terça-feira, 19 de junho de 2012

PAULINHO FARIA, O ETERNO GAROTO DE OURO DO BOI GARANTIDO





PENSEI   EM   FAZER   UMA   POSTAGEM   SOBRE   ESTE GRANDE APRESENTADOR, CONHECIDO COMO O "GAROTO DE OURO DO BOI GARANTIDO". FALO DE PAULINHO FARIA OU SIMPLISMENTE PAULO FARIA. 

CONHEÇO-O PESSOALMENTE, POIS FREQUENTOU POR DIVERSAS VEZES A CASA DE MEU PAI NO JAPIIM APÓS APRESENTAR O PELADÃO E ALGUMAS VEZES QUE IA EM MANAUS QUANDO A FEBRE DO BOI COMEÇOU A CRESCER NA CIDADE.



ERAM DOMINGOS DE MUITA ALEGRIA ONDE SE CANTAVAM MUITAS TOADAS DE DESAFIO E SE CURTIA A CULTURA PARINTITIN REGADA A CHICO DA SILVA, ADELMO, CANDINHO, O FALECIDO ''PELÉ'' E TANTOS QUE HOJE CONTINUAM LUTANDO PELA DIVULGAÇÃO DA CULTURA PARINTINENSE.

MAS O QUE MAIS ME CHAMA ATENÇÃO EM PAULINHO FARIA É O FATO DESTE CONTINUAR FIEL À SUA RAIZ CANTANDO E MOSTRANDO A SUA TOADA EM UM REPERTÓRIO CABOCLO MANTENDO A TRADIÇÃO DO SEU BOI GARANTIDO.

TAL CARA CABOCLA DE PAULINHO FOI OBJETO DE UM ARTIGO DO GRANDE JORNALISTA PARINTINENSE  MARCOS SANTOS NO JORNAL ''A CRITICA'' HÁ QUASE 20 ANOS QUANDO PAULINHO LANÇOU O SEU CD ''TOADAS IMORTAIS DO BOI GARANTIDO''.

FRIZE-SE QUE  MARCOS SANTOS QUE  É CAPRICHOSO FOI ADVERSÁRIO DE PAULINHO FARIA NA ARENA DO BUMBÓDROMO,  PORÉM COMO TODO BOM PARINTINENSE O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É LUTAR PARA QUE A FESTA REVERTA ALGO DE BOM PARA O MUNICIPIO QUE TEM A COMPETÊNCIA DE SER PRODUTOR DE CULTURA CABOCLA NO ESTADO DO AMAZONAS PARA O BRASIL E PARA O MUNDO. AFINAL, PARINTINS CARREGA O TITULO DE SER O METRO QUADRADO MAIS VALORIZADO EM ARTISTA PLÁSTICO NO MUNDO.

MARCOS SANTOS FAZ COMPARAÇÕES DOS ARTISTAS A ÉPOCA QUE GRAVARAM A TOADA COM RITMOS VARIADOS E COM OS APELOS COMERCIAIS, COMO FOI O CASO DO GRUPO CARRAPICHOS EM RITMO DE FORRÓ ANTES DA FEBRE FRANCESA COM O TIC TIC TAC, RENIER, KLINGER ARAÚJO COM O SEU TCHAN., E AINDA PODEMOS ENUMERAR LECY BRANDÃO COM TOADAS DE TONY MEDEIROS, O CANTOR BAHIANO ZÉ PAULO E A BANDA ARAKETU QUE APENAS ALTEROU A LETRA DE UMA TOADA FAZENDO SUCESSO NO NORDESTE SEM QUE NINGUÉM SOUBESSE QUE A MÚSICA ERA DE PARINTINS.

NESSE MEIO TEMPO SURGE A "BANDA CANTO DA MATA" QUE TAMBÉM FAZ UMA REVOLUÇÃO NO RITMO DA TOADA COM A O SEU ''RITMO QUENTE'' ONDE UMA NOVA GERAÇÃO DE PARINTINENSES COMEÇA A SE DESTACAR NA MÚSICA AMAZONENSE PERMANECENDO ATÉ NOS DIAS ATUAIS.

MARCOS DIZ QUE APESAR DE TUDO ISSO A TOADA SEMPRE DEU PROVA DE RESISTÊNCIA SURGINDO SEMPRE ALGUÉM PARA CHAMAR ATENÇÃO PARA O RESGATE DA TOADA ORIGINAL E PARA O RESGATE DA IDENTIDADE DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS.

SE MARCOS SANTOS REFIZESSE ESSE TEXTOPARA OS DIAS ATUAIS COM CERTEZA FARIA MAIS CITAÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES E RESISTÊNCIA DA TOADA DURANTE ESSES 20 ANOS QUE TEVE PASSAGEM POR GRANDES GRAVADORAS NO PAÍS PROVOCANDO SENSIVEIS ALTERAÇÕES NOS CDS PRODUZIDOS POR MARCOS MAZZOLA E NOS CDS GRAVADOS PELA GRAVADORA POLYGRAM, ALÉM DA EXPLOSÃO DA TOADA ''VERMELHO'' DE CHICO DA SILVA O QUAL MARCOS TAMBÉM É PROFUNDO ADMIRADOR,  EM NIVEL NACIONAL NA VOZ DE FAFÁ E DAVID ASSAYAG.

NO FINAL,  COM CERTEZA. PAULINHO FARIA SERIA MUITO ELOGIADO PORQUE COM TODA CERTEZA AS SUAS TOADAS IMORTAIS NÃO SÓ NOS REPORTAM Á GARANTIDO, MAS AO BOI CAPRICHOSO, ESPECIALMENTE PORQUE AS LETRAS DAS TOADAS REPORTAM AOS TEMPOS DE CRIANÇA E JUVENTUDE EM PARINTINS. 

PAULINHO É TAO FIEL AO GARANTIDO QUE NAO CANTA QUALQUER TOADA DO CAPRICHOSO., MAS COM CERTEZA TEM A SIMPATIA DOS TORCEDORES DO AZUL PORQUE É UM GENUÍNO PORTADOR DA CULTURA PARINTINTIN QUE FAZ QUESTÃO DE DEMONSTRAR POR MEIO DA SUA LINGUAGEM CABOCLA.

PELO LADO DO CAPRICHOSO REY AZEVEDO AINDA RESISTE JUNTO COM MARQUINHOS, NEGUINHO, SILVIO CAMALEÃO, GERALDO BRASIL E OUTROS. COCA E PÃO DOCE FAZEM O BAR DO BOI HÁ 24 ANOS E FARÃO JUBILEU DE PRATA. OS DESAFIOS SE TORNARAM PEÇA OBRIGATÓRIA NOS CDS

TONY MEDEIROS E O SEU GRUPO AJURY TAMBÉM FIZERAM HISTÓRIA E VÁRIOS MÚSICOS CRIARAM OUTRAS BANDAS ASSIM COMO O GRUPO REGIONAL VERMELHO E BRANCO  FEZ  TOADA DE QUALIDADE BEM AOS ESTILO MPB COM RESGATE DA CAUSA INDIGENA NA VOZ DE SIDNEY REZENDE E NOS ARRANJOS DE PAULINHO DU SAGRADO.

SURGE O TOADEIRO SALOMÃO ROSSY QUE INCLUI EM SEU REPERTÓRIO  TOADAS ANTIGAS CHAMANDO ATENÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES PARA AS TOADAS HISTÓRICAS DO BOI-BUMBÁ, ESPECIALMENTE DO BOI CAPRICHOSO.

JÚNIOR PAULAIN FAZ VALER O NOME DE SEU PAI HOMENAGEANDO-O EM TOADAS E LEMBRANDO DA TODA ''NINGUÉM GOSTA MAIS DESSE BOI DO QUE EU''.

ISRAEL PAULAIN TRAZ DENTRO DE SEU INCONSCIENTE CULTURAL ASPECTOS QUE REPORTAM Á PAULINHO FARIA DEMOSNTRANDO QUE ESTE DEIXOU SEMENTES E FRUTIFICOU COM SEUS SLOGANS, COM A SUA CONTAGEM E LINGUAGEM.

SURGIRAM VALORES FEMININOS INCLUSIVE PARTICIPNDO DE PROGRAMAS EM REDE NACIONAL COMO ACONTECEU COM A BACK VOCAL IANAYRA COMPROVANDO A FORÇA DA MUSICALIDADE DO PARINTINENSE., FORAM LANÇADOS CDS ONTOLÓGICOS CONTRIBUINDO COM O REGISTRO DA HISTÓRIA DA TOADA DE BOI-BUMBÁ TÃO CARENTE EM TAIS  MATERIAIS IMPORTANTES PARA A CONTRUÇÃO DE SUA HISTÓRIA PREJUDICADA DEVIDO O FANATISMO.

TAIS ASPECTOS FICAM MAIS VISÍVEIS E PRÓXIMO DOS AMANTES DA TOADA COM O SURGIMENTO DAS RÁDIO WEB COM PROGRAMAS ESPECÍFICOS PARA AS TOADAS ONTOLÓGICAS E PARA A VALORIZAÇÃO DO COMPOSITOR ANTIGO QUE É PRESTIGIADO AO SER ENTREVISTADO NA RÁDIO COMO ACONTECEU COM RAIMUNDINHO DUTRA E ARIOSTO BRAGA NA RÁDIO MOVIMENTO MARUJADA. A RÁDIO WEB TOADA PERTENCENTE AO AMANTE DA TOADA PAULINHO GILBERTO, O PG TAMBÉM TEM PROGRAMAS  ESPECÍFICOS OBJETIVANDO O RESGATE DAS TOADAS ANTIGAS

ASSIM, CONFORME DIZ O TEXTO DE MARCOS SANTOS A TOADA VAI RESISTINDO AO TEMPO E DANDO SINAIS DE TAL QUAL COMO O SAMBA, ELA AGONIZA, MAS NÃO MORRE. VEJAMOS AGORA ESSE BRILHANTE TEXTO E FAÇAMOS UMA VIAGEM AO TEMPO PARA QUE POSSAMOS REFLETIR SOBRE OS CAMINHOS DA NOSSA CULTURA CABOCLA E ENTENDERMOS AS SUAS TRANSFORMAÇÕES E AJUDARMOS AS FUTURAS GERAÇÕES A ASSUMIREM ESSA CULTURA TÃO RICA E NECESSÁRIA PARA A CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS ÉTICOS E COMPROMETIDOS AFETIVAMENTE COM AS QUESTÕES SOCIAIS QUE A NOSSA CULTURA DESPERTA.

2 comentários:

  1. Paulinho Farias, é da época quando em Parintins Garantido e Caprichoso eram o folclore natural de um povo.
    Hoje infelizmente tudo virou empresa.
    Eu nasci em Parintinse e tive a honra de conhecer o Paulinho, meus pais sempre fazian compras na Loja JP da família de Paulinho.
    Paulo Farias cantava e fazia tudo com amor e por amor ao povo vermelho e brando.
    Hoje os levantadores cantam por dinheiro e interesses políticos.
    A essência folclorica acabou apartir de 1990

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TUDO O QUE VC FALOU É VERDADE., EU SÓ NÃO DIGO INFELIZMENTE PORQUE FOI DESSA FORMA QUE PARINTINS FICOU CONHECIDA NO MUNDO TODO. CONFESSO QUE SINTO FALTA DO JEITO MAIS NATURAL DE SE BRINCAR O BOI., PORÉM VIVEMOS SOB UMA POLITICA CULTURAL QUE É DOMINADO PELA INDUSTRIA CULTURAL E TURISTICA E NÃO TEMOS COMO FUGIR DISSO. ADEMAIS, AS GERAÇÕES ATUAIS E VINDOURAS SÃO PORTADORES DE UM OUTRO NIVEL INTELECTUAL CUJA CIDADE DE PARINTINS TBM SE TRANSFORMOU E HOJE CONTA COM 2 UNIVERSIDADES., NÃO DÁ MAIS PRA BRINCARMOS NAS RUAS SOB A LUZ DA LAMPARINA., O QUE FAZEMOS HOJE É APENAS MEMÓRIA COM O BOI DE RUA. NÃO SOU ADEPTO DE SAUDOSISMO DESCABIDO, POIS ELE NADA ACRESCENTA., ACRESCENTARIA SE PELO MENOS OS BOIS SE PREOCUPASSEM EM CRIAR O MUSEU DO BOI ONDE O REGISTRO COMO MEMÓRIA IRIA TRAZER COM CERTEZA ÓTIMOS RESULTADOS., MAS PELO VISTO NÃO HÁ VONTADE POLITICA E NEM INTERESSE DOS DIRETORES. QUE AS GERAÇÕES ASSUMAM A BRINCADEIRA DE ACORDO COM A SUA ÉPOCA, ISSO É QUE É MAIS IMPORTANTE. LÓGICO QUE O REFERENCIAL DO PAULINHO NUNCA DEVE SER ESQUECIDO., ELE FOI UMA SEMENTE QUE HOJE COLHE FRUTOS., VEJA O ISRAEL PAULAIN QUE EU DIGO QUE É UMA ESPÉCIE DE CLONE E SEGUIDOR DOS CHAVÕES DO PAULINHO.

      Excluir