segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TOADA COMENTADA: A MISTICA XINGUANA


A MÍSTICA XINGUANA
(Paulinho Dú Sagrado)


                        
                         Tribal , tribal , oh , oh , oh , oh , oh
Tribal , tribal , oh , oh , oh , oh , oh
Povos irmãos da floresta
A vida xinguana precisa viver
Eu sou pajé , sou arte , sou cultura milenar
Pajé , tribal , oh , oh , oh , oh , oh
Pajé , tribal , oh , oh , oh , oh , oh
Pajé , tribal , oh , oh , oh , oh , oh
Tribos !

Todas tribos reunidas pra festa do Xingu
Todos tambores celebram a dança do Xingu
Eu sou filho do rio , sou filho da terra , sou filho do sol
Eu sou filho da Mãe Natureza
Eu sou Mehinako , sou Kamaiurá , sou Trumaí
Eu sou índio , eu ou filho do mesmo Brasil

Todo tribal xinguano festeja o kuarup sagrado
As flautas , o canto , a dança
Contam histórias dos seus ancestrais
Eu sou Kalapalo , eu sou Kaiabi , sou Matipu
Eu sou índio , eu sou filho do mesmo Brasil
Então ora pajé
Reza pajé , paini , curandeiro
Clama ao som do maracá
Conta o segredo da terra , da terra
Ora e reza pajé
Ora pajé !
Paini curandeiro
Clama ao som do maracá
Conta o segredo da terra , pajé
Então incorpora pajé

Oração: A civilização tem que compreender a plenitude da vida do povo xinguano/ O Xingu não pode morrer/ O Xingu é morada de vida

Voa , voa , voa ,
Voa , voa , voa , pajé

Todo tribal xinguano festeja o kuarup sagrado
As flautas , o canto , a dança
Contam histórias dos seus ancestrais
Sou Tupi-guarani , eu sou Aruak , sou Karib
Eu sou índio , eu sou filho do mesmo Brasil
Então ora pajé
Reza pajé , paini , curandeiro
Clama ao som do maracá
Conta o segredo da terra , da terra
Ora e reza pajé
Ora pajé ,
Paini curandeiro
Clama ao som do maracá
Conta o segredo da terra , pajé
Incorpora pajé

Oração: É preciso iluminar um novo pensamento/ Para que uma nova idéia transforme nossas terras/ Num canto de esperança

Voa , voa , voa ,
Voa , voa , voa , pajé


PRIMEIRAMENTE PRÁ QUEM NÃO CONHECE A FESTA DO BOI DE PARINTINS, O RITUAL INDIGENA PROPOSTO PELO BOI TEM UMA IMPORTÂNCIA GRANDIOSA NO FOLGUEDO PORQUE O PAJÉ CORRESPONDE AO CURANDEIRO  E AO  PADRE QUE FORAM CHAMADOS PELO SENHOR FAZENDEIRO PARA RESSUSCITAR O BOI DE ESTIMAÇÃO MORTO PARA SATISFAZER O DESEJO DE CATIRINA. ESSA RESSURREIÇÃO GANHA UMA AMPLITUDE MAIOR PARA OS POVOS DA FLORESTA QUE NOS DIAS DE HOJE BUSCAM A RESSURREIÇÃO DE SEUS SONHOS E DE TUDO O QUE JÁ FOI DESTRUÍDO PELO INVASOR EM NOME DE UM PROGRESSO.

NO BOI DE PARINTINS O PAJÉ SURGE PARA DEMONSTRAR A ESPIRITUALIDADE DOS POVOS INDIGENAS DA FLORESTA, BEM COMO A BATALHA DO BEM CONTRA O MAL. É POR MEIO DO PAJÉ QUE O CABOCLO APRENDEU A SER REZADOR ATRAVÉS DE SUAS ERVAS E DOS CIPÓS, FOI ATRAVÉS DO PAJÉ QUE SURGIU A FIGURA DO CURANDEIRO. ASSIM, É UMA FORMA PEDAGÓGICA DE DESPERTAR NO CABOCLO A SUA ANCESTRALIDADE, O RESPEITO AOS POVOS INDIGENAS, AOS SEUS CULTOS, A MISTURA DO CABOCLO COM O INDIO QUE AINDA É MUITO FORTE NOS SEUS COSTUMES, NA HERANÇA DEIXADA POR ESTE AO CABOCLO.

O TEMA DA TOADA FALA EM MÍSTICA PORQUE TODOS OS POVOS TEM UMA EXPERIÊNCIA MISTICA, DE ORAÇÃO., SEJA QUAL FOR A SUA ORIGEM, RAÇA, COR OU FORMAÇÃO. NO XINGÚ OS POVOS SÃO DETENTORES DE UMA MISTICA APRENDIDA POR MEIO DOS PAJÉS, DOS SEUS ANCESTRAIS.

HÁ RITUAIS NO BOI DE PARINTINS EM QUE A PARTE ESPIRITUAL  AINDA É  BEM FORTE ONDE OS ESPIRITOS DO INDIOS SÃO INCORPORADOS, OS ALUCINÓGENOS SÃO EXPLICADOS VALORIZANDO ESSA PRÁTICA QUE É NATURAL DOS INDIOS., HÁ VEZES QUE O RITUAL EXIGE A INTERAÇÃO DOS PERSONAGENS INDIGENAS COMO CUNHÃ PORANGA E O PAJÉ E HÁ RITUAIS QUE TEM UMA MENSAGEM SOCIAL E POLITICA EM DEFESA DOS DIREITOS DAS TRIBOS AINDA EXISTENTES, AFINAL O NOSSO PAÍS AINDA TEM MUITA INFLUÊNCIA INDIGENA, ESPECIALMENTE NA AMAZÔNIA E COMO SOMOS O ÚLTIMO TEMPLÁRIO E VIVENCIAMOS O QUE NOS RESTA, NÃO QUEREMOS QUE TUDO SE PERCA COMO MUITA COISA JÁ FOI PERDIDA, DAÍ A MENSAGEM PEDAGÓGICAMENTE CORRETA DOS BOIS DE PARINTINS, ESPECIALMENTE O CAPRICHOSO PARA QUE SE VALORIZA E SE RESPEITE OS NOSSOS IRMÃOS INDIOS.

A TOADA SE INICIA COM UM  CLIMA BASTANTE TRIBAL ONDE O PAJÉ  COMEÇA A CONCLAMAR A TODOS PARA QUE LUTEM PELA VIDA NO XINGÚ.

GERALMENTE NA CIVILIZAÇÃO BRANCA, CHAMAMOS DE IRMÃO PARA AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO FAMILIAR OU QUANDO FAZEMOS PARTE E UMA IRMANDADE, IGREJA, GRUPO SOCIAL.

ASSIM TAMBÉM É NA COMUNIDADE INDIGENA., NESTA SOCIEDADE A VIDA COMUNITÁRIA NAS TRIBOS MAIS RECENTES E QUE NÃO TIVERAM TANTA INFLUÊNCIA DO HOMEM MODERNO O VIVER EM COMUNIDADE E O TRATAMENTO DE IRMÃO COMO FAMILIAR É BASTANTE NATURAL., POR ISSO QUE PAULINHO DU SAGRADO NO INICIO DE SUA TOADA FALA  “Povos irmãos da floresta,  vida xinguana precisa viver...”
DESSA FORMA, TODOS OS POVOS, TODAS AS ETNIAS, mesmo os irmão brancos, mestiços que tiverem compromisso com esse povo deve lutar pela vida do XINGÚ.

VALE OBSERVAR QUE ESSA TOADA FOI COMPOSTA EM UM MOMENTO MUITO DELICADO ONDE HÁ UMA AMPLA DISCUSSÃO SOBRE A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE, QUE PARA ALGUNS ESPECIALISTAS É UM GRAVE RISCO DE INFLUENCIA NEFASTA PRO POVO XINGUANO E PARA O MEIO AMBIENTE.
O PAJÉ É QUEM CONCLAMA PRÁ ESSE CANTO EM DEFESA DA VIDA POIS ELE, COMO UM PATRIARCA ESPIRITUAL, DEVE SER RESPEITADO PELA SUA HIERARQUIA, PELA SUA ARTE, PELA CULTURA QUE ESTE MANTÉM HÁ MILENIOS, OU SEJA DESDE AS SOCIEDADES MAIS PRIMITIVA.
TODOS AS TRIBOS E ETNIAS E TRONCOS SE REUNEM PRA FESTA DO XINGU: CALAPALO, KAIABI, MATIPU, TRUMARI, MEHINACO, KAMAIURÁ , TUPI-GUARANI, ARUAK, KARIB ENFIM TODAS OS POVOS QUE FORMAM O XINGÚ AFIRMAM QUE SÃO FILHOS DO MESMO DEUS, DO MESMO  SOL E FAZEM QUESTÃO DE AFIRMAR QUE SÃO  FILHOS DA MÃE NATUREZA ACIMA DE TUDO  SÃO FILHOS DESSA PÁTRIA: O NOSSO BRASIL QUE COMO TODOS SABEM ERA UMA IMENSA TRIBO COM MAIS DE 200 DIALÉTOS, PORTANTO ÉRAMOS O PAÍS MAIS POLIGLOTA DO MUNDO.

TODOS S POVOS DO XINGÚ SÃO CONVOCADOS PRA FESTEJAR ESSE RITUAL SAGRADO QUE É O KUARUP, TODOS ORNAMENTADOS COM AS FLAUTAS, MARACÁS, OS CANTOS E DEMAIS ADEREÇOS QUE CARACTERIZAM OS POVOS DO XINGÚ ENTRAM EM SINTONIA PARA REVERENCIAR OS SEUS ANCESTRAIS.
 AO REDOR DO TAMBOR QUE TEM UM GRANDE SIGNIFICADO NO RITUAL.,  ESTA DANÇA SE TRANSFORMA EM UM MOMENTO DE CLAMOR.
O RESPEITO PELOS RITUAIS XINGUANOS, ESPECIALMENTE O KUARUP É UMA REALIDAE ATÉ NOS DIAS ATUAIS., TODOS OS ADEREÇOS E INSTRUMENTOS MUSICIAIS USADOS POR ESSE RITUAL SÃO SAGRADOS., MAS QUE RITUAL É ESSE?

 
A luta do huka-huka durante o Quarup
Conforme o site: Wikipédia., O Quarup é realizado sempre em homenagem a uma figura ilustre, seja por sua linhagem seja por sua liderança, e é uma grande honra prestada a esta pessoa, colocando-a no mesmo nível dos ancestrais que viveram no tempo em que Mawutzinin andava entre os homens, e incorporando-a à história mítica.

Tipicamente o ritual inicia com a chegada de grupos de índios de outras aldeias, que ocorre em meio a muitas danças. Depois alguns índios vão ao mato e cortam um tronco de kuarup, constroem uma cabana de palha em frente à Casa dos Homens, e sob ela fincam o tronco no chão. A seguir o tronco recebe uma decoração, acompanhada de cantoria que elogia o aspecto formoso do morekwat (chefe) que está sendo homenageado, falando com ele como se se tratasse de uma pessoa viva.

Após estes preparativos, chegam os índios restantes, e acomodam-se na periferia da aldeia. Arma-se uma fogueira em frente ao tronco, sucedem-se danças e cantos, e um índio de cada grupo vai ao fogo recolher uma chama para acender as fogueiras dos grupos.

À noite acontece o momento de ressurreição simbólica do chefe homenageado, sendo um momento de grande emoção. Então as carpideiras começam o choro ritual, sem que os cantos em volta sejam interrompidos. Aos primeiros raios do sol do dia seguinte o choro e o canto cessam, os visitantes anunciam sua chegada com gritos, e iniciam competições entre os campeões de cada tribo, seguidas de lutas grupais para os jovens.

Então o morekwat da aldeia que sedia o Quarup se ajoelha diante do morekwat de cada tribo visitante e, em sinal de boas vindas, lhe oferece peixe e biju, que são distribuídos entre os seus.

Terminadas as lutas ocorre um ritual de troca, moitará, onde cada aldeia oferece produtos de sua especialidade. O ritual é encerrado com o tronco sendo lançado às águas.

A ESPERANÇA ESTÁ NA ORAÇÃO DO PAJÉ, OU NA REZA DO PAJÉ COMO O AUTOR DA TOADA MENCIONA, POIS A RELIGIOSIDADE DO INDIO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PRÁ TUDO O QUE ELE FAZ DENTRO DE SUA TRIBO. 
INFELIZMENTE A ORAÇÃO PARA A SOCIDADE BRANCA PERDE O ESPAÇO PRO RELATIVISMO., O HOMEM BRANCO BUSCA UM RELACIONAMENTO RELIGIOSO LIGHT, SEM COBRANÇAS, SEM COMPROMISSOS.

PARA O INDIO,  A SUA ORAÇÃO É O CONTATO COM O SEU DEUS SUPREMO, COM TUPàPRA LIVRÁ-LO DOS DIAS DIFICEIS QUE O HOMEM  BRANCO  PROVOCA EM FACE DE SEU EGOÍSMO, DESTRUINDO A CULTURA DE UM POVO. SÓ A ORAÇÃO DO PAJÉ PODERÁ CURAR O XINGU DESSE PROBLEMA, O PAJÉ COM MUITA SABEDORIA FAZ UMA ORAÇÃO EM FORMA DE APELO., NÃO SE TRATA DE UMA ORAÇÃO EM UM TOM DE MISERICÓRDIA, MAS UM VERDADEIRO CLAMOR, UM VERDADEIRO APELO:

Oração: A civilização tem que compreender a plenitude da vida do povo xinguano/ O Xingu não pode morrer/ O Xingu é morada de vida!

ESSE RECADO É PRÁ TODOS NÓS HOMENS BRANCOS QUE PERTENCEMOS UMA COISA CHAMADA CIVILIZAÇÃO, SE É QUE É UMA SOCIEDADE CIVILIZADA., TEMOS SEGUNDO O APELO QUE COMPREENDER A VIDA PLENA DESSES IRMÃOS SILVICOLAS PORQUE LÁ É MORADA DE MUITAS VIDAS., NOSSOS INDIOS NÃO QUEREM A MORTE, ELES QUEREM VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA, VIDA DECENTE PRÁ VER SEU FILHO CRESCER EM MEIO A SUA CULTURA PORQUE O INDIO NÃO NECESSITA DE NOSSO SABER., ELE CONVIVE HARMONICAMENTE COM A NATUREZA ONDE ELE SOBREVIVE., NOSSO SABER NÃO INTERESSA A ELE., DESTRUIR SUA BIODIVERSIDADE EM SUA RESERVAS É DESRESPEITAR A SUA VIDA PLENA.

APÓS CLAMAR PELA PLENITUDE DO POVO, O PAJÉ MAIS UMA VEZ É CONCLAMADO A REZAR E ORAR AO SOM DO MARACÁ E DEMAIS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM A SUA RITUALISTICA CONTANDO OS SEGREDOS DA TERRA PORQUE ESTE SABE DE TODOS OS SEGREDOS E PATRIMÔNIOS INDIGENAS QUE ESTÃO SEPULTADOS NESTE SOLO SAGRADO  E NATURALMENTE  INCORPORANDO OS ESPIRITOS FAZ O SEU PEDIDO EM ORAÇÃO:

Oração: É preciso iluminar um novo pensamento/ Para que uma nova idéia transforme nossas terras/ Num canto de esperança!

NESSA ORAÇÃO E CLAMOR O PAJÉ PEDE AO HOMEM BRANCO QUE HAJA UM NOVO PENSAMENTO., UM PENSAMENTO QUE SEJA CAPAZ DE TRANSFORMAR E NÃO DE DESTRUIR AS TERRAS DOS POVOS DO XINGU., SEU CANTO TEM QUE SER DE ESPERANÇA. QUE A ORAÇÃO DO PAJÉ TRANSFORME OS CORAÇÕES DOS HOMENS QUE DETÉM O PODER E FAÇAM CANTAR UMA NOVA CANÇÃO NAS TERRAS INDIGENAS ONDE SEUS COSTUMES, SUA FORMA DE CULTUAR,SUA VIDA, SUA CULTURA SEJA RESPEITADA E UM CANTO NOVO SEJA LÁ ENTOADO.

ESTA É A GRANDE LIÇÃO E CONTRIBUIÇÃO QUE O BOI DE PARINTINS DÁ AO HOMEM., PROPÕE UM MOMENTO DE REFLEXÃO PARA QUE RESPEITEMOS ESSA DIVERSIDADE QUE HÁ EM NOSSO PAÍS, PRINCIPALMENTE OS NOSSOS IRMÃOS INDIOS QUE NECESSITAM VIVER SEM A INTERFERÊNCIA DO HOMEM BRANCO  PORQUE ELE QUER É A PAZ NA TERRA, A SELVA PRÁ CAÇAR E O RIO PRÁ PESCAR.

ESSE É O MEU BOI CAPRICHOSO QUE AO MORRER E PERDER A SUA LINGUA PARA SATISFAZER O DESEJO DA CATITA., RESSUSCITA HOJE EM PARINTINS  PARA BRINCAR NA ARENA DO BUMBÓDROMO E RESSUCITAR JUNTO A ESPERANÇA DO POVO INDIGENA DO XINGÚ, DOS CABOCLOS DA AMAZÔNIA PORQUE SOMOS TODOS DE UMA MESMA TRIBO: A TRIBO BRASIL!!!!!!!!!!







2 comentários:

  1. A notícia que corre na ilha é que esta é a última música deste compositor para os azuis. Ou seja, ano que vem a coisa será pior ainda!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ninguém pode ser obrigado a se manter em uma facção., se assim for, PACIÊNCIA! Mas ambos tem que ter respeito por seus componentes prá que se evite esses tipos de troca troca. Por outro lado, isso pode ser bom porque surgem outras pessoas que estão escondidas esperando uma oportunidade tbm. DU SAGRADO É DEMAIS!!! COMPETENTE E COM CERTEZA TOMARÁ A DECISÃO MAIS COERENTE. Ele tem que escolher o que for melhor prá ele.

    ResponderExcluir