segunda-feira, 5 de março de 2012

BOI DE RUA., MOMENTO DE INTIMIDADE COM O BOI DE PANO!!!!!


INEGAVELMENTE O EVENTO  BOI DE RUA É UM EVENTO QUE TRADUZ UM RELACIONAMENTO MAIS PRÓXIMO DESSA FIGURA DO BOI DE PANO QUE É O MOTIVO DE EXISTÊNCIADA FESTA.

NESTE FINAL DE SEMANA NÃO FOI NADA DIFERENTE EM PARINTINS, POIS O CAPRICHOSO FOI EM BUSCA DE SEUS TORCEDORES PELAS RUAS EM PARINTINS PARA MOSTRAR PORQUE ELE É CULTURA POPULAR, QUE ELE É A TRADIÇÃO DA ILHA, A VERDADEIRA TRADIÇÃO DO FOLCLORE E QUE SEU AZUL E BRANCO REPRESENTA TODO O BRASIL.

NÃO TENHO DÚVIDAS  DE QUE ESTE EVENTO BOI DE RUA REPRESENTA MUITO PARA AS PESSOAS E PARA  A CULTURA POPULAR PROPORCIONANDO A PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA E DEMOCRÁTICA DO POVO JUNTO AO SEU BOI QUERIDO E AMADO ONDE SE EXPERIENCIA O BELO POR MEIO DA SIMPLICIDADE, DA TRADIÇÃO, DA INFORMALIDADE, DA ACEITAÇÃO SOCIAL  E DA ESPONTANEIDADE, AOCONTRÁRIO DO MOMENTO  DAS 3 NOITES DE FESTIVAL ONDE AS LUZES, CORES E O SHOW DÃO UM TOM FESTIVO PARA A ELITE TURISTICA QUE NÃO TEM A MESMA INTIMIDADE E CONHECIMENTO DA BRINCADEIRA COMO O VERDADEIRO BRINCANTE QUE É O FILHO DA TERRA.


A VERDADE É QUE ESSE EVENTO PRECISA A CADA VEZ QUE FOR PROMOVIDO, BUSCAR MAIS E MAIS A RAIZ DA BRINCADEIRA PRA QUE O VERDADEIRO DONO DA FESTA NÃO PERCA A SUA HISTÓRIA.

VEJAMOS O QUE DIZ ESSA REPORTAGEM DO JORNAL DA ILHA QUE TRAZ OPINIÕES DE MONSTROS SAGRADOS  DO FESTIVAL COMO CHICO DA SILVA E SIMÃO ASSAYAG QUE PARA SEMPRE FICARÃO COM SEUS NOMES REGISTRADOS NA GALERIA DA CULTURA DO BOI CAPRICHOSO.

Caprichoso emociona no Boi de Rua - segunda-feira - 05/03/2012
 

O Caprichoso fez o primeiro Boi de Rua deste ano, emocionando seus sócios, torcedores e admiradores.

Sob efeitos da adrenalina do mega espetáculo da gravação do Blu ray e lançamento do CD do Caprichoso a nação azul e branca saiu pelas ruas da cidade na noite de ontem (05) para brincar de boi e reafirmar a raiz, a tradição, o folclore e a cultura popular do povo de Parintins.A presidente do Boi Caprichoso Márcia Baranda não escondeu a felicidade de conduzir o Touro Negro para uma torcida que esperava ansiosa a chegada do Caprichoso. Márcia brincou com a galera e recebeu o reconhecimento pelo espetáculo realizado no sábado. A cada aperto de mão e abraços Márcia agradecia a nação azul e branca. “O povo não cansa foram dois dias de muita festa, o Caprichoso mostrou o profissionalismo na mega produção e execução de um espetáculo, diferente de tudo que já foi feito em termo de boi em Parintins e nesta noite saiu às ruas para comemorar um projeto que reforça o nosso tema Viva a Cultura Popular, brincando nas ruas, isso é cultura popular”, destacou.O torcedor levantou as bandeiras, enfeitou as casas, e se vestiu de azul branco para brincar com o Caprichoso que antecipou a temporada bovina de 2012. O cortejo saiu do Curral Zeca Xibelão percorrendo as ruas Gomes de Castro, Avenida Amazonas, Cordovil, Nações Unidas e Praça dos Bois onde a festa encerrou com um show para a torcida que brincou até às três horas da madrugada desta segunda-feira (05). Boi de Rua: A identidade da cultura popular “Nunca ouvi tanta toada como nesses últimos dois dias, o Caprichoso resgata uma tradição histórica que é brincar de boi e fazer o povo cantar o nosso ritmo”. A frase é do compositor Chico da Silva que saiu pelas ruas da cidade cortejando o boi Caprichoso no primeiro Boi de Rua realizado na noite deste domingo (04). Para ele é preciso intensificar a toada principalmente no mês de junho quando a cidade é invadida por outros ritmos.Ao ver uma multidão acompanhando o boi e ouvir David Assayag e Rei Azevedo cantando toadas antológicas Chico lembrou sua história com boi. “O Caprichoso faz jus ao seu tema Viva a Cultura Popular quando traz em seu repertório toadas que marcaram décadas no Caprichoso e eu faço parte disso, viva essa cultura centenária”, disse.

A vice-presidente Socorrinha Carvalho era só alegria.

O pesquisador e Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia Wilson Nogueira afirma que a brincadeira do Boi pelas ruas de Parintins é a oportunidade que o povo tem de ficar mais perto do boi. “Aqui há a diferença de boi espetáculo e boi do povo, as pessoas saem das suas casas para trazer seus filhos para ver o boi, ficar perto daquele que é o protagonista desta festa”, ressaltou.Para o torcedor e pesquisador Simão Assayag, o Caprichoso reafirmou em dois dias seu compromisso e identidade com a cultura popular. “É um desfile onde o povo não se preocupa com a organização, quer apenas brincar, cantar, viver um momento de brincar com o boi na rua, o povo explode de felicidade”, enfatizou.

Ele acrescenta que o torcedor também satiriza o boi contrário. “Nos triciclos enfeitados estavam às sátiras ao boi adversário, o torcedor criou personagens fazendo as críticas que fazem parte da cultura da nossa festa”, destacou.A aposentada Deusa Deolinda Sarmento, 83 cumpriu mais uma vez a tradição de sair brincando com boi. “O meu coração é o Caprichoso brinco com ele porque ele me dá saúde, alegria, ele é minha paixão”, disse.

(Caprichoso/Imprensa) (Fotos: JI)





 











Nenhum comentário:

Postar um comentário