quinta-feira, 30 de maio de 2013

IDEOGRAFIA DA TOADA: "BOI DE RUA" E COMENTÁRIOS

           
Para essa toada, preferi interpretá-la de forma ideográfica postando fotos que correspondam à letra permitindo que o leitor viaje nas mesmas e perceba a riqueza da nossa festa, seus significados nas imagens.

Quero parabenizar o Ariosto Braga pela brilhante toada e registrar minha felicidade em ter uma toada sua neste centenário após um tempo de Jejum no CD do Caprichoso. 

O autor de CAPRICHARTEANDO, VENTO NORTE, TEMPO DE UNGIR em parceria com outros autores e outras toadas mereceu o reconhecimento da diretoria e trouxe para o Caprichoso nesse ano de 2013 nada mais nada menos que uma toada que fala da essência, da razão de ser da nossa brincadeira que por muitos anos era realizada na Rua nos encontros entre Garantido e Caprichoso. 

Ariosto enriquece essa toada com aspectos da RELIGIOSIDADE POPULAR, falando nos ITENS IMPORTANTES NO AUTO DO BOI COMO PAI FRANCISCO E CATIRINA USANDO TERMOS POPULARES COMO ''SARACUTEOU'' E VALORIZANDO O FOLGUEDO CITANDO AS FOLGUEIRAS E OS SANTOS COMO SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO.

Registre-se ainda que Ariosto fez menção a um brincante do Caprichoso que carregava lamparina na rua e quando lhe perguntavam de que ele ia brincar no boi ele logo respondia: DE CARREGAR LAMPARINA, por isso que Ariosto usa o termo FAZER ALUMIAÇÃO, pois em Parintins não havia luz elétrica e o Boi saia ás ruas à luz da lamparina. 

O CAPRICHOSO que é um boi que sempre resgata a história já fez toadas falando sobre o LIOCA., como essa: "ALUMIA O TERREIRO LIOCA PARA O BOI CAPRICHOSO BRINCAR, PÕE MURRÃO NA LAMPARINA QUE A MORENA QUER BAILAR".

Esse termo FAZER ALUMIAÇÃO ou ALUMIAR era muito usado pela minha vó, mãe e tios quando chegava o DIA DE FINADOS e assim diziam: FULANO FOI PASSAR A ALUMIAÇÃO EM MAUÉS, PARINTINS., alumiar nesse sentido seria VELAR OS MORTOS.  NA TOADA SIGNIFICA ALUMIAR A CIDADE.

ARIOSTO CITA O AMO DO BOI E fiz questão de postar a foto dos últimos 4 Amos do Caprichoso (REY, EDILSON, CUMPADRE MACHADO E PRINCE), pois quando Ariosto fala O MEU AMO TIRA VERSOS EM HOMENAGEM À SÃO JOÃO, ENTENDO QUE ESTES AMOS FIZERAM HISTÓRIA E REGISTRARAM SEU NOME NA HISTÓRIA DO CAPRICHOSO. ELES SÃO IMPORTANTES PORQUE COLOCAM OS VERSOS NUMA NÍTIDA HERANÇA NORDESTINA DOS CANTADORES TÃO IMPORTANTES NO FOLGUEDO.



                LÁ VEM MEU BOI PELAS RUAS DE PARINTINS

      
               LÁ VEM MEU BOI PELAS RUAS DE PARINTINS


                           NA BATIDA DA MARUJADA 
                             NO BALANÇO DA TOADA
                   


                    VIM TRAZER MEU BOI PRÁ TI



                      SEJA LUA CHEIA OU MINGUANTE



HOJE A RUA É DOS BRINCANTES DO BOI, 
MAS BOI DAQUI


MEUS VAQUEIROS VEM BRINCAR DE BOI


MINHAS TRIBOS VEM FOLCLOREAR


MINHA GALERA VESTE AZUL, VEM FESTEJAR!


O MEU AMO TIRA VERSOS EM HOMENAGEM 
A SÃO JOÃO



ACENDE A PORONGA PRÁ FAZER ALUMIAÇÃO


AO VER PAI FRANCISCO CATIRINA SARACUTEOU



A FOGUEIRA VAI QUEIMAR FOI SANTO ANTÔNIO 
QUE MANDOU


BRINCANDO DE CASA EM CASA


EU CHEGO NA CATEDRAL


NOSSA SENHORA, LIVRAI-ME DO MAL


LAMPARINEIRO DO LIOCA ORDENOU


FORA CONTRÁRIO PRÁ LÁ


É O BOI CAPRICHOSO
QUE VEIO NA RUA BRINCAR


BRICA MEU BOI CAPRICHOSO, BRINCA SÃO JOÃO


FESTEJA O MEU BOI DE RUA 
O CENTENÁRIO DE UMA PAIXÃO

Ô LÊ LÊ LÊ Ô., O LÊ, LÊ, LÊ AH
Ô LÊ LÊ LÊ Ô., O LÊ, LÊ, LÊ AH !!!!!!!!!

VEJA AGORA UM VIDEO COM IMAGENS DO ÚLTIMO BOI DE RUA DO CAPRICHOSO QUE DESFILOU PELAS RUS DA CIDADE COM OS ITENS E O BOI CAPRICHOSO FEZ UMA HOMENAGEM A UM TORCEDOR MUITO QUERIDO DO BOI QUE FALECEU NESTE MESMO DIA INDO ATÉ À RESIDÊNCIA DO TORCEDOR ONDE O MESMO ESTAVA SENDO VELADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário