sábado, 31 de março de 2012

FOLHETO DE TOADAS DO CAPRICHOSO - 1986

Antigamente quando alguém ia prá Parintins participar do Festival ou acidentalmente caia de paraquedas nas cidade, tinha que no mínimo saber as toadas do seu boi predileto. 

Há que se ressaltar que nessa época as toadas eram tocadas apenas na Rádio Alvorada e isso em programa especifico do boi, após a Semana Santa que era quando começava a temporada bovina pelo menos até a década de 80. Nessa época as toadas ainda estavam debutando em Manaus, havia uma certa resistência do povo Manauara, não havia tanta tecnologia de compartilhamento como nos dias atuais e a mídia era bem menos interesseira nos cifrões que nos dias atuais é tudo até para se divulgar um bem cultural infelizmente.

Assim, cada agremiação fazia o seu próprio folheto para que o visitante que não tinha acesso às fitas cassetes e ao programa da Rádio Alvorada cantasse na galera de seu boi a toada e ajudasse a galera a ganhar a nota máxima.

Buscando mais subsídios para criar uma nova postagem no blogg encontrei este folheto em meus milhares de panfletos e matérias de jornais e estou socializando para os leitores fazendo algumas observações que entendo pertinente.

OBSERVA-SE QUE NESTE ANO DE 1986, O MAGO DAS TOADAS ERA JOSÉ CARLOS PORTILHO. AS TOADAS ERAM BEM MAIS SIMPLES COM UMA TEMÁTICA GERAL DO DIA-A-DIA., VEJA QUE ATÉ A MORTE DE TANCREDO NEVES QUE MEXEU COM TODA A NAÇÃO BRASILEIRA GANHOU UMA TOADA CONTRIBUINDO PARA AFLORAR MAIS AINDA ESTA EMOÇÃO DO TORCEDOR.

O BOI, COMO SEMPRE, RAZÃO DE SER DA FESTA É SEMPRE CITADO EM FORTES DECLARAÇÕES DE AMOR E A CIDADE DE PARINTINS TAMBÉM. TAIS ASPECTOS PERMANECEM ATÉ HOJE.

TOADAS PARA A MORENA, ADJETIVOS DE BOI CAMPEÃO DA TERRA, DIRECIONADAS AO VAQUEIRO, TOADAS DE DESPEDIDA, COMO A ANTOLÓGICA: Alô, alô morena não vá chorar, que daqui há uma com toda certeza ele vai voltar...., A TOADA SOLO AMADO que é um Tributo ao Vaqueiro em todas as versões no Brasil, A HOMENAGEM A JAIR MENDES, AO COMETA HALEY, AO VISITANTE (pois o Parintinense é um excelente anfitrião), À JUVENTUDE, enfim as toadas tinham uma letra menor, mais simples, porém estavam restrita a um pequeno grupo de compositores não se sabendo precisar se era privilégio desses compositores, quem sabe falta de critérios para as toadas da época ou se não havia mais compositores nesse período (hipótese pouco provável porque Parintins tem compositores prá dar e vender). 

Particularmente, não gosto de fazer comparações de letras, ritmos e variações porque acho que cada época é uma época e vivemos numa sociedade dinâmica que se transforma a cada momento sob a influência de uma tecnologia que nos auxilia e obriga a estarmos sempre conectados e com muita mobilidade transformando as coisas. Nosso papel é entendermos tudo isso sem perdermos o rumo de nossa história. Daí porque temos que registrar o mais rápido possível tudo o que vemos e temos ainda como referencial histórico para que possamos compreender todo esse processo de transformação ao qual passamos.



OS FOLHETOS ERAM PATROCINADOS NESSA ÉPOCA POR CLAUDOMIRO PICANÇO CARVALHO, NADA MAIS NADA MENOS QUE O SENHOR DODÓ CARVALHO, PAI DO DODÓZINHO CARVALHO QUE JÁ FOI PRESIDENTE DO CAPRICHOSO NA DÉCADA DE 90 E BEM ANTES ERAM PADRINHOS DO CAPRICHOSO, POIS NA HISTÓRIA DO BOI DE PARINTINS, O BOI TINHA FAMILIAS QUE O APADRINHAVAM E QUE INJETAVAM OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA QUE O BOI DISPUTASSE.

DEVEMOS TER CONSCIÊNCIA DISSO E ACIMA DE TUDO GRATIDÃO POR ESSAS PESSOAS QUE CARREGARAM ESSA TRADIÇÃO NAS COSTAS POR MUITOS ANOS PRÁ QUE A NOSSA FESTA CHEGASSE ONDE CHEGOU.

VIDE ABAIXO JOSÉ CARLOS PORTILHO, O "MAGO DAS TOADAS" DA ÉPOCA DESSE FOLHETO CANTANDO ALGUMAS TOADAS DESSE FOLHETO EM ENTREVISTA À TV ''EM TEMPO''



Nenhum comentário:

Postar um comentário