quinta-feira, 17 de maio de 2012

TOADA COMENTADA: ORAÇÃO DA MONTANHA


A Oração Da Montanha

(Mailson Mendes, Alceo Anselmo, 
Simão Assayag, Renier de Carvalho)

http://www.boicaprichoso.com/toadas2.asp?ID=76&Titulo=A oração da montanha

Ó grande espírito
Vem falar comigo
Vem como um anjo amigo
E escuta o meu gemido
Porque os ventos que aqui
Por séculos dormiam
Sopram agora pavorosamente
A minha agonia...Hei!


Nesta montanha sagrada
Como a chama que atrai o besouro
Seu relevo tem o enlevo do ouro
Que ao branco enlouquece
Que ao índio enternece


E o veio que vara seu seio
Por que procuram tanto?
Tanto, tanto?
Se já não falo contigo
Se já perderam o encanto
De contemplar o infinito
De sentar junto a ti à fogueira
De sentir que não há cabeceira


De olhar nos teus olhos Tupã
E te chamar de meu amigo
Tupã, te chamar de amigo


O GRANDE EDUCADOR RUBEN ALVES FALA EM UMA DE SUAS OBRAS QUE "TODO HOMEM TEM UMA FASE, UMA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA NA SUA VIDA.

EM TEMPOS DE PLURALISMO RELIGIOSO, DIVERSIDADE, E O MULTICULTURALISMO, A RELIGIOSIDADE DO HOMEM PODE SE EXPRESSAR DAS MAIS VARIADAS FORMAS SEJA ELA DE ORIGEM CRISTÃ, AFRO, ASIÁTICA, INDIGENA EM VISTA DA FORMAÇÃO CULTURAL DO NOSSO POVO QUE É MUITO MISCIGENADO APRESENTANDO AS MAIS VARIADAS NUANCES COMPORTAMENTAIS. 


O GRANDE DESAFIO DA NOSSA SOCIEDADE É SABER CONVIVER COM TODA ESSA DIVERSIDADE, É SABER FAZER O BOM USO DA "TOLERÂNCIA" E ISSO O BOI DE PARINTINS ENSINA A QUALQUER UM QUE VÁ PARTICIPAR DESSA FESTA MARAVILHOSA.


SINTA A TOADA AO VIVO NO BAR DO BOI EM MANAUS- O ÁUDIO NÃO ESTÁ MUITO BOM, MAS COM CERTEZA DEIXARÁ QUEM CONHECE A TOADA BASTANTE ENTUSIASMADO PORQUE ESSA TOADA MARCOU UMA ÉPOCA COM TODA CERTEZA.



A LETRA DESSA TOADA DO ANO DE 1999 SERVIU COMO FUNDO DE DISCURSO ALEGÓRICO REPRESENTADO POR UMA MONTANHA SAGRADA ONDE O CAPRICHOSO APRESENTOU NO BUMBÓDROMO O "RITUAL DA MONTANHA SAGRADA". 


EU SEMPRE ENTENDI ESSA TOADA COMO UMA GRANDE ORAÇÃO DE DESABAFO DE UM INDIGENA QUE BUSCA LÁ DO ALTO UM MAIOR CONTATO COM O SEU ANCESTRAL., COM SEU DEUS TUPÃ  (como é chamado DEUS para o indio). A MONTANHA É USADA POR MUITAS SOCIEDADES COMO FORMA DE ESTAR MAIS PERTO DAS DIVINDADES.


NESTE RITUAL DA MONTANHA SAGRADA, O ÍNDIO VALORIZA A SUA RELIGIOSIDADE, A SUA CRENÇA., ELE NÃO TEM VERGONHA DE SEUS CULTOS, SEUS RITUAIS PORQUE ELE SABE E TEM FÉ DE QUE O CONTATO COM SEU DEUS É IMPORTANTE PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA E PARA A SOBREVIVÊNCIA DE SUA TRIBO, DA SUA NAÇÃO.

NOTE-SE QUE NA TOADA OS AUTORES JÁ EXALTAM O "grande espirito"., QUE PARA O CRISTÃO CATÓLICO OU EVANGÉLICO É REPRESENTADO PELO ESPIRITO SANTO.


PARA O ÍNDIO DA MONTANHA SAGRADA ESSE ESPIRITO GRANDE TAMBÉM É CHAMADO DE "SUPREMO" IMPLORANDO QUE venha falar com o mesmo, INCORPORANDO-O, TOMANDO POSSE DESSE ESPIRITO INDIGENA QUE É O SEU ANJO AMIGO., SENDO O ÚNICO CAPAZ DE OUVIR SUA SÚPLICA EM FORMA DE GEMIDO., PORQUE O SEU SENTIMENTO INTERIOR É DE DOR, DE AGONIA, POIS OS VENTOS QUE POR ALI JÁ PASSARAM SOPRAM O SEU DESESPERO, A SUA AGONIA., OS VENTOS QUE POR ALI PASSAM NÃO SAO MAIS OS MESMO, POIS AQUELE AMBIENTE FOI PROFANADO. 

MONTANHA DA BELA ADORMECIDA NO ALTO RIO NEGRO-AM  EM FORMA DE UMA MULHER DEITADA


AQUELA MONTANHA DEIXOU DE SER UM LOCAL APENAS PARA CONTEMPLAÇÃO AO DEUS TUPÃ., MAS É UM LUGAR AMBICIONADO PELOS EXPLORADORES DE OURO LEVANDO O HOMEM BRANCO Á LOUCURA, POIS ALI NAQUELA MONTANHA HÁ EXPLORAÇÃO DE MINERAIS, ESPECIALMENTE DO OURO.

UM LUGAR QUE PRO INDIO PODERIA SERVIR APENAS PARA CHEGAR PRÓXIMO DAS DIVIDADES TORNAR-SE UM LUGAR DE AMBIÇÃO, DE EXPLORAÇÃO, DE PODER REPRESENTANDO UM ELDORADO PARA AQUELES QE SÓ PENSAM EM EXPLORAÇÃO E BUSCA DE RIQUEZA FÁCIL.

O HOMEM BRANCO SOBE Á MONTANHA PARA PROCURAR AS RIQUEZAS E NÃO PARA FALAR COM O SEU DEUS PERDENDO O ENCANTO POR ESTE., O HOMEM  BRANCO NÃO QUER MAIS CONTEMPLAR O INFINITO TENDO EM VISTA SER VITIMA DE UMA FORMAÇÃO RACIONALISTA E RELATIVISTA DO MUNDO MODERNO DEIXANDO INCLUSIVE A SUA RELIGIOSIDADE COM O SEU DEUS E PERDENDO O COSTUME DE CHAMÁ-LO DE AMIGO  PORQUE PARA O INDÍGENA, TUPÃ NÃO É APENAS O SEU DEUS, MAS É AMIGO DAQUELE PRIMITIVO QUE GUARDOU TAL HERANÇA DE SUA TRIBO, DE SEUS COSTUMES.


PRÁ MIM., ESSE RITUAL DA MONTANHA SAGRADA FOI UM DOS MAIS SIGNIFICATIVOS APRESENTADO NO BUMBÓDROMO DE PARINTINS. MUITOS DUVIDAVAM DESSE RITUAL EM VISTA DA TOADA SER MUITO SÉRIA E A SUA LETRA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO., PORÉM  O CAPRICHOSO NUNCA TEMEU OUSAR E INOVAR E SOUBE MUITO BEM COMO APRESENTAR TAL RITUAL NA ARENA DANDO UMA BELA MENSAGEM RELIGIOSA ENVOLVENDO OS ELEMENTOS DA CULTURA INDÍGENA E CRISTÃ SEM RIDICULARIZAR OU PROFANAR QUALQUER SENTIMENTO RELIGIOSO.


FOI MUITO BELO VER  A MONTANHA SAGRADA QUE SE MOVIMENTAVA E FORA A PERFORMANCE DE ARLINDO JÚNIOR DENTRO DE PARTE DA ALEGORIA QUE FICAVA ACIMA DA MONTANHA SAGRADA E REPRESENTAVA O CRISTIANISMO SEM CAUSAR QUALQUER CONSTRANGIMENTO Á IGREJA DE PARINTINS.


ASSIM, O CAPRICHOSO CUMPRIU MAIS UMA VEZ A SUA PARTE EM RESPEITO AO VISITANTE E AO POVO DE PARINTINS QUE TEM NO SEU BOI-BUMBÁ UMA FORMA DE MOSTRAR SEU VALOR ARTÍSTICO E CULTURAL PARA O MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário