terça-feira, 21 de maio de 2013

TOADA COMENTADA: PESCADOR DA AMAZÔNIA



                                                 Pescador da Amazônia 
Erick Nakanome / Ronaldo Rodrigues / Tarcisio Coimbra / Keandro Tavares

Pra ilha eu vou ôô
Sou Caprichoso ôô
É mês de junho,
eu vou brincar de boi-bumbá (eu vou)
Pra ilha eu vou ôô
Com meu amor ôô
É mês de junho,
eu vou brincar de boi-bumbá (eu vou)
De sua choupana de palha
O caboclo sai para a lida
Calafeta com breu a canoa
Benze os arreios
Defuma o arpão
E vai pescar a vida
Rema proeiro
Lança tua tarrafa na beira do rio
Estende a malhadeira
Estrova o espinhel
Olha o boto tucuxi
Velho proeiro
Conta a história de bicho encantado do rio
E teme o perigo da boiúna, Yara e sucuri
Movem-se as canaranas, peixe-boi tá no pari
Bate a gaponga, afia o arpão, caniço nas mãos
A São Pedro pede proteção
Pescador vai buscar teu sustento em furos e lagos
Esperança nos olhos, certeza de um novo amanhã
É piracema, alegria do curumim
É fartura nesse beiradão
Camaroeira, pesca o camarão
Pra ilha eu vou ôô
Sou Caprichoso ôô
É mês de junho, eu vou brincar de boi-bumbá (eu vou)
Pra ilha eu vou ôô
Com meu amor ôô
É mês de junho, eu vou brincar de boi-bumbá (eu vou)
Com fé e humildade
Agradeço a santa padroeira
Cultura milenar é a magia que encanta
Que o Caprichoso vem mostrar no folclore popular.


pari sm (tupi parí) Armadilha de pesca que consiste em um tapume feito de estacas, que atravessa o rio de um barranco a outro, tendo ao meio uma abertura por onde os peixes, não tendo outra passagem, atravessam e caem num compartimento, cujo fundo é uma tela, onde são retidos.
curumin: o mesmo que criança, garoto
Gaponga:Processo usado pelos indígenas do Amazonas para pescar o tambaqui, e que consiste em atrair esse peixe frugívoro imitando a queda de fruta na água.
Piracema: Reunião de peixes, fartura de peixes no período da procriação.
arpão: instrumento em forma de lança para fiscar o peixe, técnica indígena aprendida pelo caboclo  para pescar geralmente peixe grande, como o pirarucu, peixe boi, tambaqui de 20 kg.
caranara: tipo de capim que se forma em bolo onde o peixe se esconde, alimenta-se.

POSSO AFIRMAR SEM QUALQUER SOMBRA DE DÚVIDAS QUE ESSA TOADA É MUITO RICA CULTURALMENTE, MUITO COMPLEXA E TRAZ UMA LINDA MENSAGEM PARA SE CONCORRER NO ITEM ''FIGURA TÍPICA REGIONAL''. ADEMAIS, A RIQUEZA TAMBÉM QUE SE FAZ PRESENTE NA TOADA É A QUANTIDADE DE PALAVRAS QUE ESTAO INSERIDAS NO FOLCLORE COMO ''LINGUAGEM DE MINORIA'' E QUE PASSAM A SER CONHECIDAS E SOCIALIZADAS POR MUITAS PESSOAS QUE PASSAM A COMPREENDER MELHOR A CULTURA DO HOMEM DA FLORESTA TÃO DESCONHECIDA.


ALIÁS O BOI DE PARINTINS É MUITO RICO EM TOADAS QUE FALAM DA VIDA DO PESCADOR, DO PROEIRO PESCADOR, REMADOR, DO ÍNDIO, DO CANOEIRO SÓ PARA CITAR., QUEM NÃO LEMBRA DE SAGA DE UM CANOEIRO??? PESCADOR DE ESPERANÇAS??? (ambas de RONALDO BARBOSA), OS PESCADORES (Chico da Silva e Marcos Santos) EMERSON MAIA DO BOI CONTRÁRIO EM SUA TOADA "Senhor da Maromba" E  aquela bela toada do SALLES SANTOS se não me engano uma de suas últimas toada no boi-bumbá abaixo: 

                                           caboclo arpoando um peixe

Na proa de uma canoa lá vai pescador, 
Lá vem pescador.  
Vai seguindo o som do banzeiro
Na correnteza que vai lhe levar
Na esperança só leva um sorrir
Do logo partir do breve regressar

Balança nas ondas do rio
No som do meu boi bumba
E no compasso da remada
Que toca a toada
Pro teu retornar

Auê, auê, auê
É o som do banzeiro nas ondas do rio
Auê, auê, auê
Enfrenta a correnteza e vence o desafio
















PESCADOR DA AMAZÔNIA É COM CERTEZA UMA GRANDE TOADA PRÁ FAZER HISTÓRIA E CAIR NA GRAÇAS DE TOADEIROS MAIS EXIGENTES, PARA AQUELES QUE AINDA TEM VISÃO DE UM BOI CABOCLO, UM BOI QUE NÃO FOGE DE SUA TRADIÇÃO DE TRAZER AO BUMBÓDROMO UMA FIGURA SIMPLES,    TRABALHADORA E QUE APRENDEU NA SUA ORIGEM INDIGENA E CABOCLA A LEI DA SOBREVIVÊNCIA SEM  DESTRUIR A NATUREZA. AQUELE HOMEM DESCONHECIDO QUE TRAZ À MESA DE MUITAS PESSOAS UM GOSTOSO TAMBAQUI, UM PIRARUCÚ, UM TUCANARÉ E OUTROS PEIXES DA AMAZÔNIA.

                                      Enfrentando o perigo da boiúna, yara e sucuri

ASSIM, OS 4 AUTORES DA TOADA COMENTADA FORAM MUITO FELIZES EM EXPLORAR OS ASPECTOS HUMANOS E DO MUNDO DO TRABALHO DO CABOCLO DO CABOCLO E EM PARTICULAR DO ''PESCADOR DA AMAZÔNIA'', NARRANDO UM POUCO DE SUA VIDA NO INTERIOR, NA SUA VIDA HUMILDE NO BEIRADÃO TRABALHANDO E  LUTANDO CONTRA AS ADVERSIDADES DA FLORESTA QUE SÓ ELE CONHECE E NÃO TEME, BEM COMO O SEU CONVÍVIO COM OS MITOS, LENDAS E SUPERSTIÇÕES.

                                           move-se a canarana, peixe-boi tá no Pari

NA VERDADE PELA LETRA DA TOADA OS AUTORES CONVIDAM O TORCEDOR DO CAPRICHOSO A FAZEREM UMA VIAGEM AO MUNICIPIO DE PARINTINS.,  À ILHA DO BOI-BUMBÁ, À ILHA DE TUPYNAMBARANA OU A ESSE ÁRQUIPÉLAGO DENOMINADO POR PADRE DEPHENDOR COMO ''SÃO MIGUEL DAS TUPYNAMBARANAS'' CHAMANDO-A SIMPLESMENTE OU CARINHOSAMENTE COMO ''ILHA''., E ATÉ ''MINHA ILHA'' TERMOS MUITO USADOS PELO PARINTINENSE  EM OUTRAS TOADAS INCLUSIVE DO CONTRÁRIO COMO ACONTECEU COM TONY MEDEIROS NA TOADA ASA DURA: Esse ano eu vou pra minha Ilha meu amor!!!! 

SIDNEY REZENDE TAMBÉM EM SEU REGIONAL VERMELHO E BRANCO DECANTOU: Vem descer o rio morena, vem prá grande festa, prá dança da Minha Ilha..."

NESSA VIAGEM  DE ''PESCADOR DA AMAZÔNIA'' VALE A PENA ASSUMIR A COR AZUL SEGUNDO OS AUTORES QUE LOGO AFIRMAM: Prá ilha eu vou., Sou Caprichoso E SENDO ESTE TORCEDOR DO MELHOR BOI DE PARINTINS EU ANUNCIO QUE É mês de Junho e vou brincar de Boi-bumbá., 

VOU BRINCAR E REVIVER A MINHA CULTURA EM MEIO ÀQUILO QUE ME FAZ EU SER MAIS EU, EU SER CABOCLO, TER ORGULHO DE SER CABOCLO DA AMAZÔNIA E ISSO TUDO INDO PRÁ ILHA EU VOU OBSERVANDO NAS PARAGENS ONDE AS EMBARCAÇÕES VÃO PASSANDO EM CADA FURO, PARANÁ, IGAPÓ QUE O MEU BARCO VAI PASSANDO.

A POESIA FUNCIONA  COMO SE FOSSE UM FILME QUE VAI PASSANDO NA MINHA MENTE AO VER AQUELES CABOCLOS QUE MORAM NA BEIRA DE RIO E QUE MEXE COM O MEU INCONSCIENTE CULTURAL.

                                        caboclo pescando por meio da técnica da tarrafa 

E ASSIM DE DENTRO DA EMBARCAÇÃO  QUE ME LEVA ATÉ À ILHA TUPYNAMBARANA EU VEJO QUE De sua choupana de palha, DE SEU TAPIRI, DE SUA MORADIA O CABOCLO SAI PARA O SEU TRABALHO O caboclo sai para a lida E FAZ OS REPAROS NECESSÁRIOS NA SUA CANOA REMENDANDO OS BURACOS DA CANOA PASSANDO O BREU PARA EVITAR QUE A ÁGUA ENTRE NA CANOA., POR ISSO ELE Calafeta com breu a canoa E EM UM RITUAL ELE BENZE OS INSTRUMENTOS DE SEU TRABALHO, DE SUA PESCA Benze os arreios., Defuma o arpão E vai pescar a vida., REVELANDO UM RITUAL QUE APRENDEU COM SEUS ANTEPASSADOS E FAZ PARTE DE TODO UM PREPARO PARA SE DAR BEM NO TRABALHO. SIM, PORQUE O CABOCLO QUANDO SAI PRÁ PESCAR, ELE ACIMA DE TUDO VAI PESCAR A SUA SORTE, A SUA SUSTENTABILIDADE POR ISSO PESCAR A VIDA É UMA EXPRESSÃO QUE COLOCA A SORTE DESSE CABOCLO EM JOGO QUE NECESSITA TAMBÉM CONTAR COM O FATOR SORTE PARA GANHAR A VIDA E SUSTENTAR SUA FAMÍLIA. ESSE CABOCLO, PESCADOR, NAVEGADOR VAI REMANDO, VAI SINGRANDO O RIO E POR ISSO OS AUTORES DIZEREM Rema proeiro., VAI PESCAR VAI  E Lança tua tarrafa na beira do rio., Estende a malhadeira., Estrova o espinhel MAS TOMA MUITO CUIDADO E Olha o boto tucuxi.

OS AUTORES D TOADA PRESTAM UMA HOMENAGEM À FIGURA DO VELHO DENOMINANDO Velho proeiro REVELANDO NAS ENTRELINHAS QUE ESTE VELHO É UM HOMEM EXPERIENTE, É UM SÁBIO SENDO ESTE TÃO SÁBIO QUE O MESMO Conta a história de bicho encantado do rio, HISTÓRIAS DE ENCANTAMENTOS, DO BOTO, DO MATIM, DA ONÇA BOI, DA ONÇA SENTINELA, DOS SERES QUE SE GERAM., MAS ESSE CABOCLO, ESSE VELHO PROEIRO TAMBÉM TEM PAVOR DAS COISAS PERIGOSAS, DOS ANIMAIS, DAS ASSOMBRAÇÕES DAÍ E LE teme o perigo da boiúna (COBRA GRANDE), Yara OU SREIA e sucuri (OUTRO TIPO DE COBRA).

Com fé e humildade agradece a proteção a São Pedro

SEGUNDO OS AUTORES ESSE CABOCLO É TÃO SÁBIO E EXPERIENTE QUE ELE SABE DA PRESENÇA DE ANIMAIS PARA A PESCA SÓ PELA OBSERVAÇÃO, PELO MOVIMENTO DOS BOLOS DE CAPIM QUE SE MOVIMENTAM  NOS LAGOS., QUANDO ELE PERCEBE QUE Movem-se as canaranas, peixe-boi tá no pari SENDO UM ÓTIMO MOMENTO PARA ELE PESCAR ESSE PEIXE PARA A SUA ALIMENTAÇÃO., IMEDIATAMENTE ELE Bate a gaponga, afia o arpão, caniço nas mãos ELE SE APEGA AO SANTO PROTETOR DOS PESCADORES  E A São Pedro  QUE JUNTAMENTE COM SANTO ANTÔNIO E SÃO JOÃO FAZEM PARTE DO CICLO JUNINO pede proteção PARA QUE ESTE POSSA CONTINUAR A PESCAR E GANHAR A VIDA COM ESSA SUA PROFISSÃO. O CAPRICHOSO QUE É  O GUARDIÃO DA CULTURA POPULAR, DA SABEDORIA POPULAR RELIGIOSA GUARDA ESSA TRADIÇÃO DA PROCISSÃO DE SÃO PEDRO, JÁ RETRATOU POR DIVERSAS VEZES ESSA PROCISSÃO NO BUMBÓDROMO E ATÉ NA GALERA REVELANDO-SE UM BELO MOMENTO DE NOSSA RELIGIOSIDADE POPULAR.



Peixe-boi, mamífero da água doce., sua carne é muito apreciada onde se faz a mixira., nos dias atuais ele é muito preservado. Muito comum ser capturado antigamente pela técnica do arpão.

NOS DIAS ATUAIS O CABOCLO TOMOU MUITA CONSCIÊNCIA E QUASE NÃO PESCA MAIS  O PEIXE BOI E AJUDA NA SUA PRESERVAÇÃO. ELE TEM CONSCIÊNCIA DA PRESERVAÇÃO E JÁ CONSEGUE PARTICIPAR DE ONGS E DE PROJETOS QUE REMUNERAM O MESMO PARA QUE ESTE NÃO DESTRUA OS ANIMAIS DE FORMA INDISCRIMINADA. 

IMPORTANTE FRISAR QUE O Pescador vai buscar teu sustento em furos e lagos ONDE PROVAVELMENTE ELE IÁ CONSEGUIR RETIRAR DA NATUREZA ALGO PARA GARANTIR A SUA SUBSISTÊNCIA., POR ISSO ELE TEM Esperança nos olhos, certeza de um novo amanhã E FELIZ COM  FARTURA., POIS É piracema, ESSE ESPETÁCULO FAZ A alegria do curumim DENOMINADO TAMBÉM DE GRANDE REUNIÃO DE PEIXES., UM MOMENTO DE GRANDE PRODUÇÃO, POIS JÁ É fartura nesse beiradão, É FARTURA EM TODAS AS BEIRAS DE RIO., EM TODOS OS LAGOS, FUROS E IGAPÓS ONDE ALÉM DO PESCADOR DA AMAZÔNIA A Camaroeira, pesca o camarão DE ÁGUA DOCE. DIZEM EM PARINTINS QUE O PERÍODO DE MAIOR FARTURA É QUANDO COMEÇAM OS ENSAIOS DO BOI, POIS OS PEIXES PULAM NOS LAGOS COM O PRIMEIRO RUFAR DO TAMBOR TUDO QUERENDO IR PRO ENSAIO DO BOI. POR ISSO OS COMPOSITORES REPETEM O REFRÃO E DIZEM NOVAMENTE Pra ilha eu vou ôô., Sou Caprichoso ôô., É mês de junho, eu vou brincar de boi-bumbá (eu vou). Pra ilha eu vou ôô., Com meu amor ôô., É mês de junho, eu vou brincar de boi-bumbá (eu vou)...

Agradeço a Santa Padroeira com fé e humildade - ARRAIAL DE N. S. DO CARMO EM PARINTINS

MAS TUDO ISSO SÓ TEM VALOR PORQUE O CABOCLO PARINTINENSE SABE AGRADECER Com fé e humildade À SUA SANTA MÃE, VIRGEM DO CARMELO., A PADROEIRA DE PARINTINS, NOSSA SENHORA DO CARMO E POR ISSO DIZ Agradeço a santa padroeira POIS SUA FESTA TEM INFLUÊNCIA DESDE AS SOCIEDADES MAIS PRIMITIVAS CRESCENDO COM NOVO INGREDIENTES COM DIFERENTES RAÇAS  SENDO UMA Cultura milenar E é a magia que encanta A TODAS AS PESSOAS QUE A CONHECEM E SE NÃO CONHECEM O Caprichoso vem mostrar no Folclore Popular., OU SEJA O CAPRICHOSO QUER RESGATAR., QUER MOSTRAR AO MUNDO QUE O POVO DA ILHA TEM HISTÓRIA., TEM MEMÓRIA, MEMÓRIA ESTA QUE É RESGATADA EM CADA APRESENTAÇÃO DO BOI-BUMBÁ E QUE É ASSIMILADA POR TODO O POVO DA AMAZÔNIA., POR TODO O POVO DE POVO DE PARINTINS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário