quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

TOADA COMENTADA: GARRA DE MARUJEIRO



GARRA DE MARUJEIRO
Composição de Rozinaldo Carneiro / Alder Oliveira



A terra vai estremecer
Quando o som da Marujada
No compasso da toada começar

No toque forte e certeiro
Na garra dos marujeiros
A festa vai começar

Na cadência da caixinha
Na batida do tambor
Toca repique
Toca palminha
Toca o rocar

Canta forte essa Galera
Exaltando meu boi
Caprichoso , caprichoso

É o canto desse povo
Te chamando meu boi , vem de novo brincar
A cultura dessa gente
Tá presente no jeito caboclo de folclorear

Vamos brincar de boi
Brincar de boi-bumbá
Vestir azul e branco pra folclorear
Vamos brincar de boi
Brincar de boi-bumbá
Pra sempre caprichoso eu vou te amar


MUITAS PESSOAS PERGUNTAM: MAS O QUE É A MARUJADA?

PORQUE ELA TEM ESSE NOME E NÃO BATUCADA?

A MARUJADA VEM DE MARUJOS. A VOCAÇÃO DA REGIÃO AMAZÔNICA É O TRANSPORTE FLUVIAL, DAÍ A EXISTÊNCIA DE MUITOS NAVIOS DE TODOS OS PORTES TANTO NAVIOS GRANDES QUANTO OS BARCOS REGIONAIS.

QUEM TRABALHA EM TRANSPORTE FLUVIAL É CHAMADO DE MARUJO., USA AQUELE DISTINTIVO DA ANCORA E DA CORDA QUE SERVEM PARA ATRACAR O BARCO E É O SIMBOLO DA MARINHA DO BRASIL.

NO NOSSO PAÍS EXISTEM VÁRIAS DANÇAS POPULARES QUE RECEBEM ESSE NOME DE MARUJADA COM CARACTERISTICA PRÓPRIAS REGIONAIS LIGADAS NA SUA MAIORIA À RELIGIOSIDADE POPULAR, uma muito conhecida é a MARUJADA DE BRAGANÇA NO PARÁ QUE HOMENAGEIA SANTOS, como: SÃO BENEDITO.

O CAPRICHOSO QUE SEMPRE BUSCA O RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO DE PARINTINS E DA AMAZÔNIA USA O NOME DE SEUS INSTRUMENTISTAS COMO MARUJADA PORQUE QUER HOMENAGEAR OS MARUJOS QUE ATRACAVAM SEUS BARCOS EM PARINTINS NO ANTIGO TRAPICHE DESIGNANDO-A DE MARUJADA DE GUERRA. ALIÁS, O DIA EM QUE FOR REALIZADO UM TRABALHO SÉRIO, DE PESQUISA COM O APOIO DA UFAM E DA UEA E DE ESPECIALISTAS (faltando para isto vontade dos bois e das pessoas envolvida com a cultura local), MUITAS HISTÓRIAS SERÃO CONTADAS, HISTÓRIAS QUE O CAIS FLUTUANTE, O ANTIGO TRAPICHE SEPULTOU BEM RÉS ÀQUELE PORTO A BORDO DA CHATINHA, DOS BARCOS VATICANOS E DE OUTROS.

O PRÓPRIO BOI CAPRICHOSO JÁ DECANTOU  ESSE TRAPICHE QUE CORRESPONDIA EM ÉPOCA BEM DISTANTE A UM PARQUE AQUÁTICO DOS CURMINS DE PARINTINS ONDE OS MESMOS BRINCAVAM DAS BRINCADEIRAS MAIS TRADICIONAIS COMO BARRA BANDEIRA, MANJA E O 31 ALERTA ESCONDENDO-SE NO SEU ESCONDERIJO SECRETO DENOMINDO CÓIO E TOMAVAM O MINGAU DA DONA VICÊNCIA ALÉM DE ENCARDIREM SEUS CALÇÕES NAS ÁGUAS BARRENTAS DO AMAZONAS CORRENDO O RISCO DE PEGAREM UMA SURRA QUANDO CHEGAREM EM CASA. NUMA LINGUGEM SIMPLES, O CAPRICHOSO ASSIM DECANTOU: 

Curumim, cuidado com o candirú,
Não pule flechada, olha o Carataí.,
No trapiche que existia, minha infânci eu vivi... 
É barra bandeira, oi
É uma surra na certa é
31 alerta a manja está com você

O meu cóio é secreto
O calção vai encardir
Mingau da dona Vicência
Vai ter guerra de guri
No trapiche que existia
Minha infância eu vivi.

VEZ POR OUTRA, DEPENDENDO DA PROPOSTA DO BOI OS MARUJEIROS VEM COM A SUA ROUPA CARACTERISTICA DE MARUJOS COM O CAPITÃO DA MARUJADA À FRENTE  EM PELO MENOS UMA NOITE SENDO QUE EM OUTRAS NOITES  O MARUJO SE RECONHECE COMO INDIGENA E VEM COM UMA ROUPA TIPICA DE CABOCLO, DE INDIO DA REGIÃO AMAZÔNICA. TAIS ADAPTAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA QUE MUITAS VEZES É INCOMPRRENDIDA POR ESTUDIOSOS QUE ACHAM QUE A NOSSA FESTA TEM QUE FICAR PRESA A CARTILHA QUE ELES CONHECERAM ANTES QUANDO ESTAVAM DE COSTAS PARA A NOSSA REGIÃO. O QUE É BOM PRA SÃO PAULO, O QUE BOM PRÁ BELO HORIZONTE, O QUE BOM PRO RIO DE JANEIRO NEM SEMPRE É BOM PRÁ AMAZONIA. RESPEITEMOS AS CARACTERISTICAS DE CADA LUGAR NÃO QUERENDO UNIFORMIZAR A CULTURA NACIONAL, POIS TEMOS VÁRIAS CULTURAS EM NOSSO PAÍS.

Os autores da toada falam que a terra estremece com o som da marujada que tem uma batida tribal., esse momento da entrada da marujada é um momento único, é quando o coração pulsa forte porque a festa vai começar quando a marujada entrar.

É numa batida forte da caixinha, do rocar, do repique e na marcação das PALMINHAS que todos são convidados para brincar de boi, vestir azul branco e conjugar o verbo folclorear, mas afinal de contas o que é folclore?

ENCONTRAMOS EM RENATO ALMEIDA UM CONCEITO QUE CARACTERIZA O NOSSO FOLCLORE, VEJAMOS: 

Segundo Renato Almeida, in: Inteligência do Folclore)  Folclore são modos de pensar, sentir e agir que determinam o comportamento dos grupos onde se perpetuam. 

São fatos vivos e em perpétua transformação, ligados ao passado, adaptando-se continuamente ao presente e cumprindo sempre o seu destino de atender a necessidades mágicas, religiosas, artísticas, econômicas, médico-sociais, lúdicas, etc., dos seus portadores.

Seu caráter é persistir, modifica-se sem cessar, faz empréstimos e trocas, ajusta-se, transmuda-se para sobreviver e traz consigo resíduos imemoriais das forças primitivas, terror, magia, superstição, em cujo meio se precipitam essências imanentes da sabedoria humana.

MARUJADA DE GUERRA COM GRAVURAS DO SIMBOLO DO TOUYRO NEGRO, O PAILHÃO, O CHAPEÚ DE PALHA COM FLORES ARTESANAIS QUE ANTIGAMENTE ERAM DE PAPEL CREPOM

A GALERA CANTA FORTE, GRITA, ESBRAVEJA E EXALTA O SEU MAIOR ÍCONE, UM BOI QUE REPRESENTA TUDO O QUE É A AMAZONIA EM TODOS OS ASPECTOS, ÉTICOS, FOLCLÓRICOS,  ÉTNICOS, POLITICOS, SOCIAIS, ANTROPÓLOGICOS, DETERMINANTES DE UMA CULTURA AMAZÔNICA, CABOCLA INDIGENA, TRIBAL.

É A CULTURA DE UM POVO QUE BRINCA COM SEU JEITO CABOCLO, COM A SUA LINGUAGEM CABOCLA, os seus trejeitos de falar o OLHA JÁ! PARESQUE, TÚ TÁ SER LESO? (expressões estas que estão inseridas no folclore como ESTUDO DA LINGUAGEM DE MINORIA) E TERMOS INDIGENAS PRESENTES NAS TOADAS, NOS RITUAIS, NO NOME DOS CABOCLOS, NO NOME DE SEUS RIOS, COMO  ANDIRÁ, TAPAJÓS,  NA SUA DANÇA DO DOIS PRÁ E DOIS PRÁ, NOS MITOS, LENDAS, SUPERTIÇÕES, NA SUA IGUARIA GASTRONÔMICA, NOS SEUS RITUAIS, NAS SUAS FIGURAS TIPICAS REGIONAIS.

Mas brincar de boi só se for de azul e branco, essas cores belíssimas e que faz parte de muitas danças do folclore brasileiro. QUAL A ORIGENS DAS CORES AZUL E BRANCO? Vejamos o que nos diz o site: http://www.webtelas.xpg.com.br/historia_cor.htm . .

AZUL

O Deus dos Judeus ordenou aos israelitas que usassem um barrado azul em suas roupas. O deus hindu, Vishnu, era azul. É a cor das roupas de Nossa Senhora (QUE POR SINAL É MUITO HOMENGEADA NO BOI DE PARINTINS EM VISTA DA RELIGIOSIDADE DO POVO DA ILHA SENDO QUE O TORCEDRO DO CAPRICHOSO TEM ORGULHO DE DIZER QUE SEU AZUL É A COR DO MANTO DE NOSSA SENHORA, SENHORA DO CARMO, PADROEIRA DO LUGAR). Na Escócia as pessoas usam roupas azuis para restaurar a circulação. No norte da Europa, por volta de 1600, um pano azul era usado no pescoço para evitar doenças. Culturas asiáticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado.

BRANCO
Pitágoras, o filósofo grego, acreditava que a cor branca continha, além de todas as outras cores, todos os sons. Muitos dos antigos templos e das atuais igrejas são brancas. As tradições nipônicas consideram o branco a cor do luto. Para denotar inocência virginal, lírios brancos apareciam nas pinturas da Anunciação.

Já a COR ENCARNADA DO CONTRÁRIO É ASSOCIADA À DESTRUIÇÃO, AO FOGO, À GUERRA. JÁ FOI A COR DA MONARQUIA, A COR DOS PARTIDOS DE ESQUERDA, DO MST DEPENDENDO DO MOMENTO HISTÓRICO UMA COR TEM O SEU SIGNIFICADO.

CUMPADRE MACHADO, UM DOS ÚLTIMOS AMOS DO CAPRICHOSO COM UM LINGUAJAR CABOCLO CARREGADO DE ''X''  EM UM LINGUJAR SIMPLES DEFINE E DIFERENCI O QUE SEJA O AZUL E A COR DO CONTRÁRIO:

Azul é PAZ, é BONANÇA,
ENCONTRO DA NATUREZA
Vermelho é GUERRA, É VINGANÇA
É FOGO CAUSANDO TRISTEZA.

Por isso o boi caprichoso é um boi amado porque quem o conhece se apixona logo., porque ele é um BOI ÉTICO, FOLCLÓRICO, RESGATA A IDENTIDADE DO POVO DA AMAZÔNIA E ACIMA DE TUDO TEM MUITA GARRA QUE SE INICIA COM A GARRA DOS MARUJEIROS.

MUITOS PARINTINENSES RESIDENTES EM MANAUS TEM BOAS LEMBRANÇAS DA MARUJADA QUNDO MORAVAM EM PARITINS E PARA MATAREM A SAUDADE CRIARAM A MARUJDA DE GUERRA EM MANAUS FORMANDO UM GRANDE MOVIMENTO DE PARINTINENSES E SIMPATIZANTES E DISSEMINANDO A CULTURA DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS EM UM MOVIMENTO DENOMINADO MOVIMENTO MARUJADA. 


2 comentários:

  1. Caprichoso: costumes da Escócia e do norte da Europa; Garantido: vermelho do MST.

    Essas comparações só nos fortalecem. Por isso somos o boi do povão. Garantido sempre!

    "São caboclos querendo ser ingleses" (Cazuza).

    Fabão.

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  2. OI FABÃO., NA VERDADE EU FIZ ESSAS CITAÇÕES TAMBÉM PARA DEMONSTRAR QUE DEPENDENDO DO MOMENTO HISTÓRICO O SIGNIFICADO DAS CORES VARIAM. O VERMELHO QUE JÁ SERVIU AOS NOBRES, HOJE SE REVELA A COR DAS CAMADAS POPULARES EM ALGUMAS SITUAÇÕES., COMO É O CASO DO PT., MST E ACONTECEU TBM COM O SINDICATO SOLIDARNOSC NA POLONIA. ADEMAIS VERMELHO E AZUL REPRESENTAM A LUTA DE BEM (azul) CONTRA O MAL (VERMELHO).

    QUIS DESSA FORMA MOSTRAR UMA CONTRADIÇÃO DA HISTÓRIA DA COR VERMELHA., O VERMELHO QUE JÁ SERVIU Á NOBREZA QUE SE SERVIU DA EXPLORAÇÃO DO NOSSO PAÍS COM O PAU BRASIL (PARA EXTRAIR A TINTURA VERMELHA DELE E TINGIR OS TECIDOS DE VERMELHO) HOJE SE DIZ QUE É A COR DO POVÃO., DIFERENTE DO AZUL QUE SEMPRE FOI O QUE É: MANTO DE NOSSA SENHORA, É UMA DAS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL, DO CÉU, DA PAZ, DO AMOR (não é a toa que DJAVAN DIZ: o amor é azulzinho...) O AZUL TRAZ A HERANÇA EUROPEIA SIM PORQUE MUITAS DE NOSSAS DANÇAS TEM UMA ORIGEM EUROPEIA QUE TBM FAZ PARTE DE NOSSA ORIGEM.

    GOSTEI DOS SEUS COMENTÁRIOS., ACHO ISSO MUITO SAUDÁVEL. FICA NA PAZ E QUE A NOSSA CULTURA POSSA SER MOSTRADA DE VERDADE PARA AQUELES QUE NÃO A CONHECEM. AH, VOU COMENTAR TOADAS DO GARANTIDO., COM QUAL EU DEVO COMEÇAR?

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