domingo, 28 de abril de 2013

TOADA COMENTADA: PÉTALAS DE ESTRELAS

                  
            Pétalas de Estrelas           
Alder Oliveira
Lelelê, lelelê
Tudo azul
A vida é feita pro amor poder vencer
Na poesia azul anil do teu olhar
Se revela o brilho mais lindo, Caprichoso.

Tudo azul
No infinito brilham pétalas de estrelas
Faz levitar o astro da inspiração
Dança, meu Boi Caprichoso campeão
Traz a magia pro povo brincar
Sintetiza a noite em nome da paixão
Estrela maior da minha nação
Faz da liberdade intensidade que não cansa
 (balanceia boi, balanceia boi)
Vem evoluindo rodeado pelas lanças
(balanceia boi, balanceia boi)
Ginga boi, balanceia, levanta poeira,
dançando com graça pra lá e pra cá
Dança, meu Boi Caprichoso,
meu touro negro vitorioso.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE TEMOS NUMA LETRA DE TOADAS DO BOI DE PARINTINS A EXPRESSÃO Lelelê, lelelê.
PAULINHO FARIA FEZ DESSA EXPRESSÃO UMA ESPÉCIE DE GRITO DE GUERRA DO BOI CONTRÁRIO E ISSO NÃO TEMOS COMO NEGAR E ATÉ VALE A PENA LEMBRARMOS, POIS CRESCEMOS OUVINDO ESSA EXPRESSÃO, PORTANTO É UMA EXPRESSÃO TÍPICA DA NOSSA BRINCADEIRA SEJA DE GARANTIDO OU DE CAPRICHOSO.
COMO OS DOIS BOIS FORMAM UM SÓ SENTIMENTO, NA MINHA OPINIÃO TANTO FAZ UM SER PIONEIRO NISSO OU NAQUILO PORQUE DIZ RESPEITO A UM SÓ POVO: O POVO DE PARINTINS!
 O ''X'' DA QUESTÃO ESTÁ NA BRIGA DE SABER QUEM SE APRESENTA MELHOR OU QUEM FAZ MELHOR USO DE QUALQUER EXPRESSÃO QUE SEJA A CARA DA NOSSA FESTA, SEJA NO TERMO BALANCEAR, LÊ, LÊ, LÊ, APRESENTANDO UMA LENDA, NA CONFECÇÃO DE UMA TRIBO, TUXAUA OU ALEGORIA. O MAIS IMPORTANTE É QUE EM TUDO ISSO ESTÁ EXPRESSA A ARTE E A CAPACIDADE CRIATIVA DO PARINTINENSE.
AO INICIAR A TOADA COM A EXPRESSÃO LÊ, LÊ, LÊ, O DESCONHECIDO AUTOR DA TOADA NOS DIZ COM MUITA ALEGRIA QUE ESTÁ Tudo azul.

ESSA EXPRESSÃO OU GÍRIA QUER EXPRESSAR QUE ESTÁ TUDO MUITO LEGAL, TUDO LIMPO, TUDO MUITO BELEZA.

NA NOSSA MPB ESSSE AZUL JÁ FOI DITO POR DJAVAN QUE "É A COR DO AMOR" AO AFIRMAR EM SUA BELA MÚSICA ''AZUL'' INTERPRETADA  POR GAL COSTA QUE "O AMOR É AZULZINHO".

O AUTOR DESSA TOADA INTELIGENTEMENTE OU INTENCIONALMENTE NA LINHA DESSE BRILHANTE POETA DA MPB NOS FALA QUE SE O AMOR É AZUL, PODEMOS VIVER UMA VIDA VITORIOSA AFIRMANDO QUE A vida é feita pro amor poder vencer CONFIRMANDO QUE O AMOR VENCE TUDO NA VIDA, O AMOR NO TERMO BIBLICO QUE SUPERA TUDO E SUPORTA TODA E QUALQUER BARREIRA.



NAS ENTRELINHAS DA TOADA O AUTOR NOS PERMITE IMAGINAR QUE ESTÁ TUDO AZUL QUANDO ESTAMOS PRINCIPALMENTE DE FRENTE DE UMA CABOCLA CUJO SEU OLHAR  TRADUZ UMA POESIA AZUL ANIL Se revelando o brilho mais lindo, Caprichoso. SIM, PORQUE A ALEGRIA DE SER CAPRICHOSO SE INCORPORA NA PERSONALIDADE DAQUELE TORCEDOR OU TORCEDORA  APAIXONADOS PELO BOI DE PANO, FAZ PARTE DE UM PATRIMÔNIO AZUL E BRANCO.



O AUTOR INICIA A SEGUNDA PARTE AFIRMANDO AINDA QUE ESTÁ Tudo azul E QUE NO CÉU ESTRELADO, no infinito brilham pétalas de estrelas., ASSIM COMO A LEVEZA DAS PÉTALAS DE ROSAS. ESSAS PÉTALAS DE ESTRELAS QUE SAEM DO CÉU AZUL VEM PARA ILUMINAR O BOI CAPRICHOSO EM SUA EVOLUÇÃO CUJO TRIPA MARQUINHOS DEFENDE ESSE ITEM HÁ APROXIMADAMENTE 25 ANOS.

SÃO ESSAS PÉTALAS DE ESTRELAS QUE FAZEM O BOI CAPRICHOSO LEVITAR, INSPIRANDO A TODOS OS SEUS BRINCANTES E JUNTAMENTE COM ELAS SURGE UM ASTRO  MAIOR QUE É O BOI CAPRICHOSO POR ISSO QUE ESSAS  PÉTALAS DE ESTRELAS Faz levitar o astro da inspiração FAZENDO COM QUE O MESMO DANCE COM TODA FIDALGUIA, UMA DANÇA GARBOSA, ELEGANTE, CADENCIADA COMO NENHUM TRIPA NO FESTIVAL, POIS MARQUINHOS VIVE A DANÇA DO CAPRICHOSO HÁ MUITOS ANOS E BALANCEIA O BOI DE FORMA FELIZ, COM UMA POSTURA DE FAZER INVEJA, ELE DANÇA COM AUTORIDADE, ELE BALANCEIA DE FORMA CORRETA COMO NENHUM BOI NA AMAZÔNIA. QUANDO ELE BALANCEIA, É COMO UM BOI CAMPEÃO, POR ISSO O AUTOR DA TOADA FALA: Dança, meu Boi Caprichoso campeão E TRAZ PRÁ ESSE POVO A MAGIA QUE SE FAZ CENTENÁRIA PORQUE ESSE POVO NÃO QUER DANÇAR DE BOI ELE QUER BRINCAR DE BOI COMO ANTIGAMENTE, NA RUA NO TERREIRO, NA CASA DOS TORCEDORES DE PARINTINS, SOB A LUZ DA LAMPARINA, NA CASA DE SEUS PADRINHOS, EM VIAGENS, EM APRESENTAÇÕES EM MANAUS LEVANTANDO A BANDEIRA AZUL E BRANCA E A BANDEIRA DA ILHA DE PARINTINS., DAÍ O AUTOR DIZER MUITO BEM: Traz a magia pro povo brincar E Sintetiza a noite em nome da paixão, UMA PAIXÃO QUE NÃO TEMOS COMO DESCREVER PORQUE EM MEIO A ESSAS PÉTALAS DE ESTRELAS ELE, O BOI CAPRICHOSO  É A Estrela maior da minha nação, UMA NAÇÃO DE LOUCOS E APAIXONADOS PELO BOI DA ESTRELA, PELO BOI QUE NAS 3 NOITES DE FESTIVAL FAZ RESSURGIR TODA A HISTÓRIA DE UMA CULTURA CENTENÁRIA QUE FICA ADORMECIDA POR UM PERÍODO, MAS NUNCA ESQUECIDA, POIS ELA RENASCE NA DANÇA, NA ARTE E NO COMPROMISSO DO PARINTINENSE EM PERPETUAR SUA TRADIÇÃO.


O CAPRICHOSO NA SUA EVOLUÇÃO Faz da liberdade intensidade que não cansa E POR ISSO O AUTOR REPETE POR DIVERSAS VEZES: (balanceia boi, balanceia boi).


ALÉM DA EVOLUÇÃO EM MEIO AOS ITENS DE FORMA INTERATIVA., O CAPRICHOSO VEM EVOLUINDO NO MEIO DA VAQUEIRADA E POR ISSO O AUTOR DIZ QUE ELE Vem evoluindo rodeado pelas lanças E BALANCEANDO BASTANTE  (balanceia boi, balanceia boi). LEMBRANDO QUE ESSA COREOGRAFIA ENTRE AS LANÇAS É UM DOS MOMENTOS MAIS BONITOS E SIGNIFICATIVOS PARA O PARINTINENSE QUE TINHA NA ENTRADA FINAL DA VAQUEIRADA UM MOMENTO APOTEÓTICO QUANDO O BOI ENTRAVA NO FINAL DA EVOLUÇÃO DO BOI COM OS VAQUEIROS QUE PREPARAVAM A SAÍDA DOS ITENS. ERA UM MOMENTO MÁGICO, MAIS SIMPLES, ESPONTÂNEO, NADA TÃO ENSAIADO COMO NOS DIAS ATUAIS E QUE CERTAMENTE QUE NOS DAVA UMA FORTE EMOÇÃO.

ASSIM, ALÉM DE BALANCEAR O AUTOR FALA PRO BOI CAPRICHOSO DANÇAR POR MEIO DE OUTRAS EXPRESSÕES COMO: Ginga boi, balanceia, levanta poeira, dançando com graça pra lá e pra cá., PORQUE O CAPRICHOSO É ISSO MESMO: É DANÇAR COM UM GINGADO INVEJÁVEL, É BALANCEAR DE UM LADO PRO OUTRO, É SE CONTORCER, ELE DANÇA QUE LEVANTA POEIRA (quantas toadas já usaram essa expressão QUE O BOI CAPRICHOSO É UMA BOI QUE DANÇA NO TERREIRO LEVANTANDO POEIRA) É ELE QUE OBEDECE A SUA GALERA QUE ASSIM DIZ: Dança, meu Boi Caprichoso, meu touro negro vitorioso., TÃO VITORIOSO NESSE ITEM QUE FAZ INVEJA AO CONTRÁRIO, POIS INEXISTE TRIPA DO BOI DE PARINTINS QUE BARRE O MARQUINHOS DO CAPRICHOSO. ESSE CABOCLO QUE DANÇA, RODOPIA COM AMOR E QUANDO ESTÁ DANÇANDO NO CAPRICHOSO CARREGA EM SEU SENTIMENTO O MESMO SENTIMENTO DE MILHARES DE TORCEDORES APAIXONADOS POR ESSA DANÇA DO BOI DE PANO MAIS AMADO DO BRASIL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário