quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TOADA COMENTADA: P R O F É T I C A






O RITUAL INDÍGENA REALIZADO NO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS  É NOS DIAS DE HOJE UM DOS PONTOS ALTOS DA BRINCADEIRA, POIS É UM MOMENTO EM QUE A MAGIA, O ENCANTAMENTO E A FEITIÇARIA DOS ESPÍRITOS DA MATA SE MANIFESTAM PARA CELEBRAR A LUTA DO BEM CONTRA O MAL QUE, COMO SABEMOS É MILENAR NA NOSSA SOCIEDADE E SE ARRASTA DESDE OS TEMPOS MAIS PRIMITIVOS. SEGUNDO UM DOS MAIORES HISTORIADORES DA ILHA TUPYNAMBARANA, O SENHOR TONZINHO SAUNIER, HABITAVAM NA ILHA MAIS DE 12 TRIBOS INDÍGENAS QUE FAZIAM A DANÇA TUCANDEIRA OU TOCANDIRA E ELE SEMPRE DIZIA QUE ESSA COISA INDÍGENA DO PARINTINENSE DE FATO ERA OS ESPRITOS DESSAS TRIBOS QUE SE MANIFESTAVAM NO POVO DA ILHA.

ASSIM COMO NO AUTO DO BUMBA-MEU-BOI FORAM CHAMADOS PADRES E CURANDEIROS PARA RESSUSCITAR O BOI QUE FOI MORTO POR PAI FRANCISCO PARA SATISFAZER O DESEJO DE CATIRINA DE COMER A LÍNGUA DO BOI., EM PARINTINS O PAJÉ GANHA ESSA REPRESENTATIVIDADE QUE É BEM MAIOR, (APESAR DA HISTÓRIA SER PRATICAMENTE A MESMA SE MANTENDO FIEL À ORIGEM NORDESTINA)   PORQUE É COMO SE  ESSE RITUAL AMAZÔNICO REPRESENTASSE A BUSCA DA RESSURREIÇÃO NÃO SÓ DO BOI DE PANO, MAS DE TODAS AS NECESSIDADES DOS POVOS DA AMAZÔNIA E MUITAS COISAS QUE JÁ FORAM PERDIDAS ATRAVÉS DA GANÂNCIA DO HOMEM BRANCO QUE DESRESPEITA O MEIO AMBIENTE, QUE NÃO BUSCA  ALTERNATIVAS PARA DAR DIGNIDADE PARA O CABOCLO VIVER BEM NO SEU HABITAT, NO SEU TORRÃO DE FORMA AUTO SUSTENTÁVEL, BEM COMO ESSE RITUAL TEM O OBJETIVO DE DESPERTAR O RESPEITO DO HOMEM DA FLORESTA PELA SUA ORIGEM E PELA MISTURA DE RAÇAS E CRENÇAS.

MUITAS PESSOAS ACHAM QUE POR SEREM PRIMITIVOS, ESSES POVOS NÃO TINHAM UMA ''INTENÇÃO'' NAS SUAS AÇÕES QUE DEVERIAM SER PASSADAS PARA AS FUTURAS GERAÇÕES, MAS NA VERDADE SUA VIDA RUDIMENTAR E INFORMAL DENOTAVA SIM UMA INTENÇÃO NÃO FORMAL COMO NA SOCIEDADE BRANCA. 

UM EXEMPLO é a LUTA para sobreviver quando um grupo familiar sai para a CAÇA E PESCA., OUTRO EXEMPLO é quando as atitudes dos mais velhos são imitadas pelos mais novos sem ser dirigido, onde os mais novos imitam estes, pois aquela atitude imitada com certeza  tem sua importância. 

UM ESTUDO SOBRE RITOS DE INICIAÇÃO NOS ENSINA MUITO BEM ESSES TIPOS DE COMPORTAMENTOS DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS. FALO ISSO PORQUE TIVE A OPORTUNIDADE DE FAZER UM CURSO DE PRÉ-HISTÓRIA DA AMAZÔNIA NO MUSEU DE ARTE E ETNOGRÁFICO -MAE-USP E TIVE A OPORTUNIDADE DE REFLETIR SOBRE ESTE COMPORTAMENTO DOS POVOS PRIMITIVOS.

É POR ISSO QUE EU ACHO MUITO IMPORTANTE O RITUAL INDÍGENA NO BOI DE PARINTINS, POIS ELE ACABA POR INSTIGAR NO CIDADÃO A SUA ANCESTRALIDADE. O RITUAL PROPÕE O RESPEITO ÀS MAIS VARIADAS RAÇAS, O RITUAL TEM A POSSIBILIDADE DE MEXER COM O INCONSCIENTE CULTURAL DO TELESPECTADOR, DO BRINCANTE QUE TAL QUAL O PAJÉ INCORPORAM OS ESPÍRITOS DA FLORESTA POR MEIO DO CANTO, DA DANÇA E DA ESTÉTICA FICANDO MAIS CLARO PARA NÓS O QUE É VIVER NUMA SOCIEDADE SEM PRECONCEITOS, FRATERNA, FUNDADA NA HARMONIA SOCIAL E NA SOLUÇÃO PACÍFICA DAS CONTROVÉRSIAS.

NESSA BRILHANTE TOADA DENOMINADA ''PROFÉTICA'' DE AUTORIA DE ''ADRIANO AGUIAR'' OBSERVO QUE O MESMO A INICIA FALANDO SOBRE 3 LINGUAGENS A SEREM INTERPRETADAS: 

O CANTO, DANÇA E A REZA DO LIDER ESPIRITUAL QUE É O PAJÉ E QUE COMPÕEM A MÍSTICA PORQUE ESTE CONSEGUE INCORPORAR OS ESPIRITO POR MEIO DESSAS 3 LINGUAGENS., OU SEJA DE SEU CANTO, DA SUA DANÇA E SUA REZA.


OS GESTOS DA DANÇA DO PAJÉ SÃO SIGNOS A SEREM INTERPRETADOS. O CANTO (AS PALAVRAS)  PODEM ALCANÇAR UM GRAU SIGNIFICATIVO DE CONCEITOS E A REZA SERIA A PRECE, A ORAÇÃO (A INCORPORAÇÃO DO ESPÍRITO INVOCADO OU DOS ESPÍRITOS).


NO CASO DA TOADA PROFÉTICA ESSES TRÊS ASPECTOS ESTÃO PRESENTES EM UM PAJÉ QUE SE TRANSFORMA EM ANIMAIS INCORPORANDO ESPÍRITOS ANIMALÍTICOS COMO BEM DIZ A TOADA QUE REVERENCIA, EXORCISA O MAL PARA POSTERIORMENTE ILUMINAR.


OU SEJA, O PAJÉ TRANSFORMOU O MAL AQUI REPRESENTADO PELAS TREVAS TRAZENDO A LUZ PARA O POVO QUE NUMA VISÃO DA CULTURA A QUAL FOMOS EDUCADOS, NA CULTURA CRISTÃ TODO AQUELE QUE SEGUE A LUZ JAMAIS ANDARÁ NAS TREVAS.



NA TOADA O PAJÉ SE DISFARÇA EM PELE DE CARARAPAÇA, SE TRANSFORMA EM JACARÉ (ANIMAL MUITO SAGRADO PARA MUITOS GRUPOS ÉTNICOS) QUE SE ARRASTA E SE TRANSFORMA EM COURO DE SAPO QUE ENVENENA MATA E SE DISFARÇA ENTRE OS GALHOS  FAZENDO UMA TOCAIA.

ESTE PAJÉ TEM UM GRANDE PODER DE INCORPORAR UM ESPIRITO QUE FALA COMO QUALQUER ESPIRITO SEM NINGUÉM ENTENDER TANTO QUE OS AUTORES DA TOADA DIZEM: QUE LÍNGUA É ESSA QUE SE DIZ EM FOGO DESSA LEMBRANÇA QUE  ALUCINA EIRA , ARARIE, AEIRA. 

É QUE NA SOCIEDADE PRIMITIVA NÃO IMPORTA O SEXO, O PAJÉ INCORPORA QUALQUER TIPO DE ESPIRITO INDEPENDENTE DE SUA RAÇA, COR, SEXO OU GÊNERO.

E QUANDO O PAJÉ ESTÁ EM ESTADO DE ORAÇÃO O AUTOR NOS DIZ QUE O MESMO SE TRANSFORMA EM UMA FERA E ESSA FERA É UMA ONÇA PINTADA: MAS SOBRE A REZA DE PAJÉ!!!!! DANÇA  COMO  FERA ONÇA PINTADA E É CHAMADO DE O CURANDEIRO DO SONO  PROFUNDO E SENDO UM VISIONÁRIO MESMO O VISIONÁRIO VÊ FUMAÇA E VÊ O FUTURO PORQUE COM O ESPIRITO INCORPORADO, SOB EFEITO DE ALUCINÓGENO ESTE GANHA PODERES QUE RECEBEU DAS ERVAS.

MAS ESSE PAJÉ TRAZ AS CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS DE SUA ORIGEM ANIMALÍSTICAS POR ISSO O AUTOR NOS FALA: EM SEU GEN, DE BRAÇOS ABERTOS DANÇA GAVIÃO, POIS ESTE SE TRANSFORMA EM GAVIÃO OU QUALQUER ANIMAL QUE ESTÁ DENTRO DE SUA GENÉTICA. O GAVIÃO É UMA ARPIA QUE É UM ANIMAL ASTUTO E MUITO FORTE SENDO O MAIS FORTE O ''GAVIÃO REAL'', MUITO CONHECIDO NO FESTIVAL DE PARINTINS. ELE VEM MUITO BEM VESTIDO COM A PROTEÇÃO DAS FOLHAS EXTRAIDAS DA NATUREZA COM AS PALHAS DA FLORESTA CONFORME O AUTOR DA TOADA DIZ: DE FOLHAS E PALHAS NA COSTA E SUBINDO AS ARVORES OU SE ARRASTANDO COMO UM CAMALEÃO. 

POSTERIORMENTE, O PAJÉ SE TRANSFORMA EM SETE PELES DE COBRA. PESQUISANDO SOBRE O 7  NÃO ENCONTREI A INFLUÊNCIA NUMÉRICA DO 7 NA CULTURA INDÍGENA, PORÉM ENCONTREI MAIS INFLUÊNCIA NO CANDOMBLÉ , NA CULTURA CRISTÃ E EM OUTRAS CULTURAS, PORÉM ENTENDO QUE ADRIANO INCLUI O 7 NESSE RITUAL TENDO EM VISTA  O NOSSO LADO SINCRÉTICO E MISTICO DA NOSSA CULTURA TÃO  DIVERSA.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   AINDA DANÇANDO O PAJÉ USA O SEU CORPO PARA SE  CONTORCER NA ÁGUA E NO CHÃO, PROSSEGUE O AUTOR DA TOADA AFIRMANDO É O PAJÉ NO TERREIRO A DANÇAR E POSTERIORMENTE O CHAMA DE XAMÃ (TIPO DE PAJELANÇA FEITA MAIS PELOS INDIGENAS DA AMÉRICA DO NORTE) DIZENDO: É O XAMÃ NA ARENA  A DANÇAR., DEIXANDO CLARO QUE ESTÁ SE REFERINDO Á ARENA DO BUMBÓDROMO AFIRMANDO QUE O PAJÉ DANÇA IMITANDO AS FERAS DA MATA, MAS SOB O EFEITO DO ALUCINÓGENO QUE ESTE ESTÁ BEBENDO POR ISSO ELE DIZ QUE ELE IMITA AS FERAS AO BEBER NA CUIA SAGRADA., DE FATO A CUIA TEM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NA VIDA DO CABOCLO, POIS A CUIA É O PRATO DE MUITOS CABOCLOS DO INTERIOR ONDE O CABOCLO SE ALIMENTA DO CHIBÉ (PEIXE SECO COM FARINHA), ONDE O CABOCLO PODE TOMAR O SEU AÇAÍ OU ATÉ SERVIR PARA QUE O CABOCLO A USE PARA SE BANHAR NO TRAPICHE ONDE TAMBÉM LAVA SUA ROUPA NA BEIRA DO RIO., OU SEJA PARA O ÍNDIO, CABOCLO ATÉ O OBJETO QUE O MESMO USA PARA FAZER SUAS REFEIÇÕES OU BEBER É SAGRADO. 

É NESTE MOMENTO QUE O PAJÉ VEM SENDO RECEBIDO PELO RUFAR DOS TAMBORES, ESTE RUFAR TÃO IMPORTANTE EM UM RITUAL E EM MUITAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM NOSSO PAÍS TANTO COM VARIAÇÕES DA CULTURA NEGRA QUANTO DA CULTURA INDÍGENA.

ASSIM, ADRIANO ENCERRA A TOADA FALANDO: RUFEM TAMBORES  PRA RECEBER O GRANDE PAJÉ  EM SETE FORMAS COMEÇA A DANÇAR, SETE FERAS, SETE PARES DE OLHOS RAJADOS, ESCAMADO E PINTADO.,  DANÇA O GRANDE PAJÉ!!!!!! POIS É ATRAVÉS DESSA DANÇA QUE ELE IRÁ ENCERRAR A GRANDE CERIMÔNIA PARA EXPULSAR O MAL EM DEFESA DOS POVOS DA FLORESTA E DOS ANIMAIS, ENFIM DE TODA A SOCIEDADE. 


O RITUAL, MUITO EMBORA PAREÇA UMA FEITIÇARIA PARA FAZER UM MAL, NA VERDADE É UMA FORMA DE EXPULSAR O MAL CONFORME ESTE MERECE SENDO REPREENDIDO. TAIS TIPOS DE ATITUDES DOS POVOS PRIMITIVOS INCLUSIVE PARA QUEM GOSTA DE LER, BASTA FAZER UM PEQUENO ESTUDO DAS CRÔNICAS DAS EXPEDIÇÕES DE CARVAJAL E D'ACUNHA. NESSAS CRÔNICAS IREMOS ENCONTRAR UMA SÉRIE DE VISÕES E DE ATITUDES DOS ÍNDIOS PARA EXPULSAR O MAL E O MAL ERAM OS INVASORES, OS CONQUISTADORES.

O CONTEÚDO DESSA TOADA TEM MUITO A VER COM A TOADA ''XAMANISMO KAXINAUÁ'' DE 2009 ONDE SE VALORIZA MUITO ESSA QUESTÃO DA TRANSMUTAÇÃO DO PAJÉ EM ANIMAIS BEM COMO DA IMPORTÂNCIA DA BEBIDA QUE O MESMO FAZ NA CUIA SAGRADA PARA INCORPORAR OS ESPÍRITOS. TRATA-SE DE UM ERVA PSICOTRÓPICA CUJO FIM ÚNICO E ESPECIFICO É INCORPORAR OS ESPÍRITOS, OBJETIVO DIFERENTE DOS ALUCINÓGENOS DA SOCIEDADE BRANCA QUE DESVIRTUARAM OS OBJETIVOS DO CONSUMO DESTE PARA SE TIRAR PROVEITO, EXPLORAR E DESTRUIR A SOCIEDADE E AS FAMÍLIAS.


ACHO IMPORTANTE COMO EDUCADOR FAZER ESTE COMPARATIVO PARA OS JOVENS MOSTRANDO PARA ELES COMO OS INDÍGENAS VÊEM A QUESTÃO DOS ALUCINÓGENOS E PORQUE NA NOSSA SOCIEDADE AS PESSOAS DESVIRTUAM TAL USO. ISSO É PARA MIM MAIS UMA GRANDE LIÇÃO DESSE GRANDE RITUAL AMAZÔNICO QUE É A NOSSA FESTA PARINTINTIN PROPORCIONANDO AO CIDADÃO UM ACESSO NA FORMA DA REPRESENTAÇÃO UM RETORNO À SUA ANCESTRALIDADE, POIS SOMOS PARTE DO ÍNDIO QUE O BRANCO AÇOITOU.


PROFÉTICA AO VIVO NA GRAVAÇÃO DO DVD 2013 COM A APRESENTAÇÃO DO PAJÉ - ''WALDYR SANTANA''

Nenhum comentário:

Postar um comentário