segunda-feira, 11 de junho de 2012

FOLHETO DE TOADAS 1985 DO BOI CAPRICHOSO


         
    Aplauso aos nossos heróis populares



















































COMPUSANDO MEU REGISTRO DE NOSSA FESTA DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS ENCONTREI MAIS UM FOLHETO COM AS TOADAS., DESTA VEZ ERA O ANO DE 1985. 


NOTE-SE QUE O CAPRICHOSO TINHA COMO ADJETIVOS: O INVENCIVEL, O DIAMANTE NEGRO E AS TOADAS., PELO MENOS NA LINGUAGEM DESSA ÉPOCA NÃO  RETRATAVAM TANTO A QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE, A QUESTÃO INDIGENA COMO RITUAL, EMBORA HOUVESSEM TRIBOS, INDIOS, TUXAUAS., MAS NADA MUITO VOLTADO PARA O RITUAL QUE É A TÔNICA DOS DIAS ATUAIS.


HAVIA UMA INFLUÊNCIA MUITO FORTE COM TEMÁTICAS SOCIAIS, GERALMENTE O QUE ACONTECIA EM TERMOS NACIONAIS E QUE INFLUENCIAVAM NA VIDA DO CIDADÃO., COMO ACONTECEU COM A MORTE DO PRESIDENTE TANCREDO NEVES ONDE O COMPOSITOR J. CARLOS PORTILHO, O POPULAR "PIRIQUITO" FEZ UMA TOADA QUE EMOCIONOU A TODOS CUJA LETRA FAZ PARTE DESTE FOLHETO.


TAL TOADA DO CAPRICHOSO LEVOU O CONTRÁRIO TAMBÉM A FAZER SUA HOMENAGEM A TANCREDO E QUE E ERA INTERPRETADA DE FORMA EMOCIONANTE POR EMERSON MAIA E ERA MAIS OU MENOS ASSIM:


21 DE ABRIL
DATA MARCADA NA HISTÓRIA DO BRASIL-BIS

E O POVO INTEIRO CHORANDO
NUM PRANTO SÓ LAMENTANDO
PARTIU MAIS UM HERÓI DA LIBERDADE
TIRADENTES FOI PRIMEIRO
CHAMOU TANCREDO PRA VIDA
PRÁ VIVER NA ETERNIDADE

E O POVO DA BAIXA DO SÃO JOSÉ
SEMPRE TERÁ NA LEMBRANÇA
QUEM DEVOLVEU PRO BRASILEIRO
A ESPERANÇA

E ASSIM, CAPRICHOSO E GARANTIDO PROPORCIONARAM PARA AS GERAÇÕES DAQUELE PERÍODO HISTÓRICO., MOMENTOS DE MUITA DOR E EMOÇÃO PORQUE A ELEIÇÃO DE TANCREDO NEVES REPRESENTAVA MUITO PARA A SOCIEDADE QUE ANSIAVA POR MUDANÇAS E OS BOIS COMO FACÇÕES QUE REPRESENTAVAM A VONTADE DE UM GRUPO SOCIAL TINHAM QUE DAR O SEU RECADO NO ANFITEATRO MESSIAS AUGUSTO.

PIRIQUITO TEVE OUTRAS TOADAS NO FOLHETO COMO UMA OUTRA VERSÃO DA ORIGEM DO CAPRICHOSO E QUE FOI FEITA COM O OBJETIVO DE ANGARIAR TORCIDA EM MANAUS ASSIM COMO A TOADA EM HOMENAGEM À MAUÉS., POIS LÁ SE REALIZAVA UM FESTA CLONE DE GARANTIDO E CAPRICHOSO ONDE O GARANTIDO TINHA MAIS TORCIDA. TAIS FÓRMULAS DERAM CERTO E O CAPRICHOSO É O BOI COM MAIOR TORCIDA EM MANAUS E MAUÉS.

A TOADA EM HOMENAGEM A MAUÉS ERA MAIS O MENOS ASSIM:

MAUÉS, 
MOSTRA A CULTURA DE UM POVO
QUE TENS E QUE ÉS., 
PEDAÇO DE CHÃO BRASILEIRO
TERRA DE INDIO GUERREIRO 
SATERÉ-MAWÉ
SERÊ-SAPORANGA QUE UM DIA
DOS OLHOS NEGROS NASCIA 
A LENDA DO GUARANÁ
AMBAR DO SEU ESPLENDOR
FEZ DA ANTIGA LUZEIA 
O REINO ENCANTADO DO AMOR

MAUÉS, HOJE EU ME SINTO ORGULHOSO
DECANTANDO TEU PASSADO
HOMENAGEM DO BOI CAPRICHOSO - BIS

J. CARLOS PORTILHO E CARLINHOS, CONHECIDO COMO CARLINHOS PATO OU CARLINHOS DO ZAZÁ, AMBOS BANCÁRIOS FIZERAM PARCERIA E COMPUSERAM TOADAS DIRECIONADAS À VAQUEIRADA OU VAQUEJADA COMO ELES DIZIAM NA ÉPOCA E FORMAVAM UMA DUPLA IMBATIVEL  INCLUSIVE NOS FESTIVAIS DA CANÇÃO DE PARINTINS, O FAMOSO FECAPIN. NÃO HOUVE NO AMAZONAS QUEM NÃO CONHECESSE ESSA TOADA:

Esse ano eu vou erguer minha bandeira... 
E vou tú vais eu vou eu vou - bis


ESSA TOADA FOI POPULARIZADA PELO ENTÃO GRUPO CARRAPICHO E PELO FALECIDO CANTO RENIER.

VI UMA ENTREVISTA NO YOUTUBE EM QUE PIRIQUITO AFIRMA QUE NÃO HAVIAM COMPOSITORES EM PARINTINS., MAS CREIO QUE TAL AFIRMAÇÃO É UM POUCO EQUIVOCADA PORQUE PARINTINS SABE-SE QUE É RICA MUSICALMENTE E TALVEZ NA SUA ÉPOCA O QUE  FALTAVA ERA UM POUCO MAIS DE OPORTUNIDADE E AS TOADAS FICAVAM MUITO CONCENTRADAS NAS MÃOS DE UMA ELITE DA ÉPOCA.


APESAR DE TUDO, VEJO QUE PIRIQUITO, CARLINHOS DO ZAZÁ OU CARLINHOS PATO SÃO REFERÊNCIAS SIM PARA A HISTÓRIA DA MÚSICA PARINTINENSE ASSIM COMO É PITOMBEIRA, MESTRE AMBRÓSIO, HORÁCIO, JOEL GAMA, BRAULINO, RAIMUNDINHO DUTRA, MARQUINHOS AZEVEDO, GERALDO BRASIL, REY, NEGUINHO, PAULINHO FARIA COM O SEU GRUPO CANTO VERDE E TANTOS OUTROS QUE DESPONTARAM COM TALENTO PRÓPRIO NÃO APENAS DE FAZER TOADA, MAS UMA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA DE MUITA QUALIDADE.

HOMENAGEAR A JUVENTUDE ERA OUTRA FORMA DO CAPRICHOSO EM FAZER TOADA E COUBE A J. CARLOS FAZER UMA QUE TRATASSE DESSE TEMA, POIS VIVIAMOS EM UM PERÍODO DE CAMPANHAS QUE VALORIZAVAM A CRIANÇA, COMO ACONTECEU NO ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA E NO ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE.

NESTE MESMO FOLHETO O DESCONHECIDO R. SIDNEY TEVE A INCUMBÊNCIA DE FAZER A TOADA "BELEZA COLORIDA"  E COUBE A FRANCO COSTA QUE FOI APRESENTADOR DO CAPRICHOSO A COMPOSIÇÃO DA TOADA "FESTIVAL E GLÓRIA".

CARLINHOS PATO MAIS UMA VEZ SURGE COM A GLORIOSA TOADA "CANTA GALERA" DIRECIONADA PARA A GALERA DO CAPRICHOSO.

J. CARLOS PORTILHO ENCERRA O FOLHETO COM A FAMOSA TOADA ''GRITO DE ALERTA' TAMBÉM GRAVADA POR RENIER EM FORMA DE POUPOURRIT E FINALIZA O FOLHETO COM O CALMOR DE TODA A SOCIEDADE BRASIELRIA DA ÉPOCA QUE ANSIAVA POR ELEIÇÕES DIRETAS.

ESSE FOI MAIS UM MOMENTO NA HISTÓRIA MUSICAL DO NOSSO BOI CAPRICHOSO QUE REFLETIA E SEMPRE REFLETIU OS ANSEIOS DA SOCIEDADE DAQUELE MOMENTO HISTÓRICO.


HOJE A LINGUAGEM DAS TOADAS CUMPREM UM OUTRO PAPEL DENTRO DA SOCIEDADE AMAZÔNICA PORQUE ELAS NÃO SÃO APENAS PORTA VOZES DO POVO PARINTINENSE, MAS DE TODA UMA SOCIEDADE AMAZÔNICA QUE SE APROPRIOU DESSA LINGUAGEM ENSINADA POR AQUELE POVO DA ILHA TUPYNAMBARANA E FAZ DESSA FESTA O SEU GRITO DE ESPERANÇA, DE UMA SOCIEDADE QUE ANSEIA POR UM PLURALISMO NA SUA ACEPÇÃO MAIS AMPLA, POR UM MEIO AMBIENTE SADIO E EQUILIBRADO, PELA VALORIZAÇÃO DA ECOLOGIA, PELA POLITICA DO DEFESO, PELA DIGNIDADE DO CABOCLO,  PELA VALORIZAÇÃO DO MULTICULTURALISMO, PELA VALORIZAÇÃO DAS RAÇAS, DA BUSCA DA IDENTIDADE, AFRICANIDADES, VALORIZAÇÃO DO ÍNDIO., ENFIM QUER FAZER PARTE DE UMA SOCIEDADE SEM SER VISTO APENAS PELO EXÓTICO, SEM DEPENDER DE FAVORES, MAS SER TRATADO EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE COMO CIDADÃO BRASILEIRO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário