domingo, 22 de abril de 2012

TOADA COMENTADA: CABOCLO SOBERANO


CABOCLO SEBERANO
(Emerson Maia)


Minha tradição, é minha canção
É minha toada, é minha boiada
Este mundo verde,
É uma piaçoca, é uma gaivota
Este céu chuvoso, 
este inverno quente
Que assusta a gente
Boi, boi, boi, boi, boi, boi, boi
É o capim boiando, 
é o homem esperando
Um arpão certeiro, 
peixe-boi não veio
Alguém viu primeiro
É o rio Amazonas, 
pai e mãe da gente
Rio misterioso, fonte do caboclo
Um romance louco
Boi, boi, boi, boi, boi, boi, boi
É a vida de fazendeiro
É a vida de boiadeiro
Laço firme, braço forte
Não tem nem medo da morte
Pescador vira vaqueiro
E vaqueiro pescador
Laço boi, pesca meu boi
Garantido é boi de pano
Meu caboclo é soberano
Caça pra sobreviver
Emerson Maia (ao centro)
ESSA TOADA CUJA AUTORIA É DE EMERSON MAIA, EX-AMO E COMPOSITOR DO BOI GARANTIDO FOI COMPOSTA PARA O CD DE 1998 E É PRÁ MIM UMA DAS TOADAS COM LETRAS MUITO SIGNIFICATIVAS E POR RETRATAR UM TIPO HUMANO QUE É O CABOCLO DA AMAZÔNIA, PARTICULARMENTE DE PARINTINS., A VIDA DESSE HOMEM NA AMAZÔNIA, O SEU JEITO DE SER, DE TRABALHAR, DE BRINCAR NO SEU BOI, DE CONVIVER COM A NATUREZA.


EMERSON É TAMBÉM AUTOR DA TOADA "lamento de raça" QUE É UM HINO DO CONTRÁRIO E OUTRA TOADA CABOCLA QUE TAMBÉM GOSTO DEMAIS:   Senhor da Maromba". MAS NOSSO OBJETIVO AQUI É ANALISAR A LETRA DA TOADA CABOCLO SOBERANO.

NA PRIMEIRA PARTE, EMERSON DEIXA BEM CLARO QUE SUA TRADIÇÃO, SUA CANÇÃO É A SUA MÚSICA, É A SUA TOADA PORQUE É POR MEIO DE SUAS LETRAS, DE SUA POESIAS DIRIGIDAS PARA O SEU BOI É QUE ELE RETRATA A VIDA., O DIA-A-DIA DE SEUS CONTERRÂNEOS, A FORMA EM QUE ELE SE RELACIONA COM O SEU HABITAT, COM A SUA COMUNIDADE.


A SUA BOIADA É A SUA VIDA., TANTO AQUELA BOIADA QUE VIVE NO CAMPO QUANTO O SEU BOI GARANTIDO FAZEM PARTE DESSA TRADIÇÃO., O TRABALHO DO CABOCLO NO CAMPO., NA BEIRA DO RIO, NA TERRA FIRME, NA VÁRZEA EM SINTONIA COM O MUNDO VERDE QUE É ESSA IMENSIDÃO DE FLORESTA AMAZÔNICA, COM A VEGETAÇÃO E COM OS PÁSSAROS COMO A PIAÇOCA E DEMAIS PÁSSAROS QUE VIVEM EM HARMONIA COM O CABOCLO., ESPECIALMENTE NO VÔO DE UMA GAIVOTA.

EMERSON DESTACA AS CARACTERISTICA DO CLIMA, DO VERÃO AMAZÔNICO FALANDO DO INVERNO QUENTE DA AMAZONIA JÁ QUE O QUE CARACTERIZA ESTE INVERNO É A CHUVA, MAS NÃO A ESTAÇÃO EM SI QUE EM OUTROS ESTADOS CARACTERIZA-SE PELA FRIAGEM. UM INVERNO TÃO QUEN TE QUE ASSUSTA QALQUER PESSOA EM VISTA DA MATA SER FECHADA E PELA UMIDADE.

Boi Garantido cortejado pelos VAQUEIROS


MAS É NESSE CLIMA QUE O CABOCLO GANHA A VIDA, NA SUA FAZENDA O NA FAZENDA EM QUE TRABALHA, CUIDANDO DE SEU GADO., DA PLANTAÇÃO, VIVENDO DO EXTRATIVISMO., É NESSE CLIMA QUE O CABOCLO VIRA BOIADEIRO, CRIA  O GADO QUE CONSEGUE PEGAR NO LAÇO, SEM MEDO DE QUALQUER COISA, DA MORTE, ENFRENTANDO AS PRAGAS DA FLORESTA, OS MOSQUITOS,  ENFRENTANDO A RAIA, A SUCURIJÚ, O PORAQUÊ., PORQUE NESSA REGIÃO O PESCADOR VIRA VAQUEIRO E O VAQUEIRO VIRA PESCADOR PRÁ MANTENÇA DE SUA FAMILIA. PORQUE ESSE CABOCLO NÃO EXPLORA A FLORESTA DE FORMA PREDATÓRIA, MAS PARA SOBREVIVER., PARA DAR O QUE COMER PARA SEUS CURUMINS E CUNHANTÃS.

    PEIXE BOI QUE ANTIGAMENTE ERA PESCADO COM  A TÉCNICA DO ARPÃO-HOJE O CABOCLO AJUDA-O A PRESERVÁ-LO













SENDO UM PROFUNDO CONHECEDOR DE SEU HABIT, O CABOCLO SOBERANO AO VER UM CAPIM BOIANDO ELE JÁ SABE QUE ALI PODE ESTAR UMA PESCA COM A TÉCNICA DO ARPÃO., COMO É O CASO DO PEIXE-BOI OU O PIRARUCÚ PORÉM O ARPÃO CERTEIRO QUE ELE USA PRÁ PESCAR  EMPANEMOU E NÃO VEIO O FRUTO QUE ESPERAVA  DESSA PESCA., O ARPÃO NÃO FOI TÃO CERTEIRO COMO SE ESPERAVA PORQUE TALVEZ ALGUÉM VIU PRIMEIRO E JÁ FISGOU AQUELA PESCA ESPERADA. QUANDO O PESCADOR NÃO ACERTA O ARPÃO SE DIZ QUE ELE "AZAROU" OU SEJA "EMPANEMOU" AQUELA PESCA.,  ESSE TERMO PANEMA OU EMPANEMAR QUE É DE ORIGEM INDIGENA É MUITO USADO PARA DESIGNAR QUANDO A PESSOA É AZARADA PRÁ NAMORAR. FALA-SE ASSIM: FULANO É PANEMA PRÁ MULHER!!!!!

AO CENTRO DA CANOA O CURUMIM PESCA COM ARPÃO - FISGOU UM PEIXINHO


MAS PARA EMERSON MAIA, O RIO AMAZONAS É PAI E MÃE DA GENTE PORQUE ELE NOS DÁ TUDO, NOS DÁ O QUE COMER, NOS DÁ DE BEBER, SERVE DE ESTRADA PARA O EXERCICIO DO STATUS LIBERTATIS., PARA ESCOAR A PRODUÇÃO, É UMA FONTE DO CABOCLO QUE ESTABELECE UM ROMANCE COM ELE.
                CABOCLO PESCANDO COM A TÉCNICA DO ARPÃO

EMERSON INTELIGENTEMENTE FINALIZA A SUA TOADA PARA MOSTRAR PARA AS PESSOAS QUE A VOCAÇÃO DO CABOCLO PARINTINENSE É A AGROPECUÁRIA SENDO UM MUNICIPIO DE MAIOR PRODUÇÃO DE GADO DA REGIÃO E TEM TAMBÉM A VOCAÇÃO CULTURAL REPRESENTADA PELO BOI DE PANO QUE É LAÇADO PELO SEU TORCEDOR QUE O TEM COMO UM BRINQUEDO DE SÃO JOÃO E QUANDO ESTÁ NA ÉPOCA DA CHEIA O BOI É PESCADO E LAÇADO NA BEIRA DO RIO PARA SER TRANSFERIDO PARA A TERRA FIRMA PELO CABOCLO., ESTE CABOCLO QUE ESTÁ ACIMA DE QUALQUER COISA, PORQUE ELE É SOBERANO., É SOBERANO NA SUA CULTURA, NO SEU CONHECIMENTO, NA SUA RICA LINGUAGEM QUE INFLUENCIOU NA CULTURA AMAZONENSE, NAS FESTAS CLONES QUE IMITARAM PARINTINS., É SOBERANO POR SER UM CABOCLO INTELIGENTE E QUE TEM DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR PORQUE ELE TAMBÉM PRECISAR SOBREVIVER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário