domingo, 17 de junho de 2012

O CANTO DO UIRAPURÚ NO BOI-BUMBÁ E NA BOCA DA GALERA DO CAPRICHOSO

PARA ESSA POSTAGEM PROCUREI ARTICULAR UMA MÚSICA QUE ESTÁ PRÁ SEMPRE REGISTRADA NO FOLCLORE BRASILEIRO COM UMA TOADA DE NOSSO FOLCLORE OBJETIVANDO MOSTRAR PARA O LEITOR QUE A NOSSA CULTURA NÃO ESTÁ FORA DO CONTEXTO COMO PENSAM ALGUNS ESTUDIOSOS E PARA QUE ESTES ENTENDAM QUE TEMOS NOSSA CARACTERISTICA PRÓPRIA COMO CULTURA  PORQUE TAMBÉM ENTENDO QUE A CULTURA NACIONAL NÃO PODE SER ANALISADA APENAS POR MEIOS DOS PARADIGMAS DOS GRANDES CENTROS QUE SEM PERCEBER QUANDO PESQUISAM ADOTAM UM "SISTEMA DE CARTILHA OU UM SISTEMA DE FÓRMULA" COMO SE CULTURA FOSSE UMA FÓRMULA A SER USADA.


ESSA MÚSICA ABAIXO ESTÁ REGISTRADA NO FOLCLORE BRASILEIRO E É UMA MUSICA MUITO CONHECIDA DO NOSSO FOLCLORE.

ELA JÁ FOI GRAVADA POR DIVERSOS GRUPOS FOLCLÓRICOS DO BRASIL, PELOS SERTANEJOS DE RAIZ COMO TINÔCO, PENA BRANCA E  XAVANTINHO, SÉRGIO REIS, CANTORES DE ÉBANO E FALA SOBRE UM PÁSSARO MUITO ADMIRADO E RESPEITADO PELOS PRÓPRIOS PÁSSAROS  DEVIDO O SEU CANTO.

ESSE PÁSSARO É O UIRAPURÚ. 


SEGUNDO A MÚSICA, ELE É O CANTADOR DO SERTÃO, UM SERESTEIRO  QUE CALA OS OUTROS PÁSSAROS COM O SEU PRÓPRIO CANTO. O AUTOR TAMBÉM FALA DO LADO AFETIVO DO UIRAPURÚ COMO UM CANTADOR QUE IMPLORA DE DEUS A SALVAÇÃO DOS PROBLEMAS DO SERTÃO.



O Uirapuru


Uirapuru, Uirapuru
Seresteiro, cantador do meu sertão

Uirapuru, ô Uirapuru
Seresteiro, cantador do meu sertão
Uirapuru, ô Uirapuru
Fez no canto as mágoas do meu coração

A mata inteira fica muda ao seu cantar
Tudo se cala para ouvir sua canção
E vai ao céu numa sentida melodia
Vai a Deus em forma triste de oração

Uirapuru, ô Uirapuru
Seresteiro, cantador do meu sertão
Uirapuru, ô Uirapuru
Fez no canto as mágoas do meu coração

Se Deus ouvisse o que lhe sai do coração
Entenderia que é de dor sua canção
E dos seus olhos tanto pranto rolaria
Que daria p'ra salvar o meu sertão



EM PARINTINS, O UIRAPURÚ GANHOU DESTAQUE PRIMEIRAMENTE COM A TOADA ''CANTO DO UIRAPURÚ', DOS GRANDES COMPOSITORES RONALDO BARBOSA E CARLOS PAULAIN NO ANO DE 1992 E QUE DEIXOU O NOME DESSES COMPOSITORES REGISTRADOS PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO BOI-BUMBÁ, ESPECIALMENTE RONALDO QUE TEM MAIS TOADAS QUE PAULAIN COMO COMPOSITOR DO BOI CAPRICHOSO. 


RONALDO QUE É DENTISTA E PARAIBANO INCULTUROU A CULTURA AMAZÔNICA E FEZ BELISSIMAS TOADAS PARA O CAPRICHOSO AS QUAIS TEREMOS OPORTUNIDADE DE FAZERMOS UMA ANÁLISE MAIS PROFUNDA E DARMOS A RONALDO O DESTAQUE MERECIDO.


