domingo, 21 de abril de 2013

TOADA COMENTADA: ESTRELA DO AMOR


 
 
Estrela do Amor

(Gabriel Moraes e Paulinho du Sagrado)

Meu amor
Em Parintins tudo está maravilhoso
É tão bonito ver o torcedor feliz
Cantando as toadas do Boi Caprichoso
Minha ilha a noite se combina em todo azul
A estrela do amor reluziu na constelação
A multidão quer brincar com meu boi
Vem, meu amor
Vamos brincar de boi
Seguir o Caprichoso nessa vida é mais feliz
O mundo inteiro sabe quem eu sou
Na tradição do festival
A emoção, a alegria dessa gente
Pra se fazer uma nação toda cantar
Eu te amo, meu boi Caprichoso
E vou sempre te amar
Boi, meu boi-bumbá
Meu boi... Caprichoso
Nosso amor... É Caprichoso
Meu amor, pra vida inteira vou sempre te amar
Meu boi, meu boi.
 
O AMOR PELO BOI CAPRICHOSO QUE SUPERA NA MAIORIA DAS VEZES O AMOR PELA PESSOA AMADA JÁ FOI EXTERNADO NAS MAIS DIVERSAS TOADAS.
 
CHICO DA SILVA QUE O DIGA NA BELA TOADA:
 
...Meu amor faz pirraça da minha cachaça
e do meu boi-bumbá.,
Meu amor é contrário
e no mês de junho se manda prá.
Eu confesso que sinto
uma grande tristeza da separação,
só meu boi Caprichoso
derrama alegria no meu coração...
 
RECENTEMENTE CHICO TAMBÉM CANTOU:
 
"O meu amor é Caprichoso e esse amor que te dar".
 
CESAR MORAES SEGUINDO A LINHA DE CHICO que é seu tio TAMBÉM DECANTA:
 
Não há nesse mundo um boi mais amado que o meu.,
eu amo esse boi, esse boi glorioso.
 
CARLINHOS PAULAIN DECANTOU O AMOR PELO CAPRICHOSO NA TOADA MAIS IMPORTAL DO BOI:

            Ninguém gosta mais desse boi do que eu.
 
ARIOSTO BRAGA SAI COM A TOADA: Vento Norte dizendo que esse vento norte é aquele que traz a saudade de quem já partiu e essa cor azul é uma paixão, uma cor de navegante, a cor do amor, da esperança mexendo com o coração do torcedor do Caprichoso.
 
BENÉ SIQUEIRA, nesse ano de Centenário emplaca COM A TOADA ''SE MANQUE CONTRÁRIO''  DECLARANDO O SEU AMOR COM O REFRÃO:

           Ah, como como eu te amo meu boi!!!!!

EM 1986 COM A TOADA "BELEZA COLORIDA", OS grande compositores J. CARLOS PORTILHO e CARLINHOS DO ZAZÁ CANTARAM:

                     Veja como é grande a emoção,
                     Veja que beleza colorida.,
                     Esse é o Boi Caprichoso,
                     Grande amor da minha vida!!!!!

J. DUTRA TAMBÉM EM 1986 DECLARA O SEU AMOR PELO CAPRICHOSO DIZENDO:

                   E quem ouvir o toque do meu tambor,.
              É o Boi Caprichoso que é ARTE, PAZ E AMOR.

Essa foi a primeira toda gravada inclusive pelo Grupo Carrapicho e que eu tive a oportunidade de cantar pro meu amigo Zezinho Correa quando o mesmo fez uma disciplina comigo na Faculdade de Educação - FACED, pois o mesmo desconhecia muitas coisas sobre o Boi e então ele queria saber como se cantava essa toada e eu que o ensinei a letra.

ASSIM, POSSO AFIRMAR QUE TODAS AS TOADAS QUE EXPRESSAM O AMOR PELO BOI REFORÇAM A RELAÇÃO AFETIVA QUE TEMOS COM O BOI DE PANO DESDE CURUMIM. O BOI COMO FACÇÃO APESAR DE SER UM APARATO ESTÉTICO, GRANDIOSO, GIGANTESCO SÓ SE SUSTENTA PELO AMOR QUE O BRINCANTE TEM POR ELE PORQUE MUITOS INGREDIENTES QUE FORAM INCLUÍDOS NA BRINCADEIRA POUCO IMPORTA PARA O PARINTINENSE MAIS EXIGENTE.

TEM COISAS NO BOI QUE SÃO ACESSÓRIOS QUE NADA DIZEM E NADA TEM A VER PRÁ QUEM CONHECE A BRINCADEIRA ANTIGA. ASSIM, FALANDO ESPECIFICAMENTE DA TOADA ''ESTRELA DO AMOR'', TOADA 2013., OS POETAS DESTACAM A FELICIDADE DO POVO DE PARINTINS EM CANTAR, EM APRENDER AS TOADAS DO SEU BOI REVELANDO QUE SE TODOS ESTÃO CANTANDO É PORQUE AS TOADAS ESTÃO MARAVILHOSAS COMO TUDO ESTÁ MARAVILHOSO NA ILHA.

PARINTINS PARECE SER UMA CIDADE MUITO PACATA PRA QUEM VIVE EM CIDADE COSMOPOLITA, MAS AQUELE POVO É CAPAZ DE FAZER COISAS GRANDIOSAS E DE QUALIDADE E ESSE TERMO ULIZADO PELOS AUTORES NO PRONOME POSSESSIVO: ''A MINHA ILHA'' É BEM TÍPICO DO CABOCLO PARINTINENSE  QUE SE ORGULHA DE AFIRMAR QUE ATÉ AS NOITES DE PARINTINS SE COMBINAM COM O AZUL E NESSA NOITE SURGE UMA ESTRELA AMOROSA RELUZINDO COMO UMA GRANDE CONSTELAÇÃO CHAMANDO ATENÇÃO DE TORCEDORES FANÁTICOS QUE EM UMA GRANDE MULTIDÃO QUEREM BRINCAR DE BOI.

ESSA ESTRELA QUE RELUZ É A ESTRELA DO BOI CAPRICHOSO PRESENTE EM VÁRIOS ITENS DO FESTIVAL, PRESENTE NOS RITUAIS., SIM, PORQUE É NOS RITUAIS QUE OS PRIMITIVOS INVOCAM OS ASTROS, A LUA, A ESTRELA E TODA A ENERGIA CÓSMICA.
 

E É EM MEIO A ESSE POVO INDIGENA, CABOCLO QUE SE TRANSFORMAM NUMA GRANDE MULTIDÃO QUE OS POETAS CHAMAM SEUS AMORES PRÁ BRINCAR NO BOI DIZENDO: Vem, meu amor, Vamos brincar de boi Seguir o Caprichoso nessa vida é mais feliz PORQUE BRINCAR NO BOI É SINÔNIMO DE FELICIDADE., SEGUIR O CAPRICHOSO E TER UM BANHO DE CULTURA, É APRENDER MAIS SOBRE A CULTURA PARINTINTIN, SOBRE A CULTURA AMAZÔNICA, BRINCAR DE BOI É SEGUIR OS VAQUEIROS, OS LAMPARINEIRO, É BRINCAR NO BOI DE RUA, É IR PRO CURRAL PORQUE COMO DIZEM OS POETAS O mundo inteiro sabe quem eu sou na tradição do festival, POIS O CAPRICHOSO SE ESFORÇA PARA TRAZER AO BUMBÓDROMO TUDO AQUILO QUE FEZ ELE SER O QUE É, A SUA ESSÊNCIA INDIGENA E CABOCLA. SER CAPRICHOSO É SER A emoção, a alegria dessa gente, UMA GALERA CONTAGIANTE NAS 3 NOITES Pra se fazer uma nação toda cantar E DECANTAR O SEU AMOR PELO BOI DE PANO E POR ISSO DIZ Eu te amo, meu boi Caprichoso e vou sempre te amar., Boi, meu boi-bumbá Meu boi... Caprichoso., Nosso amor... É Caprichoso Meu amor, pra vida inteira vou sempre te amar Meu boi, meu boi. ESSE AMOR É DEMONSTRADO  CANTANDO E DECANTANDO COM O CORAÇÃO PORQUE O CABOCLO PARINTINENSE QUANDO CANTA UMA TOADA COMO ESSA ESTÁ DECANTANDO A HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA, DE SEUS COLEGAS CURUMINS QUE CONVIVERAM NA ILHA TUPINAMBARANA., QUE VIRAM A COISA CRESCER E SE DESENVOLVER COM MUITO AMOR.
 
É POR ISSO QUE EU DIGO SEMPRE., EXISTEM TOADAS QUE O VISITANTE JAMAIS VAI ENTENDER OU SE APROPRIAR., SÓ QUEM CONHECE BEM A NOSSA FESTA, O POVO DE PARINTINS É QUE VAI SENTIR ESSA EMOÇÃO, ESSE AMOR TRANSCENDER E DAÍ A NECESSIDADE DE NÃO SE ECONOMIZAREM ESFORÇOS PARA FAZER DE TUDO PARA QUE O PARINTINENSE SEJA O MAIOR ARTIFICE DESSA FESTA ONDE TUDO POSSA FLUIR DA ILHA SEM MUITAS INTERFERÊNCIAS EXTERNAS. DEVE-SE INVESTIR MAIS AINDA EM TOADAS QUE FALEM SOBRE A COMUNIDADE PARINTINTIN, SOBRE A VIDA DO CABOCLO., QUE TENHAM O LINGUAJAR CABOCLO DO PARINTINENSE SOB PENA DE MUITA COISA SE PERDER NO TEMPO E JAMAIS SE RECUPERAR.

   



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário