domingo, 3 de junho de 2012

O BOI DE PARINTINS E A LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA



A REPRODUÇÃO E ENCENAÇÃO DAS LENDAS DO NOSSO FOLCLORE AMAZÔNICO É UM DOS PONTOS ALTOS E UMA DAS MAIORES LIÇÕES DE VALORIZAÇÃO QUE DEVEMOS DAR Á NOSSA LITERATURA, AO IMAGINÁRIO POPULAR E O RESPEITO QUE DEVEMOS TER PELO NOSSO FOLCLORE RICO EM CAUSOS, HISTÓRIAS DE ENCANTAMENTOS, CRIATIVIDADE E OUTROS ASPECTOS QUE PODEM TRANSVERSALIZAR O TEMA CONFORME PODEMOS OBSERVAR NA PEDAGOGIA MODERNA.

EMBORA O FOLCLORE NÃO SEJA O PRINCIPAL RESPONSÁVEL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE UM POVO, O BOI DE PARINTINS NOS DESPERTA PRÁ UM OLHAR MAIS PROFUNDO E INTIMO PARA COM A MESMA PORQUE ATRAVÉS DA NARRATIVA, DA POESIA, DA EXPRESSÃO CORPORAL ELE COMUNICA A NOSSA BELEZA CULTURAL QUE VAI ALÉM DO EXÓTICO, QUE VAI ALÉM DO SENSACIONALISMO, DA MAGIA PORQUE O QUE SE VÊ ALI É PURA VIVÊNCIA DO DIA-A-DIA.

TANTO CAPRICHOSO QUANTO GARANTIDO VEZ POR OUTRA APRESENTAM ESSA BELISSIMA LENDA DAS MAIS VARIADAS FORMAS, POIS COMO SE SABE O FESTIVAL NÃO É UMA COISA ESTÁTICA E PODE SER REPRESENTADO DAS MAIS VARIADAS FORMAS. NADA IMPEDE QUE UM BOI EXPLORE A MESMA TEMÁTICA COM ENFOQUES E DINAMISMOS DIFERENCIADOS CONFORME A CRIATIVIDADE DE CADA FACÇÃO FOLCLÓRICA.

JÁ VI EM 1988 UM GRUPO DE TUXAUAS DO CAPRICHOSO ENTRAREM NO BUMBÓDROMO E AO SE DEITAREM NO CHÃO DE BRUÇO PARA BAIXO FORMAREM UMA LINDA E GIGANTESCA VITÓRIA RÉGIA, JÁ VI VITÓRIA RÉGIA NA VAQUEIRADA, JÁ VI A FLOR DA MESMA SE TRANSFORMAR EM ALEGORIA, JÁ VI ITENS COMO RAINHA DO FOLCLORE, CUNHÃ-PORANGA SE TRANSFORMAREM EM VITÓRIA-RÉGIA E ASSIM POR DIANTE PORQUE NOSSA FESTA É AMPLISSISSIMA E TUDO PODE SER TRANSFORMADO PELA CRIATIVIDADE DO CABOCLO. PORTANTO, IMPROCEDE QUALQUER CRITICA QUANDO DIZEM ALGUNS DESINFORMADOS QUE NOSSA FESTA É REPETITIVA E QUE NÃO TEMOS MAIS O QUE APRESENTAR. ACHO QUE OS QUE DIZEM ISSO DESCONHECEM A NOSSA REGIÃO E POR ISSO QUEREM QUE INVENTE ALGO QUE NÃO EXISTE NA AMAZÔNIA. SE ASSIM FOSSE NO CARNAVAL AS ESCOLAS DE SAMBA NÃO FALARIAM MAIS EM BAHIA, JORGE AMADO, NEGRO, CONTEÚDOS HISTÓRICOS PORQUE JÁ FORAM EXPLORADOS NO ENREDO. E OLHA QUE AS ESCOLAS DE SAMBA PELO SEU FORMATO DE APRESENTAÇÃO SÃO BEM MENOS DINÂMICAS QUE A NOSSA FESTA.

MAS FALANDO EM LENDA DA VITÓRIA REGIA, NA VERDADE ESSA LENDA NOS DIAS DE HOJE É DENOMINADA DE LENDA DA VITÓRIA AMAZÔNICA, POIS O TERMO ANTERIOR LEMBRA O COLONIZADOR QUE SE APROPRIOU DE NOSSA BELEZA DA FLORESTA PRÁ HOMENAGEAR A RAINHA VITÓRIA E TENDO EM VISTA OS DIAS ATUAIS QUE É MARCADO PELA VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DE NOSSAS RAÍZES  SEU NOME ATUAL É VITÓRIA AMAZÔNICA, POIS ELA NOS PERTENCE E PERTENCE A TODOS OS POVOS DA AMAZÔNICA. O FATO TAMBÉM É QUE EXISTEM OUTROS TIPOS DE PLANTAS VITÓRIAS PERTENCENTE AOS GRUPO DAS NINFEACEAS NA SUA CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA, MAS A MAIS BELA SEGUNDO OS CIENTISTAS É A NOSSA. VEJAMOS A LENDA DA VITÓRIA AMAZÔNICA ABAIXO:

ESSA LENDA FOI REPRODUZIDA NA SUA INTEGRA DO SITE DO BOI CAPRICHOSO - www.boicaprichoso.com





VITÓRIA AMAZÔNICA

Há muitos anos, nas margens do majestoso Rio Amazonas, Naiá, uma jovem e bela índia ficava a admirar e contemplar por longas horas a beleza da lua branca e o mistério das estrelas.Enquanto o aroma da noite tropical enfeitava aqueles sonhos, a lua deitava uma luz intensa nas águas, fazendo Naia subir numa árvore alta para tentar tocar a lua. Ela não obteve êxito.

Ela acreditava que a Lua era um bonito guerreiro - Jaci, e sonhava em ser a noiva desse bravo guerreiro.

No próximo dia, ela decidiu subir as montanhas distantes para sentir com suas mãos a maciez aveludada do rosto da lua, mas novamente ela falhou. Quando chegou lá, a lua estava tão alta que retornou à aldeia desapontada.

Na noite seguinte, Naia deixou a aldeia esperando realizar seu sonho. Ela tomou o caminho do rio para encontrar a lua nas negras águas.

Refletida no espelho das águas, lá estava a Lua, imensa, resplandescente. Naia, em sua inocência, pensou que a lua tinha vindo se banhar no rio e permitir que fosse tocada. Ela mergulhou nas profundezas das águas desaparecendo para sempre.

A lua, sentindo pena daquela tão jovem vida agora perdida, transformou Naia em uma flor gigante - a Vitória Régia - com um inebriante perfume e pétalas que se abrem nas águas para receber em toda sua superfície, a luz da lua.






águas de limo
águas do lago
águas de lodo
águas serenas
onde pousam as ciganas
régia , vitória nas lendas

sedutora , calada , parada
águas encantadas , onde Iací se banhava
espelho da lua
roubou o amor da cunhã
um mergulho no encanto
por encanto uma flor sem manhã

vitória amazônica
santuário de estrelas
nas brisas da noite
face morena

estrelas das águas
estrelas das águas
filha da lua
filha da lua
adormece quando surgi o sol
desabrochando ao entardecer

Iací
clareia minha flor
clareia meu amor
clareia meu bumbá

Iací
clareia minha flor
clareia meu amor
clareia meu bumbá
Iací
clareia o Caprichoso



Letra da musica Naiá:  BOI GARANTIDO-1999





No encontro do Sol e Lua
As águas tornam-se nuas
Iluminando Naiá

Quando a Lua prevalece
Ela murmura uma prece
Dirigida ao guerreiro
Que a lua faz refletir

Encanto de amor primeiro
Que aparece nas águas
E alcança o coração

Estrela do céu e dos sonhos
Entrega a vida sem medo
Pra viver essa emoção

Naiá
Paixão de mulher
Coração de menina
Arati - Uaupé
Estrela das Águas
Será sua sina.


COMO TRABALHAR A LENDA  DE FORMA PEDAGÓGICA

PROJETO: LENDA DA VITÓRIA RÉGIA

UTOPIA DA PRÁ TICA PEDAGÓGICA: Imagina-se que ao final os alunos tenham apreendido afetivamente a importância dessa lenda como forma de se envolver em questões de politicas ambientais, valorização da cultura, da arte, do nosso folclore, da causa indigena.

OBJETIVO: Proporcionar ao estudante um conhecimento e um momento de reflexão da nossa literatura por meio de lendas.

                    Articular o tema proposto com as demais disciplinas de forma transdisciplinar.

                    Usar a lenda explorada no Boi de Parintins como recurso pedagógico explorando as tecnologias como: MÚSICA, POESIA, ENCENAÇÃO, VIDEOS DISPONIVEIS.

                 Proporcionar ao aluno informações para interpretar textualmente a lenda, bem como a poesia da toada.
 
 
METODOLOGIA - Deverá ser a teórica-cientifica onde poderão ser feitas releituras, discussões, dramatizações, pesquisas.

RECURSOS - Todos os recursos tecnol[ogicos disponíveis na escola que deverão ser manipulados das mais diversas formas pelo professor.

FOCOS A SEREM TRABALHADOS

Na aula de Educação artistica o professor poderá fazer a VITÓRIA AMAZÔNICA COM PRATOS DE PIZZA, FAZER UMA EXPOSIÇÃO COMO ARTESANATO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS, PINTURA.

Na aula de matemática poderá trabalhar a GEOMETRIA DA VITÓRIA AMAZÔNICA, ESPAÇO, FORMA, TUDO DENTRO DOS PCN.

EM HISTÓRIA poderá trabalhar a história da Vitória Amazônica, EM GEOGRAFIA trabalhar a VEGETAÇÃO, onde a mesma se encontra GEOGRAFICAMENTE, SUA RELAÇÃO COM A REALEZA, FORMAS DE GOVERNO, DESENVOLVER UM PROJETO SOBRE AS PLANTAS AQUÁTICAS.

EM LINGUA PORTUGUESA PODERÁ EXPLORAR A INTERPRETAÇÃO DA LETRA DAS MÚSICAS, FORMAÇÃO DE NOVAS PALAVRAS, A ORIGEM TUPI DAS PALAVRAS, EXTRAIR PALAVRAS QUE SEJAM VERBO., FAZER PARÓDIA, 

PODERÁ TRABALHAR A QUESTÃO DA ECOLOGIA, CONCEITOS ATUAIS COMO O DE SUSTENTABILIDADE, BIODIVERSIDADE   PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, DEFESO E DESENVOLVER UM PROJETO DE MEIO AMBIENTE. 

EM CIÊNCIAS PODERÁ TRABALHAR A QUESTÃO DA ÁGUA, DOS ASTROS COMO O SOL E A LUA, ALÉM DA AFETIVIDADE (pois trata-se de uma história de amor).

Observe que A VITÓRIA AMAZÔNICA É SÓ UM EIXO QUE IRÁ NORTEAR TODA A PRÁTICA PEDAGÓGICA E QUE DEPENDERÁ DO PROFESSOR ESTAR ABERTO A EXPLORAR A TEMÁTICA EM SUA DISCIPLINA NUMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR PROCURANDO ENTRELAÇAR O TEMA PROPOSTO COM OS DEMAIS RAMOS DAS CIÊNCIAS, POIS COMO JÁ DISSE UMA VEZ AS CIÊNCIAS SE INTERPENETRAM E NADA ESTÁ FORA DO CONTEXTO QUANDO SE SABE SISTEMATIZAR  E SE SABE CONTEXTUALIZAR.

NÃO HÁ NECESSIDADE DE SE ESPERAR O DIA DO FOLCLORE PARA TRABALHAR A LENDA PORQUE O TEMA PODE SER RETOMADO SEMPRE QUE HOUVER ALGUM TEMA RELACIONADO.












Nenhum comentário:

Postar um comentário