PAULAIN CONSAGROU-SE COM "NINGUÉM GOSTA MAIS DESSE BOI DO QUE EU" QUE É UM HINO DO CAPRICHOSO JUNTAMENTE COM OUTRAS TOADAS QUE COMENTAREMOS AINDA.


VAMOS ESCUTAR A TOADA E VER A LETRA DE 
"CANTO DO UIRAPURÚ"


boi caprichoso [1992] canto do uirapuru.mp3 - 4shared.com - online file sharing and storage - download - Thiago Holanda


CANTO DO UIRAPURÚ
(Ronaldo Barbosa e Carlos Paulain)


LANÇA TEU CANTO UIRAPURÚ...
SUPLICA PESERVAÇÃO
LANÇA TEU CANTO UIRAPURÚ
E DEIXA VIVER ESSA GRANDE NAÇÃO.


OS POVOS DA ILHA TUPYNAMBARANA
CUMARÚ E GAVIANA
OUVEM OS BRADOS DESSES RIOS
JURUÁ, MADEIRA NHAMUNDÁ
AMAZONAS, IÇÁ, JUTAÍ
CORI, JAPURÁ, TAPAJÓS, JAVARI


E TODAS AS TABAS E TODAS AS TRIBOS
E TODAS AS MATAS IRÃO LEVANTAR
E TODOS TACAPES E TODAS AS FLECHAS 
E TODAS AS FLECHAS IRÃO SE JUNTAR...


E TODO O SANGUE QUE É SEIVA DA SELVA
POR ESSE CHÃO TODO  IRÁ SE ESPALHAR...


Ê AUÊ, AUÊ,  AUÊ, AUÊ
Ê AUÊ, AUÊ,  AUÊ, AUÊ
CANTA UIRAPURÚ...


COM ESSA TOADA, CARLINHOS E RONALDO INICIARAM A PARTICIPAÇÃO DO UIRAPURÚ NO BOI DE PARINTINS CLAMANDO PELA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA E UM DISCURSO ECOLÓGICO QUE VALORIZA A HIDROGRAFIA POPULARIZANDO OS NOME DOS RIOS ONDE O PROFESSOR PODE TRABALHAR COM MAPAS, A GEOGRAFIA DO LUGAR E A CITAÇÃO DAS ILHAS QUE CERCAM A ILHA TUPYNAMBARANA.


O MAIS BELO DE TUDO FOI VER ESSA TOADA NO BUMBÓDROMO CALANDO O CONTRÁRIO., O CANTO DA GALERA DO CAPRICHOSO QUE ESTAVA AFIADA ASSIM COMO O CANTO DO UIRAPURÚ É.


FOI DEMAIS E EMOCIONANTE E DE FATO FOI UM MOMENTO PRÁ SER SEMPRE LEMBRADO., POIS O CAPRICHOSO FOI CAMPEÃO DESSE ANO DE 1992.


COM O CANTO DO UIRAPURÚ TODAS AS NAÇÕES, TODOS OS POVOS DA FLORESTA SÃO CONCLAMADOS A LUTAR PELA PRESERVAÇÃO PORQUE O CANTO DO UIRAPURÚ É UM CANTO PRESERVACIONISTA JUNTAMENTE COM O REFRÃO DOS POVOS DA FLORESTA QUE SE UNEM AO CANTO DO UIRAPURÚ PARA DEFENDER A FLORESTA.


COMO DISSE ANTERIORMENTE, ESSA TOADA ABRIU AS PORTAS PARA QUE MAIS TOADAS SURGISSEM FALANDO SOBRE O UIRAPÚRÚ OU USANDO APENAS A PALAVRA PARA DESIGNAR UM  VALOR A UM CANTADOR DE TOADAS.


CONFORME PODEMOS OBSERVAR ABAIXO O CANTO DO UIRAPURÚ FOI POPULARIZANDO ESSA BELA LENDA DO NOSSO FOLCLORE E PROPORCIONANDO AO CIDADÃO UM MEIO DE SE "APREENDER E RETER" UM POUCO DE SUA CULTURA AMPLIANDO A LINGUAGEM COM TERMOS INDIGENAS E CABOCLOS QUE SÓ AS TODAS DO BOI DE PARINTINS CONSEGUEM   POPULARIZAR  PENETRAR NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA APESAR DAS DIFICULDADES E DOS INTERESSES ECONÔMICOS DOS DONOS DE RÁDIO.


VEJAMOS A LENDA DO UIRAPURÚ (EXTRAÍDA DO SITE DO www.boicaprichoso.com)






UIRAPURÚ

Em uma tribo do tronco tupi no amazonas, havia duas lindas índias, uma chamava-e Cerecê e a outra chamava-se Uirá.
As duas disputavam o amor de um mesmo homem, um valente guerreiro cujo nome era Ipadi, índio este que era cacique de sua tribo.


Mas o cacique não podia casar com as duas índias, tupã determinou que o cacique deveria escolher uma das duas índias para realizar o matrimônio, Ipadi escolheu então Cerecê, ficando Uirá sozinha e entristecida com a escolha de seu amado.
Uirá chorou tanto, mas tanto, que o deus tupã compadeceu-se de sua imensa tristeza e transformou-a em um pássaro com cantos de amor, chamado Uirapuru.


Dificilmente vemos o uirapuru, mas ouvimos com freqüência seu canto inédito. Único do mundo, misteriosa ave de canto lendário, quando o uirapuru canta, todas as outras aves ao redor se calam e quem ouvir sentirá muita paz. Poucos dizem ter conseguido ver e ouvi-lo cantando, porém descrevem sua plumagem de formas diferentes, confirmando assim uma Lenda que diz, “quando ele permite que o vejam”, aparece sempre disfarçado para confundir com outras aves.


Cerecê e Uirá , duas lindas cunhãs
Apaixonaram-se por Ipadi
Forte e valente guerreiro

Cacique da tribo Tupi
Apenas uma o cacique podia amar
Cerecê , a luz da floresta
E o seu amado , a taba em festa

Uirá , coração cheio de tristeza
Chorou longamente sua dor
E as lágrimas em gotas cristalinas
Tornaram-se notas musicais de amor

Cantar , cantar é tua sina
Cantar , cantar poeta do amor
Flauta divina

Tupã secou as suas lágrimas
E transformou seu pranto
No mais doce cantar
Pura melodia , divino canto

Não se ouve outro cantar
Silencia a nascente
Cala o murmúrio da cascata
Canta uirapuru
canta Uirá , Canta Uirá
Canta uirapuru
Divina flauta 

SUPERAÇÃO CAPRICHOSO

O CAPRICHOSO PARA ESSE ANO DE 2012 TEM UMA TOADA EM QUE DAVID ASSAYAG CANTA: SOU O CANTAR DA FLORESTA QUE IMPERA, EU SOU O UIRAPURÚ, SOU A MAGNITUDE DE SER AZUL., SOU CAPRICHOSO CAMPEÃO, EU SOU SUPERAÇÃO... 

ASSIM, MAIS UMA VEZ O CAPRICHOSO FALA NO UIRAPURÚ, MAS ESSE UIRAPURÚ É O LEVANTADOR DE TOADAS DAVID ASSAYAG CONHECIDO COMO "A VOZ DA AMAZÔNIA" QUE COM CERTEZA IRÁ FAZER BONITO NA ARENA DO BUMBÓDROMO COMO O UIRAPURÚ FAZ.

TRABALHO PEDAGÓGICO


POR MEIO DA LEITURA E ANÁLISE DE TAL LENDA DÁ PRÁ SE CONSTRUIR UM BELO TRABALHO PEDAGÓGICO DE FORMA TRANSDISCIPLINAR, POIS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO MUITO RECEPTIVAS AO NOVO, AO QUE É DIFERENTE E ELES TEM MUITA CAPACIDADE DE MERGULHAR NO IMAGINÁRIO PROPORCIONANDO QUE ESTES NO MINIMO TREINEM A ''REESCRITA" POR MEIO DE LENDAS, FÁBULAS, CONTOS E HISTÓRIAS DE NOSSO FOLCLORE. 


QUEM TIVE INTERESSE DE SUGESTÃO., É SÓ ENVIAR-ME A SOLICITAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário