terça-feira, 27 de março de 2012

BEIJO AZUL



O POETA RONALDO BARBOSA COMPÔS ESSA BELA TOADA, CUJA POESIA É TAMBÉM FENOMENAL. 

GRAVADA NA VOZ DE ARLINDO JÚNIOR, ESSA TOADA EXPLODIU, MEXEU COM A  ALMA DO TORCEDOR AZULADO E ATÉ OS DIAS DE HOJE ELA É TOCADA COM O SENTIMENTO DE UM TORCEDOR DO CAPRICHOSO QUE AMA RECEBER UM BEIJO DIFERENTE DENOMINADO DE BEIJO AZUL PORQUE ESSE BEIJO REPRESENTA A AFETIVIDADE QUE O TORCEDOR TEM COM RELAÇÃO AO SEU BOI. ESSE BEIJO VERDADEIRO, APAIXONANTE  E ÚNICO. 

MAS ESSE BEIJO POÉTICO E APAIXONANTE VEM DE UM PÁSSARO QUE O POETA EXALTA: O BEIJA-FLOR QUE É UM PÁSSARO DE RARA BELEZA ATRAÍDO PELO CHEIRO DAS ESSÊNCIAS AMAZÔNICAS DO CHEIRO DE JASMIM, DO AÇAÍ, DO MARI., EM BUSCA DO NINHO DOS PÁSSAROS EM ALGODÕES. 


ELE EXALTA O CANTO E O NINHO DAS ARARAS, ESSE PÁSSARO QUE BRILHA NO CAPRICHOSO TRAZENDO ITENS COMO A CUNHÃPORANGA, A ARARA AZUL GRANDE, A ARARA AZUL MÉDIA E A ARARINHA AZUL QUE TAMBÉM JÁ FOI EXPLORADAS NA TEMÁTICA AZUL E BRANCA. 



É ESSE GRUPO DA FAMÍLIA DAS ARARAS QUE ATRAI O BEIJA-FLOR QUE COM SUA ESTÉTICA E BAILADO E QUE PÁRA NO AR PRÁ ENFEITIÇAR O CABOCLO E A CABOCLA DO BOI CAPRICHOSO., É ESSE BEIJA-FLOR   QUE PARA NO AR PARA SENTIR A ESSÊNCIA DA AMAZÔNIA., É ELE QUEM PARA NO AR PARA BEIJAR EM UMA RELAÇÃO HARMÔNICA COM A NATUREZA COM OS OLHOS VOLTADOS SÓ PARA ELA.




BEIJO AZUL
(Ronaldo Barbosa)

Nos barrancos os ninhos das araras

E um beija-flor

Nos barrancos as cores das araras

E um beija-flor

Nas copas do açaí

As sementes do mari

Caídas nas águas



Nos barrancos os cantos das araras

Atraem o beija-flor

Que para no ar para beijar

Que para no ar para sentir

Que para no ar pra enfeitiçar

Os olhos voltados para ti

Beija-flor...beijo azul

Beija-flor...beijo azul

MAS, POR QUAL MOTIVO EU RESOLVI USAR ESSA TOADA PARA DESCREVER ESSE TEXTO? 

Na verdade, essa toada é a introdução do PROGRAMA BATE PAPO AZULADO apresentado pelo KEYNES BREVES NA RÁDIO MOVIMENTO MARUJADA e, quando toca essa toada com certeza é porque ele está entrando no ar COM AQUELA SAUDAÇÃO: BOA NOITE POVO DE FÉ AZULADO!!!!!!!!!!!! 

Ademais, a toada é muito linda mesmo. Agora, na voz de David Assayag ficou mais bela ainda numa versão acústica.

Mas o Caprichoso já fez menção ao beija-flor em diversars apresentações suas conforme podemos ver através desse vídeo em que A SINHAZINHA DA FAZENDA REPRESENTA EM SUA INDUMENTÁRIA O BEIJA-FLOR DA AMAZÔNIA  onde A LEVEZA DO BEIJA-FLOR  SE COMPARA Á LEVEZA DA SINHAZINHA DA FAZENDA. OBSERVE QUE ATÉ A VAQUEIRADA VEIO COM FLORES DE CREPOM EM HOMENAGEM AO BEIJA-FLOR DA AMAZÔNIA REVELANDO-SE UMA OUSADIA DO ARTISTA DO CAPRICHOSO EM AGREGAR ALGO ONDE TRADICIONALMENTE VEM SOMENTE A ESTRELA E AS FITAS DA VAQUEIRADA.

O Caprichoso já levou pra o BUMBÓDROMO ALEGORIAS COM O BEIJA-FLOR DE FOGO QUE SE ENCONTRA EM EXTINÇÃO NA REGIÃO DE RORAIMA.


VEJAMOS ALGUMAS FOTOS QUE REGISTRAM A RELAÇÃO DO BOI AZUL COM O BEIJA-FLOR





O CAPRICHOSO COMO SEMPRE VAI ALÉM DO APELO ESTÉTICO TRAZENDO PARA O BUMBÓDROMO SUA PREOCUPAÇÃO ECOLÓGICA ALIADA A CRITICA SOCIAL E FOLCLÓRICA. ELE NÃO TRAZ AO BUMBÓDROMO UMA TEMÁTICA APENAS PARA DEFENDER, MAS UMA TEMÁTICA QUE POSSA TRANSCENDER LEVANDO TODOS À UMA REFLXÃO.

O BEIJA-FLOR TAMBÉM PODE SURGIR NAS LENDAS COMO NESSA ABAIXO QUE RESGATA O LADO INDIGENA DA NOSSA FESTA E QUE FAZ DA MESMA UM VERDADEIRO CELEIRO CULTURAL NA AMAZÔNIA.





COACY BEIJA-FLOR

A gente da tribo conta
Que as almas
Em borboletas vão se transformar
E beber o mel das flores da manhã
Para poder suportar a ida
Para os braços de Tupã

Guanambí morreu de tristeza
Sua alma, no entanto
Em borboleta não se transformou
Era tão forte o seu pranto
Seu desejo de acalanto
Que se tornou uma flor

Coacy voava na campina
E da filha ouviu o lamento
Mas a pequena borboleta
Força não tinha pra levar
A alma da menina
Triste, pediu a Tupã
(que a torna-se um pássaro)
De asas fortes, brilhantes
Para levar Guanambí

Coacy beija-flor
Coacy colibri
Para levar Guanambí...(3x)

E hoje quando parte uma criança
(Guanambí!)
Sua alma se transforma em flor
À espero do amor
Das asas de amor

Coacy beija-flor
Coacy colibri
Para levar Guanambí...(3x) 

















































ESTE ENCARTE PERTENCE AO JORNAL DA TARDE DE SÃO PAULO ONDE O FOTÓGRAFO REGISTROU A ALEGORIA DO BEIJA-FLOR DE FOGO QUE SE ENCONTRA EM EXTINÇÃO NA AMAZÔNIA E É UMA DAS ESPÉCIES MAIS LINDAS DE BEIJA-FLOR DA AMAZÔNIA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário