sábado, 2 de fevereiro de 2013

TOADA COMENTADA 2013 - O CENTENÁRIO DE UMA PAIXÃO




TOADA COMPOSTA POR 3 JOVENS POETAS TALENTOSOS DO BOI CAPRICHOSO, GUTO KAWAKAMI, GEOVANI BASTOS E ADRIANO AGUIAR.,  ESSA TOADA É O TEMA  PROPOSTO PELO CAPRICHOSO NESSE ANO DE 2013., AFINAL SEGUNDO AS PESQUISAS DA ÚLTIMA DÉCADA O CAPRICHOSO FAZ NESSE ANO 100 ANOS DE EXISTÊNCIA CONTRARIANDO AS PESQUISAS ANTERIORES HAVENDO PORTANTO CONTROVÉRSIAS QUANTO A DATA EXATA DE SEU NASCIMENTO., BEM COMO HÁ CONTROVÉRSIAS QUANTO AO NASCIMENTO DO BOI CONTRÁRIO., POIS FICOU REGISTRADO NA HISTÓRIA DE PARINTINS A ENTREVISTA QUE O SENHOR LINDOLFO DEU AO GRANDE ESCRITOR TONZINHO SAUNIER A DATA EM QUE ELE SUPOSTAMENTE TERIA CRIADO O BOI GARANTIDO.

TAIS CONTROVÉRSIAS PREJUDICAM A PESQUISA CIENTIFICA, PORÉM ALIMENTAM A BRIGA ENTRE OS ADVERSÁRIOS QUE PELA EXISTÊNCIA DE APENAS 2 BOIS CADA UM QUER SER MELHOR QUE O OUTRO E QUER ATRIBUIR PARA SI OS LOUROS DA VITÓRIA EM TUDO.

ASSIM, OS POETAS CONVIDAM OS TORCEDORES E VISITANTES PARA ENTRAREM NESSA FESTA DIZENDO: VEM FESTEJAR O CENTENÁRIO DE UMA PAIXÃO, porque o Boi Caprichoso  é acima de tudo uma paixão Parintinense, uma paixão do Amazonas, uma paixão Amazônica e porque não dizer uma Paixão nacional com torcedores espalhados em todo o País. 

ALÉM DE FESTEJAR, O CAPRICHOSO QUER COMEMORAR ESSA MOMENTO COM MUITA TOADA AO SOM DO TAMBOR, ritmo que ganhou o mercado fonográfico pela sua percussão, pelo som contagiante das palminhas e pela inclusão de novos elementos que CARACTERIZAM O SOM QUE VEM DA FLORESTA AMAZÔNICA COM FORTE INFLUÊNCIA ANDINA sendo inseridos instrumentos como CHARANGO, ZAMPONIA e outros. 

Assim, juntando ingredientes como O AMOR pelo boi,  a RAÇA dos seus torcedores e brincantes o Caprichoso faz e a FESTA da galera azul e branca no ritmo forte dos tambores da marujada de guerra.

OS AUTORES AFIRMAM QUE ROQUE CID CRIOU O CAPRICHOSO POR MEIO DE UMA PROMESSA. Aliás o surgimento de muitos festejos populares estão ligados à questão religiosa com oferendas de animais pelos promesseiros, doação de objetos para construção de uma Igreja, um altar estando tais iniciativas ligadas à RELIGIOSIDADE POPULAR. Quando um caboclo faz uma promessa seja a um Santo ou diretamente ao Senhor a promessa tem que ser paga e assim surgem os mais variados tipos de promessas que chegam a causar espanto em muitas pessoas, pois há promessas consideradas exageradas que podem até prejudicar a pessoa fisicamente, como por exemplo:  SEGUIR O CORTEJO DO CIRIO DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARÁ DE JOELHOS!!!!

Em Parintins, tanto Garantido quanto Caprichoso nascem de uma promessa para homenagear um santo e para se tornarem bois oficiais daquele local, daquela comunidade e para se apresentarem nos currais, quintais, ruas e venderem a língua do boi e o resultado financeiro servir de renda para aquela comunidade. O BOI CHEGA NUM DETERMINADO LUGAR, DANÇA, FAZ A ENCENAÇÃO (DRAMA OU COMÉDIA) E QUANDO MORRE É TIRADA A SUA LINGUA) REPRESENTADA POR UM PEDAÇO DE PANO E ONDE O BOI PASSA VAI SE CORTANDO VENDENDO A LINGUA DO BOI QUE DANÇA E RECEBE A GRATIFICAÇÃO E AQUELE QUE FOI AGRACIADO COM A DANÇA DO BOI FICA COM A LEMBRANÇA QUE É UM PEDAÇO DA LINGUA. 

OUTRA INFORMAÇÃO DA TOADA É QUE ROQUE CID, ASSIM COMO GRANDE PARTE DOS AMAZÔNIDAS TEM ORIGEM NORDESTINA MOVIDA PELA IMIGRAÇÃO DO PERÍODO ÁUREO DA BORRACHA QUE TROUXE OS NORDESTINOS PRA TRABALHAR NOS SERINGAIS, MAS, SEGUNDO OS AUTORES, ROQUE VEIO PRO AMAZONAS SEGUINDO UMA ESTRELA E ESSA ESTRELA É O BOI CAPRICHOSO QUE SE TORNOU PATRIMÔNIO DO POVO DE PARINTINS., ESTRELA ESSA QUE SEMPRE ESTEVE PRESENTE NA VAQUEIRADA DO CAPRICHOSO E QUE SOMENTE HÀ 20 ANOS ATRÁS O CAPRICHOSO A INCORPOROU NA TESTA.

O CAPRICHOSO, APESAR DE TER A SUA JURISDIÇÃO, SEGUNDO OS AUTORES, BRINCOU NOS 4 CANTOS DA CIDADE, INCLUSIVE COM UM EPISÓDIO RECENTE DE TER IDO ATÉ O CURRAL DO CONTRÁRIO DANÇADO E CAUSANDO UMA VERDADEIRA IRA DA NAÇÃO ENCARNADA QUE ACHOU UMA FALTA DE RESPEITO E ALEGOU QUE O CAPRICHOSO PROFANOU O SOLO DO CURRAL DESTES. 

ASSIM, OS AUTORES FALAM QUE O CAPRICHOSO BRINCOU NOS 4 CANTOS DA CIDADE INCLUÍDO O CURRAL DO CONTRÁRIO, NA FRANCESA, NO PALMARES, NA RIO BRANCO, NA CORDOVIL E EM TODOS OS LUGARES ONDE TIVER UMA BANDEIRA AZUL E BRANCA ERGUIDA., SEJA DE CASA EM CASA, NO ESTÁDIO TUPYCANTANHEDE, NO PARQUE DAS CASTANHOLEIRAS,  NO FAMOSO TABLADÃO DO POVO QUE ERA CONHECIDO COMO ANFITEATRO MESSIAS AUGUSTO E POSTERIORMENTE NO CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO AMAZONINO MENDES (CONHECIDO COMO O ATUAL BUMBÓDROMO) CHEGANDO AO STATUS DE FESTIVAL ONDE A NOSSA MISCIGENAÇÃO COM A MISTURA DE RAÇAS DO NEGRO, BRANCO E ÍNDIO SE TRANSFORMA NUMA FESTA CABOCLA DE CULTURA DE MASSA, FOLCLORE, APROVEITAMENTO DE FOLCLORE, CULTURA DE MASSA, PROJEÇÃO DO FOLCLORE, TRADIÇÃO.,  CONQUISTANDO A TODOS.

O CAPRICHOSO NUNCA DEIXOU DE OUSAR SEM PERDER A SUS ESSÊNCIA, POIS ESTÁ ANTENADO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS QUE PODE INTERAGIR COM O FOLCLORE SEM PERDER A TRADIÇÃO E INVESTE O MÁXIMO PRA ESTAR AO LADO DE SUA GALERA USANDO AS MIDIAS SOCIAIS EM SEU FAVOR: UM EXEMPLO É A RÁDIO MOVIMENTO MARUJADA, A GRAVAÇÃO DE DVD E BLUE RAY, O FORMATO DE APRESENTAÇÃO NO BUMBÓDROMO E TANTAS OUTRAS FORMAS DE ESTAR EVIDENTE TUDO COM O ÚNICO OBJETIVO DE DIVULGAR A CRIATIVIDADE DO POVO PARINTINENSE QUE SEM SOMBRA DE DÚVIDAS FOI O POVO QUE DESPERTOU NO AMAZONENSE O AMOR PELA SUA CULTURA INFLUENCIANDO EM FESTAS REGIONAIS E NA CRIAÇÃO DE OUTROS EVENTOS., POR ISSO QUE OS AUTORES SÃO ENFÁTICOS EM DIZEREM QUE O CAPRICHOSO É INOVADOR E DESAFIADOR SEM PERDER A SUA ESSÊNCIA, A SUA TRADIÇÃO INDIGENA, CABOCLA E ACIMA DE TUDO O SEU LADO AMAZÔNIDA DE SER.

MAS ESSA CONQUISTA DO BOI DE PARINTINS, EM ESPECIAL O CAPRICHOSO ALÉM DAS FRONTEIRAS SE DEU PELA OUSADIA, PELO ARROJO DO PARINTINENSE QUE DESAFIA, QUE INOVA SEM PERDER A SUA ESSÊNCIA, MAS ANTENADO NAS NECESSIDADES E TRANSFORMAÇÕES DAS NOVAS GERAÇÕES QUE TEM O BOI COMO O SUSTENTÁCULO DE SUA ORIGEM QUE É DINÂMICA, QUE É RETOMADA EM FORMA DE ARTE, QUE FAZ O PARINTINENSE FAZER UMA VIAGEM ÀS AVESSAS. 

É POR ISSO QUE OS COMPOSITORES FALAM: "EU SOU AZUL E BRANCO E NUNCA VOU DEIXAR DE SER, HAJA O QUE HOUVER E ESSE AMOR QUERO VIVER, NO CAPRICHOSO MINHA VIDA É BRINCAR DE BOI, BRINCAR DE BOI SEM PERDER A TRADIÇÃO"  COM ISSO OS AUTORES REAFIRMAM O PROPÓSITO DE MANTER A BRINCADEIRA O MAIS  ORIGINAL POSSIVEL PARA AS FUTURAS GERAÇÕES. SABEMOS QUE O PROPÓSITO É UM IDEAL, MAS INFELIZMENTE SABEMOS TAMBÉM DAS INFLUÊNCIAS EXTERNAS E ESSE É O DESAFIO DOS DIRIGENTES DO BOI CAPRICHOSO QUE É O DE MANTER A TRADIÇÃO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES ASSUMIREM, SENTIREM O GOSTO QUE SEUS ANCESTRAIS SENTIRAM QUANDO DE FATO ''BRINCARAM DE BOI'', TIVERAM ESSE BOI COMO UM AMULETO MUITO CARINHOSO, SENTIRAM O ORGULHO DE APRENDER MAIS SOBRE SUA ORIGEM ATRAVÉS DA NARRATIVA DO BUMBÁ., APRENDERAM COM O CAPRICHOSO A TER FÉ EM NOSSA SENHORA DO CARMO, SÃO BENEDITO, SÃO PEDRO, SÃO JOÃO BATISTA, APRENDERAM AS LENDAS, OS ENCANTAMENTOS, OS CAUSOS DOS PARINTINENSES, ENFIM TUDO O QUE FAZ ESSE POVO SER O QUE É E QUE ESTÁ CONSUMADO NAS CORES AZUL E BRANCA DO CAPRICHOSO.

E PARA COMEMORAR E FESTEJAR ESSE CENTENÁRIO TEM QUE SER NA BASE DO GRITO DE GUERRA DO LÊ, LÊ, ÊHLÊ, LÊ, ÊH, PORQUE O CAPRICHOSO É ACIMA DE TUDO O BOI DA CULTURA POPULAR, ELE SE ESFORÇA PRA EXALTAR ESSA CULTURA, O CAPRICHOSO VALORIZA A CULTURA POPULAR REGISTRANDO E CATALOGANDO TUDO O QUE HÁ DE INFORMAL EM SEU MEIO SOCIAL E TRANSFORMANDO EM ARTE, DISSEMINANDO ESSA CULTURA PARA O MUNDO TODO CURTIR E AMAR.

3 comentários:

  1. Sou carioca desde que descobri o seu blog frequento constantemente e fico feliz que tenha retornado com as análises. Eu torço para o Garantido, mas amo a cultura do Boi. Me aprofundei nessa cultura devido a tres viagens que fiz para Manaus. A melhor do Caprichoso de 2013 é Profética, ela é magnifica. Sei que você é torcedor do Caprichoso mas acho que seria interessante fazer análise das toadas do Garantido, pelo menos das indigenas. Eu sou do sudeste e não acho tantas informações sobre as lendas, achei um site bem interessante http://pib.socioambiental.org/ através dele eu consigo entender melhor o significado das toadas. Parabens pelo blog, continue assim!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AGRADEÇO OS COMENTÁRIOS. DE FATO EU SOU CAPRICHOSO E PELA MINHA IDENTIFICAÇÃO EU CONSIGO INTERPRETAR AS TOADAS COM MAIS FACILIDADE SEM ESCONDER A PAIXÃO. EU CONSIGO TBM ESCREVER SOBRE AS TOADAS DO GARANTIDO E FAÇO UM ESFORÇO DANADO PRA SER VERDADEIRO SEM MISTURAR O MEU GOSTO PELO AZUL. NA VERDADE QUANDO O GARANTIDO SE APRESENTA DÁ UM SENTIMENTO CABOCLO MUITO FORTE (CREIO EU EM QUALQUER PARINTINESE) PORQUE NENHUM BOI SE SUSTENTA SEM O OUTRO., UM EXISTE PORQUE O OUTRO TBM EXISTE., E TUDO ACABA SENDO PARINTINS, AMAZONAS, CULTURA CABOCLA, CULTURA BRASILEIRA., UM RETORNO Á NOSSA ANCESTRALIDADE QUE MEXE COM TUDO NA GENTE. PODE PROCURAR QUE TENHO MUITAS TOADAS DO GARANTIDO INTERPRETADAS AQUI, ALIÁS TENHO MUITAS ANTIGAS PRA INTERPRETAR, MAS LUTO CONTA O TEMPO DANDO AULAS E ADVOGANDO. FICA NA PAZ E SAUDAÇÕES AZUL E BRANCA!!!! KKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Gostei da saudação azul e branca rss Manuas foi uma cidade que me abraçou e também guardo no meu coração. No meu celular tem Apocalipse Karaja e Requiem ao Mortos, toadas antigas do Vermelho e do Azul. Tem que torcer por alguém né rsss
    Vi hoje a Profética e creio que uma música perfeita para a evolução do pajé. Esse ano algumas do Garantido não cairam no meu gosto com exceção de Juma, Exaltação Indigena, Ritual dos Parintintins.

    COntinue com esse blog gosto bastante e de puder me sugerir um site onde eu possa entender melhor sobre as lendas ficaria feliz. Abraços.

    ResponderExcluir