Desde que eu me entendo da existência do FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS, HÁ UMA Disputa da Tela do Festival Folclórico, QUE SERVE COMO O CARTAZ OFICIAL DA FESTA. Isso acontece para divulgar o Evento e para estimular a criação artistica no Município, pois como sabemos A ILHA É REPLETA DE ARTISTAS NATOS.
CARTAZ DO FESTIVAL DE PARINTINS E 95
ALIÁS, DIVULGAR UM FESTEJO JUNINO OU RELIGIOSO POR MEIO DE UM CARTAZ PARECE SER UM COSTUME NAS FESTAS FOLCLÓRICAS ESPALHADAS PELO PAÍS E TAMBÉM NOS EVENTOS DE IGREJA, COMO NOS ARRAIÁS E QUERMESSES EM HOMENAGEM A SANTOS PADROEIROS.
Cartaz do Círio de Nazaré 2013
ISSO TAMBÉM ACONTECE COM O CARTAZ OFICIAL DO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARÁ, NAS QUERMESSES TRADICIONAIS COMO A MAIS TRADICIONAL DA CIDADE DE GUARULHOS QUE SE REALIZA NO SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU EM HOMENAGEM AO SANTO E NA SUA FESTA DAS NAÇÕES, FESTA QUE POR SINAL ESTÁ GANHANDO O APOIO DA PREFEITURA DE GURULHOS JÁ QUE ESTÁ INCORPORADA AOS COSTUMES DOS CIDADÃOS DO MUNICIPIO QUE VÃO EM BUSCA DE COMIDAS TÍPICAS DE PAÍSES COMO ACONTECE COM A BARRACA JAPONESA, BARRACA AMERICANA, BARRACA ÁRABE, BARRACA PORTUGUESA E TANTAS OUTRAS COM IGUARIAS DE SEUS PAÍSES.
OUTRA FESTA RELIGIOSA MUITO POPULAR NO AMAZONAS QUE TAMBÉM É BASTANTE DIVULGADA POR MEIO DO CARTAZ É E FESTA DE ''SANTO ANTÔNIO DE BORBA'' E RECEBE MILHARES DE ROMEIROS QUE DESEJAM PAGAR SUAS PRENDAS AO SANTO PADROEIRO. BORBA É TÃO IMPORTANTE NESE CONTEXTO CULTURAL E RELIGIOSO QUE EM SUA IGREJA ENCONTRA-SE RELÍQUIAS DOS RESTOS MORTAIS DO SANTO.
O CARTAZ DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM PARINTINS É TAMBÉM UM BELO MATERIAL DE PUBLICIDADE DA MAIOR FESTA RELIGIOSA DO MÉDIO AMAZONAS ONDE PELOS MENOS 80 MIL PARINTINENSES E DESCENDENTES VISITANTES FAZEM HOMENAGEM À VIRGEM DO CARMELO EM FORMA DE ORAÇÃO E EM FORMA DE ARTES JÁ QUE OS ARTISTAS DE GARANTIDO E CAPRICHOSO TRABALHAM PARA ENFEITAR O ANDOR DA SANTA E NA ALEGORIA DA ROMARIA DAS ÁGUAS.
carta da FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM PARINTINS/AM
SE OBSERVARMOS BEM ESSE CARTAZ DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS DESSE ANO DE 2013, ANO DO CENTENÁRIO perceberemos QUE O ARTISTA UNE O ELEMENTO HUMANO DA FESTA QUE É O CABOCLO, RELEMBRANDO OS FUNDADORES DOS BUMBÁS FORMANDO AQUILO QUE SEMPRE FALAMOS, "NOSSA FESTA REPRESENTA UMA UNIDADE NA DIVERSIDADE"., O CABOCLO NÃO SE DISVINCULA DE NADA DO QUE FAZ A NOSSA FESTA SER O QUE É: CABOCLA, AMAZÔNICA, SELVAGEM, MAS ACIMA DE TUDO UMA FESTA QUE QUER PRESERVAR SUAS LENDAS, MITOS E SUPERSTIÇÕES. É A UNIÃO DE DUAS CORES QUE SE FUNDEM PRA FORMAR O VERDE DA MATA., É A ORIGEM NORDESTINA PRESENTE COM AS FOGUEIRAS DE SÃO JOÃO., SÃO OS BOIS CAPRICHOSO E GARANTIDO COM A SUA LINGUAGEM INDIGENA E CABOCLA NA TOADA DE BOI-BUMBÁ, NA SIMPLICIDADE DO HOEM DO MATO QUE TRAZEM NA SUA ESSÊNCIA A TRADIÇÃO DE UM POVO MUITO BEM REPRESENTADO PELAS SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE COMEÇA COM O CARNAILHA E PROSSEGUE ATÉ AOS FESTEJO DE PASTORINHAS EM DEZEMBRO.
ASSIM, NOSSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS SOBREVIVEM EM MEIO A TANTOS INTERESSES MERCANTIS., MAS QUE PELO INTERESSE DE SEUS DIRIGENTES, PELA FÉ E DEVOÇÃO DOS CIDADÃOS GANHA FORÇA E PATROCÍNIO SOBREVIVENDO EM MEIO A TANTOS INTERESSES DO MUNDO MODERNO.
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