domingo, 3 de fevereiro de 2013

TOADA COMENTADA: FESTA DE UM BOI BRASILEIRO



ESSA TOADA DE ADRIANO AGUIAR E GIOVANE BASTOS TEM LETRA E RITMO CONTAGIANTES COM FORTE INFLUÊNCIA INDIGENA, ANDINA, NORDESTINA FORMANDO A TOADA DO BOI DE PARINTINS  E MOSTRANDO A RIQUEZA DA MÚSICA BRASILEIRA TÃO VARIADA, TÃO DIVERSA, TÃO MULTICULTURAL.

TENHO SENTIDO QUE ESSE ANO DO CENTENÁRIO O CAPRICHOSO NÃO FALOU TANTO DE SUAS TRADIÇÕES INDÍGENAS LIMITANDO-SE A TOADAS ESPECIFICAS E ESTE TEMA, MAS EXALTOU A SUA ORIGEM, A SUA RELAÇÃO CABOCLA COM O BOI DE PANO E ACIMA DE TUDO O AMOR E A PAIXÃO PELA FIGURA BOI DE PANO E PRETENDE COM ISSO SE FIRMAR NESSE CENTENÁRIO COMO O PRIMEIRO BOI DE PARINTINS E QUER QUE O PARINTINENSE SE APROPRIE DESSA VERDADE EM MEIO A TANTAS VERSÕES DO SURGIMENTO DE CADA BUMBÁ. 

PRÁ ISSO O BOI CAPRICHOSO TEM UM GRUPO DE PESQUISADORES DESTACANDO A FOLCLORISTA ODINÉIA ANDRADE QUE CONCLUIU QUE ROQUE CID DE FATO CRIOU O BOI CAPRICHOSO DESMISTIFICANDO AQUELA HISTÓRIA DE QUE O CAPRICHOSO., DIGO ''A IDÉIA'' DO NOME CAPRICHOSO TINHA VINDO DE MANAUS. 

ALIÁS, ESSA HISTÓRIA FOI CRIADA COM O FIM ÚNICO E EXCLUSIVO DE SE ANGARIAR SIMPATIZANTES E DIVULGAR A FESTA PARINTINTIN EM MANAUS E FREAR A SIMPATIA DOS MANAUARAS PELO CONTRÁRIO. ESTRATÉGIA QUE INCLUSIVE DEU CERTO. ADEMAIS, NA PRAÇA 14 EM MANAUS NÃO HÁ QUALQUER PROVA MATERIAL, CABAL, CIENTIFICAMENTE ACEITÁVEL DE QUE O BOI CAPRICHOSO DE PARINTINS SERIA O MESMO DE MANAUS. ENFIM É CONVERSA PRÁ BOI DORMIR.

MAS VOLTANDO À TOADA, OS AUTORES DA MESMA CONCLAMAM O TORCEDOR DO CAPRICHOSO PRÁ CANTAREM COM MUITO AMOR PELO BOI DE PANO., ESSE AMOR QUE TRANSCENDE, QUE VAI ALÉM DO QUE SE PODE IMAGINAR E ESSE CANTO LEVA O BRINCANTE A DE FATO BRINCAR DE BOI COM TODOS OS ITENS QUE FAZEM SER O CAPRICHOSO., O VERDADEIRO BOI DE PARINTINS CUJO OS TORCEDORES SÃO APAIXONADOS E MAIS APAIXONADOS AINDA PORQUE ESSA PAIXÃO AZUL E BRANCA COMPLETA 100 ANOS DE TRADIÇÃO, DE HISTÓRIAS E CAUSOS QUE FICARAM PARA SEMPRE REGISTRADOS NA MEMÓRIA DO POVO DA ILHA TUPYNAMBARANA, NO SEU INCONSCIENTE CULTURAL. E O CAPRICHOSO, POR SUA VEZ MATERIALIZA TUDO ISSO EM FORMA DE ARTE, CULTURA, TRADIÇÃO, ESTÉTICA, POESIA E FOLCLORE.

TAL QUAL O CAPRICHOSO TEM FEITO NESSA ÚLTIMA DÉCADA, ELE VEM BRINCAR DE BOI NO SEU CENTENÁRIO EM NOME DO FOLCLORE, DA CULTURA E DA ARTE. 

VEM EM NOME DO FOLCLORE PARA MOSTRAR PARA O BRASIL E O MUNDO QUE O CAPRICHOSO EXPRESSA,  RESPEITA TODAS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO BRASIL SENDO ELE O GUARDIÃO DA CULTURA CABOCLA E DA CULTURA POPULAR., ELE VEM EM NOME DO FOLCLORE QUE ALÉM DA TRADIÇÃO TEM COMO PARADIGMA A ''INFORMALIDADE'' E QUEM CONHECE PARINTINS E EM ESPECIAL O CAPRICHOSO SABE QUE AQUELE POVO É PORTADOR DE UMA CULTURA INFORMAL INCRÍVEL COM CONTADORES DE HISTÓRIA, MÚSICOS, ARTESÃOS, PESCADORES, JUTICUTORES E TANTOS PROFISSIONAIS FOLCLÓRICOS QUE APRENDERAM SUA PROFISSÃO NA BASE DA INFORMALIDADE JÁ QUE NÃO TIVERAM INFLUÊNCIA DA CULTURA DE MASSA E PORTANTO SÃO PROFISSÕES CONSIDERADAS FOLCLÓRICAS, POIS FORAM TAMBÉM PASSADAS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO. LEMBRAM DA TOADA PESCADORES DE MARCOS SANTOS E CHICO DA SILVA? LÁ VAI SANTARÉM, PORROTÓ, LUIZ GONZAGA PAMIM, ZÉ CAIÁ...

ISSO TUDO EU FALO APENAS PARA CHAMAR ATENÇÃO DO LEITOR QUE INSISTE EM DIZER QUE NÃO VÊ FOLCLORE NA NOSSA FESTA PORQUE FOLCLORE É MUITO MAIS QUE LENDAS, SUPERSTIÇÕES, MAGIA., O FOLCLORE ESTÁ NA VIDA DO POVO!!!!!!!!!!! PORTANTO ESTÁ NA VIDA DESSE POVO DE PARINTINS CONFORME O CAPRICHOSO PROPÕE PORQUE ELE VEM ESSE ANO COMO OS AUTORES DIZEM: EM NOME DO FOLCLORE, EM NOME DA CULTURA PORQUE CULTURA É TUDO O QUE O HOMEM ACUMULOU DE CONHECIMENTO, REGISTROU E TRANSFORMOU DURANTE A SUA VIDA E É A PARTIR DESSA GAMA DE REGISTROS QUE O CAPRICHOSO TRANSFORMA EM ARTE PARA TRAZER PARA O BUMBÓDROMO ESSE DINAMISMO DA NOSSA FESTA CENTENÁRIA TRANSFORMADA EM ARTE, ESSA ARTE QUE HOJE EM DIA CEGA OS OLHOS DE QUEM VÊ DESFILANDO NAS GRANDES ESCOLAS DE SAMBA DO PAÍS NO PERÍODO DO CARNAVAL ONDE OS ÍNDIOS DE PARINTINS SÃO DESTAQUE DOS COMENTARISTAS E TAMBÉM QUANDO ESTES SÃO CHAMADOS PARA FAZEREM DECORAÇÕES EM CIDADES, SHOPPING E EM GRANDES EVENTOS COMO ACONTECEU NO BRASIL 500 ANOS EM SALVADOR..

OS POETAS CONTINUAM A LETRA DA MÚSICA FALANDO: UMA ARTE QUE CEGA OS OLHOS DE QUEM VEM ME VÊ, E DE CADA CANTO DO MUNDO..., DE CADA CANTO DO PAÍS ALÉM DE SENTIREM A OUSADIA QUE FOI CRIADA EM TRANSFORMADA NESSES 100 ANOS DE PAIXÃO FAZENDO ACONTECER DESDE OS TEMPOS EM QUE O BOI BRINCAVA NA RUA ATÉ VIRAR FESTIVAL E SURGIR O INGREDIENTE DA INOVAÇÃO E GANHAR O MUNDO.

NESSE PONTO O CAPRICHOSO É OUSADO, NÃO TEM MEDO DE INOVAR E MESMO QUE INOVE ELE FUNDAMENTA E EXPLICA A SUA INOVAÇÃO: Lembram-se do mergulho da Cunhãporanga Daniela Assayag montada em um BOTO e que deixou JOÃOZINHO TRINTA MALUCO???

Lembram-se de MARQUINHOS AZEVEDO sendo puxado no cabo de aço com a CÃO ERA E também voando com o CAPRICHOSO? 

E a Sinhazinha vestida de EMILIA (lembrando o grande escritor e folclorista MONTEIRO LOBATO  e logo se transformando em SINHAZINHA DO BOI? 

E o PAJÉ em rituais MISTERIOSOS e os demais itens femininos SE ARRASTANDO NO CHÃO SE TRANSFORMANDO EM ANIMAIS E FAZENDO TRANSMUTAÇÃO?

E as canoas IndÍgenas feitas por artistas de Parintins e que ganharam o ESTANDARTE DE OURO DO JORNAL ''O GLOBO'' NA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS NO TEMA ''A DAMA DAS BROMÉLIAS, A BEIJA-FLOR DE MARGARETE MEE?

E O CAPRICHOSO LEVANDO A MARUJADA DE MARUJOS PRÉ-HISTÓRICOS NA TEMÁTICA AMAZÔNIA QUATERNÁRIA?

OS CAVALINHOS DA VAQUEIRADA DE CAVALINHOS PRÉ HISTÓRICOS?

E OS "CAVALEIROS DA ORDEM AMAZÔNICA" TAMBÉM PRESENTES NA VAQUEIRADA QUANDO FOI DEFENDIDO O TEMAMA ''AMAZÔNIA, CATEDRAL VERDE?''

E artistas como JUAREZ LIMA sendo carregado no JACARÉ-AÇÚ E SAINDO DA GALERA?

Isso minha gente, é só prá ilustrar a ousadia que os autores falam na toada, ousadia essa que ficou registrada em outras gerações que a assimilaram e que hoje querem transformar essa ousadia desafiando a CRIATIVIDADE DOS ARTISTAS DO CAPRICHOSO JÁ QUE A CRIATIVIDADE É TAMBÉM UM COMPONENTE DO FOLCLORE.

OS AUTORES FALAM DA FESTA PARINTINENSE, MAS FALAM QUE ACIMA DE TUDO SÃO BRASILEIROS, SÃO FRUTOS DE UMA RAÇA COMPLEXA, UMA MISTURA TAL QUAL COMO SE APRESENTA A RITMICA DA TOADA COM FORTE INFLUÊNCIA NORDESTINA E QUE PRESERVA NO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS O REPENTE (representado pelo AMO DO BOI) E AS CARACTERISTICAS DE UMA HERANÇA BEM NORDESTINA., COMO POR EXEMPLO A ZABUMBA QUE É UM INSTRUMENTO DE COURO CUJO BARULHO IMITA O ESTRONDO DE UM TAMBOR., POR ISSO QUE CÂMARA CASCUDO DIZ QUE BUMBA-MEU-BOI OU BOI-BUMBÁ QUER DIZER: Bate, chifra meu boi!!!!!!!!! POIS O RITMO DO BOI-BUMBÁ É MARCADO PELO RITMO FORTE DO TAMBOR.

COM MUITO ORGULHO OS AUTORES DA TOADA EXALTAM ESSA ESSÊNCIA NORDESTINA DO CAPRICHOSO DEVIDO A ORIGEM NORDESTINA DE ROQUE CID QUE CRIOU O CAPRICHOSO ADJETIVANDO-O COMO UM HOMEM VALENTE E GUERREIRO QUE SOFREU QUANDO IMIGROU PARA A AMAZÔNIA NA ÉPOCA EM QUE SEQUER TINHA LUZ ELÉTRICA EM PARINTINS., MAS UM HOMEM CAMPEÃO TAL QUAL O CAPRICHOSO QUE ESSE ANO DE 2013 VEM PROVAR PRO CONTRÁRIO E PRÁ QUEM QUISER PESQUISAR QUE FAZ O CENTENÁRIO VERDADEIRO E QUE O CONTRÁRIO SOFRE DE ALZHEIMER E NAO SABE SEQUER A DATA CORRETA EM QUE NASCEU JÁ QUE NÃO TEM CERTIDÃO DE NASCIMENTO (isso registrado por TONZINHO SAUNIER em uma de suas obras, fruto de uma entrevista com o senhor LINDOLFO MONTEVERDE).

E É COM BASE NESSAS INFORMAÇÕES QUE O CAPRICHOSO CONVIDA NESSE REFRÃO CONTAGIANTE QUE A SUA GALERA SOLTE A VOZ E CANTE COM AMOR E QUE BRINQUE DE FATO DE BOI NA FESTA DO BOI CAPRICHOSO, UM BOI TIPICAMENTE PARINTINENSE, AMAZÔNIDA, AMAZONENSE, BRASILEIRISSIMO E, CONVIDANDO O MUNDO INTEIRO, O MUNDO SABERÁ QUE A FESTA É NOSSA, A FESTA É DO BOI CAPRICHOSO QUE COM CERTEZA ENSURDECERÁ O BUMBÓDROMO COM ESSE GRITO DE GUERRA LÊ, LÊ, LÊ, LÊ, LÊOH, OI LEVANTA A POEIRA ANUNCIA PRO POVO QUE O BOI CAPRICHOSO CHEGOU. LÊ, LÊ, LÊ, LÊ, LÊOH CANTA MINHA NAÇÃO, NOSSO BOI CAPRICHOSO É O CENTENÁRIO DE UMA PAIXÃO!!!!

ESSE TERMO ''LEVANTAR POEIRA'' É UM TERMO MUITO USADO NAS TOADAS PRINCIPALMENTE NAS MAIS ANTIGAS E RELEMBRA O TEMPO EM QUE O BOI DANÇAVA NOS TERREIROS, QUINTAIS OU NAS RUAS  DE PARINTINS E NOS DIAS DE HOJE NO CURRAL DO BOI. ASSIM O LEVANTAR POEIRA NA HORA EM QUE ESSA TOADA FOR EXECUTADA É MUITO MAIS DO QUE FAZER UMA NUVEM DE TERRA, MAS É AGITAR AS ESTRUTURAS DO BUMBÓDROMO COM MUITO FRENESÍ E ALEGRIA CONTAGIANTE DA MELHOR GALERA DO FESTIVAL E DA MARUJADA DE GUERRA. SERÁ DE FATO A CONCLAMAÇÃO DA NAÇÃO AZUL E BRANCA A FESTEJAR O CENTENARIO DE UMA PAIXÃO COM MUITO AMOR E CARINHO, MAS ACIMA DE TUDO MOSTRANDO PARA O MUNDO A VERDADEIRA DANÇA DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS QUE TEM COMO SEU PRIMEIRO BOI, O BOI CAPRICHOSO.

2 comentários: