segunda-feira, 9 de abril de 2012

CAPRICHOSO: CRIAÇÃO DO CABOCLO INTELIGENTE, NOSSA VIDA, NOSSA CELEBRAÇÃO!!!!



reportagem de Capa do JORNAL A CRITICA

QUANDO EU FALO DE NOSSA FESTA  EU SEMPRE AFIRMO: A FESTA DO BOI DE PARINTINS ESTÁ PARA O ÍNDIO ASSIM COMO O CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO ESTÁ PARA O NEGRO, COMO AS MICARETAS ESTÃO PARA OS BAIANOS, COMO O FREVO ESTÁ PARA O PERNAMBUCANO, COMO O CARIMBÓ ESTÁ PARA O PARAENSE, COMO O BUMBA-ME-BOI ESTÁ PARA O MARANHENSE, OS CTGS PARA OS GAÚCHOS COM O VANERÃO E OS CTNS PARA OS NORDESTINOS.

DESDE QUANDO O FESTIVAL TOMOU ESSE FORMATO MAIS AMPLO DE RITUAL NA DÉCADA DE 80, POIS JÁ SINALIZAVA ASSIM DESDE A DÉCADA DE 70, A FESTA TOMOU DIMENSÕES ENORMES NÃO APENAS PELO SHOW DE CORES QUE ELE REPRESENTA, MAS É PORQUE A FESTA TEM UMA ESSÊNCIA DE INFORMAÇÕES, DETALHES  CULTURAIS, ANTROPOLÓGICAS, DE CUNHO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO, MEIO AMBIENTE COM AS POLITICAS DO DEFESO, QUESTÕS SOCIOLÓGICAS, AMBIENTAIS, ECOLÓGICAS, VALORIZAÇÃO DA VIDA, BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E POSSIBILIDADE DE EXPERIENCIAR A PLURALIDADE CULTURAL DE FAZER INVEJA.

HÁ OS QUE GOSTAM DA FESTA QUE SÃO MAIS VISUAIS., QUE CURTA SOMENTE A ESTÉTICA SEM UM SENSO CRÍTICO., OUTROS TEM A FESTA PENAS COMO PRETEXTO PRÁ SE DIVERTIR, ESTRAVAZAR  COMO OPÇÃO DE LAZER EM BUSCA DE AVENTURAS., POR ISSO ATÉ CHEGARAM A DIZER NUMA TOADA ASSIM: Já disseram que o boi é um pretexto prá amar...

HÁ OUTROS QUE SENTEM A RIQUEZA DE INFORMAÇÕES QUE A FESTA PROPORCIONA, APRENDEM, TROCAM INFORMAÇÕES E A CONSIDERAM DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA UM PAÍS QUE NÃO TEM UMA POLITICA CULTURAL SÉRIA OU EM UM PAÍS QUE TEM UMA DIVERSIDADE TAMANHA COMO O NOSSO. ADMIRAM O COMPORTAMENTO DAS TORCIDAS E DIZEM QUE A EDUCAÇÃO DAS TORCIDAS É UM EXEMPLO PAR AS TORCIDAS VIOLENTAS DOS TIMES DE FUTEBOL.


PRÁ OUTROS, PRINCIPALMENTE INTELECTUAIS QUE FALAM A MESMA COISA HÁ ANOS  A NOSSA FESTA PODE PARECER APENAS UMA FESTA QUALQUER, MAS ISSO NÃO É VERDADE! NA VERDADE POR DETRAS DISSO O QUE HÁ É UM PRECONCEITO CONTRA O POVO DO NORTE, PORQUE QUEM VIVE NUM GRANDE CENTRO NUMA LÓGICA INDUSTRIAL PENSA QUE SÓ ELES TEM CONDIÇÕES E CAPACIDADE PARA UMA PRODUÇÃO CLTURAL.


JÁ CONVERSEI COM MUITAS PESSOAS E FIZ UM TRABALHO DE OBSERVAÇÃO NESSES MEUS QUASE 30 ANOS DE CONHECIMENTO DO FESTIVAL QUE DESMISTIFICA QUALQUER DISCURSO QUE QUEIRA DESMERECER NOSSA FESTA., TIPO COMENTÁRIO COMO DE UM FAMOSO COREÓGRAFO QUE RASGA SEDA NA DANÇA DOS FAMOSOS GLOBAIS (como se esses fossem verdadeiros profissionais de dança) E UMA OUTRA JURADA CEARENSE QUE UM DIA DISSE QUE NOSSA FESTA É UM SIMULACRO EM SI MESMO. EU DIGO QUE TAL AFIRMAÇÃO DESSA JURADA É FALTA DE INFORMAÇÃO E GRAÇAS A DEUS O QUE ELA FALA É PRÁ UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA A CULTURA NACIONAL PORQUE O QUE ESTA APRENDEU SOBRE CULTURA E FOLCLORE NÃO LEVOU EM CONSIDERAÇÃO AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE E A MESMA VÊ A CULTURA NACIONAL COMO UM LIVRO DE RECEITAS QUE É FEITA EM UMA FORMA SEM PERMITIR UM DINAMISMO.

NOSSA FESTA É RICA EM LINGUAGEM DE MINORIA (ACESSE O SITE DOS BOIS E VEJA O VOCABULÁRIO DO BOI-BUMBÁ DOS ÚLTIMOS 20 ANOS ONDE MA QUANTIDADE SURPREENDENTE DE PALAVRAS TIVERAM LIVRE ACESSO NA MÍDIA., PALAVRAS ESSAS QUE SÃO FALADAS NO DIA-A-DIA DO CABOCLO, DO INDIO E QUE NÃO FAZEM PARTE DE UMA LINGUAGEM OFICIAL, MAS QUE FAZ PARTE DE UM GRUPO SOCIAL QUE ÀS COMPREENDE E SE COMUNICA.


ASSIM, NOSSA FESTA RESGATA MUITAS EXPRESSÕES CABOCLAS, INDIGENAS, NOSSA FESTA TRADUZ O QUE É DE FATO UMA REGIÃO DESCONHECIDA PARA O MUNDO., NÃO HÁ NO MUNDO UMA FESTA IGUAL A NOSSA AOS CONTRÁRIO DE ESCOLAS  DE SAMBA QUE EXISTEM EM QUALQUER LGAR, TANTO QUE DE TODAS AS VEZES QUE O BOI SAIU PRÁ FAZER APRESENTAÇÕES FORA FICA DIFICIL PASSAR A MESMA EMOÇÃO PORQUE SOMENTE EM PARINTINS VOCE VERÁ UM ESPETÁCLO DE RARA BELEZA..

NA FOTO ACIMA OBSERVA-SE 2 CELEBRAÇÕES TRIBAIS SENDO A SEGUNDA DE GARANTIDO E A PRIMEIRA DE CAPRICHOSO.


A PRIMEIRA CUJA LEMBRANÇA  NA MEMÓRIA AINDA É MUITO PRESENTE DENOMINA-SE "RITUAL DA POSSE DA TERRA"., REPRESENTOU A FUNDAÇÃO DO POVOADO SÃO MIGUEL DAS TUPINAMBARANAS, O PRIMEIRO NOME DO MUNICIPIO DE PARINTINS ONDE FICOU BASTANTE APARENTE A DOMINAÇÃO DO EUROPEU., A PRESENÇA DOS INDIOS PARINTINTIN, KRICHANÃS, MUNDURUKÚS QUE DANÇAVAM A DANÇA DA TOCANDIRA, TUCANDEIRA OU TUCANAIRA. A BELEZA PLÁSTICA DO ARTISTA PARINTINENSE, O REALISMO ENCENADO PELOS CABOCLOS QUE NÃO TIVERAM VERGONHA DE SURGIREM DESPIDOS NA ARENA SEM SE TORNAREM VULGAR É IMPRESSIONANTE.

A PRESENÇA DA IGREJA É REPRESENTADA PELO PADRE JOÃO FELIPE BETHENDORF QUE FUNDOU O POVOADO  SÃO MIGUEL DAS TUPINAMBARANAS E PELA HOMENAGEM Á PADROEIRA DO MUNICIPIO "NOSSA SENHORA DO CARMO"   COM O FUNDO MUSICAL DA "TOADA LOUVAÇÃO" ONDE PELA PRIMEIRA VEZ SE UNIU O SOM FOLCLÓRICO, MODERNO E ERUDITO COM A PRESENÇA  DO CORAL DO TEATRO AMAZONAS NA ARENA DO BUMBÓDROMO BEM COMO A RÉPLICA DO TEATRO AMAZONAS E DESTE TEMPLO SAGRADO QUE É A CATEDRAL DO CARMO DE PARINTINS.

VEJAMOS NOS VÍDEOS ESSAS BELÍSSIMAS APRESENTAÇÃO DO CAPRICHOSO ONDE PARTE DO RITUAL DA POSSE DA TERRA FOI FILMADO MOSTRADO O LADO PROFANO E RELIGIOSO A NOSSA FESTA E A HOMENAGEM Á NOSSA SENHORA DO CARMO - PADROEIRA DE PARINTINS E QUE ENQUANTO EXISTIR A NOSSA FESTA SEMPRE SERÁ MOTIVO DE CELEBRAÇÃO NO FESTIVAL FOLCLÓRICO PORQUE ELA REPRESENTA A MÃE DE NOSSOS ANCESTRAIS REVELANDO-SE A VERDADEIRA CUNHÃ-PORANGA DO BOI DE PARINTINS SENDO MUITO AMADA POR ESSE POVO.

TALVEZ, PRO VISITANTE, VER A SANTA MÃE DE DEUS SER HOMENAGEADA NO BOI NÃO SE TRADUZA EM EMOÇÃO, MAS PRO POVO DE PARINTINS EM ESPECIAL PARA OS ANTIGOS E PARA OS SEUS DESCENDENTES QUE APRENDERAM A TER OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS COMO FORMA DE AGRADECIMENTO ESSA HOMENAGEM É JUSTA E FENOMENAL E ULTRAPASSA OS NIVEIS DE EMOÇÃO.






NO ANO DE 1996, O CAPRICHOSO DEFENDIA O TEMA: CRIAÇÃO CABOCLA E ATRAVÉS DESSE TEMA FEZ UM DESABAFO POR MEIO DO FOLHETO ABAIXO ONDE EXPRESSA TUDO O QUE REPRESENTA A FESTA DOS BOIS DE PARINTINS PRA AQUELE POVO. NA MINHA OPINIÃO, A CARTA CONTINUA ATUAL E DEMOSNTRA CLARAMENTE O COMPROMISSO DOS BOIS DE PARINTINS COM A CUYLTURA DA AMAZÔNIA E COM A CULTURA BRASILEIRA., VEJAMOS O TEOR DA CARTA E SINTAMOS A MENSAGEM DO CAPRICHOSO E PERCEBAMOS QUE MAIS DO QUE NUNCA  NOSSA FESTA VALORIZA OS POVOS DA AMAZÔNIA, NOS LIBERTA DA COLONIZAÇÃO IMPOSTA DO EUROPEU E MAIS DO QUE NUNCA NUMA LEITURA DOS DIAS ATUAIS DA DITADURA IMPOSTA DA GLOBALIZAÇÃO. 

NOSSA FESTA  LEVA OS JOVENS A SE VESTIREM DE ÍNDIOS COM MUITO ORGULHO E NÃO SENTEM VERGONHA DE USAR UMA CAMISA DE CAPRICHOSO OU GARANTIDO., JÁ QUE EM OUTRAS PARTES DO PAÍS CHIC É USAR UMA CAMISA DO CHICAGO BULLS. DIGO ISSO PORQUE É MINHA EXPERIÊNCIA DISTANTE DE 16 ANOS DA NOSSA FESTA.

VOCES NÃO TEM NOÇÃO DO QUE É CONSCIENTIZAR UM JOVEM DO SUDESTE SE VESTIR DE ÍNDIO PRÁ FAZER UMA APRESENTAÇÃO CULTURAL NA ESCOLA OU USAR UMA CAMISETA DE NOSSA FESTA.
ESSA É A NOSSA FESTA., NOSSA CULTURA, NOSSA FORMA DE SE EXPRESAR, ESSA É A NOSSA EMOÇÃO., É  A NOSSA CULTURA POPULAR QUE FLUI DO CORPO, DA ALMA DE CABOCLOS E INDIOS DA AMAZÔNIA QUE DANÇAM, BRINCAM E AMAM A CULTURA POPULAR,  É O FOLCLORE QUE É SENTIDO EM PEQUENOS DETALHES BROTADOS DAS MÃOS DE NOSSOS ARTESÃOS QUE APRENDERAM ESPONTANEAMENTE A FAZER DOS PRODUTOS DA FLORESTA O ARTESANATO QUE ENCANTA O MUNDO, É  A TRADIÇÃO DE SEU MUNICIPIO EXPRESSO NOS CAFÉS REGIONAIS DO MERCADO, NAS LOJAS DE ARTESANATO, NAS PASTORINHAS, NAS BANCAS DE TACACÁ, NAS PARTEIRAS, NO JUTEIRO, NO MATEIRO, NO PESCADOR., TUDO ISSO SE CONDENSA NA NOSSA CELEBRAÇÃO TRIBAL E FOLCLÓRICA QUE É IMITADA EM VÁRIAS CIDADES, ESPECIALMENTE DA AMAZÔNIA, PORQUE FOI A PARTIR DO FESTIVAL FOLCLÓRICOS DE PARINTINS QUE MUITOS MUNICIPIOS SE DESPERTARAM E REPENSARAM A SUA CULTURA QUE APENAS ABSORVIA INFLUÊNCIAS DE OUTRAS CULTURAS QUE NADA TINHAM A VER COM A AMAZÔNIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário