domingo, 19 de maio de 2013

TOADA COMENTADA: É FESTA NO CAPRICHOSO!!!!


É Festa no Caprichoso
(CEZAR MORAES)
Eu sou caboclo nativo aqui dessa terra
Sou danças e crenças, sou filho da selva
Sou a toada embalada ao som das remadas
Sou do sairé, sou romeiro das águas

Vem brincar, é festa de boi
Nosso bailado é do caboclo e do índio
Ritmo gostoso de tom parintino
Sou as crendices, os contos que vêm da floresta
Quermesse pro santo, festa de promessa
Vem brincar, é festa de boi

Vem balançar no meu banzeiro
Vem provar meu pirão, meu tacacá
Hoje é festa no Caprichoso, vem dançar
Dois pra lá, dois pra cá
Com a vaqueirada, com as tribos
Cunhã, sinhazinha, estandarte e o boi
Marujada, rainha e pajé
Vem, mãe Catirina, pai Francisco e negro Gazumbá
Com meu amo vem festejar                          
Cem anos de cultura popular

ÔÔÔ boi boi boi, 
ÔÔÔ boi boi boi
ÔÔÔ boi Caprichoso, 
ÔÔÔ boi boi boi
ÔÔÔ boi boi boi, 
ÔÔÔ boi glorioso

Esse é meu Boi Caprichoso
Cem anos de muita glória
Esse é o meu boi Caprichoso
Cem anos de muita glória
Criado por Roque Cid
Meu boi entrou pra história
Sendo o primeiro bumbá a brincar nas ruas da ilha
Esse é o boi verdadeiro
O outro lado só imita

Brilhou, reluziu
Caprichoso é a estrela do Brasil

Convidei meu rio Amazonas
A mata, a lua e as estrelas
Convidei meu rio Amazonas
A mata, a lua e as estrelas
O sol e a noite serena
Todas as tribos das aldeias
O caboclo e o ribeirinho
Convidei o mundo inteiro
Convidei também o contrário
Pro centenário verdadeiro


GOSTARIA DE COMEÇAR O COMENTÁRIO DESSA BRILHANTE TOADA PELO SEU TITULO: "É FESTA NO CAPRICHOSO!"  

FESTA QUE SE PREZE TEM QUE TER  MÚSICA, COMIDA, ACOLHIDA, DANÇA, BEBIDA., ENFIM TODOS OS INGREDIENTES NECESSÁRIOS PARA UMA BOA E ANIMADA FESTA. NO BOI CAPRICHOSO NÃO É DIFERENTE. CEZAR MORAES CAPRICHOU NA LETRA  DA TOADA CUJO TEMA TRATA DE UMA BELA FESTA NO CAPRICHOSO, UMA FESTA TIPICAMENTE CABOCLA AO ESTILO BEM PARINTINO COMO DIZ O AUTOR.

EU DIGO QUE UMA TOADA CABOCLA DESSE NAIPE LEMBRA GRANDES TOADAS DE HELIOMAR CONCEIÇÃO, HORÁCIO, ALGUMA DE CHICO DA SILVA, J. CARLOS PORTILHO E MUITOS OUTROS CABOCLOS QUE A MEMÓRIA NÃO ME PERMITE LEMBRAR. 


O AUTOR ANUNCIA QUE A FESTA NO CAPRICHOSO É MUITO MAIS DO QUE SE POSSA IMAGINAR., ALI NAQUELE CURRAL CONHECIDO COMO ''ZECA XIBELÃO" OU EM QUALQUER TERRITÓRIO QUE SE IDENTIFIQUE COM O BOI CAPRICHOSO TUDO PODE ACONTECER, PORQUE ESSA FESTA É UMA FESTA DE UM POVO QUE SE ORGULHA DE SUA ORIGEM., TENDO INCLUSIVE VERSOS DE DESAFIOS COMO ERA O BOI DE ANTIGAMENTE QUANDO SE ENCONTRAVAM OS BOIS NAS RUAS DE PARINTINS., TEM TAMBÉM GRITOS DE GUERRA., POR ISSO A LETRA DESSA TOADA  LEVA O AUTOR A AFIRMAR:  

Eu sou caboclo nativo aqui dessa terra... E ESSE CABOCLO QUE SE ORGULHA DE SER NATIVO É ACIMA DE TUDO UM CABOCLO QUE SE IDENTIFICA COM A CULTURA DO BOI-BUMBÁ QUE É UMA EXPRESSÃO ARTÍSTICA QUE EXPRIME TODAS AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO DA ILHA ATRAVÉS DA ARTE, DA CRIATIVIDADE, DA MÚSICA, DA DANÇA, DA PINTURA, DA POESIA, DA ALEGORIA QUE NOS PERMITE SER DECIFRADA NOS 3 DIAS DE FESTIVAL E POR ISSO ELES AFIRMAM QUE SE COMUNICAM ATRAVÉS DE GESTOS, DE SINAIS, DE ALEGORIAS AFIRMANDO QUE ACIMA DE TUDO  Sou danças e crenças, sou filho da selva PORQUE SENDO FILHO DA SELVA EU ASSUMO TODO ESSE JEITO DE SER DO CABOCLO, A SUA FÉ, A SUA PAJELANÇA, OS SEUS CHÁS MILAGROSOS EXTRAÍDOS DA NATUREZA, OS ÓLEOS DE ANDIROBA, DE COPAÍBA, O EXTRATO DE PAU-ROSA., AS SIMPATIAS PREPARADAS PELO CABOCLO PARA A CURA DE UMA DOENÇA, UM ''FITIÇO'. 


MAIS DO QUE TER ORGULHO DE SER CABOCLO NATIVO., ESSA QUESTÃO DE RAÇA, DE JEITO DE SER É ASSUMIDA PELO CABOCLO COM MUITO ORGULHO E NOS DIAS ATUAIS É UM PARADIGMA DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA QUE O CIDADÃO SE RECONHEÇA PERTENCENTE A UMA ETNIA, A UMA FORMAÇÃO CULTURAL. 

A VERDADE É QUE O QUE FAZ UMA PESSOA SE SENTIR ÍNDIO É ACIMA DE TUDO ESSA PESSOA ASSIMILAR OS COSTUMES, O JEITO DE SER DAQUELA SUA ORIGEM. O MAIS IMPORTANTE PARA NÓS CABOCLOS DE ORIGEM DO INTERIOR DA AMAZÔNIA É QUE PRÁ SER INDIO OU CABOCLO VOCÊ NÃO PRECISA VIVER DE FORMA PRIMITIVA EM UMA CIDADE, MAS SENTIR-SE INTEGRANTE DE UM GRUPO QUE LUTA PELA VERDADE DE SUA ORIGEM E LUTA PELA VALORIZAÇÃO DE SUAS CRENÇAS E COSTUMES, DA SUA MÚSICA, DE SEUS RITUAIS.

NO CASO ESPECIFICO DA PRESENTE TOADA O AUTOR ORGULHOSAMENTE JÁ SE IDENTIFICA ATRAVÉS DA MÚSICA DO BOI DE PARINTINS AFIRMANDO: Sou a toada embalada ao som das remadas E MAIS DO QUE NUNCA O SOM DAS REMADAS QUE O CABOCLO TANTO COSTUMA REALIZAR AO PELOS RIOS, FUROS, PARANÁS, IGARAPÉS SE TRANSFORMAM EM SONS DE PERCUSSÃO QUE FAZEM O RITMO DA TOADA TER UMACARACTERISTICAPARINTINENSE PARINTINTIN CABOCLA., ESSE CABOCLO TEM ORGULHO DE OUTRAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS QUE ACONTECEM NA AMAZÔNIA COMO O SAIRÉ QUE É UMA DANÇA DE ORIGEM PORTUGUESA QUE ACONTECE NA CIDADE VIZINHA DE SANTARÉM NO PARÁ E TAMBÉM AS PROCISSÕES NAVEGÁVEIS QUE EXISTEM EM VÁRIOS FESTEJOS NA AMAZÔNIA COMO O CÍRIO DE ORIXIMINÁ NO PARÁ QUE EM 1997 JÁ FOI APRESENTADO PELO CAPRICHOSO COM A RAINHA DO FOLCLORE CAMILA ASSAYAG SENDO CONDUZIDA EM UMA CUIA ILUMINADA COM VELAS EM UMA BELÍSSI ALEGORIA ., MAS A ROMARIA DAS ÁGUAS NÃO É SÓ ISSO, EXISTE EM PARINTINS A FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO ONDE HÁ UMA BELA PROCISSÃO NAVEGÁVEL, UM ESPETÁCULO DE FÉ MUITO RICO EM RELIGIOSIDADE POPULAR EM HOMENAGEM À PADROEIRA., E A MAIOR ROMARIA DA AMAZÔNIA QUE É REALIZADA EM BELÉM-PA EM HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DE NAZARÉ NO SEGUNDO DOMINGO DE OUTUBRO COM UMA ROMARIA QUE TEM A POPULAR DE MAIS DE 2 MILHÕES  DE DEVOTOS., DAÍ O MOTIVO DOS AUTORES FALAREM NA TOADA:  Sou do sairé, sou romeiro das águas, AFIRMAÇÃO ESTA  QUE FAZ COM QUE O TRANSFORME ESSES ACONTECIMENTOS EM ARTE APRESENTANDO ESSES EVENTOS DE FORMA CULTURAL E FOLCLÓRICA NO BOI-BUMBÁ, POR ISSO QUE ELES DIZEM: Vem brincar, é festa de boi., POIS ESSA FACÇÃO FOLCLÓRICA CONDENSA TODAS AS FORMAS E EXPRESSÕES DA CULTURA .


(NESSE VIDEO A RAINHA DO FOLCLORE SE APRESENTA COM TODOS OS MITOS E LENDAS DA AMAZÔNIA REPRSENTANDO O CÍRIO DE ORIXIMINA COM A ALEGORIA DE UMA CUIA E MUITAS VELAS - MOMENTO BELÍSSIMO E SIGNIFICATIVO ONDE SÓ O PARINTINENSE É CAPAZ DE AGLUTINAR UMA  SÉRIE DE COISAS COMPLEXAS).

TODO FATO CULTURAL, FOLCLÓRICO, HISTÓRICO, SOCIOLÓGICO, TURISTICO, INDIGENA, CABOCLO, RELIGIOSIDADE POPULAR, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS FORMAM ESSA RICA EXPRESSÃO CULTURAL DO POVO DA ILHA. 

ESSA EXPRESSÃO CULTURAL TAMBÉM SE FAZ PRESENTE NA DANÇA, NA LINGUAGEM CORPORAL COMO UM CÓDIGO QUE LOGO SE IDENTIFICA PORQUE COMO DIZEM OS AUTORES: Nosso bailado é do caboclo e do índio  Ritmo gostoso de tom Parintino., UM RITMO QUE GANHOU DESTAQUE EM MANAUS E POSTERIORMENTE JÁ FOI OUVIDO PELOS 4 CANTOS DO MUNDO E NESSA INTERAÇÃO DO CABOCLO E DO INDIO SURGE A TOADA MODERNA COM  INGREDIENTES DA MODERNA MPB E COM A INTERAÇÃO DE OUTROS ELEMENTOS CABOCLOS E ANDINOS ATÉ CHEGARMOS A TOADA FRENÉTICA DO ''CANTO DA MATA'' E DOS DVD GRAVADOS ''AO VIVO''. 


O CAPRICHOSO COMO UM BOI QUE ABARCA TODA UMA RIQUEZA DE UM POVO NOS DIZ QUE ELE É UM BOI DE FÉ., É UM BOI SINCRÉTICO CAPAZ DE RESPEITAR TODA A PLURALIDADE RELIGIOSA DOS POVOS DA FLORESTA E POR ISSO ELE AFIRMA: Sou as crendices, os contos que vêm da floresta., POIS A FLORESTA É CHEIA DE CONTADORES DE HISTÓRIA QUE JÁ TIVERAM CONTATOS COM ASSOMBRAÇÕES, VISAGEM, MIRANGA, SEM MEDO DE ENFRENTAR O BOTO, A MATINTAPERÊ E OS DEMAIS MITOS E MISTÉRIOS DA FLORESTA E É ATRAVÉS DESSES CONTADORES DE HISTÓRIA QUE MUITAS DAS TRADIÇÕES SE PERPETUAM NA ORALIDADE PASSANDO DE PAI PARA FILHO CIRCULANDO ORALMENTE DIFERENTE DE MUITAS FORMAS DE CIRCULAÇÃO DE HISTÓRIAS QUE HOJE ESTÃO PRESENTES NA TECNOLOGIA, NA INTERNET E CIRCULAM COM MAIOR RAPIDEZ., PORÉM FALTA O CONTATO ARTESANAL DO HOMEM, A ORALIDADE QUE É TÃO IMPORTANTE NUMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM O OUTRO QUE TRANSFERE AO MAIS NOVO O JEITO DE FALAR, SE EXPRIMIR, UMA CULTURA ORAL DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A CULTURA POPULAR.


O CAPRICHOSO TEM ORGULHO DE TER SIDO UM BOI DE ORIGEM RELIGIOSA, CATÓLICA ONDE A Quermesse pro santo FRUTO DA COLONIZAÇÃO SE TRANSFORMOU EM festa de promessa QUE  SE TORNOU DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE O PARINTINENSE INTERNALIZASSE ESSA CULTURA ONDE A IGREJA TEM UMA GRANDE E IMPORTANTE PARTICIPAÇÃO COMO ESTIMULADORA. ALIÁS TODAS AS NOSSAS FESTAS POPULARES DE CUNHO RELIGIOSO E PROFANO TEM UM PÉ DA IGREJA DENTRO E SÃO RETRATADAS EM IMPORTANTES OBRAS DE PINTORES FAMOSOS, EM ESTUDO DE CADERNOS DE FOLCLORE DO MUSEU DE FOLCLORE EM SÃO PAULO, NOS INSTITUTO DE FOLCLORE NO NORDESTE E POR TODOS AQUELES QUE ESTUDAM A CULTURA POPULAR.

              PIRÃO DE FARINHA DE PEIXE - PIRACUÍ
                                             TACACÁ



HÁ UMA CORRENTE QUE TENTA DESMERECER E ATÉ IGNORA TUDO O QUE A IGREJA CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DA RELIGIOSIDADE POPULAR E TENTA DESTRUIR TUDO AQUILO QUE LEMBRA A IGREJA ACUSANDO-A DE DESVIRTUAR O ENSINAMENTO, DE TER CONTRIBUÍDO COM A IGNORÂNCIA DAS PESSOAS., PORÉM ESSAS PESSOAS QUE ASSIM SE EXPRESSAM NÃO OBSERVAM QUE TODA A NOSSA CULTURA POPULAR TEM UM PÉ DENTRO DA IGREJA, TEM ALGUMA INFLUÊNCIA, INCLUSIVE O BOI DE PARINTINS CUJO PRIMEIRO FESTIVAL  FOI ORGANIZADO POR UM GRUPO DE JOVENS DA IGREJA CATÓLICA, TEM EM IRMÃO MIGUEL UMA INCENTIVADOR DA PINTURA, DAS AULAS DE ARTES.  IMAGINA SE AS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS DOS DIAS ATUAIS QUE SÃO CONTRÁRIOS AO CATOLICISMO INCUTISSEM NA CABEÇA DO POVO QUE O BOI É DO DEMÔNIO, QUE O CARNAVAL NÃO PRESTA, QUE DEVOÇÃO A SANTO É PECADO???? SERIA UM VERDADEIRO ABSURDO, UMA ABERRAÇÃO E UMA FALTA DE RESPEITO Á CRENÇA DO OUTRO QUE INCULTUROU ALGO QUE DEVE SER RESPEITADO, POIS É FRUTO DE UMA ESPONTANEIDADE, DE UM SENTIMENTO CULTURAL REGISTRADO POR DIVERSOS ANTEPASSADOS E QUE SE MANIFESTAM NA CONSCIÊNCIA DAS GERAÇÕES NOVAS.





O MAIS IMPORTANTE É QUE TUDO ISSO SE TRANSFORMA EM UMA BRINCADEIRA, QUE É A BRINCADEIRA DO BOI DE PARINTINS, POR ISSO OS COMPOSITORES CONVIDAM O BRINCANTE  PARA BRINCAREM JUNTOS CHAMANDO OS MESMO ASSIM: 
Vem brincar, é festa de boi!!!!!! 


E A BRINCADEIRA COMEÇA NO BALANÇO DA TOADA QUE TEM O MOVIMENTO E O FUROR DAS ÁGUAS DO RIO AMAZONAS CONTRIBUINDO PARA O RITMO DA MARUJADA E TODOS SÃO CONVIDADOS A BALANCEAREM COM A FRASE Vem balançar no meu banzeiro. 


E NESSE BALANÇO COM MUITA MÚSICA E RITMO OS CONVIDADOS VEM TAMBÉM PROVAR DO QUE É DE MELHOR NA CULINÁRIA PARINTITIN E Vem provar meu pirão, ESSE PIRÃO QUE VEIO DE FARINHA DÁGUA QUE PODE SER FEITO COM CALDO DE TAMBAQUI, DE PIRARUCÚ, DE TUCUNARÉ COM OVO, FEITO TAMBÉM UM CALDO DE CARIBÉ PARA TIRAR A RESSACA APÓS A FESTA, ELES VEM PROVAR TAMBÉM DESSA BEBIDA DELICIOSA QUE É O  meu tacacá PORQUE ISSO TUDO SÓ EXISTE PORQUE Hoje é festa no Caprichoso, vem dançar Dois pra lá, dois prá cá QUE É O RITMO CARACTERISTICO PRÁ QUEM GOSTA DA FARRA BOVINA. HOJE TEMOS MUITAS COREOGRAFIAS, MAS FOI UMA FORMA QUE UMA GERAÇÃO ENCONTROU DE MANTER A BRINCADEIRA DO SEU JEITO REPRESENTANDO ATRAVÉS DOS GESTOS TUDO AQUILO QUE A TOADA QUIS EXPRIMIR.


MAS O BOI PARA FICAR COMPLETO NA FESTA DO CAPRICHOSO PRECISA ANDAR COM OUTROS ELEMENTOS., Com a vaqueirada QUE SÃO OS GUARDIÕES, OS OLHEIROS DO BOI, OS QUE PROTEGEM O BOI QUANDO ESTE VEM DO CAMPO CERCANDO-O E COMO DIRIA RAIMUNDINHO DUTRA., ELES TANGEM O GADO E BRINCAM COM O TOURO AMADO. NA FESTA DO CAPRICHOSO NÃO PODEM FALTAR OS INDIOS POR ISSO QUE O CAPRICHOSO VEM  com as tribos, TRAZ OUTROS PERSONAGENS COMO A BELEZA INDIGENA DA MULHER PARINTINENSE REPRESENTADA PELOS ITENS FEMININOS QUE DISPUTAM O FESTIVAL E QUE REPRESENTAM TODA A PLASTICIDADE  DA CABOCLA: 

Cunhã, sinhazinha, estandarte e ESTAS TRAZEM TAMBÉM A FIGURA MAIOR DA FESTA QUE É:  o boi ALÉM DA NOSSA QUERIDA E AGUERRIDA Marujada, rainha QUE PODE SER REPRESENTADA PELA RAINHA DO FOLCLORE OU PELA SINHAZINHA QUE ANTIGAMENTE ERA CHAMADA DE DE RAINHA DA FAZENDA e O  pajé QUE NOS DIAS ATUAIS CORRESPONDE AO DR. CURADOR, ÀQUELE QUE FAZ O RITUAL E RESSUSCITA NÃO SÓ O BOI, MAS DESPERTA O SENTIMENTO DE RESSURREIÇÃO DE MUITAS COISAS PARA O POVO DA FLORESTA. MAS O BOI FICA MAIS RICO COM A PRESENÇA DE OUTROS PERSONAGENS, DAÍ OS AUTORES FALAREM DESSE TRIO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O ENREDO DO BUMBA-MEU-BOI E OBVIAMENTE PARA O BOI-BUMBÁ: 


Vem, mãe Catirina, pai Francisco e negro Gazumbá ONDE SE INICIA A TRAMA COM O DESEJO DE CATITA EM COMER A LINGUA DO MELHOR BOI DA FAZENDA  SACRIFICADO POR PAI FRANCISCO. GAZUMBÁ É O FILHO DO CASAL E QUE DESPERTOU O DESEJO DE CATITA DURANTE A SUA GRAVIDEZ.

MAS FESTA DE BOI TEM QUE TER VERSOS DO AMO DO BOI, VERSOS ENGRAÇADOS, VERSOS QUE FALAM DA VIDA DO CABOCLO, VERSOS DE DESAFIO, VERSOS QUE FALEM DA NATUREZA, QUE CONTENHAM TERMOS INDIGENAS E CABOCLOS, ENFIM VERSOS QUE FALEM PRINCIPALMENTE DESSE UNIVERSO MÁGICO DO CABOCLO E DO HABITAT PARINTINENSE E POR ISSO ELE DIZ QUE Com meu amo vem festejar Cem anos de cultura popular PORQUE É COM O AMO QUE SENTIMOS UM POUCO DO QUE É A NOSSA CULTURA REPLETA DE RIMAS E DE ASSUNTOS UNIVERSAIS E REGIONAIS.

E OS VERSOS DO AMO DO BOI VEM RECHEADOS DE REFRÃO COMO ÔÔÔ boi boi boi., ÔÔÔ boi boi boi., ÔÔÔ boi Caprichoso., ÔÔÔ boi boi boi., ÔÔÔ boi boi boi., ÔÔÔ boi glorioso.


A SEGUIR O AMO DECLAMA O VERSO APRESENTANDO O BOI E PROVOCANDO O CONTRÁRIO CO MO ERA REALIZADO NA FORMA DO IMPROVISO QUANDO OS BOIS SE ENCONTRAVAM NAS RUAS DE PARINTINS:

Esse é meu Boi Caprichoso
Cem anos de muita glória
Esse é o meu boi Caprichoso
Cem anos de muita glória
Criado por Roque Cid
Meu boi entrou pra história
Sendo o primeiro bumbá a brincar nas ruas da ilha
Esse é o boi verdadeiro
O outro lado só imita

Brilhou, reluziu
Caprichoso é a estrela do Brasil
Convidei meu rio Amazonas
A mata, a lua e as estrelas
Convidei meu rio Amazonas
A mata, a lua e as estrelas
O sol e a noite serena


Todas as tribos das aldeias
O caboclo e o ribeirinho


Convidei o mundo inteiro
Convidei também o contrário Pro centenário verdadeiro.

E ASSIM, FESTA NO CAPRICHOSO ENCERRA COM OS VERSOS E O GRITO DE GUERRA UNINDO A TOADA E OS VERSOS DO AMO DO BOI E COM TODA CERTEZA É UMA TOADA QUE PROMETE MUITO EM ESPECIAL PARA O PARINTINENSE  QUE SE ORGULHA DE SUA CULTURA, DE SUA IDENTIDADE., É UMA TOADA CABOCLA DA MAIS ALTA QUALIDADE E TRADUZ TOD A CABOQUICE DO CAPRICHOSO QUE SABE FAZER FESTA, SABE SER UM BOM ANFITRIÃO COM MUITA FARTURA E DÁ UM BANHO DE CULTURA. OUTRA COISA: FAZER UMA TOADA ONDE DAVID CANTA E AINDA TEM A OPORTUNIDADE DE VIRAR AMO É DEMAIS!!!!!!!!!!!!

PARABÉNS AO CEZAR MORAES (QUE EU NÃO O CONHEÇO) PELA BRILHANTE CAPACIDADE DE FAZER TOADAS QUE NOS REMETE A OUTRAS TOADAS PERMITINDO QUE A BRINCADEIRA SEMPRE RENASÇA ATRAVÉS DE UMA EXPRESSÃO CABOCLA NA TOADA OU ALGUM FATO OU CAUSO DA ILHA QUE COM CERTEZA O PARINTINENSE JAMAIS IRÁ ESQUECER.

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