terça-feira, 10 de janeiro de 2012

AS AMAZONAS E NARUNA NO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS NUMA VISÃO PEDAGÓGICA



A LENDA QUE DEU O NOME AO RIO AMAZONAS 


TANTO CAPRICHOSO QUANTO GARANTIDO VEZ POR OUTRO LEVAM PARA O BUMBÓDROMO ESSA BELÍSSIMA LENDA DO NOSSO FOLCLORE E PROPORCIONAM AO HABITANTE DA REGIÃO TEREM ACESSO A UMA HISTÓRIA QUE SUPOSTAMENTE OCORREU NAS IMEDIAÇÕES DA REGIÃO ENTRE PARINTINS E SANTARÉM NO RIO JAMUNDÁ OU NHAMUNDÁ. 


O MAIS LEGAL DE TUDO É A POSSIBILIDADE DO CIDADÃO SE APROPRIAR DA LINGUAGEM POÉTICA DA LENDA POR MEIO DA TOADA. PRÁ QUEM VIVE EM UM GRANDE CENTRO É A OPORTUNIDADE DE TER UM EXCELENTE SUBSÍDIO DE APRENDIZAGEM E PROPORCIONAR O ESTUDO EM ESCOLAS PODENDO TRANSFORMAR EM UM EXCELENTE RECURSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE PARA DESPERTAR UM OBJETIVO AFETIVO JUNTO AO ESTUDANTE TÃO CARENTE DE CONHECIMENTO CULTURAL EM VISTA DA CULTURA MIDIÁTICA DE ALGUNS MODISMOS UNIFORMIZANDO A CULTURA NACIONAL.

O GRANDE ARIANO SUASSUNA EM PALESTRA NO PRIMEIRO SALÃO DO LIVRO DE GUARULHOS, AO QUAL TIVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR É UM DOS CRÍTICOS DESSA UNIFORMIZAÇÃO E DEIXA CLARO QUE O A DIVERSIDADE DEVE SER RESPEITADA NO NOSSO PAÍS.

Mário de Andrade, grande escritor brasileiro nos diz que: Na Grécia antiga, em lugar denominado CAPADÓCIA (séculos antes de Cristo) contavam-se histórias sobre grupos de mulheres que montavam a cavalo, manejavam o arco e a flecha com grande perícia e viviam sozinhas, nunca admitindo a presença dos homens nas suas terras., DAÍ O NOME DE ICAMIABAS (mulheres sem macho) e quando engravidavam de filhos homens, estes eram dado aos homens, pois na sua civilização só poderiam ser cridas mulheres. Seus encontros com homens se davm anualmente para procriarem e caso nascesse homem na tribo estes eram entregues para os pais.



A essas mulheres dava-se o nome de Amazonas e os aventureiros que ousavam embrenhar-se em regiões desconhecidas, só de pensar que podiam encontrá-las, tremiam de medo, pois era certo e sabido que não escapavam com vida!



No ano de 1540 o espanhol Francisco Orellana fez uma viagem de exploração na América do Sul e percorreu aquele grande rio até o Rio Napo no Perú  que atravessava a mais misteriosa das florestas.



Tudo foi narrado pelo FREI GASPAR DE CARVAJAL que nos diz que: Ao avistar nas margens grupos de índias com ar aguerrido e cabelos longos, Orellana julgou ter encontrado o reino das Amazonas de que tanto ouvira falar. E o nome ficou para o rio e para a floresta, pois Orellana o chamou de RIO DO REINO DAS AMAZONAS..



Elas usavam o MUIRAQUITÃ (um amuleto com forma de SAPO na cor VERDE) símbolo da fertilidade entre os INCAS. A líder da Tribo das amazonas denominava-se CONORI. Segundo a crônica de CARVAJAL. , o lago que as índias Amazonas se banhavam era chamado ESPELHO DO SOL OU ESPELHO DA LUA QUE NA LINGUAGEM INDIGENA DENOMINA-SE UACY URUÁ, YACY TAPERÉ, A MARGEM DO RIO JAMUNDÁ ou NHAMUNDÁ.



O POETA PRINTINENSE TONY MEDEIROS MASSIFICOU ESSE TERMO INDIGENA  EM SUA BELA TOADA PARA O SEU BOI GARANTIDO FAZENDO COM QUE O HOMEM DO NORTE APRENDESSE DE FORMA BASTANTE PEDAGÓGICA ESSA LENDA, VEJAMOS A POESIA ABAIXO:





ICAMIABA 
(Tony Medeiros e Grupo Ajuri) BOI GARANTIDO



IACY UARUÁ, HEI, HEI 
IACY TAPERÊ, HEI, HEI
 IACY UARUÁ, IACY TAPERÊ-BIS





VOU MERGULHAR NO REINO DAS ICAMIABAS



ENFRENTAR AS ÁGUAS E SINGRAR OS RIOS – BIS



VOU PERGUNTAR PRO ORELLANA 
SOBRE AS MULHERES GUERREIRAS
QUE CONORI COMANDAVA 
Á MARGEM DO NHAMUNDÁ



MÃE DA MATA 
SENHORA DA SELVA QUE A TUDO ASSISTIU
ME CONTA O SEGREDO PERDIDO 
NA CURVA DO RIO - BIS



AMAZONAS, GUERREIRA, 
HERDEIRA DO MUIRAQUITÃ
NAÇÃO VALENTE 
QUE UM DIA DE SANGUE 
ESSA TERRA MANCHOU
SÃO HISTORIAS DA MATA, 
CARVAJAL ME CONTOU
É A SAGA DA RAÇA, 
É A LENDA MAIS VIDA QUE O TEMPO GUARDOU



IACY UARUÁ, HEI, HEI 
IACY TAPERÊ , HEI, HEI,
IACY UARUÁ, IACY TAPERÊ-BIS



ESTA ATIVIDADE FOI LIDA E DISCUTIDA NA Esc. do Mun. de Guarulhos Antônio Gonçalves Dias NA EJA (Educação de Jovens e Adultos)–EM HORA-ATIVIDADE PARA SERVIR DE RECURSO PEDAGÓGICO DE FORMA INTERDISCIPLINAR.

O MEU OBJETIVO FOI FORNECER UM SUBISÍDIO MUSICAL DA LENDA PRÁ SER TRABALHADA DE FORMA MULTIDISCILINAR. 

PROCUREI FAZER A INTERPRETAÇÃO DA LETRA DA MÚSICA PARA OS EDUCADORES EM MOMENTO DE FORMAÇÃO E SUGERI ATIVIDADES DENTRO DE CADA DISCIPLINA PORQUE INFELIZMENTE OS EDUCADORES SE QUEIXAM MUITO QUE NÃO SABEM COMO TRABALHAR ESSA QUESTÃO DO FOLCLORE E MUITOS ACHAM QUE O TEMA NÃO DÁ PRÁ SER TRABALHADO EM SUA DISCIPLINA, O QUE NÃO É UMA VERDADE PORQUE AS CIÊNCIAS SE INTEPENETRAM., ELAS PODEM SIM SER TRABALHADAS EM QUALQUER ASSUNTO DEPENDENDO DO GRAU DE HABILIDADE DO EDUCADOR.


EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA


TRABALHAR AS GRANDES NAVEGAÇÕES, OS CONTINENTES, FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO BRASILEIRO, GLOBALIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO DOS MERCADOS, TRABALHAR COM MAPAS LOCALIZANDO O RIO AMAZONAS, AFLUENTES, GEOGRAFIA HUMANA.


EM MATEMATICA


TRABALHAR A QUESTÃO DO ESPAÇO, FORMA, MEDIDAS, PROBLEMAS ENVOLVENDO DATAS HISTÓRICAS, EXPLORAÇÃO DE MADEIRAS COMO O PAU-BRASIL (NOÇÕES DE QUANTIDADE), DISTÂNCIA.


EM CIÊNCIAS


EXPLORAÇÃO DAS RIQUEZAS MINERAIS, BIODIVERSIDADE, NOSSAS RIQUEZAS TROPICAS, AS DROGAS DO SERTÃO, RIQUEZAS VEGETAIS.


EM LINGUA PORTUGUESA


TRABALHAR ESTRUTURAÇÃO DO PARÁGRAFO, ORTOGRAFIA, ACENTUAÇÃO, GRAMÁTICA, FORMAÇÃO DE PALAVRAS, ORIGEM INDIGENA DAS PALAVRAS, DITADO.


INFELIZMENTE OS EDUCADORES ESTÃO PREOCUPADOS COM O SEU ENSINO COMPENDIADO, ESTÃO PREOCUPADOS EM MINISTRAR AS AULAS E CONTEÚDOS PROGRAMADOS E NÃO SE PERMITEM INTERAGIR COM AS DEMAIS CIÊNCIAS E TAMBÉM NÃO SE PERMITEM SER MULTIDISCIPLINARES PORQUE TALVEZ O COLEGA IRÁ SE INTROMETER NA SUA AULA.

ADEMAIS, OS EDUCADORES PRECISAM ENTENDER QUE O FOLCLORE ESTÁ NO DIA A DIA E NÃO É PRECISO CHEGAR O SEU DIA PARA CELEBRÁ-LO PORQUE TODOS NÓS SOMOS PORTADORES DO FOLCLORE QUE NÃO ESTÁ APENAS NAS LENDAS, MAS NOS ATOS SIMPLES DA NOSSA VIDA E BASTA UM DETALHE PARA SABERMOS QUE ESTAMOS FOLCLOREANDO.


MODERNAMENTE EM PARINTINS, GARANTIDO E CAPRICHOSO LEVAM PARA O BUMBÓDROMO A HISTÓRIA DESSAS INDIAS AMAZONAS COM O TITULO DA INDIA "NARUNA DAS AMAZONAS" COMO POR EXEMPLO NAS LETRAS DAS TOADAS ABAIXO:


GRAVAÇÃO DO DVD DO BOI GARANTIDO 2012
TOADA: NARUNA DAS AMAZONAS



Eu vim de um sonho acordado
Eu vi em devaneios
Eu vim de um século lendário
E a vi em meus desejos.

Perdido à deriva em meio à brumas
No rio traiçoeiro me perco em curvas
Navego sozinho, mistérios caminhos

Nuvens revelam a lua no céu
Mergulha a imagem as margens do lago espelhado
Eu vou encontrar... (iacy-uaruá)

Segredam os ventos que eram cunhãs
De negros e lindos cabelos
Nos seios, ostentados muiraquitãs

No reino das belas índias, icamiaba (amazona, amazona)
É nobre o encanto, o amor em mim
És linda e guerreira, icamiaba (naruna, amazona)
Minha altiva rainha, eu canto pra ti:

Naruna, (naruna)
Vim de terras, além-mar
Vim do longe ao rio-mar
E o meu amor vai te conquistar naruna

Mas a sublime canção invejou jurupari
Senhor dos obstaculos
Aprisionou naruna no mundo sem fim

E o meu amor vai te libertar naruna







A TOADA ABAIXO FOI COMPOSTA PELO BOI CAPRICHOSO NO ANO DE 2005


TOADA CANTO PARA NARUNA


http://topmusicas.net/boi-caprichoso/canto-para-naruna.htm



Descendo estas águas serenas
Vejo cunhãs belas e guerreiras
De flechas certeiras e longas melenas
Estórias contadas de longe
Como nos contos de Atenas (bis)

Reino das mulheres sem marido
Da Icamiaba apaixonada
Liberdade,a sua vontade
Pelo Deus-homem,desejada
Deus que só queria amar
Esqueceu a lei criada
E ensinou Naruna a voar

Amada,vem amazós encantada
Alada,vem surgindo do nada (bis)

Vem na beleza de uma musa danada
Tua nudez no lago da lua
Enfeitiçou Jurupari
Vem amazona querida

Vem pra dança da lua
Vem exibir teu muiraquitã
Vem no delirio dos viajantes
Nos sonhos dos cantantes

Porque és rainha soberba
És um canto Caprichoso
És minha india guerreira
Audaz mulher brasileira

Amada,vem amazós encantada
Alada,vem surgindo do nada



 “CONHECER BEM A NOSSA CULTURA NOS PROPORCIONA SERMOS CIDADÃOS ÉTICOS E COMPROMETIDOS COM OS PRINCIPIOS BASILARES DA NOSSA CONSTITUIÇÃO e FORMARMOS HONESTOS CIDADÃOS” (ACFS)


Elaborado por: SILVA, Arthur Cezar Ferreira, Amazonense, descendente de Parintinenses, Pedagogo, Professor Multidisciplinar do Ensino Municipal em Guarulhos/SP há 15 anos, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior,. Advogado Militante em Guarulhos e São Paulo, Antropólogo Autodidata, Estudioso do Folclore e da Cultura Brasileira, possui pequenos textos publicados nos jornais do Município de Guarulhos como: A RELIGIOSIDADE DO POVO DE GUARULHOS, O HINO Á GUARULHOS, GURULHOS INDIGENA, GURULHOS FOLCLÓRICA, entrevistas em Jornais como: GAZETA MERCANTIL falando sobre o FESTIVAL DE PARINTINS/AM.

O texto pode ser publicado na sua integra ou partes desde que seja citado o autor.

PRÁ VOCE QUE BUSCA SUBSIDIOS PARA TRABALHAR ESSA LENDA PEDAGOGICAMENTE ESSE É APENAS UM REFERENCIAL QUE ESSA BELA FESTA NOS OFERECE E COM CERTEZA ESSA RIQUEZA SERÁ APROPRIADA PELOS SEUS ALUNOS PORQUE A CULTURA DOS INDIOS PARINTINTIN NA AMAZONIA É ALGO VERDADEIRO E SUA RIQUEZA ULTRAPASSA FRONTEIRAS E É UM EXCELENTE RECURSO PEDAGÓGICO A SER EXPLORADO EM TODAS AS DISCIPLINAS. 

O TEXTO DA TOADA PODE SERVIR DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ONDE O PROFESSOR PODERÁ CRIAR PERGUNTAS, EXTRAIR PALAVRAS PARA SE PESQUISAR NO DICIONÁRIO, CONTEXTUALIZAR DE FORMA AMPLA, TRABALHAR TEMAS TRANSVERSAIS, ESTABELECER SABERES NECESSÁRIOS PARA O SEU ALUNO E ENFIM, TRABALHAR DE FORMA MULTIFOCAL A TEMÁTICA.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.
    Rafael Marupiara, compositor do Boi Garantido e da toada Naruna das Amazonas
    (rafamarupiara@hot)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAFAEL., MUITO OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS. PRBNS PELAS SUAS TOADAS 9sei que são muits)., VOU INCLUIR O TEU NOME ABAIXO DO TITULO DA MÚSICA (FALHA NOSSA!!!!).

      Excluir