PARA QUEM OUVE UMA TOADA DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS E NÃO SABE O SEU SIGNIFICADO, O MELHOR É TER SEMPRE AO LADO UM DICIONÁRIO OU INDAGAR UM CONHECEDOR DA CULTURA VERNACULAR DAQUELE POVO, PORQUE AS TOADAS SÃO REPLETAS DE TERMOS INDIGENAS E CABOCLOS QUE SÃO FALADAS APENAS NAQUELE GRUPO SOCIAL E SÃO CONHECIDOS NO FOLCLORE COMO: LINGUAGEM DE MINORIA.
UM EXEMPLO É O TERMO: TRAPICHE QUE APESAR DE TER OUTRO SIGNIFICADO NO DICIONÁRIO., TEM OUTRO SIGNIFICADO NA AMAZÔNIA E NADA MAIS NADA MENOS É UM PORTO PEQUENO FEITO EM MADEIRA, MUITO COMUM NOS BEIRADÕES DA AMAZÔNIA.
RECENTEMENTE ESSA PALAVRA VOLTOU À MÍDIA TENDO EM VISTA A TOADA "TEMPO DE TRAPICHE", QUE É UMA TOADA MEIO MELANCÓLICA FEITA DE FATO PARA O PARINTINENSE OU SEU DESCENDENTE. ISSO NÃO QUER DIZER QUE O VISITANTE ADMIRADOR DA FESTA, DE ORIGEM TAMBÉM INTERIORANA OU NÃO., NÃO ARTICULE FATOS DE SUA VIDA NO INTERIOR OU DE SUA CIDADE COM A VIDA DO CABOCLO PARINTINENSE.
CONTAM OS MAIS ANTIGOS DE PARINTINS QUE BRINCAR COM A TURMA DE AMIGOS NO TRAPICHE NO ANTIGO PORTO DA CIDADE ERA A MAIOR DIVERSÃO DOS ANTIGOS CURUMINS DE PARINTINS.,
ERA NESSE TRAPICHE (ANTIGO PORTO DA CIDADE) QUE MUITOS CURUMINS BRINCAVAM DE PULAR FLECHADA NAS ÁGUAS DO RIO AMAZONAS, BRINCAR DE BARRA BANDEIRA, DE 31 ALERTA E DE MANJA, ALÉM DE PESCAREM.
ERA NESSE TEMPO QUE OS CURUMINS NÃO APENAS PESCAVAM, MAS SEGUNDO A TOADA ABAIXO ESTAVAM FISGANDO O SEU PRÓPRIO DESTINO NA CURVA DO RIO., PORQUE QUANDO O AUTOR SE EXPRESSA DESSA FORMA ELE QUER DIZER QUE NÃO ERA SÓ O TRAPICHE DO PORTO DA CIDADE DE PARINTINS, MAS QUALQUER TRAPICHE, QUALQUER GIRAU, QUALQUER PORTO FEITO DE TÁBUA SERVIA DE PLAYGROUND ONDE OS CURUMINS DE PARINTINS BRINCAVAM COM A SUA SORTE, COM O SEU PRÓPRIO DESTINO DESENVOLVENDO UMA BRINCADEIRA SADIA., FISGAVAM A SORTE, SEU DESTINO NA CURVA DOS RIOS, FUROS E PARANÁS QUE CERCAM A ILHA, ONDE FICAM OS REGISTROS NA MEMÓRIA DE PASSAGENS DE MUITOS CABOCLOS EM ESPECIAL, PELO RIO AMAZONAS.
SEGUNDO O AUTOR DA TOADA ESSA ÉPOCA VIVIDA EM PARINTINS É MOTIVO DE MUITA SAUDADE PORQUE ASSIM COMO O PARINTINENSE BRINCOU NESTE PORTO VENDO OS NAVIOS VATICANOS, AS CHATINHAS E OUTROS TIPOS DE EMBARCAÇÕES PRINCIPALMENTE AS REGIONAIS, OS REGATÕES., ELE TAMBÉM SERVIU DE LUGAR ONDE ESTE CURUMIM PARTIU PARA NAVEGAR A SORTE ATÉ À CAPITAL PARA SE TORNAR "GENTE GRANDE"., MAS O PARINTINENSE COMO FILHO DE UM MUNICÍPIO QUE VALORIZA MUITO A SUA CULTURA ESPERA VOLTAR UM DIA PARA SER ÚTIL QUEM SABE AO SEU POVO., PARA VIVER NA PUREZA DO LUGAR, PARA CONTEMPLAR AS BELEZAS NATURAIS DA ILHA, PARA CONTEMPLAR A POESIA E A ARTE DE SEU POVO. VEJAMOS A LETRA DA TOADA ABAIXO:
Tempo De Trapiche (Osvaldo Cunha)
Tempo de trapiche
a fisgar o destino na curva do rio (bis)
O sol já ia distante
Rastro de luz errante
Nas águas do meu Amazonas
Encrespadas pelo vento
Rebojo do meu sentimento
Saudades de Parintins...(3x)
Tempo de trapiche
a fisgar o destino na curva do rio (bis)
É navegar a sorte
Levando no peito o porto de onde partiu
De onde partiu...
A voz calada
Profundeza dos olhos meus
A correnteza que me guia (bis)
Caprichoso, voltarei um dia...
Tempo de trapiche
a fisgar o destino na curva do rio (bis)
O sol já ia distante
Rastro de luz errante
Nas águas do meu Amazonas
Encrespadas pelo vento
Rebojo do meu sentimento
Saudades de Parintins...(3x)
Tempo de trapiche
a fisgar o destino na curva do rio (bis)
É navegar a sorte
Levando no peito o porto de onde partiu
De onde partiu...
A voz calada
Profundeza dos olhos meus
A correnteza que me guia (bis)
Caprichoso, voltarei um dia...
MAS O TERMO TRAPICHE QUE TAMBÉM PODE SER CHAMADO DE UMA PEQUENA PONTE DE MADEIRA NA BEIRA DO RIO QUE SERVE PARA ATRACAR EMBARCAÇÕES, EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PESSOAS, CARGAS OU PARA QUE A CABOCLA LAVE AS ROUPAS OU PARA QUE SIRVA DE RODOVIÁRIA MARITIMA PARA OS CIDADÃOS. ESSE TERMO FOI RICAMENTE ILUSTRADO TAMBÉM EM OUTRA TOADA "MINHA INFÂNCIA".
MINHA INFÂNCIA
CURUMIN, CUIDADO COM O CANDIRÚ.,
NÃO PULE FLECHADA., OLHA O CARATAÍ,
NO TRAPICHE QUE EXISTIA
MINHA INFÂNCIA EU VIVI.,
É BARRA BANDEIRA, OI
É UMA SURRA NA CERTA É.,
31 ALERTA., A MANJA ESTÁ COM VOCÊ.,
O MEU CÓIO É SECRETO,
O CALÇÃO VAI ENCARDIR
MINGAU DA DONA VICÊNCIA
VAI TER GUERRA DE GURI
NO TRAÍCHE QUE EXISTIA
MINHA INFÂNCIA EU VIVI.
A TOADA ACIMA, DO INICIO DA DÉCADA DE 90 FALA DA BRINCADEIRA DOS CURUMINS DE PARINTINS NO ANTIGO TRAPICHE DA CIDADE.
OS PAIS JÁ ALERTAVAM O CUIDADO QUE OS FILHOS DEVERIAM TER COM O PEIXE VAMPIRO DA AMAZÔNIA CHAMADO DE CANDIRÚ E COM OUTRO PEIXE DENOMINADO CARATAÍ.
O CANDIRÚ É UM PEIXE VORAZ QUE PENETRA EM QUALQUER ORIFÍCIO EM FORMA DE PARAFUSO CAUSANDO DESTRUIÇÃO E DOR NA PESSOA E MUITAS VEZES NECESSITA FAZER UMA CIRURGIA PARA A RETIRADA DO MESMO., POR ISSO QUE NA TOADA OS PAIS FALAM: CURUMIN, CUIDA COM O CANDIRÚ! CUIDADO QUANDO VC FOR PULAR EM FORMA DE FLECHA OU PULAR FLECHADA., CUIDADO COM O CARATAÍ.
ASSIM, ESSA FOI A INFÂNCIA DE MUITOS PARINTINENSES RETRATADA NO BOI-BUMBÁ ONDE O TRAPICHE FOI O SEU PARQUE AQUÁTICO.
NESTE TRAPICHE O CABOCLO PARINTINENSE BRINCAVA DE BRINCADEIRAS QUE AS FUTURAS GERAÇÕES QUE CURTEM MAIS O MUNDO VIRTUAL NUNCA BRINCARAM., COMO BARRA BANDEIRA, 31 ALERTA, MANJA ALÉM DE SE BRINCAR DE ESCONDE ESCONDE ONDE CADA CURUMIM DE PARINTINS DENOMINOU DE CÓIO. POR ISSO NA TOADA O AUTOR FALA O MEU CÓIO É SECRETO.
PRO DESESPERO DAS MÃE O CALÇÃO DO FILHO CHEGAVA EM CASA ENCARDIDO PELAS ÁGUAS BARRENTAS DO AMAZONAS., MAS APÓS SAIR DO TRAPICHE O CABOCLO QUE VIVEU ESSE MOMENTO NÃO DEIXAVA DE TOMAR O MINGAU FEITO POR UMA CABOCLA DE NOME DONA VICÊNCIA E CULMINAVA COM UMA GUERRA DE GURI COMO FIZ O AUTOR DA TOADA.
A sabedoria milenar que foi passada de geração em geração, ensinou aos pequenos índios, os curumins, que não se deve fazer nenhuma necessidade fisiológica nas águas do rio; estes procuram as árvores para depositar uréia e adubo orgânico, beneficiando a natureza. O candirú, quando presente, não perdoa os que não cumprem esta regra. Os cara-pálidas que o digam... (IN: BLOGGER MILTÂNCIA VIVA)
ASSIM SE ESTABELECIA DE FATO UM MOMENTO DE BRINCADEIRA ENTRE OS CURUMINS SEM QUALQUER INTERFERÊNCIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO COMO NOS DIAS DE HOJE., POIS NA SOCIEDADE ATUAL OS CURUMINS BRINCAM MAIS DE VIDEO-GAME OU DOS BRINQUEDOS ELETRÔNICOS EM VISTA DA MODERNIDADE QUE INDUBITAVELMENTE NÃO DÁ PRÁ FUGIRMOS.
MAIS DO QUE NUNCA DEPENDENDO DAS FAMILIAS E DA IMPORTÂNCIA QUE ESTA DÁ À CRIAÇÃO DE SEUS FILHOS FAZ-SE NECESSÁRIO QUE OS PAIS ESTIMULEM SEUS FILHOS E OS ENSINEM A RESGATAREM ESSES TIPOS DE BRINCADEIRA FOLCLÓRICAS, COMO BARRA BANDEIRA, 31 ALERTA, MANJA, ESCONDE-ESCONDE, RODAR PIÃO, BOLINHA DE GUDE OU SEJA QUE ELE SEJA CAPAZ DE FAZER O SEU BRINQUEDO, SEU PATINETE DE ROLEMAN, ONDE A PUREZA DA BRINCADEIRA FAZ COM QUE AS CRIANÇAS SEJAM MAIS ARTIFICES DA CONSTRUÇÃO DE SUA INFÂNCIA.
DIZER QUE AS CRIANÇAS NÃO QUEREM MAIS BRINCAR DISSO É UMA JUSTIFICATIVA MUITO SIMPLÓRIA, POIS SABEMOS QUE PRÁ TUDO NA VIDA TEM QUE HAVER UM ESTÍMULO., TENHO CERTEZA QUE SE FORMOS CATALOGAR POR MEIO DE UMA PESQUISA AS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS FEITAS E PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS EM PARINTINS ENCONTRAREMOS VÁRIAS, BASTA PROCURARMOS E OBSERVARMOS COM DETALHES QUE ASSIM ECONTRAREMOS SEJA NA CIDADE, NA PERIFERIA OU NO INTERIOR PORQUE O PARINTINENSE É RICO EM CRIAR E RECRIAR SENDO UM PORTADOR NATO DA CULTURA POPULAR COMO O BOI CAPRICHOSO IRÁ MOSTRAR ESSE ANO LEVANDO PARA O BUMBÓDROMO TODAS ESSAS EXPRESSÕES DO POVO DA ILHA.
OBSERVEMOS ESSA POSTAGEM estraída do blogger MILITÂNCIA VIVA QUE FALA SOBRE O CANDIRÚ, O TERRÍVEL PEIXE VAMPIRO DA FLORESTA TROPICAL
Candiru, o terrível peixe-vampiro
Para os caboclos desta região, que possuem fama de corajosos e valentões, enfrentar uma onça pintada 'na unha', ou enfrentar uma vara de catitus ou um búfalo selvagem do Marajó, ou mesmo um jacaré-açu de quatro metros, não é temor maior que mergulhar nas águas barrentas de um rio ou, na tranquilidade refrescante de um insuspeito igarapé e, por 'descuido', encarar o muito temido candirú. Como tem gente, daqui mesmo, da região amazônica, que ainda não o conhece, apresentamos.Confiram a fera!
O candirú possui uma fileira de pequenos dentes
afiados, feito lâmina de barbear. Penetra no anus, na vagina ou qualquer buraco daqueles que 'dejetam' nos rios. |
Foto do peixe retirado da uretra de um jovem de 23 anos |
Os índios têm um medo enorme desses animais e segundo estudiosos o peixe-vampiro é atraído pela urina de banhistas que nadam nus, podendo entrar no pênis, na vagina ou no ânus.
Após se alojar no local o candirú incha a parte de trás do corpo tornando a saída natural impossível. Se ele não for retirado através de uma cirurgia ocorrerá uma infecção que poderá causar choque e morte nas vítimas. Apesar disso não existe um caso confirmado de morte causada por esse peixe.
*****O MILITANCIAVIVA é um dos melhores Blogs brasileiros da Amazônia.Adicione-se e seja mais um seguidor.*****
Quem é o autor de Tempo de Trapiche?
ResponderExcluirMEU IRMÃO, ISSO TEM SIDO UMA FALHA NOSSA. QUANDO PESQUISAMOS MUITAS VEZES SÓ TEM O NOME DO BOI., HÁ POUCAS INFORMAÇÕES QUANTO AOS AUTORES, MAS ESTOU TENTANDO SABER QUE E´PRA PODER COLOCAR O NOME DOS COMPOSITORES OU DO COMPOSITOR. ASSIM QUE TIVER, VOU INCLUIR E TE AVISO. OBRIGADO PELA INDAGAÇÃO.
ExcluirOK RONCARI., CONSEGUI O NOME DO AUTOR E JÁ ESTÁ NO INICIO DA LETRA DA TOADA. OBRIGADO.
ExcluirObrigado, Arthur, parabéns pelo trabalho!
ExcluirA toada minha infância é do compositor/poeta Carlos Paulain. O mesmo também é autor do hino do boi caprichoso, qual seja, "NINGUEM GOSTA MAIS DESSE BOI DO QUE EU", dentre outras toadas do touro negro. Ficamos gratos pela lembrança dessa bela toada.
ResponderExcluir