domingo, 6 de maio de 2012

TOADA COMENTADA: MÃE ANDINA



Boi Caprichoso [1993] Mãe Andina.mp3 - 4shared.com - online file sharing and storage - download - Thiago Holanda

MÃE ANDINA
(Ronaldo Barbosa)

MÃE,
MÃE ANDINA
NASCEM TEUS FILHOS EM GOTAS
DE LÁGRIMAS CLARAS
PURAS CRISTALINAS - BIS

OLHA O TEU RIO CORRER
DEIXA O PEIXE VIVER
E O ÍNDIO PESCAR
ARTÉRIAS QUE DRENAM TEUS RIOS
FUROS E PARANÁS
ÉS A MÃE DÁGUA QUE É MÃE DA VIDA
FERTILIZANDO ESSE SOLO
LAVANDO AS FERIDAS
VEM DO DEGELO O FILHO DOS ANDES
VEM UCAYALI, VEM MARANON
PARA EMBRIONAR
SOLIMÕES, AMAZONAS
TODOS OS CANTOS DA MATA EM UMA SÓ VOZ
IRÃO TE SAUDAR
E TODOS OS GRITOS DE GUERRA DA SELVA
EXPLODIRÃO NO AR...
Ê AUÊ, AUÊ, AUÊ, AUÊ AAAAAAA
MÃE ANDINA!!

EU SEMPRE DEFENDI E DEFENDO QUE A FESTA DO BOI DE PARINTINS É UM SUBSÍDIO PEDAGÓGICO MUITO INTERESSANTE QUE PROVOCA EM QUEM VAI ASSISTÍ-LO MOMENTO DE GRANDES REFLEXÕES.

QUEM ASSISTE O FESTIVAL APRENDE MUITO DE SOCIEDADE E NATUREZA QUE É O FOCO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO CURRICULUM E APRENDE DE UMA FORMA PEDAGÓGICA, ARTISTICA E CULTURAL , POIS O APRENDIZADO ESTÁ NA POESIA, NA ARTE DE ENCENAR, NA INTERPRETAÇÃO DO DISCURSO ALEGÓRICO, NA PESQUISA CIENTIFICA FEITA PELOS BOIS, NA EXPRESSÃO CORPORAL DOS BRINCANTES, NAS FANTASIAS, ENFIM EM TUDO QUE CERCA AQUELE MOMENTO DE APRESENTAÇÃO.

QUEM APENAS SE LIMITA A CRITICAR O GLAMOUR OU QUALQUER OUTRO TIPO DE IMPRESSÃO QUE O BOI POSSA TRANSPARECER PARA ALGUM CRITICO, PRECISA AMPLIAR SEUS CONCEITOS PORQUE NOSSA FESTA NÃO É APENAS PARA SER APRECIADA COM OS OLHOS DA ESTÉTICA, DO GLAMOUR, MAS COMO FORMA EDUCATIVA, COMO UM DESPERTAR PARA UMA VISÃO MAIS CRITICA DA CULTURA NACIONAL, PARA A REDESCOBERTA DE UM BRASIL QUE NÃO É CONHECIDO PRINCIPALMENTE PELO SUL E SUDESTE PORQUE ESTES ESTÃO DE COSTAS PARA A REGIÃO NORTE E NORDESTE., NOSSA FESTA É PRÁ SER VISTA COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE PODE AJUDAR MUITOS PROFESSORES NA APRENDIZAGEM E QUE VAI DEPENDER ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DA FORMAÇÃO DAQUELE EDUCADOR, DA SUA VISÃO DE MUNDO, DA SUA FORMAÇÃO CULTURAL E  QUEM TIVER UM OLHAR CRÍTICO E UM PONTO DE VISTA ABRANGENTE DAQUILO QUE PRETENDE EXPLORAR EM SALA DE AULA.

ESSA TOADA: Mãe Andina É UM EXCELENTE RECURSO PEDAGÓGICO PARA SE FALAR NA CORDILHEIRA DOS ANDES E SUA INFLUÊNCIA NA NOSSA GEOGRAFIA EM ESPECIAL PARA O CABOCLO DA AMAZÔNIA QUE SOFRE CONSEQUENCIAS DIRETAS DESTE VALE. Vejamos no texto abaixo o que é a Cordilheira dos Andes.

                            CORDILHEIRA DOS ANDES

É uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul,

A cordilheira possui aproximadamente 8000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e em seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 m de altitude.

A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até à Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase tocar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de longa fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano, partilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a estreitar-se no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.

FONTE:http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/018u/Cordilheira_Dos_Andes_A_Beleza_Das_Montanhas_Geladas


CONFORME PODEMOS OBSERVAR, O AUTOR DA TOADA CHAMA A CORDILHEIRA DE MÃE PORQUE É LÁ QUE FICA A NASCENTE DO RIO AMAZONAS E QUE SERÁ RESPONSÁVEL PELAS CONSEQUÊNCIAS BOAS E RUINS  QUE ESSE RIO PODERÁ TRAZER PARA O POVO RIBEIRINHO DA AMAZONIA., 

O COMPOSITOR FALA QUE É NA CORDILHEIRA QUE NASCEM OS FILHOS DESTA PORQUE É na região Peruana da CORDILHEIRA que fica a nascente do Rio Amazonas que em seu primeiro trecho é conhecido como UCAYALI, posteriormente é chamado de RIO MARANON e posteriormente em terras Brasileiras denomina-se SOLIMÕES E AMAZONAS a partir do ENCONTRO DAS ÁGUAS COM O RIO NEGRO e desemboca no OCEANO ATLÂNTICO. JÁ HÁ PESQUISAS ATUAIS QUE DÃO MAIS 2 NOMES AO PRIMEIRO TRECHO DO RIO AMAZONAS NA ÁREA PERUANA, PORÉM ESSA TOADA É DO INICIO DA DÉCADA DE 90.

ALÉM DE IDENTIFICAR A NASCENTE, O COMPOSITOR FAZ DA LETRA UM APELO ECOLÓGICO AO PEDIR QUE SE PROTEJAM OS PEIXES, E QUE O ÍNDIO NÃO PERCA ESSE DIREITO PARA A SUA MANUTENÇÃO PORQUE ELE NÃO FAZ PESCA PREDATÓRIA.

OS PEQUENOS RIOS SÃO CHAMADOS DE ARTÉRIAS., POIS NA GEOGRAFIA HÁ PEQUENAS ENTRADAS, PEQUENAS VIAS QUE TAMBÉM SÃO CHAMADAS DE FUROS, PARANÁS OU BOCAS.


EM TEMPOS DE CHEIA NA AMAZÔNIA,  QUE VAI PELO MENOS DE MARÇO A JUNHO A GEOGRAFIA MUDA TOTALMENTE., MUITOS CABOCLOS OU PERMANECEM SUBINDO O ASSOALHO DA CASA DE ACORDO COM A SUBIDA DAS ÁGUAS OU SE MUDAM PARA PARTES MAIS ALTAS DA BEIRA DO RIO CHAMADOS DE TERRA FIRME ATÉ QUE O RIO SEQUE E VOLTE PARA AQUELA TERRA QUE FICOU ADUBADA PELA CHEIA E ESTÁ PROPÍCIA PARA A PLANTAÇÃO DA BANANA, DO MILHO, DA MANDIOCA., OU SEJA PARA O CABOCLO FAZER O SEU ROÇADO ATÉ QUE A OUTRA CHEIA CHEGUE.

É COM A CHEIA DOS RIOS DA AMAZÔNIA QUE O SOLO É FERTILIZADO ASSIM COMO O NILO É FERTILIZADO PELO HÚMUS NO EGITO SENDO TAMBÉM O RIO AMAZONAS CONSIDERADO UMA DÁDIVA PARA O CABOCLO POR ISSO QUE O COMPOSITOR FALA QUE A CORDILHEIRA DOS SANDES É A MÃE DAGUA QUE É MÃE DA VIDA FERTILIZANDO O SOLO E LAVANDO AS FERIDAS OU SEJA COM A SUBIDA DAS ÁGUAS VAI-SE LIMPANDO TODA A VEGETAÇÃO, TODOS OS DETRITOS, OS TOCOS DE MADEIRA, A VEGETAÇÃO SECA, AS SEMENTES CAÍDAS NAS ÁGUAS.

ASSIM O RIO AMAZONAS VEM NASCENDO E CRESCENDO DESSA CORDILHEIRA NO MOMENTO EM QUE ESTA COMEÇA A DESCONGELAR SURGINDO OS FILHOS DOS ANDES UCAYALI E MARANON PARA FORMAREM O RIO SOLIMÕES E POSTERIORMENTE AMAZONAS SENDO SAUDADO POR TODOS OS POVOS DA FLORESTA EM UM CANTO TRIBAL Ê AUÊ, AUÊ, AUÊ, AUÊ AAAAAAA, MÃE ANDINA!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário