domingo, 22 de abril de 2012

TOADA COMENTADA: AUTO DO BOI



Auto do Boi

(Enéas Dias / Marcos Boi)


Chico matou o meu boi mais bonito da fazenda
Chico matou o meu boi,
galopa vaqueiro vai dele buscar

Vida, sangue ou ponta de barba 

depois de te batizar

Ao som desse negro batuque

Te envio a guerrear


Mãe Catirina tinhosa, 

 Pai Francisco e Gazumbá

Se ela comer essa lingua 
pra desejo saciar

Boto fé no pajé curandeiro  
pro meu  boi ressuscitar

Mostra Garantido tua Tradição

Evolui ao redor da fogueira, 

brincando de São João

Brinca meu Garantido, 
encanto da emoção

Manipula meus sentidos 

Na cadência do meu coração
OS BOIS DE PARINTINS TODOS OS ANOS NA PRIMEIRA NOITE RETRATAM A HISTÓRIA DO BOI-BUMBÁ REPRODUZINDO O AUTO DO BOI. O BOI GARANTIDO FEZ PARA ESSE ANO DE 2012 UMA TOADA ESPECIFICA PARA A APRESENTAÇÃO DESSE AUTO E COM CERTEZA IRÁ ITERAGIR COM OS DEMAIS ITEM DO BOI DE PARINTINS QUE É UMA FESTA QUE APESAR DE TER SUA ORIGEM NO BUMBA-MEU-BOI TEM SUAS CARACTERISTICAS PRÓPRIAS E INIGUALÁVEIS COMO TEM OS DEMAIS FORMATOS DO BOI POR ESSE BRASIL. COMO JÁ DISSEMOS EM OUTRAS POSTAGENS NÃO EXISTE UMA CARTILHA QUE DIGA ESSE BOI É O ORIGINAL OU ESSE PRESTA OU ESSE NÃO PRESTA.

ESSA TOADA RETRATA A ORIGEM DO BUMBA-MEU-BOI NO MARANHÃO OU DO BOI-BUMBÁ COMO É CONHECIDO NA AMAZÔNIA DEVIDO ESSA TRADIÇÃO TER SIDO TRAZIDA PELOS NORDESTINOS NO PERÍODO DA BORRACHA ONDE HOUVE UMA GRANDE CORRENTE MIGRATÓRIA. 

TRATA-SE DE UMA NARRATIVA EM QUE DE FATO NÃO SE SABE SE É UM DRAMA OU UMA COMÉDIA  DE ORIGEM EUROPÉIA PROVAVELMENTE FRANCESA, POIS NO MARANHÃO (ORIGEM DA HISTÓRIA) A COLONIZAÇÃO ERA FRANCESA E OS NOMES DA TRAMA NOS REMONTA A FRANCISCO I e CATARINA DE MEDICIS.

ASSIM A HISTÓRIA SE PASSA EM UMA FAZENDA ONDE CATIRINA, ESPOSA DE FRANCISCO (UM CAPATAZ DA FAZENDA) FICA GRÁVIDA E TEM VONTADE DE COMER A LÍNGUA DO BOI MAIS AMADO DA FAZENDA. FRANCISCO TIRA A LINGUA DO BOI LEVANDO-O A MORTE PARA SATISFAZER O DESEJO DE CATIRINA. 

QUANDO O DONO DA FAZENDA SABE, A CONFUSÃO SE FORMA E SÃO CHAMADOS PADRES, CURANDEIROS PARA RESSUSCITAR O BOI QUE RESSURGE SENDO FESTEJADO POR TODOS.

ASSIM, OS AUTORES INICIAM A TOADA E DIZEM COMO SE FOSSE O DONO FAZENDA (QUE É O AMO): "Chico matou meu boi, mais bonito da fazenda..."., 

CHICO, NEGO CHICO, OU FRANCISCO COMO É CONHECIDO NA NARRATIVA É O SUJEITO ATIVO DESSA AÇÃO CRIMINOSA E TEM QUE RESPONDER PRO SEU CHEFE O MOTIVO DE TER MORTO O BOI DE ESTIMAÇÃO. 
Boi Garantido com o AMO, PAI FRANCISCO E CATIRINA e ALGUNS IT

MAS O DESESPERO DO AMO É TÃO GRANDE QUE ELE PEDE PRO VAQUEIRO PARA BUSCAR PAI FRANCISCO PARA QUE PRESTE CONTAS DO OCORRIDO E QUEM SABE ATÉ SE VINGAR DELE EXPRESSANDO-SE NA TOADA: Galopa vaqueiro vai dele buscar., Vida, sangue ou ponta de barba depois de te batizar.



ASSIM, OS AUTORES DA TOADA MOSTRAM A ORIGEM DO FOLGUEDO CUJA ORIGEM É NEGRA JÁ QUE ACONTECE EM UMA SENZALA, COM INFLUENCIA EUROPÉIA DESTACANDO QUE Ao som desse negro batuque OS VAQUEIROS SÃO ENVIADOS PARA À LUTA E POR ISSO DIZ: Te envio a guerrear... JUNTAMENTE COM Mãe Catirina, CATARINA, CATITA QUE PARA OS AUTORES GANHA O TITULO DE tinhosa PELA MALDADE QUE FEZ COM O BOI ALÉM DE Pai Francisco e Gazumbá (FILHO CASAL, MOTIVO DA MORTE DO BOI).







CATIRINA NA TRAMA COME DA LINGUA DO BOI, MAS OS AUTORES FALAM NO PASSADO QUE SE ELA COMER DA LINGUA PRÁ SACIAR SEU DESEJO NÃO RESTARÁ OUTRA FORMA SENÃO CHAMAR O PAJÉ CURANDEIRO PORQUE NA AMAZÔNIA, EM ESPECIAL PARINTINS, O PAJÉ É QUEM RESSUSCITA O BOI POR ISSO OS AUTORES FALAM: Se ela comer essa lingua pra desejo saciar Boto fé no pajé curandeiro  pro meu  boi ressuscitar. 


EU ACHO INTERESSANTE ESSA COLOCAÇÃO "Boto Fé no Pajé Curandeiro" PORQUE A FÉ  DAS PESSOAS SIMPLES E HUMILDES DA AMAZÔNIA EM UM CURADOR, REZADOR, PAJÉ, NOS QUE PRODUZEM REMÉDIOS COM ERVAS E CIPÓS NA AMAZÔNIA É ALGO MUITO COMUM, POIS NA AUSÊNCIA DE UM MÉDICO DO SUS EM UMA ENFERMIDADE AS PESSOAS SE CURAM OU TRATAM QUALQUER DOENÇA COM A FÉ NESSAS PESSOAS ILUMINADAS QUE DETÉM O CONHECIMENTO INFORMAL COMO O DO PAJÉ NA TOADA QUE TEM A FÓRMULA PARA RESSUSCITAR O BOI.




E DEPOIS DE RESSUSCITADO, TUDO VIRA MOTIVO DE FESTA. É COMO SE UM FILHO PRÓDIGO TIVESSE VOLTADO PRÁ CASA. É A RECONQUISTA DE ALGO QUE SE TEM MUITO AMOR E CARINHO EXPRESSA NA RESSURREIÇÃO DO BOI., SENDO QUE ALI NAQUELA FESTA DE PARINTINS HÁ MUITAS EXPECTATIVAS DE RESSURREIÇÃO, DE SONHOS PARA AQUELE POVO QUE TEM EM SUA FESTA A ESPERANÇA PARA UM DIA MELHOR DE SEU POVO, PARA OS INDIOS E CABOCLOS DA AMAZÔNIA.


OS AUTORES USAM O NOME DO BOI GARANTIDO PARA DIZER NA TOADA QUE O BOI GARANTIDO TODOS OS ANOS HÁ 100 ANOS FAZ DESSA BRINCADEIRA A SUA TRADIÇÃO CONTANDO E RECONTANDO ESSA NARRATIVA E AFIRMAM: Mostra Garantido tua Tradição  Evolui ao redor da fogueira, brincando de São João., OU SEJA, O GARANTIDO DANÇA AO REDOR DA FOGUEIRA QUE É UM SIMBOLO DAS FESTAS JUNINAS E DANÇA EM HOMENAGEM À SÃO JOÃO BATISTA, POIS O BOI GARANTIDO FOI OBJETO DESSA PROMESSA.



A TOADA É FINALIZADA CONVIDANDO O BOI PRÁ BRINCAR COMO DE FATO É A BRINCADEIRA DO BOI DE PARINTINS, PORQUE NINGUÉM DESFILA NO BOI, MAS SE BRINCA, SE BAILA: Brinca meu Garantido, encanto da emoção PORQUE O TORCEDOR DO GARANTIDO DIZ EXPLICITAMENTE QUE SER VERMELHO, SER ENCARNADO, SER GARANTIDO É PURA EMOÇÃO E MEXE COM TODOS OS SENTIDOS, COMO A VISÃO, O OLFATO, O PALADAR E O TATO AFIRMANDO:...Manipula meus sentidos, MAS ACIMA DE TUDO NUM BAILADO CADENCIADO QUE BROTA DO CORAÇÃO FINALIZANDO A TOADA E DIZENDO:Na cadência do meu coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário