segunda-feira, 5 de março de 2012

O BOI CAPRICHOSO E AS CRIANÇAS


  •  
  • INEGAVELMENTE, A BRINCADEIRA DO BOI DE PARINTINS É UMA BRINCADEIRA QUE ACOMPANHA O PARINTINENSE DESDE MUITO CRIANÇA JÁ NO VENTRE MATERNO. 


    EM PARINTINS, NINGUÉM NASCE SEM BOI, OU É CAPRICHOSO OU É CONTRÁRIO COMO DISSE DAVID ASSAYAG EM UMA ENTREVISTA NA RÁDIO MOVIMENTO MARUJADA. OU AS CRIANÇAS SEGUEM A TRADIÇÃO DOS SEUS PAIS OU TORNAM-SE UM OVELHA NEGRA DA FAMILIA.

    ADEMAIS, A GEOGRAFIA, A VOCAÇÃO ECONÔMICA DA REGIÃO ESTÁ RELACIONADA À PECUÁRIA ESTANDO COMPROVADO QUE UMA BRINCADEIRA COMO ESSA SÓ PODERIA SURGIR EM UM LUGAR CUJA VOCAÇÃO ECONÔMICA ESTARIA LIGADA À CRIAÇÃO DO GADO., OU SEJA LIGADO À ECONOMIA RURAL DA REGIÃO TANTO QUE O BOI DE PARINTINS TEM FORMA DO TIPO DE BOI QUE É CRIADO EM PARINTINS COM A MOCHILA NAS COSTAS COMO OS DA RAÇA NELORE.




    ESSE BOIZINHO DE PANO, DE CETIM É COMO SE FOSSE UM AMULETO, UM BRINQUEDO QUE A CRIANÇA VAI O IDENTIFICANDO, ELE SE IDENTIFICA COM TUDO O UE MATERIALIZA O BOI  E ACABA POR FAZER PARTE DE SEU DIA-A-DIA EM VISTA DO BEM PATRIMONIAL QUE ESTE SE APROPRIOU QUANDO SE PASSA PELO CURRAL DO BOI, QUANDO O BOI SAÍ ÀS RUA DE PARINTINS, QUANDO O BOI SE APRESENTA NA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, QUANDO SE PASSA PELAS LOJAS DE ARTESANATO, QUANDO NAS LOJAS DE SOUVERNIRS SE VÊ BOI DE TODOS OS TAMANHOS EM CETIM, ESPONJA, MEXENDO A CABEÇA, O RABO OU EM MINIATURA DO BOI QUE É A NOVA SENSAÇÃO DA MODALIDADE BOI-BUMBÁ EM MINIATURA EM SUA DÉCIMA VERSÃO REFORÇANDO A IDENTIDADE DO CABOCLO DE PARINTINS COM AQUELE BOI QUE ACOMPANHA AS PESSOAS DESDE CRIANÇA. VEJAMOS NO VIDEO  ABAIO O TRABALHO DE UM ARTESÃO QUE CRIOU ESSE TIPO DE BOI COM UMA ACEITAÇÃO ENORME: 

    ASSIM A CRIANÇA PARINTINENSE VÊ NA IMAGEM DESSE BOI A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA, A SUA CULTURA COMO VERDADEIRO REPRESENTANTE DAS LENDAS E COSTUMES DA AMAZÔNIA, UM PORTA VOZ DE SEUS SONHOS E ASPIRAÇÕES.

    MUITAS CRIANÇAS CRESCEM COM O DESEJO DE SER PINTOR, ESCULTOR, ADERECISTA, CANTADOR, AMO, CUNHÃ-PORANGA, SINHAZINHA, ESTANDARTE, RAINHA DO FOLCLORE, ARTISTA DE PONTA E TANTAS OUTRAS FUNÇÕES QUE O BOI OFERECE.
    

    AS CRIANÇAS CRIAM PARA SI UMA IMAGEM POSITIVA DESTE ÍCONE ATÉ NAS LETRAS DAS TOADAS.


    RECENTEMENTE OUVIMOS O FAMOSO REFRÃO:


    ...DESDE CRIANÇA EU BRINCO BOI NO CAPRICHOSO. EU SOU AZUL, AMO ESSE BOI VITORIOSO...


    SOU A ESTRELA QUE CLAREIA ESSE LUGAR, A ARTE DO FOLCLORE POPULAR. MEU BOI!!!!!!!!!!


    NÃO SOMENTE AGORA AS CRIANÇAS RECEBEM HOMENAGEM DO BOI CAPRICHOSO, MAS O TOURO NEGRO JÁ HOMENAGEOU AS CRIANÇAS NO SEU ANO INTERNACIONAL E ASSIM CANTOU E CELEBROU:


    BRILHOU UMA LUZ NA ESPERANÇA
    NOS OLHOS DE UMA CRIANÇA
    QUE ABANDONADA DEIXEI
    PORÉM, DEIXEI MEU SILÊNCIO 
    EM PRANTO
    E HEI DE ESPALHAR MEU CANTO
    E ESTENDER OS MEUS BRAÇOS POR UMA CRIANÇA.


    VOU FAZER DESTE CANTO UM REFRÃO
    VIM TRAZER O MEU BOI CAMPEÃO
    CAPRICHOSO FARÁ SUA DANÇA
    PRÁ FAZER ALEGRIA DE UM A CRIANÇA.


    Outra toada que fez muito sucesso na década de 80  e que homenageava as crianças, especialmente as crianças da Amazônia e torcedoras do Boi Caprichoso era essa:


    QUANDO EU ERA CRIANÇA
    PLANTEI A SEMENTE DO AMOR
    HOJE NASCE EM MEU PEITO
    EM FORMA DE UMA FLOR


    PLANTEI COM MUITO CUIDADO
    REGUEI COM TANTA AFEIÇÃO
    HOJE TIRO AS AMARRAS 
    A PORTA DO MEU CORAÇÃO
    ENTÃO...


    CHAMEM, CHAMEM OS VAQUEIROS.
    TRAGAM MEU BOI CAPRICHOSO
    QUE HOJE EU VOU HOMENAGEAR
    A JUVENTUDE, A ESPERANÇA 
    DE TODO O BRASIL
    DESSE LUGAR
    TEM RAZÃO PRÁ CANTAR.


    Na verdade, essa toada já foi para o Ano Internacional da Juventude, mas a capacidade de articulação com os temas por parte do compositor e dos artistas parintinenses já era enorme, pois nessa época nem sequer se falava em SOCIEDADE PLURALISTA, VISÃO MULTIFOCAL OU MULTIDISCIPLINAR.


    É por isso que eu tenho orgulho desse povo guerreiro, inteligente e capacitado que é o Parintinense sem qualquer medo de críticas eu falo com toda propriedade de tudo o que sei dessa cultura porque fiz parte por muitos anos não apenas como um brincante, mas como homem de observação que ama a cultura e o folclore, em especial o folclore da Ilha.


    Na gravação do Blu-ray, pelo que temos visto na Internet, nos videos, as crianças também tiveram uma grande participação no Caprichoso como figurantes, anjos na homenagem a Nossa Senhora do Carmo demonstrando que o parintinense é um homem de fé desde criança e que com os pais essas crianças aprenderam a temer a Deus e pedir a ele e à sua Santa Mãe  proteção especial para o TOURO NEGRO.


    David Assayag gravou o Blu-ray rodeado de crianças demonstrando o amor das crianças pelo Caprichoso e Vice-versa.


    O Caprichoso foi o primeiro Boi de Parintins a criar uma ESCOLINHA DE ARTE por respeito e por entender que as crianças de Parintins mereciam um espaço para se socializar a arte, essa arte que O PARINTINENSE NÃO APRENDE NA ESCOLA, MAS ELE SOCIALIZA O QUE SABE E TRANSFORMA NESSA ESCOLA, pois o folclore Parintinense já está enraizado de forma natural e espontâneas nos curumins e cunhantãs da Ilha.


    O Capricho é também ação social pelas crianças e pelas familias de Parintins. A prova está nessa matéria tirada do site BAR DO BOI:


    r
    O Caprichoso levou o sorriso ao rosto de milhares de crianças e vai beneficiar centenas de famílias carentes de Parintins com aproximadamente 6 toneladas de alimentos que foram arrecadados no sábado (17) durante o Natal Solidário do bumbá. As ruas de Parintins foram azuladas com mais de 200 pessoas, distribuídas em 6 equipes que percorrem os bairros de Castanheira, Santa Rita, Santa Clara, Francesa, Palmares, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paulo, João Ribeiro e Centro. O curral Zeca Xibelão funcionou como uma base permanente de coleta de alimentos.

    O natal solidário do boi Caprichoso mostrou a generosidade da população parintinense. Moradores dos bairros Itaúna, Emilio Moreira, Dejard vieira, Itaguatinga e São Benedito, que não estavam na rota das equipes, também foram ao curral para deixar a sua doação. A costureira Zenaide Amaral, deixou a colaboração e exaltou o trabalho coordenado pela presidente Márcia Baranda. “Se eu tenho devo dar a quem não tem, por isso admiro esta ação do boi Caprichoso e quero parabenizar a presidente Márcia Baranda e toda a sua equipe”, disse.

    A dona de casa Maria Lima, 65, torcedora do boi Caprichoso se disse orgulhosa pela ação desenvolvida pelo boi da estrela. “Estou orgulhosa com o meu boi, estou feliz com o Caprichoso e a presidente Márcia sempre tem grandes iniciativas”, comenta. Na sede do boi azul e branco foram realizados atendimentos médicos com a equipe de doutorandos da Universidade Estadual do Amazonas, orientação do Banco de Sangue Amilcar Monte Rey, expedição de 1ª e 2ª via do título de eleitor, corte de cabelo manicure e pedicure entre
    outros.

    A coordenadora da ação social Ana Cláudia Vieira agradeceu a todas as pessoas que proporcionaram as famílias de Parintins atendimentos gratuitos no curral do Caprichoso.

    A presidente do Caprichoso Márcia Baranda anuncia que o boi conseguiu arrecadar aproximadamente 6 toneladas de alimentos. Ela agradeceu a todas as equipes de trabalho que estiveram participando da ação. “Agradecemos a Deus e a todas as pessoas que formaram as equipes de voluntários. É impressionante o quanto Parintins é solidário”, avaliou.

    Em carreata a diretoria e voluntários do boi Caprichoso levaram os alimentos para a área missionária de São Sebastião do bairro Itaúna.

    O padre Mauro Romannelo representou o bispo Dom Giuliano Frigenni na entrega dos alimentos a Diocese, que tem o cadastro das famílias carentes que poderão receber os alimentos. Os gêneros alimentícios foram depositados no Centro Nossa Senhora das Graças.

    A gestora Naudilene Jacaúna parabenizou o Caprichoso dizendo que o bumbá não se preocupa apenas com a festa folclórica, mas também
    com as famílias carentes de Parintins. “O Caprichoso fez uma grande ação solidária que vai ajudar as famílias que precisam realmente”, disse.

    Brinquedos

    No fim da tarde de sábado milhares de crianças receberam brinquedos doados pelo boi bumbá Caprichoso. As filas se formaram nas laterais do curral, por meninos e meninas de todas as cores e dos vários bairros de Parintins, acompanhados de seus pais, que reafirmam o compromisso do boi de Parintins com a comunidade local. São inocentes que neste fim de ano não tinham a expectativa de receber um presente de natal e saíram do curral Zeca Xibelão com um largo sorriso no rosto.
    A presidente Márcia Baranda brincou com as crianças, entregou brinquedos e se disse realizada em fazer a petizada feliz. “É muito gratificante ver as crianças felizes ao receber a lembrança do boi Caprichoso”, destacou.

    Fest Arte Natalino

    A programação encerrou com o Fest Arte Natalino e a apresentação das várias oficinas da escola de arte do boi bumbá Caprichoso. No palco estiveram crianças com idade entre 7 e 15 anos de idade que asseguraram o cumprimento dos objetivos da Fundação boi Caprichoso levar a educação por meio da arte.


    Assim, O BOI CAPRICHOSO REAFIRMA O SEU COMPROMISSO COM AS CRIANÇAS DE PARINTINS, DO AMAZONAS, DA FLORESTA PORQUE ELAS SÃO O FUTURO DE NOSSA CULTURA, DE NOSSO FOLCLORE QUE DEVE SER REGISTRADO PARA QUE NÃO SE PERCA NO TEMPO, PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE TENHAS ACESSO A ESSES REGISTROS NO FUTURO E  POSSAM TRANSFORMAR PARA A MANUTENÇÃO DA BRINCADEIRA E DA TRADIÇÃO SEM QUE AS FUTURAS GERAÇÕES PERCAM O RUMO DE SUA HISTÓRIA. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário