAS E TRANSFORMADAS AO LONGO DA HISTÓRIA.

Os autores após OVACIONAREM A CULTURA POPULAR dão VIVA AO BOI DE PARINTINS., tomando para si a homenagem que esse mesmo povo faz ao boi no seu contexto geral inclusive pro contrário, afinal, em Parintins tudo se resume no Boi Contrário e no Boi Caprichoso., ao mesmo tempo quem for interpretar essa toada pode até interpretar que O VERDADEIRO BOI DE PARINTINS DE FATO É O BOI CAPRICHOSO, O ÚNICO BOI DE VERDADE PARA OS MAIS FANÁTICOS. 


Os autores afirmam com essa frase que O BOI DE PARINTINS É CULTURA POPULAR, pois ele surge da simplicidade de um povo que tem uma gama de histórias, causos, arte e folclore de fazer inveja a qualquer povo e que inteligentemente o registrou e o resgatou nas apresentações do seu RICO FESTIVAL FOLCLÓRICO.

Em seguida os Autores dizem que o Caprichoso dá "VIVA" AO FOLCLORE BRASILEIRO numa nítida demonstração de amor à todas as expressões da Cultura Brasileira, que possui uma miscelânia e diversidade de manifestações culturais que existem no nosso pais fruto de uma forte miscigenação deixada pelo colonizador Europeu, Negro e Índio e hoje em uma nova leitura de nossa história não podemos deixar de citar a contribuição do Asiático.

Para os autores do Caprichoso, o Folclore Brasileiro no seu contexto geral é de fundamental importância e traduz essa riqueza de multiculturalismo de nosso povo.

CAPRICHOSO É A RAIZ., ora se CULTURA é algo que está ENRAIZADO, que cria ramificações, que se expande, que é difícil extirpar, o CAPRICHOSO COM CERTEZA é essa RAIZ fincado no solo Parintintin e que dissemina arte e cultura para todo o Brasil., CAPRICHOSO É RAIZ porque jamais deixou de apresentar no Bumbódromo tudo o que faz ser o FOLCLORE PARINTINENSE na sua acepção mais ampla., digo a RELIGIOSIDADE POPULAR, A HISTÓRIAS DO POVO DA ILHA, AS LENDAS, MITOS, SUPERTIÇÕES, CAUSOS, O BAILADO CABOCLO, A FORMAÇÃO INDIGENA, O GIGANTE, A DONA AURORA, AS FIGURAS TIPICAS REGIONAIS, COMO A TACACAZEIRA, O FARINHEIRO, O PESCADOR, O MATEIRO, O SOLDADO DA BORRACHA, O CAÇADOR, O JUTICULTOR, O CABOCLO.... Assim, por tal motivo os autores da música dizem que PARINTINS É BOI-BUMBÁ O ANO INTEIRO porque como já dissemos anteriormente quando se fala em cultura Parintinense se pensa no BOI, essa facção folclórica que concentra todas as expressões culturais da Ilha: A ARTE, O ARTESANATO, A MÚSICA, A PLASTICIDADE, AS ESCULTURAS, A CENOGRAFIA, ARTE PLUMÁRIA, NAS AÇÕES SOCIAIS QUE O BOI DESENVOLVE, NO DESPERTAR PARA UMA CIDADANIA POR MEIO DE SUA CULTURA. 


O certo é que Parintins é sim Boi-bumbá o ano inteiro e porque não dizer nos dias de hoje através desse povo, O AMAZONAS, A AMAZÔNIA É BOI-BUMBÁ O ANO INTEIRO., POIS O AMAZÔNIDA ONDE ESTIVER AGUARDA ANSIOSAMENTE ESSE MOMENTO.

Os autores exaltam a festa Parintintin em todo o seu contexto dizendo: A nossa festa, nosso ritmo, nossa dança Nossa toada tocada e cantada de um jeito caboclo apaixonado brincando de boi.

QUEM CONHECE ESSA FESTA SABE QUE O RITMO É CONTAGIANTE, AS LETRAS DAS MÚSICAS SÃO RICAS EM SABER ANTROPOLÓGICO E SABER POPULAR, EM LINGUGEM DE MINORIA onde as expressões do Parintinense, como: OLHA JÁ! MAS QUANDO JÁ!, EXPIA AINDA! PAVULAGEM, CIRUMIM, CUNHANTÃ e centenas de expressões indígenas se fazem presente nas letras das toadas NECESSITANDO MUITAS VEZES FAZER ATÉ UM GLOSSÁRIO PARA O VISITANTE., por isso os autores afirmam que NOSSA TOADA É TOCADA E CANTADA DE UM JEITO CABOCLO NO DOIS PRÁ LÁ E NO DOIS PRÁ CÁ DE FORMA APAIXONANTE, COM AS LÁGRIMAS NOS OLHOS O BRINCAR DE BOI.

De fato quem brinca no Caprichoso deve brincar de verdade ficando aqui um recado para as pessoas que não conhecem a festa: NÃO SE DESFILA NO BOI, MAS SE BRINCA DE BOI!!! O Parintinense ama o boi desde criança porque é uma figura que faz parte de sua vida desde o momento em que nasceu, é um brinquedo como um urso de pelúcia, como um carrinho motorizado, como um boneco, um amuleto que o acompanha desde o momento em que nasceu.

Quero ressaltar aqui que., se nos dias de hoje o povo Amazônida canta e decanta a cultura do Amazonas e da Amazônia é graças a invasão das toadas do boi de Parintins que na década de 80 tomou de assalto as rádio FMs de Manaus com uma batida tribal e com um linguajar caboclo e indigena contribuindo para que o Amazonense se reconhecesse na sua cultura e tivesse acesso a uma linguagem que antes pertencia a uma minoria (é um fato cultural interessante se formos observar os interesses da grande indústria fonográfica).

Os Autores afirmam que o Caprichoso é raiz, é folclore, é tradição. É cultura popular, é herança dos povos. É Bumba-meu-boi Boi Bumba! SIM, o Caprichoso é isso e muito mais, pois a brincadeira foi trazida para a Região Norte pelos Imigrantes Nordestinos que vinham trabalhar nos Seringais em busca do Ouro Negro (A BORRACHA), por isso os autores falam que o Caprichoso é BUMBA-MEU-BOI ou BOI-BUMBÁ devido aos ingredientes Nordestinos e Amazônicos que foram adicionados na dança, no Auto do boi ganhando elementos indígenas e de rituais, além de outros componentes do Folclore especificamente em Parintins.

Falar no CAPRICHOSO É FALAR NA TRADIÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA PARINTINENSE, NA CULTURA AMAZÔNICA tanto no campo do FOLCLORE QUANTO DA ANTROPOLOGIA., É UMA HERANÇA DA 12 TRIBOS QUE HABITAVAM A ILHA DE TUPINAMBARANA, CONHECIDO COMO POVOADO DE SÃO MIGUEL DAS TUPINAMBARANAS, QUE RESSURGEM NESSE BELO RITUAL FOLCLÓRICO QUE É O BOI CAPRICHOSO.

Muito embora a festa do Boi de Parintins revele sua miscigenação mais acentuada na formação do INDIO COM O CABOCLO, os autores da música demonstram aquilo que é notório no som das toadas, a grande presença de PERCUSSÃO COM MISTURAS DE RITMOS AFROS E INDIGENAS NUMA RIQUEZA RITMICA E FORMAÇÃO DE UM NOVO RITMO ORIUNDO DE NOSSA FORTE MISCIGENAÇÃO, por isso afirma: TEM BATUQUE DE NEGRO, É AFRO o rufar dos tambores. Os tambores são Sagrados da terra, são nativos, é Ameríndio, é tribal ( o som da floresta).

SENDO ASSIM COM ESSA MISTURA DE RAÇAS SE TRANSFORMA NA TOADA DE BOI DO COBOCLO, QUE FAZ AS TOADAS PARA O SEU BOI AZUL COM MUITO AMOR PORQUE O AMOR PARA OS AUTORES É O PRÓPRIO CAPRICHOSO.

Nunca podemos esquecer que esse referencial negro do Caprichoso que TAMBÉM É NEGRO, pois é CONHECIDO COMO O TOURO NEGRO reforça a VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA PRESENTE NO BOI DE PARINTINS ONDE OS ESCRAVOS TROUXERAM A BRINCADEIRA DO BOI BUMBÁ PARA O NORDESTE ONDE SE BRINCAVA OU SE DRAMATIZAVA O AUTO DO BOI NAS SENZALAS NÃO SABENDO SE INFORMAR SE A BRINCADEIRA É UM DRAMA OU UMA COMÉDIA SENDO CERTO QUE A BRINCADEIRA DO BOI ERA UMA BRINCADEIRA APENAS DE HOMENS. Ressalto que a valorização do negro no Boi de Parintins também tem uma conotação religiosa sendo que SÃO BENEDITO, SANTO NEGRO ., TEM UMA IGREJA NA CIDADE E É MUITO FESTEJADO.

Mais uma vez os Autores dão VIVA AO SOM DESSE POVO GUERREIRO E DÃO VIVA A FORÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO., de fato o Parintinense é um povo guerreiro por sua descendência indígena estão sempre prontos pra guerra e são ainda mais guerreiros porque fazem de sua cultura uma cultura bastante complexa sendo destaque no Brasil e no mundo, exportando mão de obra artística e cultural em todos os seguimentos artísticos. O SOM DO POVO GUERREIRO ESTÁ NO RITMO FORTE DA TOADA, ESTÁ NOS FESTIVAIS DE PASTORINHAS, NA MUSICALIDADE DO PARINTINENSE, NA LEMBRANÇA DE DONA SILA MARÇAL, DE RAIMUNDINHO DUTRA, DE ACINELCIO VIEIRA, NO SAMBA DE CHICO DA SILVA, NA MUSICALIDADE DAS BANDAS DA CIDADE, NOS LEVANTADORES DE TOADA, NOS AMOS DOS BOIS sendo certo que O BOI DE PARINTINS QUER SE SOMAR AO FOLCLORE BRASILEIRO UNINDO FORÇAS PARA DESPERTAR EM TODO BRASILEIRO UM SENTIMENTO DE NAÇÃO ESCREVENDO A CULTURA BRASILEIRA SEMPRE NO PLURAL, POIS O NOSSO PAÍS É UM CELEIRO DE CULTURAS QUE VIVEM A UNIDADE NA DIVERSIDADE., POR ISSO OS AUTORES DIZEM ALTO E EM BOM TOM, “VIVA A FORÇA DO FOLCLORE BRASILEIRO!”

Finalizando a música, Como cultura, o Caprichos nos diz através de seus autores., Sou a arte, a fé dessa gente., ORA QUANDO SE FALA: SOU A ARTE, os autores querem englobar todos aqueles artistas anônimos que dão seu sangue pelo seu boi azul, CAPRICHOSO É ACIMA DE TUDO ARTE EM TODAS AS SUAS ACEPÇÕES, A ARTE DE FOLCLORER É O CAPRICHOSO, SÃO OS ARTISTAS DE PARINTINS COMO JAIR MENDES, EMERSON BRASIL, MAKOY,  JUAREZ, ROSSY E TANTOS OUTROS QUE DEFENDEM O BOI AZUL., esses artistas que transformam a sua arte em DANÇA, ESCULTURAS, PINTURAS, DESENHOS, hoje mais do que nunca na ESCOLINHA DE ARTE IRMÃO MIGUEL ONDE SURGEM NOVOS ARTISTAS e com a sua fé na SANTA MÃE DE DEUS, como NOSSA SENHORA DO CARMO participam das procissões, das quermesses, enfeitam os andores das procissões, em vista da riqueza que é a RELIGIOSIDADE DO POVO PARINTINENSE, revelando-se uma RELIGIOSIDADE POPULAR INVEJÁVEL.

Enfim, tudo isso, como os próprios autores falam O CAPRICHOSO É A ESSÊNCIA DE BRINCAR DE BOI, É TUDO O QUE ENVOLVE O POVO DA ILHA, QUE TEM COMO SEU CARRO-CHEFE, O BOI CAPRICHOSO e seus personagens, como: PAJÉ, CUNHÃPORANGA, ESTANDARTE, SINHAZINHA, TRIBOS, TUXAUAS, VAQUEIROS, APRESENTADOR, LEVANTADOR DE TOADA E SUA GALERA CAMPEÃ., SENDO QUE O CAPRICHOSO É O VERDADEIRO BOI DE PARINTINS, É A VERDADEIRA IDENTIDADE DA CULTURA POPULAR PORQUE O FOLCLORE DO POVO DE PARINTINS É A CARA DO SEU POVO QUE BRINCA, CANTA E DANÇA, É FELIZ O ANO TODO.

Elaborado por: SILVA, Arthur Cezar Ferreira, Amazonense, descendente de Parintinenses, Pedagogo, Professor Multidisciplinar do Ensino Municipal em Guarulhos/SP há 15 anos, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior,. Advogado Militante em Guarulhos e São Paulo, Antropólogo Autodidata, Estudioso do Folclore e da Cultura Brasileira, possui pequenos textos publicados nos jornais do Município de Guarulhos como: A RELIGIOSIDADE DO POVO DE GUARULHOS, O HINO Á GUARULHOS, GURULHOS INDIGENA, GURULHOS FOLCLÓRICA, entrevistas em Jornais como: GAZETA MERCANTIL falando sobre o FESTIVAL DE PARINTINS/AM.

O texto pode ser publicado na sua integra ou partes desde que seja citado o autor.



Um comentário:

  1. Ou seja, esta toada é cópia da "Miscigenação", feita a pedidos dos copiadores, que obrigaram um dos autres a se auto reproduzir. Que coisa feia!

    ResponderExcluir